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Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

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1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 Net Aula Unicanto Tecle Enter para continuar Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo

3 Net Aula Unicanto Disciplina: Física Partindo do pressuposto de que o conhecimento é o resultado da interação do homem com seu meio, o estudo da Física deve proporcionar ao aluno condições e atividades que lhe permitam realizar as ações descritas a seguir:. Identificar relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica, relacionado-a com a história do pensamento do homem; · Formular questões a partir de elementos da Física, identificando seus conceitos no cotidiano; · Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de caráter específico, utilizando uma linguagem simples, de maneira a torná-la acessível; · Saber relacionar os conceitos físicos associados à concepção de energia, espaço e tempo; · Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades básicas do ser humano, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da Natureza e do homem.

4 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos.

5 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho.

6 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração)

7 Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) 3º - Encontre uma fórmula onde você possa encaixar todos os dados que você tem e mais o dado que você quer descobrir.

8 Net Aula Unicanto Leis de Newton

9 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática.

10 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática. A partir de agora, iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento.

11 Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática. A partir de agora iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja, vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento. Para todas essas situações em que nós sabemos a origem do movimento, vamos chamá-la de Dinâmica. A Dinâmica tem seu início nas famosas Leis de Newton!

12 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

13 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

14 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

15 Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?

16 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia!

17 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!”

18 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu?

19 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu? Não!

20 Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Calma que eu explico! Entendeu? Não!

21 Net Aula Unicanto Leis de Newton Quando uma pessoa está correndo sobre o cavalo, tanto o cavalo como o jóquei, estão na mesma velocidade! Quando o cavalo pára bruscamente, o jóquei mantêm a mesma velocidade(resultante das forças é nula) e é arremessado para frente(movimento retilíneo e uniforme)!

22 Net Aula Unicanto Leis de Newton Quando uma pessoa está correndo sobre o cavalo, tanto o cavalo como o jóquei, estão a mesma velocidade! Quando o cavalo pára bruscamente, o jóquei mantém a mesma velocidade(resultante das forças é nula) e é arremessado para frente(movimento retilíneo e uniforme)! V V

23 Net Aula Unicanto Leis de Newton Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Quando uma pessoa está correndo sobre o cavalo, tanto o cavalo como o jóquei, estão na mesma velocidade! Quando o cavalo pára bruscamente, o jóquei mantêm a mesma velocidade(resultante das forças é nula) e é arremessado para frente(movimento retilíneo e uniforme)! V V

24 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo!

25 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton, fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo F=m · a

26 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo F=m · a Força [N]

27 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo F=m · a Massa [Kg] Força [N]

28 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo F=m · a Aceleração [m/s 2 ] Massa [Kg] Força [N]

29 Net Aula Unicanto A 2º Lei de Newton fala justamente da formulação matemática da Força, acompanhe comigo F=m · a Aceleração [m/s 2 ] Massa [Kg] Força [N] Obs: a aceleração é calculada por: a= ΔV/ Δ T, como vimos na Net Aula 2

30 Net Aula Unicanto A 3º Lei de Newton e a Lei de Ação e Reação e ela fala o seguinte:

31 Net Aula Unicanto A 3º Lei de Newton e a Lei de Ação e Reação, e ela fala o seguinte: Para toda Força aplicada em algum objeto, existe sempre uma Força de Reação com o mesmo Módulo, Direção e Sentido Oposto!

32 Net Aula Unicanto A 3º Lei de Newton e a Lei de Ação e Reação, e ela fala o seguinte: Para toda Força aplicada em algum objeto, existe sempre uma Força de Reação com o mesmo Módulo, Direção e Sentido Oposto! Entendeu?

33 Net Aula Unicanto A 3º Lei de Newton e a Lei de Ação e Reação, e ela fala o seguinte: Para toda Força aplicada em algum objeto, existe sempre uma Força de Reação com o mesmo Módulo, Direção e Sentido Oposto! Entendeu? Não!

34 Net Aula Unicanto A 3º Lei de Newton e a Lei de Ação e Reação, e ela fala o seguinte: Para toda Força aplicada em algum objeto, existe sempre uma Força de Reação com o mesmo Módulo, Direção e Sentido Oposto! Calma que eu explico! Entendeu? Não!

35 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro.

36 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro.

37 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro O carro também faz uma força no sentido contrário às pessoas!

38 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro O carro também faz uma força no sentido contrario às pessoas!

39 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro O carro também faz uma força no sentido contrario às pessoas! As forças acontecem ao mesmo tempo, tem mesma intensidade (valor) e sentidos contrários!

40 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro O carro também faz uma força no sentido contrário às pessoas! As forças acontecem ao mesmo tempo, tem mesma intensidade (valor) e sentidos contrários! F=100N

41 Net Aula Unicanto Quando as pessoas fazem uma força para empurrar o carro O carro também faz uma força no sentido contrario às pessoas! As forças acontecem ao mesmo tempo, têm mesma intensidade (valor) e sentidos contrários! Sempre acontecem em corpos diferentes, no caso temos o carro e as pessoas que empurram! F=100N

42 Net Aula Unicanto Você várias vezes falou que os objetos caem por causa da força da gravidade correto?

43 Net Aula Unicanto Você várias vezes falou que os objetos caem por causa da força da gravidade correto? Do ponto de vista da Física está errado! Gravidade não é uma força! É uma aceleração!

