A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C RIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL T ECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C RIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL T ECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®"— Transcrição da apresentação:

1

2 C RIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL T ECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®

3

4

5

6 A Crioestaminal proporciona aos futuros pais a oportunidade de isolar e armazenar as células estaminais do sangue do cordão umbilical por um período mínimo de 20 anos. O congelamento destas células a 196ºC negativos permitirá que estejam ao dispor do recém-nascido e da sua família, podendo ser utilizadas no tratamento de várias doenças graves (ver Presente e Futuro). A criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical que a Crioestaminal proporciona aos futuros pais é feita em laboratórios acreditados segundo a norma ISO EN 17025, seguindo os mais elevados padrões de qualidade.

7 A Crioestaminal proporciona aos futuros pais a oportunidade de isolar e armazenar as células estaminais do sangue do cordão umbilical por um período mínimo de 20 anos. O congelamento destas células a 196ºC negativos permitirá que estejam ao dispor do recém-nascido e da sua família, podendo ser utilizadas no tratamento de várias doenças graves (ver Presente e Futuro). A criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical que a Crioestaminal proporciona aos futuros pais é feita em laboratórios acreditados segundo a norma ISO EN 17025, seguindo os mais elevados padrões de qualidade.

8

9 Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto- renovar e dividir indefinidamente. As células estaminais com potencial mais abrangente são as células estaminais embrionárias, derivadas da massa interior do blastócito. Estas células podem dar origem a todos os tipos celulares do indivíduo adulto, mas não ao organismo inteiro. No organismo adulto, as células estaminais adultas encontram-se presentes em órgãos como a medula óssea, a pele ou o intestino, que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Deste modo, as células estaminais adultas diferenciam-se preferencialmente em células do mesmo tipo do órgão de onde derivam.

10 Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto- renovar e dividir indefinidamente. As células estaminais com potencial mais abrangente são as células estaminais embrionárias, derivadas da massa interior do blastócito. Estas células podem dar origem a todos os tipos celulares do indivíduo adulto, mas não ao organismo inteiro. No organismo adulto, as células estaminais adultas encontram-se presentes em órgãos como a medula óssea, a pele ou o intestino, que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Deste modo, as células estaminais adultas diferenciam-se preferencialmente em células do mesmo tipo do órgão de onde derivam.

11 Uma fonte de células estaminais não embrionárias é o sangue do cordão umbilical, que possui uma grande concentração de células estaminais hematopoiéticas, para além de células estaminais mesenquimais. Estas células estaminais neonatais podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num processo totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém- nascido, tendo substancial aplicabilidade terapêutica. Dos diferentes tipos de células estaminais, as que estão presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical são as que apresentam maior aplicabilidade terapêutica imediata. No futuro, a investigação científica nesta área deverá fazer aumentar a gama de doenças em que são aplicadas estas células estaminais.

12 Uma fonte de células estaminais não embrionárias é o sangue do cordão umbilical, que possui uma grande concentração de células estaminais hematopoiéticas, para além de células estaminais mesenquimais. Estas células estaminais neonatais podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num processo totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém- nascido, tendo substancial aplicabilidade terapêutica. Dos diferentes tipos de células estaminais, as que estão presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical são as que apresentam maior aplicabilidade terapêutica imediata. No futuro, a investigação científica nesta área deverá fazer aumentar a gama de doenças em que são aplicadas estas células estaminais.

13

14 O projecto “Isolamento e Caracterização de Células Precursoras Endoteliais”, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e coordenado pelo Doutor Sérgio Dias, que possui laboratórios no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa, tem por objectivo estudar a sub-população de células estaminais precursoras endoteliais existentes no sangue do cordão umbilical. Estas células têm uma importante função na regeneração das paredes dos vasos sanguíneos, podendo vir a ter aplicações terapêuticas no tratamento de doenças resultantes da destruição dos vasos sanguíneos, tais como a isquémia cardíaca, doenças vasculares, entre outras.

15 O projecto “Isolamento e Caracterização de Células Precursoras Endoteliais”, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e coordenado pelo Doutor Sérgio Dias, que possui laboratórios no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa, tem por objectivo estudar a sub-população de células estaminais precursoras endoteliais existentes no sangue do cordão umbilical. Estas células têm uma importante função na regeneração das paredes dos vasos sanguíneos, podendo vir a ter aplicações terapêuticas no tratamento de doenças resultantes da destruição dos vasos sanguíneos, tais como a isquémia cardíaca, doenças vasculares, entre outras.

