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Curso de Maquiagem Profissional

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Apresentação em tema: "Curso de Maquiagem Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Maquiagem Profissional
Prof. Jacqueline Correia

2 Apresentação do Curso História da maquiagem Pele Proporções do rosto
Formatos do rosto / nariz / queixo / olhos Sobrancelhas Uniformização da pele Lábios Olhos Demaquilagem

3 História da Maquiagem Período paleolítico  o homem fixa-se na terra  surgem os primeiros sinais da vaidade no homem. Com as diferenças hierárquicas, dentro desses grupos, os chefes enfeitavam-se com garras e dentes de animais ferozes. Já os feiticeiros e curandeiros adornavam o corpo com pinturas “mágicas”.

4 História da Maquiagem Antigo Egito: primeiros testemunhos do uso de cosméticos. Faraós: perucas coloridas formas de distinção social e maquiagem dos olhos. As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. Cleópatra = ideal de beleza. Imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquiando seus olhos com pó de khol. Elizabeth Taylor no filme Cleópatra, de 1963

5 História da Maquiagem Pele clara, obsessão universal
Em Roma, dizia-se que Popéia tinha a pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda e todas as romanas abastadas eram dadas às máscaras noturnas, onde ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído para formar papas de beleza. Porém, a verdade é que a bela Popéia complementava seus tratamento de clareamento da pele maquiando as veias dos seios e testa com tintura azul. Estátua de Popeia no Museu Arqueológico de Olímpia (Grécia)

6 História da Maquiagem Pele clara, obsessão universal
Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno o segredo da pele branca da deusa Vênus, trazendo a cerusa, ou alvaiade, para compor suas fórmulas mágicas. Até a Renascença italiana esse mesmo alvaiade era usado durante o dia pelas lindas mulheres nobres, que à noite cobriam suas faces com emplastros de vitelo crú molhado no leite afim de minimizar os efeitos nocivos causados pelo alvaiade. La Naissance de Venus, de Botticelli

7 História da Maquiagem Pele clara, obsessão universal
O Kama Sutra, escrito entre os séculos I e IV, define a mulher ideal como Padmini, aquela que tem "...a pele fina, macia e clara como o lótus amarelo..." Rani Padmini, Rainha de Chittoor, Índia

8 História da Maquiagem Pele clara, obsessão universal
No Japão, do séc. IX ao XII as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também à usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto. Processo de maquiagem de uma Gueixa

9 História da Maquiagem Pele clara, obsessão universal
Aproximadamente em 150AC o físico Galeno criou o 1o creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva.Mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação de bórax contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo de processo. Os cremes tornaram-se uma segunda pele contra a radiação solar. Cláudio Galeno

10 História da Maquiagem Obstáculos
Na Roma antiga a indignação masculina frente aos artifícios femininos de usar produtos para maquilagem está registrada em obras imortais, como escreveu Ovídio "...Seu artifício deve permanecer insuspeito. Como não sentir repugnância diante da pintura espessa em sua face se dissolvendo e escorrendo até seus seios? Por que tenho de saber o que torna sua pele tão alva?..." Andreas de Laguna, o médico espanhol do Papa Julius III, dizia que a maquiagem das mulheres era tão espessa que dava para cortar "a nata da torta de queijo de cada uma das bochechas"

11 História da Maquiagem Na mira da Igreja
Os líderes religiosos expressavam sua indignação contra o uso de artifícios coloridos. No relato de São Jerônimo fica evidente a reprovação do ato de maquilar-se, visto como força do mal e da impureza. "...O que faz essa coisa púrpura e branca no rosto de uma mulher cristã, atiçadores da juventude, fomentadores da luxúria, e símbolos de uma alma impura?..."

12 História da Maquiagem Propaganda Enganosa X Bruxaria
No final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria. O termo desobrigava de suas responsabilidades os maridos que haviam casado com uma "máscara falsa": "Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado...“

13 História da Maquiagem Propaganda Enganosa X Bruxaria
É hilária a carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa... "Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas. Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas para meu espanto descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, à menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras , e não supostas, feições..."

14 História da Maquiagem Propaganda Enganosa X Bruxaria
O rei Henrique VII mandava os pintores retratarem suas pretendentes matrimoniais, pedindo também às pessoas que cercavam a rapariga que respondessem um extenso questionário sobre a futura esposa. As instruções previam saber como era o rosto, se estava pintada e se havia algo "perto dos lábios", referindo-se ao uso de batons e brilhos. Elizabeth I, a rainha virgem, que assim ficou famosa por ter morrido sem se casar, usou até o final de seus dias as faces cobertas de branco, as maçãs pintadas com círculos vermelhos bem definidos e a cabeça coberta por uma peruca de cabelo ruivo e dourado. Whoopi Goldberg, caracterizada de Elizabeth I, para a cerimônia do Oscar de 1999.

15 História da Maquiagem A vaidade vence
No século XVI a preocupação com higiene pessoal foi deixada de lado, o que ironicamente contribuiu para o crescimento do uso da maquiagem e dos perfumes, e, apesar da postura radical da igreja e dos costumes rígidos, com os desenvolvimentos científicos no século XVII o ato de pintar os lábios tornou-se moda. As pomadas coloridas tornaram-se mais acessíveis e seguras. É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido em cartucho. O sucesso é tal que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado americano, trazendo uma nova fase para o desenvolvimento destas formulações.

