Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonathan Salgado Alterado mais de 9 anos atrás
1
Metodologias (Parte II) Viviane Torres da Silva viviane.silva@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~viviane.silva/isma
2
Metodologias Tropos Prometheus Gaia Message MaSE
3
Metodologia Gaia Se baseia na abstração de organizações Não está relacionada a nenhuma linguagem de modelagem Não se preocupa com os problemas de implementação
4
ISMA Viviane Torres da Silva
5
Conceitos Ambiente –Coisas físicas ou virtuais –Quais são os recursos do ambiente que os agentes podem sentir e atuar? –Como o agente pode perceber o ambiente? –Quais são os agente que habitam o ambiente? Papéis –Define o que se espera que um agente faça em uma organização (em relação a outros agentes e em relação a organização) –Funcionalidades, atividades e responsabilidades –Interação entre papéis Protocolos e padrões
6
Conceitos Regras organizacionais –Regras aplicadas a todos os papéis e protocolos –Regras que expressam relacionamentos e restrições entre papéis, entre protocolos e entre papéis e protocolos Estrutura organizacional –Descreve todos os papéis da organização e suas posições na organização –Gera o modelo de papéis
7
Etapa de Análise
8
Subdivisão do sistemas em sub-organizações Modelo de ambiente Modelo preliminar de papéis Modelo preliminar de interação Regras organizacionais
9
Subdivisão do sistema em sub-organizações Identificação dos objetivos das organizações Quando é trivial encontrar organizações? –O sistema já fala de quais são as organizações –O sistemas imita o mundo real Como achar organizações quando não é trivial? –Verificar se parte do sistema possui um comportamento orientado a um determinado sub-goal –Quais partes interagem pouco? –Verificar se algumas partes estão relacionadas a competências que outras partes não possuem
10
Modelo do ambiente Representação computacional do ambiente Lista de recursos: cada recurso –Nome simbólico –Lista de ações que o agente executa no recurso –Comentários adicionais e descrições
11
Modelado preliminar de rolesI/III Identificação das habilidades básicas requeridas pela organização Apenas os papéis independentes da estrutura organizacional Definição incompleta dos papéis –Identifica as permissões e as responsabilidades dos papéis –Não tem informação de com quem eles interagem Conjunto incompleto dos papéis –Papéis dependentes da estrutura organização
12
Modelado preliminar de rolesII/III Permissões –Relacionam papéis ao ambiente –Identifica os recursos que podem e os que não podem ser acessados pelo papel Responsabilidades –Representa o comportamento esperado de um papel –Propriedades Liveness: “alguma coisa boa acontece” Define os estados que o agente quer atingir –Propriedades Seguras: “nada de ruim acontece” Invariantes Define os estados que são mantidos
13
Modelagem preliminar de papéisIIII/III Condição
14
Exemplo atividade protocolos infinitas vezes
15
Modelo preliminar de interação Identifica as interações básicas requeridas pelos papéis Captura as dependências e os relacionamentos entre os vários papéis Um protocolo para cada tipo de interação entre papéis –Nome –Aquele que inicia –Aquele que responde –Inputs: informações usadas para iniciar o protocolo –Outputs: informações resultantes do protocolo –Descrição
16
Exemplo: Modelagem preliminar de interação
17
Regras organizacionais Capturam relacionamentos gerais entre: –Papéis –Protocolos –Papéis e protocolos São responsabilidades da organização como um todo Regras liveness –Como a dinâmica da organização deve evoluir no tempo Regras seguras –Invatiantes que devem ser respeitadas na organização
18
Exemplo Regra liveness –O revisor só pode enviar a revisão de um artigo despois de receber o artigo Regla segura –O revisor de um artígo não pode ser o autor do artigo