16 O projecto “Produção de factores de crescimento”, a decorrer em parceria com o BIOCANT e com a orientação do Prof. Doutor Carlos Faro, tem como objectivo a produção de formas precursoras de alguns factores de crescimento (pequenas moléculas usadas na expansão e diferenciação celulares) para serem comercializadas no mercado internacional como reagentes de laboratório. Embora os factores de crescimento produzidos no âmbito deste projecto só possam ser utilizados para fins de investigação, existe a possibilidade de a tecnologia desenvolvida servir de base ao desenvolvimento de um processo de produção em larga escala em ambiente GMP para fins terapêuticos.

17 O projecto “Produção de factores de crescimento”, a decorrer em parceria com o BIOCANT e com a orientação do Prof. Doutor Carlos Faro, tem como objectivo a produção de formas precursoras de alguns factores de crescimento (pequenas moléculas usadas na expansão e diferenciação celulares) para serem comercializadas no mercado internacional como reagentes de laboratório. Embora os factores de crescimento produzidos no âmbito deste projecto só possam ser utilizados para fins de investigação, existe a possibilidade de a tecnologia desenvolvida servir de base ao desenvolvimento de um processo de produção em larga escala em ambiente GMP para fins terapêuticos.

18

19 As células estaminais são guardadas em azoto líquido a 196ºC negativos. Caso sejam necessárias, as células estaminais serão disponibilizadas de imediato. O isolamento e criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical que a Crioestaminal proporciona aos futuros pais portugueses é feito em parceria com a Cryo- Save. Após a chegada do sangue do cordão umbilical a estes laboratórios, devidamente acompanhado pelo formulário de identificação da amostra preenchido pelos pais, é dado início ao processo de isolamento e criopreservação das células estaminais. Em primeiro lugar é feito um rigoroso controlo de qualidade. À chegada ao laboratório é calculado o volume de sangue recolhido. Após o processamento do sangue e do isolamento das células mononucleadas estas são contadas, tal como as células CD34+.

20 As células estaminais são guardadas em azoto líquido a 196ºC negativos. Caso sejam necessárias, as células estaminais serão disponibilizadas de imediato. O isolamento e criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical que a Crioestaminal proporciona aos futuros pais portugueses é feito em parceria com a Cryo- Save. Após a chegada do sangue do cordão umbilical a estes laboratórios, devidamente acompanhado pelo formulário de identificação da amostra preenchido pelos pais, é dado início ao processo de isolamento e criopreservação das células estaminais. Em primeiro lugar é feito um rigoroso controlo de qualidade. À chegada ao laboratório é calculado o volume de sangue recolhido. Após o processamento do sangue e do isolamento das células mononucleadas estas são contadas, tal como as células CD34+.

21 São feitos testes para saber se a amostra sofreu algum tipo de contaminação bacteriológica durante e após a recolha. São igualmente feitas análises por PCR ao soro, assegurando em definitivo o estado do sangue no que diz respeito a eventuais contaminações com CMV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV I/II (este é o método mais sensível e correcto de garantir que o sangue não está infectado com nenhum destes agentes). De seguida, procede-se ao isolamento das células estaminais e a um teste da vitalidade das células (número de células vivas). A qualidade da amostra é definida medindo a quantidade de células mononucleadas e células estaminais / progenitoras hematopoiéticas (CD34+) nela presentes (a Crioestaminal disponibiliza aos seus clientes informações relativas a estes 2 parâmetros e ao volume de sangue recolhido).

22 São feitos testes para saber se a amostra sofreu algum tipo de contaminação bacteriológica durante e após a recolha. São igualmente feitas análises por PCR ao soro, assegurando em definitivo o estado do sangue no que diz respeito a eventuais contaminações com CMV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV I/II (este é o método mais sensível e correcto de garantir que o sangue não está infectado com nenhum destes agentes). De seguida, procede-se ao isolamento das células estaminais e a um teste da vitalidade das células (número de células vivas). A qualidade da amostra é definida medindo a quantidade de células mononucleadas e células estaminais / progenitoras hematopoiéticas (CD34+) nela presentes (a Crioestaminal disponibiliza aos seus clientes informações relativas a estes 2 parâmetros e ao volume de sangue recolhido).

