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PublicouLara Basilio Alterado mais de 9 anos atrás
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PNLD Ciências Antonio Carlos Pavão UFPE Comissão Técnica
Nelson Studart UFScar Coordenador de Área Carlos Olivieri UFScar Coordenador Insitucional Roque Moraes PUCRS Coordenador Adjunto Maurivan Ramos URGS Coordenador Adjunto
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Fonte: La popularizáción de la ciencia y la tecnologia, E. Martinez/J
Fonte: La popularizáción de la ciencia y la tecnologia, E. Martinez/J.Flores, RedPop Existe um alto grau de desvinculação entre a atividade científica e a vida cotidiana; Não há consciência de em que medida a atividade científica/ tecnológica participa e afeta nossa realidade diária; A imagem do cientista na sociedade responde a esteriótipos muito marcados; Para os alunos a ciência escolar é rotineira, é chata, pouco útil e muito difícil; Os interesse dos alunos estão centrados na ação, no diálogo, na confrontação de idéias, no trabalho em equipe, na experimentação, na reflexão conjunta, na busca de novos questionamentos; As aulas de ciência não conseguem transmitir o caráter de empresa vital, humana, fascinante, indagadora, aberta, tolerante, útil e criativa que tem a atividade científica; Existem nos mestres uma brecha muito ampla entre o que consideram importante fazer e o que realmente fazem, o qual gera uma valorização questionada por parte dos estudantes.
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Professores e alunos pesquisadores: uma educação nova em ciências
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Esteriótipos, mitos e outros tipos
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Valorizar: a investigação, a observação cuidadosa, a experimentação, o registro preciso, a comunicação, a troca, e demais procedimentos característicos utilizados na produção científica.
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Por que? “Por que o deletério não compunge o opíparo?
Por que o orizófago demora a esgaziar? Por quê? Respondam! Respondam pávidos, pírios, mérios, respondam lúbricos, márcidos, gélidos!” Trecho da música Antwort, de Carlos Manga
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? Por que a bola é redonda?
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“Impressão de um assombro desse tipo experimentei eu, tendo uns três ou quatro anos, quando o meu pai me mostrou uma bússola. O fato de aquele ponteiro se comportar de maneira tão determinada não se enquadrava na natureza dos acontecimentos possíveis de se localizarem no mundo inconsciente dos conceitos. Lembro-me – ou, pelo menos, creio lembrar-me – que essa experiência produziu em mim uma impressão profunda e duradoura. Devia existir algo oculto por detrás das coisas.” Albert Einstein
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Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae
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BRANCO
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VERDE
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uma revolução pedagógica
Feiras de Ciências: uma revolução pedagógica
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Aspectos centrais Veicular informação correta, precisa, adequada e atualizada Formar, mais que informar; enfatizar processos mais que resultados, conceitos, mais que conteúdos Formar cidadãos
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Qual livro? estimular a discussão e participação de professores na escolha dos materiais didáticos
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Equipe
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Quanta Ciência na Infância
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Critérios de qualificação
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Produção científica cresce 56% no Brasil
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