16 História da Maquiagem A vaidade vence
Marilyn Monroe usava maquilagem clara e pintava lábios vermelhos intensos, atraindo e intensificando sua feminilidade. Marilyn em "Como Agarrar um Milionário" (1953)

17 História da Maquiagem A vaidade vence
Na década de 70 as cores de maquilagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa. Cada vez que um grande costureiro lançava uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca. Dior, Chanel, Yves Saint Laurent e todos os grandes fabricantes ousavam e enchiam os olhos das mulheres de todo o mundo com suas criações cada vez mais tentadoras.

18 A evolução da maquiagem
Cada década teve sua história, seu estilo. O século 20 foi veloz e revolucionário. Conheça um pouco mais sobre as influências da história na moda e na maquiagem.

19 A evolução da maquiagem ANOS 30 – Olhos sofisticados e provocantes.
Sobrancelhas totalmente depiladas e redesenhadas com lápis, num traço fino, ousado e marcante. Sombras de pálpebras em pó exploravam todos os matizes, indo dos castanhos aos cinzas, e inclusive ao preto para a noite. Os cílios cuidadosamente recurvados e cobertos por máscaras para cílios. Para evitar todo excesso considerado vulgar, a maquiagem da boca tornou-se mais discreta. Greta Garbo, atriz

20 A evolução da maquiagem ANOS 40 - Olhos armados de guerra.
A beleza, sinônimo de saúde, era considerada um dever nacional. Os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos teve uma queda em função da falta de matérias-primas. Graxa para as botas serviam como máscara para cílios, o carvão, como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos como tintura para as sobrancelhas e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam um blush líquido da era vitoriana. Ao longo de todo o conflito, as estrelas usaram cabelos longos, um modo de exprimir feminilidade numa época em que muitos outros meios não eram mais acessíveis.

21 A evolução da maquiagem ANOS 40 - Olhos armados de guerra.
Verônica Lake ( ), atriz americana  

22 A evolução da maquiagem ANOS 50 – Olhos de gazela.
Modelados pela sombra nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, a máscara para cílios e sobretudo o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e a intensidade dos lábios. Os pós-de-arroz e compacto estavam mais que presentes. Grace Kelly

23 A evolução da maquiagem ANOS 60 – Olhos de Adolescente.
Ultra-maquiados transparecendo uma ousadia inocente. Na mesma época, surgiram as minissaias e as mulheres começaram a deixar de lado o clássico e então "ultrapassado" visual fatal. A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes, puras, verdadeiras: rosa-choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana. Twiggy, modelo, atriz e cantora britânica

24 A evolução da maquiagem ANOS 70 – Olhos em busca da liberdade.
A beleza toma um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, há somente mulheres que ainda não se conhecem. Pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo de vida pessoal, e não somente as exigências da moda. A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram, mais que nunca, meios de expressão de escolhas. Cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva. Diane Keaton, atriz, produtora e diretora

25 A evolução da maquiagem ANOS 80 – Olhos cheios de movimento.
Sob as luzes estroboscópicas, a juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha os lábios muito vermelhos, os olhos pintados de azul-elétrico e as maças do rosto realçadas por blushes cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com as estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas (verde relva e azul piscina) e a prova d'água. No topo dos anos 80, triunfava Madonna, que foi um marco da década em que era proibido "fraquejar". A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar muito do corpo. Os músculos demonstravam que elas não seriam mais intimidadas.

26 A evolução da maquiagem ANOS 80 – Olhos cheios de movimento.
M a d o n n a

27 Michelle Pfeiffer, atriz.
A evolução da maquiagem ANOS 90 – Olhos menos cintilantes e mais decadentes. Cansada dos agitos dos anos 80, as mulheres dos anos 90 apresentam uma beleza esquálida e perturbadora que representa uma sociedade em fase de mutação. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade "debochada" Michelle Pfeiffer, atriz. 

28 A evolução da maquiagem De 2000 aos tempos atuais – Olhos espirais levam ao túnel do tempo.
Fragmentos de todas as décadas passadas se misturam e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiu os processos de transformação. Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.

29 A evolução da maquiagem De 2000 aos tempos atuais – Olhos espirais levam ao túnel do tempo

30 Pele

31 Pele Todo programa de beleza deve começar por tratar o órgão do corpo humano que melhor reflete o estado do organismo e mais chama atenção de todos: a pele. Quando uma pessoa está de bem com a vida, e sente-se feliz, saudável e bonita, é na sua pele que isso se reflete. A pele, maior órgão do corpo humano, é um dos poucos capazes de estampar os estados emocionais, de saúde e ainda os hábitos de vida de uma pessoa.

32 Pele Formada por três camadas, a pele é uma verdadeira barreira de proteção do organismo, pois controla a temperatura e resguarda o corpo contra as agressões externas, absorve e elimina substâncias e medicamentos, faz a síntese da vitamina D, capta sensações de dor e prazer e ainda possui mecanismos de defesa imunológica contra infecções e doenças.