23 Toda a informação acerca das células estaminais é armazenada na base de dados em nome do bebé. A cada amostra é atribuída uma etiqueta identificadora com um código de barras exclusivo, sendo garantida a sua confidencialidade. As células estaminais são guardadas num equipamento especial em azoto líquido a 196ºC negativos. Quando for necessário, as células são retiradas sem que as outras amostras sofram variações de temperatura. As células criopreservadas podem ser pedidas a qualquer altura à Crioestaminal. Para tal será apenas necessário que o próprio ou os pais/tutores e o médico as requisitem por escrito.

24 Toda a informação acerca das células estaminais é armazenada na base de dados em nome do bebé. A cada amostra é atribuída uma etiqueta identificadora com um código de barras exclusivo, sendo garantida a sua confidencialidade. As células estaminais são guardadas num equipamento especial em azoto líquido a 196ºC negativos. Quando for necessário, as células são retiradas sem que as outras amostras sofram variações de temperatura. As células criopreservadas podem ser pedidas a qualquer altura à Crioestaminal. Para tal será apenas necessário que o próprio ou os pais/tutores e o médico as requisitem por escrito.

25

26 Quando é que os pais devem pedir à Crioestaminal o envio do kit de recolha do sangue do cordão umbilical? Para se ter a certeza que o kit de recolha chega a tempo e considerando que o bebé pode nascer antes da data prevista, recomendamos que os pais nos peçam para enviar o kit de recolha do sangue, pelo menos um mês antes da data prevista para o parto, de preferência dois meses antes, para poderem ler com atenção todas as indicações que são enviadas com o kit. De quem é a responsabilidade de transportar o sangue para o laboratório de criopreservação? Após o parto, os pais ou uma enfermeira, telefonam para a empresa que irá fazer o transporte. O contacto deve ser feito por telefone como indicado no procedimento de envio enviado com o kit. A empresa irá recolher a amostra de sangue no local solicitado e irá transportá-la para o laboratório de criopreservação. Os custos de transporte já estão incluídos no preço pago pelo cliente.

27 Quando é que os pais devem pedir à Crioestaminal o envio do kit de recolha do sangue do cordão umbilical? Para se ter a certeza que o kit de recolha chega a tempo e considerando que o bebé pode nascer antes da data prevista, recomendamos que os pais nos peçam para enviar o kit de recolha do sangue, pelo menos um mês antes da data prevista para o parto, de preferência dois meses antes, para poderem ler com atenção todas as indicações que são enviadas com o kit. De quem é a responsabilidade de transportar o sangue para o laboratório de criopreservação? Após o parto, os pais ou uma enfermeira, telefonam para a empresa que irá fazer o transporte. O contacto deve ser feito por telefone como indicado no procedimento de envio enviado com o kit. A empresa irá recolher a amostra de sangue no local solicitado e irá transportá-la para o laboratório de criopreservação. Os custos de transporte já estão incluídos no preço pago pelo cliente.

28 O que é que acontece à amostra criopreservada se, a Crioestaminal for à falência? A Crioestaminal estabeleceu um contrato com a Cryo-Save, líder europeu na área. A Cryo- Save, criou provisões financeiras para todos os clientes e estabeleceu um acordo com uma empresa altamente credível e especializada em criopreservação. O armazenamento das células está garantido durante o período acordado no contrato que estabelecemos com os nossos clientes, ou seja, 20 anos. Quem mais poderá usar as células estaminais do meu filho? Em princípio, qualquer membro da família poderá usar as células estaminais do vosso filho, desde que requisitadas através de pedido escrito pelo médico assistente, e também, desde que seja dado consentimento por escrito pelos pais.

29 O que é que acontece à amostra criopreservada se, a Crioestaminal for à falência? A Crioestaminal estabeleceu um contrato com a Cryo-Save, líder europeu na área. A Cryo- Save, criou provisões financeiras para todos os clientes e estabeleceu um acordo com uma empresa altamente credível e especializada em criopreservação. O armazenamento das células está garantido durante o período acordado no contrato que estabelecemos com os nossos clientes, ou seja, 20 anos. Quem mais poderá usar as células estaminais do meu filho? Em princípio, qualquer membro da família poderá usar as células estaminais do vosso filho, desde que requisitadas através de pedido escrito pelo médico assistente, e também, desde que seja dado consentimento por escrito pelos pais.

