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Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar

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Apresentação em tema: "Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar
Professor: MSc. Eduardo Arruda

2 Mudar Mudança: única constante;
Gestor > empreendedor > inovação; Inovação se nutre na mudança; Mudança, inovação, oportunidade > criar valor;

3 Tipos de mudança Incremental; Radical; Paradigmática;

4 Tipos de mudança Mudança incremental: Primeiro nível; Gradual;
Desenvolve de forma contínua; Simples adaptação/ melhoria do processo; Se realizam no dia-a-dia;

5 Tipos de mudança Mudança radical: Segundo nível;
Modificação drástica nos processos; Existem pontos de ruptura (breakpoints);

6 Tipos de mudança Mudança paradigmática: Terceiro nível;
Mais ampla e drástica; Atinge a moldura conceitual ou paradigma;

7 Organização que aprende
São feitas para durar; Mudança tão radical > reinvenção (Havaianas);

8 Organização que aprende
Todos participam da identificação e solução dos problemas; Experimento, desenvolvimento e aumento da capacidade;

9 Organização que aprende
“Não é um programa, mas sim uma filosofia da empresa”;

10 Sequência de mudanças Análise ambiental e interna: indicam a necessidade da mudança; Necessidade: percebida e aceita; Planejada; Mudança é implantada;

11 Mudança organizacional inovadora
Criadores ou inventores; Defensores (adesão da empresa); Patrocinadores (faz dela um negócio); Críticos (espírito crítico da empresa);

12 Resistência Resistência interna à mudança;
Risco de perder a “área de conforto”; Incerteza; Desconfiança;

13 Resistência Gestor: reduzir ou remover as forças que resistem;
Comunicação; Negociação; Comprometimento; Educação; Coerção;

14 Resistência

15 Resistência

16 Sucesso nas mudanças Definição da visão; Mobilização;
Catalisação (apoio); Direção: medidas de condução; Realização: implantação da mudança;

17 Sucesso nas mudanças Obtenção da participação: garantia que todos participem; Lidar com emoções: superação das resistências/ bloqueios;

18 Sucesso nas mudanças Lidar com as questões de poder: redirecionamento;
Treinamento; Comunicação;

19 Inovação Líder de mercado...como se manter?
INOVANDO; Segundo colocada...como superar? Inovar em produtos, serviços etc.;

20 O que é inovação? Gerar uma ideia que poderá resultar em um produto ou serviço; Inovação = invenção + exploração econômica;

21 Pecados mortais Nossa empresa e o mercado estão maduros > não precisam inovar; A criação de novos produtos é arriscada; Não dispomos de recursos;

22 Tim Cook: Nokia foi vendida porque não inovou e "não inovar é morrer"
Em uma entrevista para o site Businessweek, o CEO da Apple, Tim Cook, comentou diversos assuntos, incluindo a venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft e em que isso afeta a própria companhia.

23 Tim Cook: Nokia foi vendida porque não inovou e "não inovar é morrer"
Cook ainda foi direto ao sugerir qual foi a causa da queda da empresa. "Sou velho o suficiente para  me lembrar de quando a Nokia tinha margens de lucro de 25% e não tinha como ela perder a liderança. Acho que isso é um lembrete a todos do mundo dos negócios de que você precisa continuar inovando, e que não inovar é morrer", conclui o CEO.

24 Categorias de inovação
Inovações incrementais: Pequeno porte; Produtos ou serviços; Inovações radicais: Grande porte; Abrupta ou descontínua;

25 Ciclo da inovação - IDEAS
I – Imaginar; D – Desenhar; E – Experimentar; A – Avaliar; S – Subir escala / ganhar escala (volume);

26 Ciclo da inovação - IDEAS

27 Ciclo da inovação - IDEAS

28 Inovação Inovação não surge “do nada”, “ao acaso”;
Maior o estoque de ideias e experimentos em curso > maiores as chances > vantagem competitiva;

29 Mitos Mudança e inovação só se a empresa estiver mal;
Em time que está ganhando, não se mexe;

30 Realidades A demanda por seus produtos vem da sua tradição;
Grande resistência a inovação;

31 Verdades Inovação cria valor; Essencial para garantir a sobrevivência;
Existe resistência à mudança;

32 COCA-COLA BRASIL LANÇA POWERADE ZERO E INOVA O MERCADO DE BEBIDAS ESPORTIVAS NO PAÍS
Versão zero de Powerade, sem calorias e sem açúcar chegará a todo país neste mês

33 Coca Cola

34 Coca Cola 125 Produtos

35 Coca Cola


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