19
Etapa de Projeto Arquitetural
20
Documenta todas as características funcionais que o sistema tem que expressar junto com as características do ambiente no qual o sistema se encontra Estrutura organizacional Modelo de papéis completo Modelo de protocolos completo
21
Estructura Organizacional Topologia + Regime de controle Topologia: descreve o relacionamento entre os papéis –Escolher a topologia mais simples que possa solucionar as complexidades computacionais –Exemplos de topologias: hierárquica e coleção de indivíduos Regime de controle: descreve o tipo dos papéis –Pensar na divisão de trabalho e na especialização do trabalho Como decidir? –Necessidade de atingir eficiência organizacional –Necessidade de respeitar as regras organizacionais –Necessidade de minimizar a distância com a organização do mundo real
22
Modelo de papéis e de protocolos (completo) Definir todas as atividades dos papéis Definir papéis organizacionais –Provenientes da adoção da estrutura organizacional Completar a definição do protocolo requerido pela aplicação Definir os protocolos organizacionais –Provenientes da adoção da estrutura organizacional
23
Etapa de Projeto Detalhado
24
Etapa de Proyecto Detallado Objetivo é identificar os agentes e os serviços provendo dicas para a implementação Modelo de agente Modelo de serviço
25
Modelado de agentes Agente –Entidade ativa que desempenha um conjunto de papéis Descreve quais classes de agentes irão desempenhar quais classes de papéis Como decidir? –Não deve afetar a eficiência da organização –Não viola as regras organizacionais
26
Modelado de serviços Bloco de atividade alocado a um agente Não confundir com um método Propriedades: –Inputs e Outputs (provenientes da análise dos modelos de protocolos e ambientes) –Pre-condições –Pós-condições
27
Metodología MESSAGE Methodology for Engineering Systems of Software Agents
28
MESSAGE Estende os diagramas de Classe e Atividades de UML com conceitos relacionados a agentes: –Organizações, papéis, metas e tarefas. Fase de Análise: –Objetivos: melhor entender o problema, confirmar que aquele é o problema certo a ser resolvido e facilitar o design da solução –Descreve papéis, serviços e interações entre os papéis Fase de Design: –Design de alto nível: independente de implementação –Design de baixo nível: dependente da plataforma de implementação ou arquitetura
29
MESSAGE Design de alto nível: –Papéis são associados a agentes –Serviços são descritos em termos de tarefas (ações de agentes) –Interações são transformadas em protocolos Design de baixo nível: –Mapeia os elementos do design de alto nível para elementos computacionais da plataforma de implementação
30
Conceitos Agente –Entidade autônoma que é capaz de fazer alguma função –Serviços: funcionalidades do agente –Propósito: motivação do agente para executar algum serviço Organização –Grupo de agentes trabalhando juntos para um propósito geral Papéis –Interface X Objeto => Papel X Agente –Descreve as características externas de um agente em um contexto
31
Conceitos Metas: –Estado que o agente quer atingir Tarefa: –Atividade –Possui pré e pós-condições Interação –Atividade –Define os participantes e o propósito que os participantes tentarão atingir Mensagem –Objeto enviado por um agente a outro agente
33
Visões Organização –Modela entidades concretas do sistemas (agentes, organizações, papéis e recursos), o ambiente e os relacionamentos entre eles Meta/Tarefa –Descreve as metas, tarefas, estados e dependências entre eles –Tarefas pode ser executadas para atingir um objetivo Agente/Papel –Foca em agentes e papéis –Quais metas são responsabilidades de um agente, quais eventos ele controla, quais tarefas ele sabe executar,...?
