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Raimundo Cosme de Araújo

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Apresentação em tema: "Raimundo Cosme de Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 Raimundo Cosme de Araújo
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Raimundo Cosme de Araújo

2 LIDERANÇA “ Os líderes animados de boas intenções, mas estúpidos são provavelmente mais perigosos do que as dos patifes inteligentes. ARTUR JONES

3 LIDERANÇA A sensatez dos líderes não é, de modo algum, causada pela falta de inteligência; é freqüentemente, o resultado da ignorância; por conseguinte, a cultura e a capacidade de adquirir conhecimento dos fatores são indispensáveis à liderança esclarecida. ARTUR JONES

4 LIDERANÇA O líder deve saber quais são os elementos essenciais de uma crise. Ser capaz de prever as coisas com um grau razoável de precisão. A cultura é justamente o elemento susceptível de educação e treino” ARTUR JONES

5 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
É uma forma de dominação baseada no prestigio pessoal e aceita pelos dirigidos. É a capacidade de liderar, espírito de chefia. Características de um líder: Quando...

6 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
O homem já nasce líder: Segundo este conceito, os líderes já nascem líderes, isto é herdam traços característicos da liderança dos seus antepassados.

7 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
O homem é diferente: Este conceito afirma que a liderança é uma qualidade ou características que reside na personalidade do indivíduo.

8 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
O líder é formado Recebe a influência de pessoas e grupos que o levam a liderar.

9 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
O líder é seguido: O líder procura alcançar objetivos propostos, motivando os seus seguidores e levando todos a um trabalho integrado. Satisfazer suas necessidades e alcançar suas metas sem esquecer as necessidades do grupo.

10 LIDERANÇA CIRCUNSTANCIAL
O líder emergencial: O líder surge mediante a situação reinante.

11 LIDERANÇA Vários conceitos de LIDERANÇA: Caracteriza-se pelo exercício espontâneo de influência sobre as pessoas. Liderar é guiar, conduzir, dirigir e proceder.

12 LIDERANÇA Vários conceitos de LIDERANÇA:
É uma arte ou processo de influenciar as pessoas para que, por sua vontade, se esforcem na direção das metas do grupo. É o incremento influente além da obediência mecânica, as diretrizes de rotina da organização.

13 Liderança Vários conceitos de LIDERANÇA:
Liderança é um complexo processo interpessoal e social, resultante de inumeras forças. E estas forças devem às habilidades do gerente.

14 NATUREZA DA LIDERANÇA São três variáveis:
Capacidade de compreender que os seres humanos tem forças motivacionais diferentes, em momentos distintos e situações diversas.

15 NATUREZA DA LIDERANÇA São três variáveis: Capacidade de estimular.
Capacidade de agir de maneira a criar um clima de sensibilidade para o subordinado.

16 ESTILO DE LIDERANÇA Quanto ao estilo:
Democrático ou participativo O líder orienta o grupo a encontrar por si mesmo, as soluções para os seus problemas.

17 ESTILO DE LIDERANÇA Quanto ao estilo:
Autocrático ou centralista Caracteriza-se pela dominação pessoal do líder. Livre ou liberal Onde nota-se a ausência de qualquer tipo de controle sobre os liderados, havendo um acompanhamento paralelo.

18 REQUISITOS DE UM LÍDER O ápice de um líder é:
Conscientização – Fatores que tornam a liderança eficaz. Empatia – Projeção imaginativa da própria consciência, em coloca-se no lugar da outra pessoa.

19 REQUISITOS DE UM LÍDER O ápice de um líder é:
Objetividade – Avaliar a distância e tomar medidas inteligentes, corrigindo os maus subordinados e lembrando que só tomem decisões não emocionais. Auto - conhecimento – Ipsis Sumem “conhecer a si mesmo”.

20 DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE
“NENHUMA ORGANIZAÇÃO É MAIS SÓLIDA DO QUE OS HOMENS QUE ADMINISTRAM E DELEGAM PODERES A OUTROS PARA ADMINISTRÁ-LAS”. ALFRED SLOAN JR.

21 DELEGAÇÃO É a transferência da autoridade x responsabilidade em determinada tarefa. É a função do líder em transferir ao subordinado certos deveres e certas autoridades, gerando para o mesmo novas responsabilidades.

22 DELEGAÇÃO É a designação a determinados subordinados a exercer tarefas com responsabilidades e autoridade de decisão.

23 AUTORIDADE Poder legítimo ou legal de modo ou ação.
Poder de mandar e exigir obediência.

24 RESPONSABILIDADE Obrigação que tem o detentor da autoridade em cumprir tarefas e deveres referentes ao cargo que ocupa.

