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Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

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Apresentação em tema: "Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL."— Transcrição da apresentação:

1 criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

2 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores
Disciplina: Produção de RTVC Tema: Técnicas de produção de áudio e de imagem Assuntos abordados: - os termos técnicos do audiovisual;

3 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores
Criar para TV ou cinema é pensar com som e imagem palavras não são mais protagonistas a imagem (em movimento) conta a história o som completa o sentido

4 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos norteadores
o que a platéia deseja X o que o cliente precisa comunicar a platéia deseja entreter-se; o cliente precisa comunicar, informar e persuadir; o briefing deve ser traduzido, mas nunca esquecido. ATENÇÃO: o VT precisa se destacar da mesmice dos demais comerciais que compõem o intervalo.

5 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Dominar os termos, criar, coordenar e ser compreendido como descrever as imagens: os enquadramentos e recursos narrativos; como descrever os movimentos: movimentos de lente e de câmera; como sistematizar a narrativa: sinopse, o storyline, storyboard e roteiro

6 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Glossário Inicial Objeto de cena: designa objetos cenográficos, móveis ou acessórios que compõem o cenário, por exemplo. É o tema da imagem. Em alguns casos, pode ser uma pessoa (personagem), um objeto ou qualquer outra coisa. Eixo da câmera: é o ponto onde esta é fixada. Durante a produção, o EIXO pode ou não sofrer variação (v. movimentos); Posicionamento: é onde se encontra o eixo da câmera. Descreve-se junto com a angulação, se houver alguma.

7 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Ângulos - Angulação: inclinação da câmera para um dos lados (direito ou esquerdo – horário e anti-horário). - Plangée (do francês, “mergulho”): de cima para baixo. - Contra-plangée: de baixo para cima.

8 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Refere-se ao tratamento dado ao objeto de cena, com base naquilo que aparece no monitor e na tela. Chamamos PLANO cada um dos enquadramentos e eles são utilizados conforme a intenção do criador/diretor.

9 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Paisagens, ruas, praças, rios, pontes. Pode ou não incluir os personagens. Importante é lembrar que o foco narrativo é o ambiente, a cena macro.

10 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Salas, quartos, ambientes fechados. Refere-se a ambientes menores, ao cenário, mas situa o personagem melhor do que o PG. Observe pequeno corte no corpo do nosso “amigo”. Às vezes chamado de Plano Americano (PA).

11 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Personagem da altura dos cotovelos para cima. Não é intrusivo, mas mostra a expressão corporal do personagem ou entrevistado.

12 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Personagem na altura dos ombros para cima. É mais próximo que o PM, mas não chega a ser intrusivo. Revela detalhes do rosto.

13 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento Mais conhecido como primeiro plano (PP). Refere-se à cabeça/objeto de referência à frente na altura dos ombros para cima. É um enquadramento que dá intimidade e deve ser usado com cautela, pois coloca o personagem como se estivesse em um bate-papo.

14 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Enquadramento É utilizado para causar impacto. Fica ainda mais nítida e sensação de confrontação e pressão. Também chamado de Close UP. Pode ser aplicado a qualquer parte do corpo. Detalhes de objetos, ao invés de pessoas, é um PLANO DETALHE (PD).

15 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Movimentos - Panorâmica (PAN): movimento horizontal da câmera sobre um mesmo eixo. - Tilt: movimento vertical da câmera sobre um mesmo eixo. Travelling: variação horizontal de posicionamento da câmera. - Grua: variação vertical e horizontal do posicionamento da câmera. - Zoom (in/out): recurso de lente que permite a aproximação ou afastamento de um objeto de cena, sem variação de posicionamento. - Chicote: movimento brusco.

16 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Recursos Narrativos - Câmera Subjetiva: simula o olhar de um personagem, através de travelling em PM ou mais fechado. - Correção: manutenção ou busca de enquadramento de um objeto de cena específico. - Derivação: descrição de cena através de um movimento ou variação de imagem.

17 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
Recursos Narrativos - Fade in: a cena surge de um fundo neutro, geralmente preto ou branco. - Fade out: a cena dissolve para um fundo neutro, geralmente preto ou branco. - Insert: inserção de um detalhe ou de uma outra cena em meio a uma seqüência narrativa; pode ser feito por qualquer meio de edição.

18 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Aspectos técnicos
OBRIGADA!


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