A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V FORUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES NOVO PARADIGMA AS ORGANIZAÇÕES NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO Franca 26 Maio 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V FORUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES NOVO PARADIGMA AS ORGANIZAÇÕES NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO Franca 26 Maio 2011."— Transcrição da apresentação:

1 V FORUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES NOVO PARADIGMA AS ORGANIZAÇÕES NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO Franca 26 Maio 2011

2 ANTES DE INOVAÇÃO, VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE QUALIDADE Franca 26 Maio 2011

3 1947 – CRIAÇÃO DA ISO EM LONDRES. REUNIÃO DE 25 PAÍSES. SEDE EM GENEBRA. 1987 – DEVIDO À GLOBALIZAÇÃO, UMA NORMA INTERNACIONAL FOI CRIADA TOMANDO COMO BASE A NORMA INGLESA BS 5750. NASCIA A ISO 9000. 1990 – ABNT PUBLICA A PRIMEIRA TRADUÇÃO DA NORMA ISO 9000 COMO NBR 19000 1994 – REVISÃO DA NORMA – GARANTIA DA QUALIDADE ERA A BASE. 2000 – REVISÃO DA NORMA – REVISOU-SE A NORMA VISANDO O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS POR MEIO DE INDICADORES DA QUALIDADE E AFERIÇÕES DE DESEMPENHO. INCORPOROU A 9001, 9002 E 9003. 2008: ÚLTIMA EDIÇÃO DA NORMA. VISA ESTABELECER MAIOR COMPATIBILIDADE COM A ISO 14000 (MEIO-AMBIENTE). GESTÃO DA QUALIDADE – CRONOLOGIA DA NORMA ISO-9000

4 Click to edit the outline text format Second Outline Level  Third Outline Level Fourth Outline Level  Fifth Outline Level  Sixth Outline Level  Seventh Outline Level  Eighth Outline Level Ninth Outline LevelClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível  Quarto nível Quinto nível ALGUNS ASPECTOS DA NORMA NBR ISO 9000 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO SISTEMA DA QUALIDADE ANÁLISE CRÍTICA DE CONTRATOS CONTROLE DE PROJETO CONTROLE DE DOCUMENTOS AQUISIÇÃO PRODUTOS FORNECIDOS PELO CLIENTE IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE DO PRODUTO CONTROLE DE PROCESSOS INSPEÇÃO E ENSAIOS EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS SITUAÇÃO DA INSPEÇÃO E ENSAIOS CONTROLE DE PRODUTO NÃO- CONFORMES AÇÃO CORRETIVA MANUSEIO, ARMAZENAMENTO, EMBALAGEM E EXPEDIÇÃO REGISTROS DA QUALIDADE AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE TREINAMENTO ASSISTÊNCIA TÉCNICA TÉCNICAS ESTATÍSTICAS ETC..

5 Click to edit the outline text format Second Outline Level  Third Outline Level Fourth Outline Level  Fifth Outline Level  Sixth Outline Level  Seventh Outline Level  Eighth Outline Level Ninth Outline LevelClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível  Quarto nível Quinto nível ANTES DA NBR ISO 9000 CADA EMPRESA TINHA UM CONCEITO DE QUALIDADE. PROCEDIMENTOS, INSTRUÇÕES E REGISTROS INFORMAIS. MONITORAMENTO DE PROCESSOS DE FORMA ALEATÓRIA E SEM OBJETIVO DEFINIDO SEM COMPROMISSO COM A MELHORIA CONTÍNUA. PROCESSO SEM RASTREABILIDADE (MAIOR MARGEM PARA DEFEITOS E ERROS DE PROCESSO). APENAS CLIENTES LOCAIS SEM FIDELIDADE DEPOIS DA NBR ISO 9000 QUALIDADE É A SATISFAÇÃO DO CLIENTE. PROCEDIMENTOS, INSTRUÇÕES E REGISTROS QUE AFETAM A QUALIDADE SÃO FORMALIZADOS. MONITORAMENTO DO PROCESSO POR MEIO DE INDICADORES ESCOLHIDOS ESTRATEGICAMENTE. PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA NOS PROCESSOS. COMPROMISSO COM RASTREABILIDADE DO PRODUTO E PROCESSO. CLIENTE POTENCIAIS EM TODO O MUNDO NBR ISO 9000 - EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO SISTEMA PRODUTIVO

6 ESSENCIA E VISÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE O OBJETIVO DA ABNT NBR ISO 9000 É PROVER CONFIANÇA DE QUE A EMPRESA PODERÁ FORNECER, DE FORMA CONSISTENTE E REPETITIVA, BENS E SERVIÇOS DE ACORDO COM O ESPECIFICADO EM RESUMO, A ABNT NBR ISO 9001 É UMA FORMA ÚTIL PARA QUE UMA ORGANIZAÇÃO SEJA CAPAZ DE DEMONSTRAR QUE ELA GERENCIA SEU NEGÓCIO E, DESTA FORMA, ALCANÇA UMA QUALIDADE CONSISTENTE VISÃO – GARANTIA DE QUALIDADE AS ORGANIZAÇÕES SÃO VISTAS COMO SISTEMAS QUE ADICIONAM VALOR – NELA ENTRAM INSUMOS E INFORMAÇÕES, QUE SÃO TRANSFORMADOS EM PRODUTOS OU SERVIÇOS, GRAÇAS AOS SEUS EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E PESSOAS. AS ORGANIZAÇÕES QUE TEM SGQ IMPLANTADO TEM OS SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS COM CONFORMIDADE GARANTIDA