25 OBJETIVO DA DELEGAÇÃO Visa aliviar a pressão do trabalho sobre a chefia ou líder. Formar assistentes capazes de agir por conta própria nas emergências.

26 OBJETIVO DA DELEGAÇÃO Prever alternativas de tratamento e situações.
Facilitar aos líderes períodos de planejamento e reflexão.

27 OBJETIVO DA DELEGAÇÃO Estimular aos subordinados assumir maior responsabilidades. Criar um sistema de desenvolvimento gerencial.

28 OBJETIVO DA DELEGAÇÃO Descobrir novos talentos.
Melhorar o clima interpessoal.

29 ETAPAS DA DELEGAÇÃO Escolha da pessoa adequada as tarefas a serem cumpridas. Designar detalhadamente as tarefas.

30 ETAPAS DA DELEGAÇÃO Designar poder para executar as ações.
Criar sistemas de controle exigindo e cobrando o cumprimento das tarefas.

31 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Aceitação da responsabilidade. Transmissão a pessoa habilitada.

32 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Comunicação perfeita. Existência de condições necessárias a realização. Acompanhamento pela gerência.

33 TÉCNICAS DE DELEGAÇÃO É melhor não delegar, a delegar mal.
As exigências para a delegação perfeita devem ser levadas em conta tanto quando delegamos, como, quando recebemos uma delegação. A técnica resume-se em :

34 TÉCNICAS DE DELEGAÇÃO Descrever claramente a tarefa a realizar.
Definir com precisão as atribuições e os limites de autoridade do cargo, com o que se espera obter.

35 TÉCNICAS DE DELEGAÇÃO Definir com precisão as atribuições e os limites da autoridade do cargo, com o que se espera obter. Selecionar o subordinado para tal desempenho. Dispor-se em “abrir mão” daquela parcela de autoridade.

36 TÉCNICAS DE DELEGAÇÃO Dispor-se a tolerar aos outros que também erram.
Confiar no seu subordinado (autoridade). Criar responsabilidade equivalente a autoridade delegada.

37 TÉCNICAS DE DELEGAÇÃO Manter aberto os canais de comunicação.
Estabelecer um sistema de controle. Recompensar um bom desempenho.

38 SUCESSO DA DELEGAÇÃO Diversos fatores têm influenciado para o insucesso na delegação a saber: Delegação quem já esta sobrecarregado Delegação imprecisa e indefinição de responsabilidade

39 SUCESSO DA DELEGAÇÃO Delegação aparente: (chefe sempre decide)
Delegação a mais e um subordinado. Delegação a subordinados de outras chefias.

40 SUCESSO DA DELEGAÇÃO Delegação sem segurança da capacidade do delegado. Delegação e tarefas desagradáveis. Delegação em excesso e sem controle.

41 CENTRALIZAÇÃO DE PODER
É um conjunto de poderes que o homem exerce sobre suas atividades não esquecendo quem em determinados casos torna-se até prejudicial. É a acumulação das atribuições centralizadas por uma chefia.

42 CENTRALIZAÇÃO DE PODER
Vantagem – NENHUMA, ou melhor, é o único responsável pelo processo administrativo. Desvantagens – Falta de acesso as atividades. Não criativo.

43 DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER
Ela é aberta a administração que sabendo exercê-la, é a modalidade mais inteligente de administrar, dando ênfase ao retorno com resultados positivos, observado-se os fatores que cercam, ou sejam confiança x responsabilidade. É o fato administrativo de desviar as decisões do centro com responsabilidades definidas

44 DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER
Vantagens - Oportunidade para novos administradores. Chance para revelar novos valores. Liberdade para subordinados. Credibilidade para colegas de trabalho. Imagem positiva da administração. Desvantagem - Ter mais de um responsável.

45 O BOM GERENTE “GERENTE QUE NÃO ERRA, É UM MAU GERENTE” Segundo Peter Drucker, a sociedade neste século é caracterizada por uma sociedade de organização e conhecimentos. Esses dois fatores interdependentes fazem com que a maioria das pessoas ganhe a vida trabalhando de acordo com os seus conhecimentos e como empregados da organização, como também possuem experiência.

46 O BOM GERENTE “GERENTE QUE NÃO ERRA, É UM MAU GERENTE”
Os gerentes constituem os recursos básicos de uma empresa. “O sucesso da organização depende basicamente da atuação dos seus gerentes”. São os recursos mais caros e se depreciam mais rapidamente, porque constantemente necessitam ser substituídos. Gerentes eficazes, no entanto não são fáceis de se formarem.


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