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EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO

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Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO"— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO
Professora Cristiane Orzil

2 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa Por considerar o consumidor mais exigente, os empresários buscam se atualizar para não perder espaço no mercado. É CORRETO afirmar que a oração destacada tem um sentido de: (A) Adição. (B) Causa. (C) Finalidade. (D) Concessão.

3 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa
Em “Algumas empresas persistem no modelo do passado, com isso, vão perdendo mercado”, há uma relação semântica de: (A) Conclusão. (B) Explicação. (C) Concessão. (D) Oposição.

4 PMMG Marque a opção em que há uma oração subordinada adverbial final: A. ( ) “Fenômenos que provam que são possíveis novas formas de produção (...)” B. ( ) “(...) os primeiros a desqualificar o direito autoral são as gravadoras, as editoras, as TVs que pagam pouco aos criadores e lucram muito.” C. ( ) “Mas como criminalizar downloads de música quando milhares de Ipods são distribuídos em palito de picolé?” D. ( ) “(...) vão fazer ‘reengenharia’ (ou seja, lá o que for) para reestruturarem a forma ‘cara’ de produzir.”

5 C. ( ) É um pronome apassivador.
PMMG O policial ainda não sabia se aquela era a versão verdadeira dos fatos. Marque a alternativa CORRETA quanto à função morfossintática do “se”: A. ( ) É uma conjunção subordinativa condicional, pois introduz uma oração subordinada adverbial causal. B. ( ) É uma subordinativa integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta. C. ( ) É um pronome apassivador. D. ( ) É uma conjunção subordinativa causal.

6 Observe as orações destacadas:
CFO – PMMG – 2011 Observe as orações destacadas: I. Vale a pena comprar tantos eletrodomésticos? II. Por não gostar de Manoela, não fui à escola. III. Praticando, você saberá logo. Marque a opção CORRETA quanto à classificação das orações acima: A. ( ) I – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva reduzida de infinitivo. II – Oração Subordinada Adverbial Causal reduzida de infinitivo. III – Oração Subordinada Adverbial Condicional reduzida de gerúndio. B. ( ) I – Oração Subordinada Adverbial Condicional reduzida de gerúndio. III – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva reduzida de infinitivo. C. ( ) I – Oração Subordinada Adverbial Causal reduzida de infinitivo. II – Oração Subordinada Adverbial Condicional reduzida de gerúndio. D. ( ) I – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva reduzida de infinitivo. III – Oração Subordinada Adverbial Causal reduzida de infinitivo.

7 CFS 2011 Assinale alternativa que apresenta a oração reduzida de particípio: A. ( )Terminado o evento, foram embora. B. ( )Ficando aqui, vocês estarão seguros. C. ( )Aprenderam a tocar sem terem ido ao conservatório. D. ( )Vale a pena passar no concurso.

8 A oração sublinhada no período acima enuncia uma ideia de
FUNDEP – Superior Para colocar os instrumentos de medição o mais próximo possível do Sol, a Nasa desenvolveu uma espaçonave que suporta temperaturas de até graus Celsius. (linhas 16-18) A oração sublinhada no período acima enuncia uma ideia de A) causa. B) concessão. C) conclusão. D) finalidade.

9 “Isso porque, embora sem caros, eles cortam outros gastos [...]”
FUNDEP – 2010 “Isso porque, embora sem caros, eles cortam outros gastos [...]” A conjunção sublinhada nessa frase pode ser adequadamente classificada como a) alternativa b) concessiva c) conclusiva d) consecutiva

10 FUNDEP – 2011 “O que não se sabe ainda é se a integração entre a central de monitoramento e as polícias funcionará de forma rápida”. A respeito das palavras sublinhadas nessa frase pode-se afirmar que a) a primeira é um pronome. b) a segunda é um pronome. c) a primeira é uma conjunção. d) ambas são conjunções.

11 FUNDEP - 2012 [...] ao julgar alguma ação, somos influenciados pelo resultado dela”.
A oração sublinhada pode ser adequadamente classificada na frase como oração subordinada a) adverbial de modo. b) adverbial de tempo. c) adjetiva restritiva. d) completiva nominal.

