A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PNLD Ciências Antonio Carlos Pavão UFPE Comissão Técnica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PNLD Ciências Antonio Carlos Pavão UFPE Comissão Técnica"— Transcrição da apresentação:

1 PNLD Ciências Antonio Carlos Pavão UFPE Comissão Técnica
Nelson Studart UFScar Coordenador de Área Carlos Olivieri UFScar Coordenador Insitucional Roque Moraes PUCRS Coordenador Adjunto Maurivan Ramos URGS Coordenador Adjunto

2 Fonte: La popularizáción de la ciencia y la tecnologia, E. Martinez/J
Fonte: La popularizáción de la ciencia y la tecnologia, E. Martinez/J.Flores, RedPop Existe um alto grau de desvinculação entre a atividade científica e a vida cotidiana; Não há consciência de em que medida a atividade científica/ tecnológica participa e afeta nossa realidade diária; A imagem do cientista na sociedade responde a esteriótipos muito marcados; Para os alunos a ciência escolar é rotineira, é chata, pouco útil e muito difícil; Os interesse dos alunos estão centrados na ação, no diálogo, na confrontação de idéias, no trabalho em equipe, na experimentação, na reflexão conjunta, na busca de novos questionamentos; As aulas de ciência não conseguem transmitir o caráter de empresa vital, humana, fascinante, indagadora, aberta, tolerante, útil e criativa que tem a atividade científica; Existem nos mestres uma brecha muito ampla entre o que consideram importante fazer e o que realmente fazem, o qual gera uma valorização questionada por parte dos estudantes.

3 Professores e alunos pesquisadores: uma educação nova em ciências
3

4 Esteriótipos, mitos e outros tipos
4

5 Valorizar: a investigação, a observação cuidadosa, a experimentação, o registro preciso, a comunicação, a troca, e demais procedimentos característicos utilizados na produção científica.

6 Por que? “Por que o deletério não compunge o opíparo?
Por que o orizófago demora a esgaziar? Por quê? Respondam! Respondam pávidos, pírios, mérios, respondam lúbricos, márcidos, gélidos!” Trecho da música Antwort, de Carlos Manga

7 ? Por que a bola é redonda?

8

9

10

11 “Impressão de um assombro desse tipo experimentei eu, tendo uns três ou quatro anos, quando o meu pai me mostrou uma bússola. O fato de aquele ponteiro se comportar de maneira tão determinada não se enquadrava na natureza dos acontecimentos possíveis de se localizarem no mundo inconsciente dos conceitos. Lembro-me – ou, pelo menos, creio lembrar-me – que essa experiência produziu em mim uma impressão profunda e duradoura. Devia existir algo oculto por detrás das coisas.” Albert Einstein

12

13 Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae

14 BRANCO

15 VERDE

16

17

18 uma revolução pedagógica
Feiras de Ciências: uma revolução pedagógica

19 Aspectos centrais Veicular informação correta, precisa, adequada e atualizada Formar, mais que informar; enfatizar processos mais que resultados, conceitos, mais que conteúdos Formar cidadãos

20 Qual livro? estimular a discussão e participação de professores na escolha dos materiais didáticos

21 Equipe

22 Quanta Ciência na Infância

23 Critérios de qualificação

24 Produção científica cresce 56% no Brasil


Carregar ppt "PNLD Ciências Antonio Carlos Pavão UFPE Comissão Técnica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google