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A ARTE DA LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO Texto: “Mudança Cultural na Organização do Futuro” (Lepri, Rodolfo) Equipe: Ana Martha Sampaio Cristiana Barbosa Maria.

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2 A ARTE DA LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO Texto: “Mudança Cultural na Organização do Futuro” (Lepri, Rodolfo) Equipe: Ana Martha Sampaio Cristiana Barbosa Maria Alaide Silva Patrícia Guimarães Vera Lúcia Bastos Orientação: Dra. Arlinda Paranhos

3 “ O SEGREDO DO SUCESSO É DAR A IMPRESSÃO QUE VOCÊ ESTÁ SEGUINDO AS REGRAS DOS OUTROS, ENQUANTO DISCRETAMENTE, JOGA SEGUNDO AS SUAS” ( Michael Korda)

4 ENXUTA HORIZONTAL FLEXÍVEL ARTICULADA EM TIMES INTERAÇÃO CLIENTES X FORNECEDORES  FOCO NA QUALIDADE  VISÃO GLOBAL / ORIENTAÇÕES X OPERAÇÕES MUDANÇA CULTURAL NA ORGANIZAÇÃO DO FUTURO PERFIL DA ORGANIZAÇÃO DO FUTURO

5 MODELO GERENCIAL CENTRADO NO CONTROLE DO PROCESSO META QUALIDADE DO PRODUTO RESULTADO MÁXIMA MOTIVAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E MEDIDA PELA MÁXIMA SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO

6 CLIENTE INTERNO X CLIENTE EXTERNO EM AMBOS OS CASOS SIGNIFICA DIZER QUE: QUEM RECEBE O “PRODUTO”, BEM OU SERVIÇO INDEPENDE DE ESTAR FORA OU DENTRO DA EMPRESA. EM QUALQUER CASO É POSSÍVEL DIZER: “O PROXIMO PROCESSO É SEU CLIENTE”. GERENCIAMENTO PARTICIPATIVO CADA PESSOA TEM QUE APRENDER E PERCEBER O NÍVEL DE SATISFAÇÃO OU INSATISFAÇÃO DE SEU CLIENTE

7 Gerenciamento Participativo 1º PASSO Treinar e aprimorar a qualidade da comunicação, a fim de melhorar : A relação entre pessoas; Melhorar o controle do processo; A qualidade do produto; A satisfação do cliente, em conseqüência a produtividade da empresa. É preciso MUDAR! Para se obter a satisfação do cliente é necessário possuir uma percepção global do processo e do resultado, sob pena de não haver motivação dirigida à qualidade e alinhamento a uma meta comum.

8 COMUNICAÇÃO SIMÉTRICA Comunicação entre pessoas que adaptam reciprocamente suas formas de interação OBJETIVOS Vencer resistências; Autodefesa; Ser capaz de amplificar a percepção do processo como um todo; Estimular uma maior autodeterminação e autonomia. REAÇÃO Mais respeito; Maior descentralização do poder; Reciprocidade de motivação.

9 RAPPORT E MOTIVAÇÃO Rapport -estado de empatia onde cada um dos participantes se abre e se aproxima do outro estabelecendo uma cadeia de comunicação. Se manifesta através da intenção de uma pessoa motivada pelo desejo de se comunicar, principalmente através de uma linguagem fisiológica.

10 LINGUAGEM FISIOLÓGICA É a linguagem do corpo em lugar de palavras Expressões do rosto; Tom e ritmo da voz; Postura corporal; Gestos; Ritmo da respiração. Há um desejo de aproximação e de cooperação amigável. ESPELHAMENTO = consiste em acompanhar a atitude e a fisiologia da pessoa com a qual se quer estabelecer um Rapport.

11 CURIOSIDADES Estudos comprovam que para se estabelecer uma comunicação eficiente a linguagem fisiológica é mais significativa do que a linguagem verbal: 55% para linguagem corporal 38% para o tom e o ritmo da voz 7% apenas para as palavras A comunicação fisiológica não é filtrada e codificada, ela é direta

12 Considerações Finais Sem um estado de Rapport, pouco haverá de motivação e qualidade do processo e do produto. Na Empresa do futuro, as pessoas não são simples executoras de tarefas: -Participam; -Comunicam-se; -Sentem; -Desejam; -Sonham; -Percebem a Empresa como um sistema do qual elas fazem parte.

13 “ CADA SER HUMANO TEM TENDÊNCIAS E CAPACIDADES NATURAIS DE EMPATIA COM OUTROS SERES HUMANOS, UM ESTADO DE RAPPORT É O RESGATE DESSE TALENTO”.

14 Muito Obrigado Muito Obrigado OBRIGADA !


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