33 Pele Hipoderme A hipoderme é a camada mais profunda, formada por células gordurosas e vasos sanguíneos. Sua função é regular a temperatura do organismo e delinear as formas do corpo.

34 Pele Derme A derme é a camada média, onde estão as fibras de elastina (que lhe dão elasticidade) e de colágeno (que a estruturam), os nervos (que lhe dão sensibilidade), as glândulas sebáceas (que a hidratam) e as glândulas sudoríparas (que regulam a temperatura do corpo).

35 Pele Epiderme A epiderme é a camada mais superficial da pele, a que fica em contato direto com o exterior. Composta por células ricas em queratina, a epiderme está continuamente renovando-se, de dentro para fora. Em seu interior estão as células pigmentares que produzem melanina, a substancia que dá a cor à pele: quanto mais escura a pele, mais melanina possui. A melanina é conhecida como “filtro solar natural”, porque é ela que, sob os raios do sol, produz o bronzeado.

36 Pele Inimigos Sol sem proteção: causa fotoenvelhecimento e câncer de pele entre outras doenças. Álcool: quando em excesso pode dilatar as veias finas da face, levando ao aparecimento de vasinhos vermelho-arroxeados sobretudo no nariz e maças do rosto. Dietas sem orientação: podem levar a desidratação e desnutrição da pele. Cigarro: produz radicais livres, moléculas que, em excesso, envelhecem a pele. Estresse: faz com que as glândulas adrenais liberem hormônios que estimulam a superprodução de óleo pelas gandulas sebáceas. Noites mal dormidas: como a maioria dos órgãos do corpo, a pele se regenera durante o sono.

37 Os perigos do sol em excesso
Pele Inimigos Os perigos do sol em excesso Sabe-se hoje que 90% das rugas são causadas pelo sol e pelo efeito cumulativo da radiação ao longo dos anos. Esses danos acontecem porque as células da pele têm uma espécie de “memória” e registram e guardam todas as agressões sofridas. O sol em excesso destrói as fibras colágenas, altera as fibras elásticas e prejudica a irrigação sanguínea da pele, além de causar queimaduras e muitos outros problemas. O bronzeado é uma reação de defesa da pele às agressões causadas pelos raios solares UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B).

38 Pele Inimigos UVA x UVB UVA são os raios de ondas longas que ativam a formação da vitamina D, potencializa os efeitos dos raios UVB e provocam fotoenvelhecimento. Os UVB, raios de ondas médias, causam pigmentação e espessamento da pele. A intensidade dos raios ultravioletas que atingem a Terra é maios entre 10h e 15h.

39 Pele Inimigos Estragos à flor da pele
Os efeitos nocivos da radiação solar sobre a pele se manifestam em curto, médio e longos prazos e atingem tanto as pessoas que se expõem diretamente ao sol, quanto aquelas que evitam a exposição direta e permanecem na sombra.

40 Veja os danos que o sol pode causar na pele:
Pele Inimigos Veja os danos que o sol pode causar na pele: - em curto prazo: queimaduras de 1º , 2º e 3º graus (com a influencia de bolhas e dores). - em médio prazo: ressecamente, aspereza, manchas, sardas, pintas e, ainda, lesões pré-cancerosas. - em longo prazo: envelhecimento precoce, incidência de rugas e sulcos, flacidez e alteração do DNA. Nesses casos, há risco de câncer de pele.

41 FPS = Fator de Proteção Solar
Pele Inimigos FPS = Fator de Proteção Solar Substancia que surgiu a partir de pesquisas médicas e conquistas da industria farmacêutica, ambas empenhadas em criar produtos para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Disponível em escala numérica, geralmente de 3 a 60, o FPS indica quanto tempo a mais a pele agüenta a exposição solar, sem queimaduras. Isso quer dizer que, se uma pessoa com determinado tipo de pele agüentar 3 minutos sem proteção, usando FPS 15 ela poderá ficar até 45 minutos (3 x 15) e com FPS até 30 minutos (3x10) - e assim por diante, de acordo com o tipo e pele de cada um.

42 Pele Inimigos É bom saber:
Calcula-se que a pele suporta até horas de sol sem proteção, antes de dar sinais de fotoenvelhecimento. Embora os danos apareçam mais tarde (geralmente a partir dos 30 anos) já aos 18 anos, a maioria das pessoas, especialmente no Brasil e em outros países tropicais, costuma alcançar 80% do limite de horas-exposição.

43 Pele Tipo de pele A variedade de tipos físicos é uma das riquezas biologias das espécies. Na espécie humana não é diferente, daí existirem pessoas das mais variadas raças e aparências. No caso da pele, essa variação deu origem a uma classificação de seis tipos que auxiliam no conhecimento dos cuidados específicos para cada uma delas.

44 Pele Tipos de pele Tipo 1: peles extremamente claras e sensíveis, às vezes com sardas, comuns em pessoas de olhos azuis e cabelos ruivos, queimam com facilidade. Tipo 2: peles brancas e sensíveis ao sol, comuns em pessoas de olhos claros e cabelos loiros, que apenas adquirem leve bronzeado.

45 Pele Tipos de pele Tipo 3: peles claras e sensíveis ao sol, comuns em pessoas brancas que, quando protegidas, bronzeiam-se gradualmente, caso contrário, queimam-se. Tipo4: peles levemente morenas e pouco sensíveis ao sol, comuns entre pessoas de cabelo castanho escuro e olhos escuros.