34
Visões Interação: para cada interação definir: –quem começa a interação, –o colaborador, –a motivação (meta), –as informações enviadas e recebidas, –o evento que dispara a conversação,... Domínio –Mostra os conceitos específicos de domínio e as relações que são relevantes para cada sistema em desenvolvimento
36
Modelos de Análise (nível 0)
37
ISMA Visión de la organización Vê o sistema como uma caixa preta (sem olhar os detalhes) Foca no relacionamento entre as entidades e o ambiente (recurso) recurso papel organização Visão Organizacional interacción
38
Visão de Metas e Tarefas Decomposição das metas do sistema em sub-metas
39
Visão de Task/Goal Descreve como um serviço é realizado por uma seqüência de tarefas serviço tarefa papel
40
Modelos de Análise (nível 1)
41
Visão Organizacional Foco no sistema em si identificando as suas funcionalidades Considerar apenas os papéis (pensar nos agentes na fase de design)
42
Visão Agente/Rol Associação das metas ao papéis Relacionada as visões de decomposição de metas e organizações
43
Visão Agente/Rol Descrição de papéis
44
Visão de Interação Descreve quais agente interagem, quando e porquê eles interagem Detalhes de como interagem são descritos no processo de design
45
Visão de Domínio Usar diagrama de classes de UML para representar conceitos do domínio e o relacionamento entre eles
46
Etapa de Projeto
47
Transição da etapa de Análise para Projecto de alto nível Identificar os agentes e associar agentes ao papéis Descrever como os serviços são providos através da identificação de tarefas Definir protocolos de interação a partir do refinamento das interações (modeladas na fase de análise) Identificar o comportamento dos papéis dos protocolos de interação através de statecharts..
48
Atividades da Fase de Design
49
Detalhando as entidades: –Definição das classes, interfaces, atributos, métodos, e diagramas de UML Seleção da arquitetura para agentes –Dependente das funcionalidades definidas no nível de análise Usar a arquitetura: –Produzir os agentes da aplicação Atualizar/Modificar as visões: –Decisões de design podem ter afetado as visões. Refazer Estruturar os resultados de acordo com a visão de organização
50
MaSE Multiagent System Engineering
52
Etapa de AnáliseI/III Objetivo: descrobir os papéis cujas tarefas estejam relacionadas com os requisitos do sistema Capturando os objetivos: Objetivos: Identificar os objetivos do sistema e estruturar os objetivos Os objetivos são os requisitos funcionáis do sistema Hierarquia de objetivos –Modelagem da estrutura dos objetivos
53
Exemplo: Hierarquia de Objetivos
54
Etapa de AnáliseII/III Aplicando os casos de uso: Objetivo: capturar os casos de uso do sistema e criar um diagrama de seqüência inicial para descubrir os papéis e as comunicações que podem ocorrer no sistema Criando os casos de uso: –Define os cenários básicos que o sistema deve executar Diagrama de seqüência: –Descrebe os eventos que são enviados pelos papéis em um cenário
55
Exemplo: Diagrama de seqüência
56
Etapa de AnáliseIII/III Detalhando os papéis Transformar os dados dos casos de uso e os diagramas de seqüência em papéis e tarefas Modelagem de papéis: –Modelagem dos papéis, seus objetivo, suas tarefas e as relações entre elas Modelagem de tarefas concorrentes: –Diagrama de estados de UML
57
ISMA Exemplo: Modelagem de papéis objetivos del rol tarea role
58
Exemplo: Modelagem de tarefas concorrentes
59
Etapa de ProjetoI/II Objetivo: definir os agentes do sistema Criando as classes de agentes Classes de agentes –As classes dos agentes são criadas a partir dos papéis e das tarefas –Criação do diagrama de classes de agentes Construindo as interações entre os agentes Descrever em detalhes a interação/protocolo entre os agentes Sempre existem dois diagramas de interação para cada converssa entre dois agentes Utiliza o diagrama de estados de UML
60
Exemplo: Diagrama de Classes do Agente roles agente
61
Exemplo: Diagramas de interação
62
Etapa de ProjetoII/II Detalhando os agentes Objetivo: descobrir a parte interna dos agentes de acordo com a arquitetura escolhida Projeto do sistema Objetivo: criar as instâncias dos agentes nos ambientes que compõem o sistema Criar o Diagrama de Deployment
63
Exemplo: Detalhando os agentes
64
Exemplo: Diagrama de Deployment ambiente instância
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.