A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Educacional
Mediações no Contexto Escolar

2 ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição Escolar enquantoorganização

3 Abordagem prática Vivemos numa época de muitas decisões e de informações constantes, através de um mundo globalizado e cada vez mais competitivo. Isso gera inúmeras complicações de ordem física e psíquica, e todas as iniciativas que se proponham seriamente a resgatar a energia, auto-estima e poder pessoal dos indivíduos devem ser sempre incentivadas. Esta tem sido a busca de muitas pessoas em diversos setores. Quando um indivíduo entra em contato consigo mesmo, pode encontrar, não o que quer, mas aquilo que nunca sonhou almejar, e quando reconhece qual o seu desejo, sabe que era exatamente o que buscava o tempo todo.

4 Debate:  O objetivo de todas as atividades é desenvolver o nosso mundo psíquico de forma harmoniosa, visando prosperidade em todos os setores da vida, no relacionamento com os outros e consigo mesmo. 

5 Análise: Psicossocial - que parte do indivíduo para fora;
Sociodinâmica - que analisa o grupo como estrutura; e Institucional - que toma todo um grupo, toda uma instituição ou todo um país como objeto de investigação.

6 Psicopedagogia Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem Mediações e incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.

7 Enfoques: Preventivo Interventivo Estimulativo Processual e sitêmico
Avaliativo Recursos e outras instâncias: Exemplos…

8 Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

9

10 Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão
Paulo Freire


Carregar ppt "Psicologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google