46 Tipo 6: peles negras, que têm a cor acentuada pelo bronzeado.
Pele Tipos de pele Tipo 5: peles naturalmente morenas e pouco sensíveis ao sol. Bronzeiam-se facilmente. Comuns entre pessoas de cabelo e olhos escuros. Tipo 6: peles negras, que têm a cor acentuada pelo bronzeado.

47 Pele Tipos de pele Como escolher o FPS
Fator 15 – indicado para peles negras e morenas pouco sensíveis ao sol. Para peles dos tipos 4, 5 e 6. Fator 30 – indicado para peles claras e sensíveis dos tipos 2 e 3 que se queimam facilmente a apresentam vermelhidão. Fator 50 – indicado para peles do tipo 1 que são extremamente claras e sensíveis, queimam facilmente e apresentam vermelhidão. Recomendável para esportistas e profissionais que permanecem muito tempo exposto ao sol.

48 Exposta a todo tipo de agressão externa, a começar pelos raios ultravioletas, passando pelo vento, poluição e efeitos nocivos do estresse, entre muitos outros, a pele necessita de proteção e revitalização adequadas. Higienizar, limpar, tonificar, hidratar e nutrir a pele são as etapas dessa rotina, que deve ser iniciada de manhã e concluída a noite, todos os dias. O primeiro passo desse processo é descobrir as características da própria pele, em especial a do rosto, sua idade e eventuais problemas, a fim de escolher os produtos e as praticas apropriadas. Em seguida, é só lembrar que beleza e saúde estão ao alcance das mãos. Pele Cuidados básicos

49 Pele Cuidados básicos A pele do rosto
Por se alterar mais visivelmente ao longo das diferentes idades, exige ainda mais cuidados do que a pele do corpo. Na infância, por exemplo, a pele é macia e lisa, embora muito fina, por isso precisa ser protegida contra o sol. Na puberdade, ao ser atingida pelas mudanças hormonais, torna-se mais oleosa e acneica, e exige limpeza e controle da oleosidade. Já na maturidade, devido a diminuição dos níveis de hidratação, oleosidade, elasticidade e firmeza causados pelo desgaste natural, a pele ganha marcas de expressão, rugas, manchas e flacidez, e precisa de cuidados ainda mais intensos e regulares. Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de ação ou tratamento, é preciso conhecer o tipo de pele, suas características, idade e condições em que se encontra e a que fatores foi ou é exposta: essa é sempre a melhor maneira de dar o primeiro passo em busca da saúde e da beleza.

50 Pele Cuidados básicos Além do tom
Seis são os tipos de pele, segundo a classificação de tons Fritzpatric, ou seja, a cor é determinada pela quantidade de melanina das células. Existe, porém, outro fator para classificar a pele, baseado na atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, as quais provocam mais ou menos oleosidade. Essa classificação é muito importante para os cuidados diários e outras ações especificas.

51 Pele Cuidados básicos Pele normal
Pele cuja oleosidade é equilibrada, daí sua aparência lisa e com os poros pouco visíveis. Requer atenções de rotina: limpeza e hidratação. Na hora de tonificá-la, devem-se usar produtos que não a ressequem. Se surgirem espinhas e cravos, basta aplicar géis com substancias secativas, cicatrizantes e antimicrobianas. Dica: evite lavar o rosto com água quente e expor-se ao sol sem proteção.

52 Pele Cuidados básicos Pele oleosa
Pele espessa, granulosa e brilhante devido à produção excessiva de óleos pelas glândulas sebáceas. A zona de maior oleosidade forma um “T” no rosto, ocupando a área do queixo, nariz e testa, onde apresenta poros dilatados, às vezes obstruídos por cravos. Exige limpeza e hidratação diárias. Para limpar, ideais são sabonetes líquidos suaves e glicerinados que não removam os óleos naturais que a protegem. Já a hidratação deve ser feita com gel-creme ou loção livre de óleo (oil free), para não obstruir ainda mais os poros.

53 Pele Cuidados básicos Pele seca
É a pele pouco lubrificada e hidratada, por causa da pouca atividade das glândulas sebáceas. Apresentam textura fina e áspera, poros imperceptíveis. Exige higienização e cuidados, sobretudo no frio. Leites e loções de limpeza são os mais adequados Pessoas com pele seca devem evitar ambientes refrigerados por longos períodos, porque fazem a pele perder mais água. Evitar vento e sol em excesso, pois também causam desidratação da pele.

54 Pele Cuidados básicos Pele mista
Apresente oleosidade excessiva na zona T com poros dilatados e cravos nos poros; nas demais partes do rosto é normal ou seca. Devem ser higienizadas com produtos que não a agridam, como sabonetes líquido e loções suaves. Em seguida à limpeza, a pele precisa ser tonificada e hidratada, nesse caso com produtos em emulsão ou gel.

55 Pele Cuidados básicos Pele negra
É a pele que contem mais melanina (por isso é mais escura) e mais colágeno (por isso é mais espessa), além de ser mais oleosa e ter mais fibroblastos – daí aparentar mais elasticidade e resistência do que a pele branca, embora seja também mais suscetível a manchas e marcas. Assim como a pele branca, a pele negra também sofre com a ação dos raios solares e precisa de proteção e cuidados diários.