12 FUNDEP – 2012 “Ele tinha recursos para procurar a melhor cura possível”. A oração sublinhada nesse período tem um sentido de: a) causalidade b) explicação c) finalidade d) oposição

13 FUNDEP – 2012 – INDI A análise da oração sublinhada NÃO está correta em A) ―A continuar assim, teremos de volta o Brasil em que se importava tudo [...]‖. (linhas 1-2) [IDEIA DE CONDIÇÃO] B) ―Como já se afirmou, os manufaturados nacionais perdem espaço tanto internamente quanto no mercado externo.‖ (linhas 20-21) [IDEIA DE CONCESSÃO] C) ―É preciso tomar atitudes enérgicas para reverter o cenário e conter exageros.‖ (linha 41) [IDEIA DE FINALIDADE] D) ―Logo há algo de errado‖. (linha 19) [IDEIA DE CONCLUSÃO]

14 FUNDEP – 2011 – SUPERIOR Quanto mais manchas solares, maior é a radiação emitida pelo Sol e, Consequentemente, maior a temperatura na Terra. (linhas 31-32) No período acima, aparece uma relação de A) alternância. B) conformidade. C) modo. D) proporcionalidade.

15 FUNDEP – Lagoa Santa

16 FUNDEP INDI Assinale a alternativa em que a análise, entre colchetes, da oração sublinhada está ERRADA. A) ―À medida que aumentam sua participação no PIB, as empresas estrangeiras trazem tecnologia e impõem seus padrões de eficiência e de gestão ao mercado.‖ (linhas 56-57) [IDEIA DE PROPORCIONALIDADE] B) ―Na prática, o cacife do Brasil aumentou na cúpula das grandes empresas, que estão dispostas a gastar mais por aqui – mesmo tendo o país ficado mais caro.‖ (linhas 82-83) [IDEIA DE CAUSA] C) ―Tinha tudo para dar certo, mas erros sucessivos, visões de curto prazo e bruxarias econômicas da pior espécie acabaram por jogá-lo [...]‖ (linhas 3-5) [IDEIA DE ADVERSIDADE] D) ―Tudo era tão ruim e tão complicado que poucos, no resto do mundo, acreditavam que aquele lugar teria um destino feliz.‖ (linhas 6-7) [IDEIA DE CONSEQUÊNCIA]

17 FUNDEP MPE Assinale a alternativa em que a análise apresentada entre colchetes NÃO corresponde à ideia expressa pela oração sublinhada. A) “Como se sabe, o léxico é o „repertório de palavras existentes numa determinada língua [...]‟.” (linhas 9-10) [IDEIA DE CONFORMIDADE] B) “Eles trabalhavam no local quando o motorista do Toyota Hilux perdeu o controle da direção [...]”. (linhas 19-20) [IDEIA DE TEMPO] C) “[...] o emprego de „o atacante‟ só é possível se o nome do jogador em questão já tiver sido citado no texto.” (linhas 12-14) [IDEIA DE CONDIÇÃO] D) “[...] ocorre coesão lexical quando se emprega, por exemplo, „o atacante‟ no lugar de um jogador que exerça essa função.” (linhas 11-12) [IDEIA DE MODO]

18 FUNDEP MPE Assinale a alternativa em que a análise apresentada entre colchetes NÃO corresponde à ideia expressa pela oração sublinhada. A) “Como se sabe, o léxico é o „repertório de palavras existentes numa determinada língua [...]‟.” (linhas 9-10) [IDEIA DE CONFORMIDADE] B) “Eles trabalhavam no local quando o motorista do Toyota Hilux perdeu o controle da direção [...]”. (linhas 19-20) [IDEIA DE TEMPO] C) “[...] o emprego de „o atacante‟ só é possível se o nome do jogador em questão já tiver sido citado no texto.” (linhas 12-14) [IDEIA DE CONDIÇÃO] D) “[...] ocorre coesão lexical quando se emprega, por exemplo, „o atacante‟ no lugar de um jogador que exerça essa função.” (linhas 11-12) [IDEIA DE MODO]

19 Superior – Nova União – 2011 - FUMARC
No trecho do 1o parágrafo “Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem”. A relação semântica dos termos negritados se dá por meio de uma a) alternância. b) proporção. c) condição. d) adição.

20 resultada em abandono, ou com sua nociva presença cheia de obstruções,
ADVOGADO – MARIANA – FUMARC “Eles prestam atenção quando somos bons explicadores e quando fica claro que estamos do seu lado. Vejo um desamparo geral dos que, por nós criados, seguem sendo analfabetos de si e do mundo. Se repararmos, no caminho do malfeito desse ou daquele menino, tem sempre um adulto que falhou com sua ausência resultada em abandono, ou com sua nociva presença cheia de obstruções, conselhos visando só ganhar dinheiro, ainda que isso custe o preço de nosso melhor sonho.” Destacaram-se alguns conectivos do excerto acima e as ideias que introduzem foram corretamente apontadas, EXCETO em: a) Quando  temporalidade b) Se  condicionalidade c) Ainda que  concessão d) Que  consequência

21 1B 2A 3D 4B 5A 6A 7D 8B 9A 10B 11C 12B 13D 14C 15B 16D 17B 18D


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