7 Fonte: Inmetro ESSA VISÃO É SUFICIENTE E SUSTENTAVEL ? QUALIDADE POR SI SO GARANTE COMPETITIVIDADE ? SELO ISO 9000 NA EMBALAGEM DO PRODUTO AINDA FAZ DIFERENÇA ? NÃO – ENTÃO COMO SAIR DESSA? NOS ANOS 90 - SIM

8 GESTÃO DA QUALIDADE EM INÍCIO DE IMPLEMENTAÇÃO NAS EMPRESAS. GRANDE DESAFIO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. GESTÃO DA QUALIDADE É FATOR NECESSÁRIO PARA A COMPETITIVIDADE NAS EMPRESAS, QUALQUER QUE SEJA O SEU PORTE GESTÃO DE INOVAÇÃO INÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO COMITÊ DA ABNT (CEE-130) EM PROCESSO DE APROVAÇÃO DA NORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DA INOVAÇÃO É O FATOR DIFERENCIAL NA COMPETITIVIDADE E SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS. GESTÃO DA QUALIDADE + GESTÃO DE INOVAÇÃO DIAS ATUAIS FUTURO INICIO DOS ANOS 90

9 TERMINOLOGIA – ALGUNS TERMOS TERMOS RELATIVOS AOS CONCEITOS DE PD&I: PESQUISA: INDAGAÇÃO ORIGINAL E PLANEJADA QUE OBJETIVA DESCOBRIR NOVOS CONHECIMENTOS OU APRIMORAR O CONHECIMENTO EXISTENTE EM PRODUTOS, PROCESSOS, MÉTODOS OU SISTEMAS, VISANDO MAIOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS ENVOLVIDOS E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO : TRABALHO SISTEMÁTICO REALIZADO COM UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GERADO NA PESQUISA E NA EXPERIÊNCIA, COM O PROPÓSITO DE CRIAR NOVOS OU SIGNIFICATIVAMENTE APRIMORADOS PRODUTOS, PROCESSOS, MÉTODOS OU SISTEMAS INOVAÇÃO : INTRODUÇÃO NO MERCADO DE PRODUTOS, PROCESSOS, MÉTODOS OU SISTEMAS QUE NÃO EXISTIAM ANTERIORMENTE, OU QUE CONTENHAM ALGUMA CARACTERÍSTICA NOVA E DIFERENTE DA ATÉ ENTÃO EM VIGOR

10 TERMOS RELATIVOS AOS TIPOS DE PESQUISA PESQUISA FUNDAMENTAL OU BÁSICA: AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS GERAIS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS NÃO VINCULADOS DIRETAMENTE COM PRODUTOS OU PROCESSOS INDUSTRIAIS OU COMERCIAIS PESQUISA APLICADA: AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS COM VISTAS A EXPLORÁ-LOS NO DESENVOLVIMENTO OU MELHORIA EM PRODUTOS, PROCESSOS, MÉTODOS OU SISTEMAS TERMOS RELATIVOS AOS EXEMPLOS DE INOVAÇÃO DE PRODUTO: INOVAÇÃO QUE SE REFERE ÀS CARACTERÍSTICAS OU USOS PREVISTOS DE UM PRODUTO DE PROCESSO: INOVAÇÃO QUE SE REFERE A SISTEMAS E MÉTODOS DE PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO OU LOGÍSTICA ORGANIZACIONAL: INOVAÇÃO QUE SE REFERE A MÉTODOS, PRÁTICAS, MODELOS OU PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DE MARKETING: INOVAÇÃO QUE SE REFERE AOS MÉTODOS RELATIVOS À CONCEPÇÃO E COLOCAÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO TERMINOLOGIA – ALGUNS TERMOS

11 TERMOS RELATIVOS AOS TIPOS DE INOVAÇÃO QUANTO À INTENSIDADE INOVAÇÃO DE RUPTURA (RADICAL): INTRODUZ MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NOS MERCADOS OU INDÚSTRIAS EXISTENTES OU CRIA NOVOS MERCADOS  Quebra Paradigmas;  Novas Tecnologias;  Cria novos Mercados;  Incerteza de sucesso média ou grande. INOVAÇÃO INCREMENTAL: A QUE MELHORA AS CARACTERÍSTICAS OU DE DESEMPENHO DE PRODUTOS, PROCESSOS OU SISTEMAS PREVIAMENTE EXISTENTES  Garante sobrevida ao produto;  Reduz custos;  Altera Processos já existentes;  Incerteza de sucesso pequena.  É essencial para difundir a cultura da inovação na empresa, pois tem resultados mais rapidos TERMINOLOGIA – ALGUNS TERMOS