56 Pele Cuidados básicos Pele sensível
Esse tipo de pele requer cautela, por causa das reações alérgicas. Antes de usar um novo produto, deve-se aplicá-lo na parte interna do antebraço para testar eventuais reações. A limpeza deve ser feita com loções ou leites de limpeza, em vez de sabonetes líquidos ou em barra. Recomenda-se usar hidratante hipoalérgico e sem fragrância. Esfoliantes não são indicados. Dica: devem-se escolher produtos que não combinem muitas substancias, pois é maior o risco de reação alérgica.

57 Peles finas, secas e irritáveis
Pele Cuidados básicos Peles finas, secas e irritáveis São peles que devem ser limpas com leite de limpeza para peles sensíveis. Pela manhã, pode-se utilizar creme ou gel antieritema (vermelhidão).

58 Pele Cuidados básicos Os cuidados com a pele incluem higienização, tonificação, hidratação e nutrição. O primeiro passo é limpar a pele de manhã – mas também à noite, ou antes, da aplicação de uma mascara de beleza. O segundo passo é a tonificação, que complementa a limpeza de modo profundo, refrescando e suavizando a pele. Logo pela manhã deve-se hidratar o rosto com produtos de emulsão fluida creme ou gel de acordo com o tipo de pele. À noite, é hora de tirar a maquiagem, algo necessário porque a maquiagem tem efeito cumulativo e entope os poros provocando cravos espinhas e até ressecando a pele. Também à noite, depois de limpar e tonificar a pele e possível substituir o hidratante por um creme nutritivo: é ele que vai combater as rugas durante o sono.

59 Pele Cuidados básicos - Higienizar
Limpar a pele é fundamental para eliminar impurezas, células mortas, resíduos de maquiagem e também para desobstruir os poros e manter a oxigenação. Como a pele do rosto é suave como uma roupa de seda, ela deve ser lavada com cuidado. Água muito quente, sabonete alcalino e fricções violentas podem retirara sujeira da pele, mas causam irritação e ressecamento.

60 Pele Cuidados básicos - Higienizar
A limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia: ao levantar-se e ao deitar-se. À noite, é muito mais importante providencia - lá porque, durante o dia a pele ficou exposta aos mais diferentes agentes externos. Como a limpeza com sabonetes e cremes tem ação passageira, deve ser repetida diariamente.

61 Pele Cuidados básicos - Higienizar
Entre os produtos para higienizar a pele estão demaquiantes (limpam a pele profundamente, retirando resíduos de maquiagem e impurezas), sabonetes (limpam superficialmente, apenas complementando a ação dos demaquiantes), cremes, emulsões (para peles mistas ou secas), loções (peles mistas ou oleosas), géis (para peles oleosas e acneicas).

62 Pele Cuidados básicos - Higienizar
Para retirar as impurezas e limpar a pele suavemente, podem ser usados sabonetes, leites ou cremes. Os sabonetes fazem espuma, desengorduram e limpam. A pele deve estar limpa ao receber a aplicação de qualquer produto, porque assim fica mais fácil a ação dos ingredientes ativos.

63 Pele Cuidados básicos - Higienizar
SAIBA MAIS Peles oleosas podem ser lavadas com géis ou sabonetes, mas não são indicados para as peles secas, que deve ser limpas com leites ou cremes . Loção de limpeza com muito álcool na fórmula não são adequadas para peles oleosos e secas. Nas peles mais oleosas, essas loções provocam efeitos rebote produzindo ainda mais óleo, já nas secas, pelo contrario, causam ressecamneto e irritação. Os cremes de limpeza, por sua vez, podem ser muito gordurosos para as peles oleosas. Enfim, o produto ideal para limpar a pele é o leite de limpeza, uma loção cremosa sem álcool e aceita por todos os tipos de pele.

64 Pele Cuidados básicos - Tonificar
O segundo passo para o ritual de cuidados diários com a pele é a tonificação, que completa a limpeza e equilibra o estado ácido do pH da pele, Para tonificar, é preciso usar loção tônica ou loção adstringente já que elas têm efeito semelhante: retiram o excesso de resíduos da pele e promovem sensação de frescor. Ambas apresentam ação calmante e a loção adstringente possui ação vaso constritora, que controla a oleosidade excessiva da pele, ajudando a fixar a maquiagem, embora não seja recomendada para peles sensíveis.

65 Pele Cuidados básicos - Tonificar
Atualmente, tanto a loção tônica quanto a loção adstringente são encontradas em formulas especificas para peles oleosas, normais ou secas, com álcool em maior ou menor grau. Algumas loções contem ainda azuleno, um derivado da camomila que é utilizado para acalmar a pele. As formulas com menor quantidade de álcool são indicadas para evitar irritação e produção de mais oleosidade. A tonificação é útil para controlar a oleosidade e a obstrução dos poros das peles mais oleosas.