30 Mais alguém tem o direito a ter acesso às células estaminais? Sem autorização escrita dos pais ou do tutor (conjuntamente com o pedido do médico assistente), as células estaminais não poderão ser resgatadas do local onde se encontram criopreservadas. Existe alguma relação entre o volume de sangue recolhido e o número de células estaminais? Quanto maior o volume de sangue recolhido maior será o número de células estaminais que serão criopreservadas.

31 Mais alguém tem o direito a ter acesso às células estaminais? Sem autorização escrita dos pais ou do tutor (conjuntamente com o pedido do médico assistente), as células estaminais não poderão ser resgatadas do local onde se encontram criopreservadas. Existe alguma relação entre o volume de sangue recolhido e o número de células estaminais? Quanto maior o volume de sangue recolhido maior será o número de células estaminais que serão criopreservadas.

32

33 A encomenda do kit de recolha do sangue do cordão umbilical é o primeiro passo para a criopreservação das células estaminais do seu filho. Após a recepção da encomenda e a confirmação do respectivo pagamento no valor de 115 euros, a Crioestaminal fará chegar até si, um kit de recolha do sangue e a documentação necessária para que a recolha e o envio se processem da melhor forma. Os pais interessados em recolher o sangue do cordão umbilical do seu filho devem pedir o kit de recolha por um dos seguintes meios: Por telefone (239 700 377) Pessoalmente nas instalações da Crioestaminal Recortando o pedido de envio do kit presente numa das brochuras promocionais Por fax (239 700 378), indicando todos os dados pedidos no formulário abaixo

34 A encomenda do kit de recolha do sangue do cordão umbilical é o primeiro passo para a criopreservação das células estaminais do seu filho. Após a recepção da encomenda e a confirmação do respectivo pagamento no valor de 115 euros, a Crioestaminal fará chegar até si, um kit de recolha do sangue e a documentação necessária para que a recolha e o envio se processem da melhor forma. Os pais interessados em recolher o sangue do cordão umbilical do seu filho devem pedir o kit de recolha por um dos seguintes meios: Por telefone (239 700 377) Pessoalmente nas instalações da Crioestaminal Recortando o pedido de envio do kit presente numa das brochuras promocionais Por fax (239 700 378), indicando todos os dados pedidos no formulário abaixo

35 Para que o kit de recolha do sangue do cordão umbilical lhe seja enviado, necessita apenas de efectuar um pagamento de 115 euros por transferência bancária (NIB: 0018 0000 53177701020 38) ou envio de cheque emitido à ordem de Crioestaminal. Na documentação enviada com o kit está incluído o contrato de criopreservação das células estaminais por 20 anos assinado pela Crioestaminal. Este deverá ser assinado pelos pais e devolvido para a nossa sede acompanhado do formulário com os resultados das análises ao sangue da mãe ou cópia das mesmas. Estes documentos deverão chegar, preferencialmente, até 15 dias antes da data prevista para o parto.

36 Para que o kit de recolha do sangue do cordão umbilical lhe seja enviado, necessita apenas de efectuar um pagamento de 115 euros por transferência bancária (NIB: 0018 0000 53177701020 38) ou envio de cheque emitido à ordem de Crioestaminal. Na documentação enviada com o kit está incluído o contrato de criopreservação das células estaminais por 20 anos assinado pela Crioestaminal. Este deverá ser assinado pelos pais e devolvido para a nossa sede acompanhado do formulário com os resultados das análises ao sangue da mãe ou cópia das mesmas. Estes documentos deverão chegar, preferencialmente, até 15 dias antes da data prevista para o parto.

37 Contactos SEDE Instituto Pedro Nunes, Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra, Portugal Telefone: 239 700 377 Fax: 239 700 378 E-mail: info@crioestaminal.ptinfo@crioestaminal.pt

38 Contactos SEDE Instituto Pedro Nunes, Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra, Portugal Telefone: 239 700 377 Fax: 239 700 378 E-mail: info@crioestaminal.ptinfo@crioestaminal.pt


Carregar ppt "C RIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL T ECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google