44 Net Aula Unicanto Você várias vezes falou que os objetos caem por causa da força da gravidade correto? Do ponto de vista da Física está errado! Gravidade não é uma força! É uma aceleração! Os objetos caem por causa da Força Peso!

45 Net Aula Unicanto Você várias vezes falou que os objetos caem por causa da força da gravidade correto? Do ponto de vista da Física está errado! Gravidade não é uma força! É uma aceleração! Os objetos caem por causa da Força Peso! P P

46 Net Aula Unicanto Várias vezes você subiu em cima de uma balança para medir seu peso certo?

47 Net Aula Unicanto Do ponto de vista da Física esta errado! Peso é uma Força (que puxa todas as pessoas e objetos para o centro da Terra). Você sobe na balança para medir a sua massa! Várias fezes você subiu encima de uma balança para medir seu peso certo?

48 Net Aula Unicanto Quando subimos na balança, a força peso nos puxa para baixo, e ao apoiarmos na balança, uma força de reação aparece!

49 Net Aula Unicanto Quando subimos na balança, a força peso nos puxa para baixo, e ao apoiarmos na balança, uma força de reação aparece! Essa reação recebe o nome de Força Normal, ou simplesmente Normal! Porque faz 90º com a área de contato que está encostando!

50 Net Aula Unicanto Quando subimos na balança, a força peso nos puxa para baixo, e ao apoiarmos na balança, uma força de reação aparece! Essa reação recebe o nome de Força Normal, ou simplesmente Normal! Porque faz 90º com a área de contado que está encostando! P N

51 Net Aula Unicanto Quando subimos na balança, a força peso nos puxa para baixo, e ao apoiarmos na balança, uma força de reação aparece! Essa reação recebe o nome de Força Normal ou simplesmente Normal! Porque faz 90º com a área de contato que está encostando! Obs: Em uma superfície plana, a normal = peso P N

52 Net Aula Unicanto Quando subimos na balança, a força peso nos puxa para baixo, e ao apoiarmos na balança, uma força de reação aparece! Essa reação recebe o nome de Força Normal, ou simplesmente Normal! Porque faz 90º com a área de contato que está encostando! Obs: Em uma superfície plana, a normal = peso P N P=N

53 Net Aula Unicanto Resumindo

54 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia:

55 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia: Se V = cte  V = cte, Se V = 0  V = 0.

56 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia: Se V = cte  V = cte, Se V = 0  V = 0. 2º Lei de Newton

57 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia: Se V = cte  V = cte, Se V = 0  V = 0. 2º Lei de Newton F=m · a

58 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia: Se V = cte  V = cte, Se V = 0  V = 0. 2º Lei de Newton F=m · a 3º Lei de Newton - Ação e Reação

59 Net Aula Unicanto Resumindo 1º Lei de Newton – Inércia: Se V = cte  V = cte, Se V = 0  V = 0. 2º Lei de Newton F=m · a 3º Lei de Newton - Ação e Reação  Sempre em dois corpos  Sempre ao mesmo tempo  Mesmo módulo  Sentidos opostos

60 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo?

61 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo? 1 – Um objeto de está se movendo.

62 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo? 1 – Um objeto de está se movendo. 2 – Dados: m=2kg, a= 5m/s 2, F=?

63 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo? 1 – Um objeto de está se movendo. 2 – Dados: m=2kg, a= 5m/s 2, F=? 3 –

64 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo? 1 – Um objeto de está se movendo. 2 – Dados: m=2kg, a= 5m/s 2, F=? 3 –

65 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 2kg movimenta-se sobre uma superfície horizontal, com a aceleração de constante de 5m/s 2. Qual o módulo da força resultante que atua neste corpo? 1 – Um objeto de está se movendo. 2 – Dados: m=2kg, a= 5m/s 2, F=? 3 –

66 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N

67 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo.

68 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg

69 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

70 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

71 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

72 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

73 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

74 Net Aula Unicanto Um corpo de massa 0,5kg está sob a ação de duas forças colineares, conforme a figura. Determine a módulo da aceleração resultante. F 1 =20N F 2 =15N 1 – A figura já ajuda a entender o que está acontecendo. 2 – F 1 =20N, F 2 =15N, m=0,5kg 3 -

75 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente.

76 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua?

77 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2.

78 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

79 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

80 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

81 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

82 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

83 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

84 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua

85 Net Aula Unicanto Calcule o peso de um corpo de massa 5Kg na superfície da Terra e na superfície da Lua, sendo gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2, respectivamente. 1 – Qual o Peso na Terra e na Lua? 2 – m=5kg, gt =10m/s 2, gl =1,6m/s 2. 3 - Terra Lua Obs: Se dividirmos 50/8, chegamos a conclusão que o peso dos objetos na Terra é quase 6 vezes maior que na Lua. Por este motivo os astronautas conseguem dar passo enormes e salto de 20m.

86 Net Aula Unicanto COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br


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