66 Pele Cuidados básicos - Tonificar
Como tonificar a pele Embeber um chumaço de algodão em uma das loções (tônica ou adstringente) e passá-lo pelo rosto, comprimindo a pele de baixo para cima, a partir do pescoço, em movimentos verticais suaves. Os movimentos mecânicos do algodão sobre a pele propiciam a abertura dos poros: essa é a melhor maneira de finalizar a limpeza e manter a superfície da pele fresca e equilibrada para a hidratação.

67 Pele Cuidados básicos - Hidratar
A superfície da pele é protegida naturalmente por uma finíssima camada de água e óleo, chamada manto hidrolipídico. A constante exposição desse manto ao vento, calor, frio, umidade e poluição acabam por danificá-lo. Quando a pele esta desidratada, ela torna-se áspera. Seca, sem brilho, descama e apresenta maiôs tendência a irritações e envelhecimento. Quanto mais seca estiver a pele, maior a agressão sofrida; por isso, protege - lá é fundamental. Uma das maneiras de proteger a pele contra as agressões externas é procurar repor seu manto hidrolipídico com substancias que imitam a sua composição natural: é aí que entram em cena os hidratantes, produtos concebidos justamente para reconstituir essa camada, protegendo-a e retardando o aparecimento de rugas.

68 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Em outras palavras: Hidratar significa manter o equilíbrio hídrico da pele, ou seja, recorrer a produtos que devolvam sua umidade natural perdida em conseqüência de inúmeros fatores externos. Verdades e mentiras Mito: hidratantes evitam rugas. Verdade: a função do hidratante é manter estável a quantidade de água e não promover ações de antienvelhecimento.

69 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Hidratantes São produtos fabricados em forma de cremes, emulsões, loções ou géis, de uso tópico, e que devem ser utilizados de acordo com o tipo de pele. Peles oleosas e seborreicas pedem hidratantes mais leves, em forma de gel, que contenham álcool na fórmula e não engordurem a cútis. Peles secas adaptam-se melhor a cremes mais oleosos. A função do hidratante é manter estável a quantidade de água da pele, por meio de uma película protetora, eles evitam a evaporação.

70 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Anote: A pele do rosto e a pele do corpo podem ser de tipos diferentes, o que exige o uso de hidratantes apropriados para cada uma. Como usar: Hidratantes devem ser usados uma vez ao dia, de acordo com o tipo da pele. Ideal é optar por produtos cuja composição contenha filtro solar (FPS), para hidratar e também proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, assim como outras fontes de luz (computador, tv, etc.).

71 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Sugestão Para usar o hidratante, colocar um pouco do produto nas maças do rosto e espalhá-lo com movimentos de dentro para fora e de baixo para cima. Na testa, usar os dedos e espalhar o produto com movimentos ascendentes: das sobrancelhas em direção aos cabelos. Não se esquecer de hidratar o pescoço, espalhando o produto de cima pra baixo com delicadeza.

72 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Para escolher o hidratante certo Os hidratantes disponíveis atualmente no mercado contêm FPS e vitaminas A, C e E, para proteger a pele contra os efeitos do sol e ainda combater os efeitos dos radicais livres. Para escolher o produto adequado, existem algumas dicas importantes:

73 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Tipo de pele: quem tem pele oleosa deve escolher produtos em forma de gel ou que não contenham óleo em sua formula (oil free). Ideais para a pele normal são os hidratantes em forma de loção e, para pele seca, os produtos em creme. Quem apresenta pele mista, com muita oleosidade na testa, nariz e queixo, e pele normal nas laterais do rosto deve optar pelas soluções em gel.

74 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Atenção Os melhores hidratantes contêm uréia e lactato de amônia. É preciso evitar produtos muito oleosos e poucos eficazes. Cremes anti-idade podem causar alergias, irritações ou manchas, se a pele for exposta ao sol. Hidratantes com filtro solar podem possuir FPS muito baixo, insuficientes para proteger a pele contra os efeitos dos raios ultravioletas.

75 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Lambuzar o rosto com hidratante e dormir com o creme pode causar obstrução dos poros e impedir a pele de respirar.

76 Pele Cuidados básicos - Hidratar
Hidratação durante o banho Além de usar hidratantes e ingerir muita água, existem outros cuidados necessários para conservar as propriedades do manto hidrolipídico da pele. Esses cuidados incluem o banho. Nada de água muito quente, pois ela remove os lipídios do manto natural, causando ressecamento e escamação da pele. Ainda no banho, sabonetes hidratantes devem ter preferência sobre os demais.

77 FORMATOS DO ROSTO

78 Formatos do rosto Cada pessoa possui um tipo único de rosto que reúne diversas características de vários tipos básicos. Identificar o formato do seu rosto facilmente será capaz de escolher a melhor forma valorizá-lo e suavizá-lo através da maquiagem e do corte de cabelo correto e também, na escolha de acessórios como brincos e óculos... Os formatos de rosto são: oval, longo, quadrado, redondo, coração ou triangulo invertido, triangulo, retângulo e diamante

79 Formatos do rosto Para descobrir seu formato, a primeira coisa é puxar o cabelo para trás para ver melhor a linha de nascimento do cabelo na testa e ângulos do rosto. Você pode ser uma mistura de dois formatos ou então ter um formato atenuado, ou seja, não tão desenhado. Pontos que deve observar na hora de achar seu formato: Quão próximas ou afastadas são as características faciais (olhos/boca/nariz); O contorno do rosto; O comprimento do rosto; A largura do rosto; O tamanho dessas características faciais.

