A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA UFPB E A REFORMULAÇÃO DOS PROGRAMAS DAS MATÉRIAS: UMA MUDANÇA TEÓRICO-METODOLÓGICA Profa. UYGUACIARA VELÔSO CASTELO BRANCO –uyguaciara@terra.com.br Prof. PAULO HIDEO NAKAMURA –nakamura.paulo@uol.com.br Profa. LUCIENNE C. ESPÍNDOLA –lucienne_@hotmail.com

2 MUDANÇAS REALIZADAS NO PSS 2008 Questões das provas: Substituição de questões discursivas por questões objetivas que tenham, como característica fundamental, a cobrança de capacidades cognitivas mais amplas, que não se prendam à memorização ou à definição de conceitos simples, mas que envolvam situações-problema em uma abordagem por competência, cuja preocupação aponte para a contemporaneidade e a contextualização.

3 MUDANÇAS REALIZADAS NO PSS 2008 Eixo norteador na construção dos instrumentos de avaliação: Aproximação entre as temáticas abordadas e o cotidiano; Questões de múltipla escolha que permitem também o acerto parcial, com o desenvolvimento, passo a passo, do raciocínio do candidato. Utilização de gêneros textuais, configurando uma Prova de Redação com questões de produção textual, em substituição ao modelo de redação tradicional (dissertação, descrição, narração), que constituía apenas uma questão da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

4 MUDANÇAS REALIZADAS NO PSS 2008 A prova de Redação contendo duas questões de produção textual, contemplando gêneros textuais diversos como por exemplo: carta, notícia, reportagem, resenha crítica, texto de opinião, texto publicitário, resumo etc. O candidato deverá estruturar os textos em prosa, de acordo com o gênero solicitado, e apresentá-los em letra legível nos espaços estabelecidos, utilizando caneta esferográfica azul ou preta. Cada questão da prova de Redação é corrigida por dois professores examinadores, contemplando-se os critérios de avaliação descritos no quadro abaixo: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ASPECTOS CONSIDERADOS: Gênero e Tema Coerência e Coesão Textuais Norma culta escrita

5 MUDANÇAS PARA O PSS 2010 Conteúdo programático das matérias: Mudança significativa nos conteúdos programáticos das matérias Documentos legais norteadores: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN +); Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM); Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Paraíba.

6 MUDANÇAS PARA O PSS 2010 Conteúdo programático das matérias: A proposta de mudança apresentará programas referentes a cada uma das séries do Ensino Médio (PSS 1, 2 e 3) que possibilitem um trabalho integrado, de caráter interdisciplinar : Respeito às três grandes áreas do conhecimento (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias); Manutenção de conteúdos sugeridos; Definição de competências a serem exigidas; Definição de eixos temáticos; Tentativa de superação de uma concepção de ensino- aprendizagem meramente conteudística.

7 COMPETÊNCIAS DO ELABORADOR Domínio, além dos conteúdos da sua área de atuação, da norma culta da Língua Portuguesa e do conhecimento básico das diferentes linguagens: matemática, científica e artística. Capacidade de aplicar corretamente os conceitos da sua área de trabalho e os conceitos básicos das outras áreas envolvidas na construção da situação-problema, seu enunciado e alternativas. Capacidade de selecionar e organizar corretamente os dados e as informações representados nas suas diversas formas, para descrever a situação-problema e o enunciado da questão.

8 FASES DA ELABORAÇÃO DAS PROVAS Fase Preparatória: apresentação e discussão dos aspectos estruturais norteadores das provas; análise dos resultados das provas do PSS-2008. Fase de Elaboração: etapas definidas a seguir. Fase Conclusiva – etapa em que a banca é convocada a responder aos recursos impetrados pelos candidatos, após a aplicação das provas; e participar de eventos pedagógicos que dizem respeito às atividades referentes ao PSS.

9 FASES DA ELABORAÇÃO DAS PROVAS Elaboração propriamente dita – Etapas: a)Planejamento: etapa em que a banca elaboradora deve prever os conteúdos a serem trabalhados e definir possíveis temáticas norteadoras da prova. b)Elaboração das questões: etapa em que se deve atentar para: –a utilização de questões em consonância com o conteúdo programático de cada série do Ensino Médio; –a articulação com outros conhecimentos relacionados com o abordado na questão (interdisciplinaridade); –a contextualização dos conteúdos enfocados / seleção de conteúdos significativos; –o nível cognitivo a ser avaliado, dando-se ênfase a questões que exijam raciocínio e reflexão;

10 FASES DA ELABORAÇÃO DAS PROVAS – o nível de complexidade das questões, lembrando- se de que a prova deve apresentar questões fáceis, médias e difíceis; –o emprego pertinente e estritamente necessário de textos verbais e não-verbais (charges, mapas, gráficos, tabelas e outros), no sentido de favorecer a compreensão da questão; –o tempo de que o candidato dispõe a fim de solucionar cada questão.

