A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS"— Transcrição da apresentação:

1 3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PSICOLOGIA APLICADA 3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa.: Janine Lopes

2 Origem da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil

3 No Brasil, o desenvolvimento do campo da POT acompanha paralelamente as ocorrências mundiais relativas à área.

4 Quando a Psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil na década de 1960 o campo da Psicologia aplicada ao trabalho já estava definido.

5 Contudo, ao longo de mais de meio século, as atividades realizadas pelos psicólogos em organizações de trabalho têm sido precariamente consolidadas.

6 Ao examinar as atividades potenciais (aquelas que vão além do escopo das atividades tradicionais), o cenário é incipiente.

7 O psicólogo ainda é visto como o profissional restrito à seleção de pessoal ou, quando muito ao treinamento e avaliação de desempenho.

8 Alguns movimentos têm tentado modificar este lugar do psicólogo nas organizações e estão reconfigurando a prática profissional do psicólogo organizacional e do trabalho no Brasil.

9 1º MOVIMENTO: Ocorre no interior das práticas tradicionais e que constituem o número central de representações do que significa ser psicólogo organizacional, influenciadas pelo desenvolvimento científico e pelas transformações nos contextos de trabalho.

10 2º MOVIMENTO: Caracteriza-se como um alargamento do cargo, ou seja, a inserção do psicólogo em equipes multidisciplinares de recursos humanos conduziu a que novas atividades, até então desempenhadas por outros profissionais, também fossem incorporadas ao leque de competências do psicólogo.

11 3º movimento: Destaca transições que estão configurando uma intervenção do psicólogo em âmbitos mais complexos da própria organização. O psicólogo passou a contribuir para as decisões em nível estratégico. Também no segmento interno das organizações, os psicólogos têm analisado as implicações da construção psicossocial em suas influências sobre a saúde do trabalhador.

12 Analisando essa rápida retrospectiva histórica de constituição do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, fica evidente que ele se desenvolveu buscando dar respostas a desafios específicos postos pelos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos que marcaram o século XX.

13 REFERÊNCIAS: BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. Psicologia do Comportamento Organizacional. 4ª ed.São Paulo: Editora Atlas, ISBN: RIBEIRO, Marcelo Ribeiro. Psicologia e gestão de pessoas. 1ª ed. – São Paulo: Vetor, 2009.


Carregar ppt "3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google