80 Formatos do rosto Seu formato de rosto em 2 passos
1. Altura Seu desenho de rosto tem: -o tamanho do comprimento é maior que o da largura (fig.A); -a largura é quase igual ao comprimento(fig. B); -o comprimento é um pouco maior que a largura (fig.C).

81 Formatos do rosto Seu formato de rosto em 2 passos
Se você se encontrou na figura A, seu rosto deve ser entre o formato alongado ou retangular, pois são os únicos formatos onde o tamanho do comprimento é maior que o da largura. Se você acha que é B, seus formatos podem ser redondo ou quadrado, pois o comprimento é quase igual à largura. Se você olhou no espelho e vê que o comprimento do rosto é um pouco maior que a largura, seu formato pode estar entre o Diamante, Oval, Coração ou Triangulo Invertido.

82 Formatos do rosto Seu formato de rosto em 2 passos
Queixo A linha do queixo é: -levemente arredondada, formatos possíveis: Oval ou Alongado; -mais larga/ampla, formatos possíveis: Quadrado, Redondo, Triangular ou Retangular; -mais pontiagudo, formatos possíveis: Diamante, Coração, Triangulo Invertido.

83 Formatos do rosto Oval O rosto oval tem mais ou menos mesma distância da linha do cabelo até a linha da sobrancelha, da linha da sobrancelha até ponta do nariz e da ponta do nariz até o queixo. Podemos concluir através dessas medidas que um rosto oval pode ser dividido em 3 partes praticamente igual. Portanto é muito fácil encontrar coisas que combinem com este formato. O importante nesse caso é usar tudo contanto que tudo seja no tamanho proporcional ao tamanho do rosto.

84 Formatos do rosto Oval Emma Watson Jéssica Alba

85 Formatos do rosto Quadrado
O rosto quadrado tem a largura da testa, do maxilar superior e do maxilar inferior quase iguais. O comprimento e a largura de um rosto quadrado são quase da mesma medida.

86 Formatos do rosto Quadrado
Gwyneth Paltrow Argelina Jolie

87 Formatos do rosto Retangular
O rosto retangular seria como um rosto quadrado só que bem mais longo. Tem a testa já que seu comprimento é bem maior que a largura, como o rosto longo.

88 Formatos do rosto Retangular
Demi Moore Claudia Raia

89 Formatos do rosto Redondo
O rosto redondo tem forma de lua cheia, o queixo é curto, largo e arredondado. Seu comprimento e sua largura são quase da mesma medida.

90 Formatos do rosto Redondo
Kirsten Dunst Isis Valverde

91 Formatos do rosto Triangulo invertido ou coração
Como o próprio nome já diz, esse rosto é semelhante a um coração ou um V. É um rosto que começa com uma testa mais larga e vai ficando bem mais estreito ate chegar ao queixo.

92 Formatos do rosto Triangulo invertido ou coração
Reese Witherspoon Scalett Johansson

93 Formatos do rosto Triangular
O rosto triângulo se parece com um rosto quadrado, principalmente na parte do maxilar mais quadrado, só que possui a testa mais estreita que vai alargando até as maçãs aonde começa a estreitar-se novamente.

94 Formatos do rosto Triangular
Kelly Osbourne Aline Moraes

95 Uniformização da pele

96 O que todas querem: MILAGRE!
Uniformização da pele O que todas querem: MILAGRE!

97 Uniformização da pele Antes de dar inicio a maquiagem, deve-se ter certeza de que os produtos são adequados à pele. Em seguida, os próximos passos são: limpar, tonificar e hidratar. Só então a pele está pronta para receber a maquiagem. Deve-se começar pela correção da sobrancelha, tirando eventuais pelos que não combinem com desenho natural. As sobrancelhas não devem ser nem muito finas nem muito grossas. A dica é apenas limpar o excesso de pelinhos entre os olhos, que deixam o olhar muito sério, eliminando aqueles que sobram nas pálpebras, os quais dão um aspecto cansado e triste. Pele limpa e sobrancelhas feitas são fundamentais para o sucesso da maquiagem, no entanto, ainda que deixe a pele bonita e corrija imperfeições, o resultado depende de cuidados prévios. É imperdoável um rosto bem maquiado com o buço por fazer. Quando os pelos são muito finos e ralos, a descoloração pode ser uma alternativa.

98 Uniformização da pele Base
As bases evoluíram muito nos últimos anos e não deixam mais o visual artificial e pesado. Mesmo as que garantem maior cobertura para imperfeições da pele, como manchas, hoje promovem um acabamento leve e deixam a pele uniforme. Além de corrigir “defeitinhos”, as bases atuais ainda protegem contra radiação ultravioleta e criam looks diferenciados. Muitas são feitas com filtro solar, pigmentos para todos os tons de pele e substancias de tratamento, como hidratante.