11 c)Revisão – etapa caracterizada por ajustes, reelaboração ou substituição de questões, compreendendo a revisão pedagógica e de linguagem. d)Seleção das questões – etapa que se caracteriza pela definição das questões componentes da prova. e)Construção do gabarito – etapa que se caracteriza pela solução das questões e construção do gabarito. f)Revisão final – etapa necessária para fazer a caracterização da prova, verificando se cada questão corresponde de fato ao planejado quanto ao conteúdo programático, nível de exigência (o que se pretende avaliar), nível de dificuldade e solução da questão. Reafirmação do gabarito – etapa em que a banca reafirma o gabarito, rubricando as páginas do caderno de questões.

12 PRESSUPOSTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA A situação-problema deve ser elaborada de modo a oferecer ao aluno informações tais que ele possa tomar decisões em face do que lhe foi proposto. A questão relacionada com a situação- problema deve conter na estrutura do seu enunciado os elementos necessários e adequadamente organizados para a tomada de decisão. As alternativas propostas devem ser coerentes com a questão formulada, no sentido de expressar os diferentes graus de associação com a questão.

13 O conjunto situação-problema, questão e alternativas deve revelar uma estrutura articulada que, como um todo, dê sentido à proposta feita ao aluno. Uma questão pode estar vinculada prioritariamente a uma habilidade e, de forma complementar, a outras (os). No caso de uma situação-problema ter mais de uma questão a ela vinculada, poderá relacionar-se a mais de uma habilidade.

14 QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: constando de um suporte que apresenta uma situação-problema centrada no conteúdo objeto da questão ao qual se interligam cinco alternativas (a, b, c, d, e), entre as quais apenas uma é correta: Questão de Afirmação Incompleta; Questão de lacuna; Questão de Associação; Questão de Verdadeiro-Falso. Questão de Resposta Múltipla: Esse tipo de questão contém cinco afirmativas (I, II, III, IV e V) que versam o tema abordado no suporte. Esse tipo de questão permite que haja mais de uma afirmativa correta. TIPOS DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

15 A COPERVE propõe a elaboração das provas do PSS-2009 estruturada em eixos temáticos por matéria, conforme suas peculiaridades em cada uma das séries do Ensino Médio. A escolha de eixos temáticos ou de temas norteadores não visa atravessar ou interligar forçosamente as matérias, mas possibilitar múltiplas situações que permitam analogias. Busca-se um fio condutor que permita aos candidatos situarem-se nas questões que compõem o instrumento de avaliação, mobilizando suas competências e habilidades para solucionar situações-problema vinculadas ao seu cotidiano, contribuindo para sua formação cidadã. PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DAS PROVAS DO PSS-2009

16 Como dinâmica de trabalho, sugerimos a cada uma das áreas refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas, separadas por matéria ou agrupadas por área. PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DAS PROVAS DO PSS-2009

17 Artigo da Profa. Lucienne C. Espíndola e do Prof. Erivaldo Pereira do Nascimento - Marcas do interlocutor em cartas produzidas na questão de Redação do PSS 2008 da UFPB. Livro das Profas. Evangelina Maria Brito de Faria, Maria Cristina de Assis e Maria das Graças Carvalho Ribeiro – Redação no Vestibular da UFPB. Estratégias de produção e critérios de avaliação. Documento de Reformulação dos Programas do PSS, com implantação no PSS 2010 (PSS1), PSS 2011 (PSS 1 e 2) e PSS 2012 (PSS1, 2 e 3): disponibilização da proposta em 28/05; formatação do documento final e apresentação prevista para julho/2008. PRODUÇÕES

18 As afirmativas deverão ser assinaladas, na folha de respostas, segundo o modelo abaixo: Nesse último tipo de questão, o candidato terá: Pontuação total (1,0), quando assinalar todas as afirmativas corretas. Pontuação parcial, quando assinalar apenas parte das afirmativas corretas. Só haverá pontuação, total ou parcial, quando, na assinalação da resposta, não for incluída afirmativa incorreta. O cálculo para a pontuação parcial será efetuado, de acordo com a fórmula a seguir: Onde: P = pontuação do candidato na questão; n = número de afirmativas da questão; i = número de afirmativas corretas da questão; j = número de afirmativas corretas identificadas pelo candidato. A pontuação parcial desse tipo de questão será considerada com duas casas decimais, observadas as normas de arredondamento.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google