12 Click to edit the outline text format Second Outline Level  Third Outline Level Fourth Outline Level  Fifth Outline Level  Sixth Outline Level  Seventh Outline Level  Eighth Outline Level Ninth Outline LevelClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível  Quarto nível Quinto nível RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO FOCO NAS PARTES INTERESSADAS CONTROLE DE PROJETO POLÍTICA DE P&D&I PLANEJAMENTO RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE GESTÃO DE P&D&I COMUNICAÇÃO INTERNA REALIZAÇÃO DA P&D&I ESTRUTURA DA GESTÃO DE P&D&I ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO GESTÃO DE RECURSOS RECURSOS HUMANOS PROVISÃO DE RECURSOS INFRAESTRUTURA AMBIENTE DE TRABALHO MOTIVAÇÃO DO PESSOAL SUPORTE A P&D&I VIGILÂNCIA TECNOLÓGICA VALORAÇÃO DA INFORMAÇÃO CRIATIVIDADE ANÁLISE CRÍTICA INTERNA E EXTERNA PROCESSO DE AQUISIÇÃO COMERCIALIZAÇÃO MELHORIA CONTÍNUA ETC.. ALGUNS ASPECTOS DA NORMA NBR - GESTÃO DE INOVAÇÃO ABNT CEE 130

13 Click to edit the outline text format Second Outline Level  Third Outline Level Fourth Outline Level  Fifth Outline Level  Sixth Outline Level  Seventh Outline Level  Eighth Outline Level Ninth Outline LevelClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível  Quarto nível Quinto nível ANTES DA GESTÃO DA INOVAÇÃO CADA EMPRESA INOVA CONFORME A DEMANDA DO MERCADO (ATITUDE REATIVA). NÃO HÁ PROCEDIMENTOS, INSTRUÇÕES E REGISTROS DAS INOVAÇÕES. NÃO HÁ MONITORAMENTO DE INOVAÇÕES EM ANDAMENTO. BAIXO COMPROMETIMENTO COM A MELHORIA POR MEIO DE INOVAÇÃO. CLIENTES SEM FIDELIDADE, PRIORIZANDO O PREÇO NAS SUAS DECISÕES. DEPOIS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO INOVAÇÃO FAZ PARTE DA CULTURA DA EMPRESA. A MELHORIA POR MEIO DA INOVAÇÃO TORNA-SE FOCO E ROTINA DA EMPRESA. PROCEDIMENTOS, INSTRUÇÕES E REGISTROS FORMALIZADOS - EVITAM A “REINVENÇÃO DA RODA”. MONITORAMENTO DAS INOVAÇÕES E ACOMPANHAMENTO POR MEIO DE INDICADORES ESCOLHIDOS ESTRATEGICAMENTE. CLIENTES FIDELIZADOS, PREZANDO O DIFERENCIAL DO PRODUTO / SERVIÇO. GESTÃO DE INOVAÇÃO – NOVO PARADIGMA

14 CULTURA DE INOVAÇÃO PARA QUE A INOVAÇÃO SEJA UM PROCESSO CONTÍNUO NA EMPRESA, É NECESSÁRIO QUE A PAIXÃO E O COMPROMISSO VENHAM PRIMEIRAMENTE DA ALTA DIREÇÃO. Ex: Jack Welch na implantação do 6 Sigma na GE CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO FATOR ESSENCIAL PARA INOVAÇÃO

15 O MOMENTO DE INFLEXÃO – O CIRCULO VIRTUOSO DA INOVAÇÃO FATORES PARA UM SISTEMA DE INOVAÇÃO SUSTENTAVEL 1- AMBIENTE – ARRANJO FISICO, COMUNICAÇÕES E RELAÇÕES, CLIMA ORGANIZACIONAL 2 - PESSOAS COM PERFIL INOVADOR 3 - CICLO DE TRANSFORMAÇÃO DE IDEIAS EM NEGOCIOS – CONJUNTO DE PROCESSOS ACONTECENDO SISTEMATICAMENTE 4 - ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS *Fonte: Usina de Inovações Autor: Valter Pieracciani

16 CARACTERISITICAS DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO 4 habilidades do profissional inovador 4 fases principais do processo de inovação 4 elementos que potencializam a transformação de idéias em inovações *Fonte: Usina de Inovações Autor: Valter Pieracciani 4 dimensões da inovação

17 O CIRCULO DE TRANSFORMAÇÃO DE IDEIAS EM NEGOCIOS *Fonte: Usina de Inovações Autor: Valter Pieracciani

18 V FORUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES AGRADEÇO O CONVITE E CUMPRIMENTO A UNI-FACEF PELO EVENTO E A TODOS PELA ATENÇÃO Romeu Grandinetti Ciesp Centro das Industrias do Estado de São Paulo tecnologia@ciesp.org.br Franca 26 Maio 2011


Carregar ppt "V FORUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES NOVO PARADIGMA AS ORGANIZAÇÕES NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO Franca 26 Maio 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google