99 Uniformização da pele Base
A base liquida e o pancake (base compacta que se dilui com água) tem a mesma finalidade: proporcionar uniformidade à pele e cobrir pequenas imperfeições. Devem ser passadas com a mão, pincel ou esponja seca e macia. Os pancakes, que devem ser aplicados com uma esponja úmida, são indicados para peles mais jovens, oleosas ou normais

100 Uniformização da pele Base
A textura da base deve ser escolhida conforme o tipo de pele. Bases compactas são adequadas para peles oleosas, pois são opacas. Para peles secas e com marcas de idade, as bases ideais devem ser cremosas. Já as bases líquidas são perfeitas para peles normais, pois conferem um aspecto natural à cútis.

101 Uniformização da pele Base
Base antes da base Para “fazer uma pele” ainda mais bonita, a sugestão é usar uma pré-base. Também conhecida como primer, trata-se de um creme leve que deve ser espalhado por todo o rosto para disfarçar poros dilatados, linhas finas e rugas. Com isso, a superfície fica mais lisa e a base, que pode ser aplicada na seqüência, espalha com mais facilidade, fica homogênea e dura mais.

102 Uniformização da pele Base
Tipos de Base: Líquida  Indicada para: maquiagem diurna, peles secas e maduras, homens, adolescentes e para peles sem imperfeições. .  Efeito esperado: proporciona uma cobertura leve e de efeito natural, que deixa o rosto com aparência de bem tratado e a sensação de não estar usando make. O problema é que não esconde imperfeições.  Como aplicar: pode ser espalhada com pincel, esponja ou com os dedos, como se fosse um creme. Comece pela testa, nariz e queixo, depois siga em direção às laterais do rosto. Pule os lábios e pinte as pálpebras superiores e os cantos internos dos olhos se eles estiverem escuros.

103 Uniformização da pele Base
Tipos de Base: Cremosa Indicada para: peles com pequenas imperfeições, pele normal, mista ou oleosa.  Efeito esperado: oferece maior cobertura. Ideal para noivas. Pode ser usada para maquiagem diurna ou noturna. Como aplicar: da mesma forma que a base líquida, ou seja, com dedo, esponja ou pincel.

104 Uniformização da pele Base
Tipos de Base: Compacta Indicada para: maquiagem de profissionais de TV, modelos e noivas. Ideal para ser usada a noite, é indicada para peles acneicas ou oleosas. Efeito esperado: oferece uma cobertura mais intensa, capaz de uniformizar o tom da pele e suavizar imperfeições como manchas claras, vasinhos e marcas de expressão. Proporcionam maior fixação. Peles maduras ou em processo de descamação devem evitá-la. Como aplicar: com esponja seca ou úmida ou pincel.

105 Uniformização da pele Corretivo
Diferentemente da base, o corretivo serve para esconder e disfarçar imperfeições pontuais. Ou seja, não precisa aplicar o corretivo em toda a pele, apenas no que quer esconder e corrigir, como espinhas e olheiras.

106 Uniformização da pele Corretivo
A grande sacada é ter à mão dois tipos de corretivo. É que regiões diferentes do nosso rosto costumam ter tons diferentes de pele. Por exemplo: perto da região das olheiras a pele pode ser naturalmente mais escura que nas bochechas. Então você vai precisar de um corretivo que seja mais escuro para disfarçar as olheiras e um pouquinho mais claro para disfarçar uma espinha na bochecha.  Na hora de aplicar o produto, prefira um pincel em vez do dedo. Assim você pode dosar melhor a quantidade de produto de que precisará.

107 Uniformização da pele Corretivo
Escolhendo Para saber se você escolheu o tom certo, passe no rosto e repare: ele ficou iluminado ou deu a impressão de que você tem uma bola branca embaixo do olho? Se a resposta for a segunda opção, tente um tom um pouco mais escuro.

108 Uniformização da pele Corretivo
Olheiras Uma das grandes dificuldades na hora de fazer o make é se livrar das olheiras sem deixar o look carregado. Para disfarçá-las, o melhor produto é o corretivo do tipo cremoso: eles espalham melhor e garantem uma boa cobertura. O líquido pode não tampar tudo, e o que tem consistência mais sólida vai dar uma aparência craquelada depois.

109 Uniformização da pele Corretivo
Cores Corretivos coloridos, tipo verde, azul, etc., são muito específicos e difícil de acertar. Os corretivos normais ainda são a melhor opção. Mas preste atenção: eles também têm tonalidades diferentes:

110 Uniformização da pele Corretivo
os mais rosados funcionam bem em peles morenas. Eles também são bons para esconder olheiras mais arroxeadas e manchas azuladas. os de cor amarelada são bons para disfarçar olheiras marrons ou acinzentadas. Passe o produto a partir do canto interno do olho e espalhe por toda região. para que o tom naturalmente mais escuro das pálpebras não interfira na cor da sombra, passe um pouco de corretivo nessa região também.

111 Uniformização da pele Pó
Na hora de montar nosso kit básico de maquiagem, ele acaba ficando meio de lado. É verdade que, sozinho, o pó não consegue esconder espinhas, por exemplo. Mas sabendo usá-lo, ele pode ser um grande aliado na hora de fazer um make perfeito!

112 Uniformização da pele Pó
Existem dois tipos de pó: Compacto: é mais indicado para esconder imperfeições. Solto: funciona bem para tirar o brilho da pele sem deixar o look carregado, pois adere melhor ao pincel e é mais fácil de tirar os excessos.


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