A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 Milhões de soldados 500 mil veículos 10 mil aviões 4 mil navios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 Milhões de soldados 500 mil veículos 10 mil aviões 4 mil navios"— Transcrição da apresentação:

1

2 3 Milhões de soldados 500 mil veículos 10 mil aviões 4 mil navios
163 novas bases Pensem no planejamento que levou à invasão aliada na Europa em l944, coordenada pelo general americano David Eisenhower. Ele comandava cerca de 3 milhões de soldados, uma armada de mais de navios que carregavam 500 mil veículos. Para o êxito da missão, cerca de 160 novas bases foram instaladas e foram construídos 20 mil oleodutos sob o Canal da Mancha

3 Ellen White e o planejamento
“O êxito apenas pode acompanhar a ordem e a ação harmoniosa. Deus requer ordem e método em sua obra hoje. Todos os que estão a trabalhar para Ele devem fazê-lo inteligentemente, não de uma maneira descuidada, casual. Ele quer que Sua obra seja feita com fé e exatidão, para que possa pôr sobre ela o selo de sua aprovação”. Evangelismo, p.93 Este mesmo planejamento, cronograma e senso de organização caracterizam um esforço bem sucedido de evangelismo, que apropriadamente usa o termo de “campanha.” Ellen White destaca a importância de seguir um plano organizado para o êxito da série evangelística:

4 O Que Planejar  Preparação do evangelista
 Preparação espiritual da Igreja  Preparação do terreno  Preparo do local de pregação  Tipo de Propaganda Uma campanha evangelística não começa nem termina quando o evangelista prega a primeira e a última conferência. Uma campanha bem sucedida é planejada meses antes do primeiro sermão e se prolonga por meses depois que o evangelista deixou de apresentar-se em público. No início da carreira, o evangelista terá pouca ou nenhuma ajuda extra para organizar sua série. Terá de preparar, supervisionar o trabalho e ainda ser o pregador. Porém, com a experiência, ele poderá ter alguém na equipe que atue como um superintendente de campanha encarregado de ajudá-lo na organização de planos para o funcionamento da máquina evangelística.  Materiais, equipamentos, orçamento  Calendário homilético, eventos, batismos  Programa de conservação

5 PREPARANDO A IGREJA “Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você.” William Carey Ao longo de todos os séculos o trabalho de Deus, feito pelo povo de Deus, foi composto por duas coisas: esforço humano mais poder divino. William Carey expressou esse dilema da seguinte maneira: “Precisamos orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós” (HUSTON, 1986, p. 63). Dito isso, qual é a nossa parte no processo de preparação para os grandes milagres de Deus no evangelismo?

6 Atmosfera de Oração 1- Esperaram em obediência a ordem de Cristo
1- Esperaram em obediência a ordem de Cristo “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” Lc 24:49-53 Atmosfera Contagiante O modelo para a preparação espiritual da igreja pode ser encontrado em Atos 1-2. Atos 1:8 revela que sem a experiência pessoal, não pode haver o testemunho pessoal. Os discípulos reconheceram a sua necessidade de habilitação especial para o cumprimento da missão. Tendo esperado em obediência ao comando de Cristo (Lc 24:49-53), Atos 1:8: sem a experiência pessoal, não pode haver o testemunho pessoal.

7 2. Oraram com intensidade pela capacitação do Espírito
“Todos eles perseveravam unânimes em oração...” At 1:14 orado com intensidade pela capacitação do Espírito para testemunhar (v.14),

8 A escolha de Matias no grupo dos 12 (vs. 15-26)
3. Organizaram a liderança para a missão A escolha de Matias no grupo dos 12 (vs ) 4. Colocaram de lado todas as diferenças bem como desejos pela supremacia organizado a liderança para a missão (vs ), e colocado de lado todas as diferenças bem como os desejos pela supremacia (2:1), “Ao cumprir o Pentecostes estavam todos unidos no mesmo lugar” At 2:1

9 5. Todos foram cheios de poder
“De repente veio do céu um som” At 2:2 6. Evangelismo Apostólico: 3000 conversões foram cheios de poder (2:2-4)

10 Pregar temas relacionados ao Espírito Santo e a missão da igreja.
2. Retiro espiritual para os membros e suas famílias. 3. Semana de visitação em massa a todos os membros a fim de comprometê-los a apoiar o programa e levar visitas. Uma sugestão prática de como promover uma atmosfera contagiante inclui as seguintes tarefas:

11 4. Semana de reavivamento espiritual pró-campanha com santa ceia.
5. Vigílias de oração e dia especial de jejum. 6. Organizar grupos de oração nas quartas-feiras, nas reuniões de jovens, nos grupos familiares, nas reuniões de oração das mulheres. 7. Cultivar um clima de fé e vitória através de relatos positivos e motivação.

12 1. Compromisso com a oração 2. Compromisso com o apoio financeiro
3. Compromisso com a participação nos treinamentos 4. Compromisso com o envolvimento no serviço O compromisso deve ser direcionado às seguintes áreas: oração, apoio financeiro, participação nos treinamentos e envolvimento no serviço.

13 Recrutamento das Equipes
O propósito do recrutamento é comprometer dezenas de membros da igreja local para servir em alguma área ou ministério da campanha evangelística: visitação, transporte, finanças, música, grupos de oração, Operação André, dentre outros.

14 “A capacidade de um homem, por mais inteligente que ele possa ser, é insuficiente. Uma variedade de talentos deve ser usada.” Evangelismo, p. 70 Segundo ela, “O evangelista nunca pode pensar que só os seus dons sejam suficientes para a obra” (WHITE, 1978, p ).

15 Equipe de som e iluminação Equipe de Auxílios Visuais
Equipe da Música Equipe de Transporte Equipe de Propaganda Equipe de Oração Equipe de som e iluminação Equipe de Auxílios Visuais Equipe de Plataforma (Mestre de Cerimônia ) Equipe de Distribuição de Folhetos Equipe de Visitação Equipe de Recepcionistas

16 Programa de Treinamento
Atos 19:4-7 O passo seguinte ao despertamento, recrutamento e organização das equipes é o estabelecimento de um programa de treinamento. A preparação da igreja também inclui a capacitação dos membros para apoiar os esforços do ministro. Para evangelizar toda a Ásia a partir de Éfeso, Paulo iniciou seu trabalho, concentrando-se num grupo de doze discípulos despreparados que encontrou ali (At 19:4-7). Com a cooperação desse núcleo, ele seguiu o seu método costumeiro de iniciar a pregação na sinagoga com o resultado costumeiro: conversões e perseguição (v. 8). Então ele alugou um auditório maior para continuar sua série. Mais tarde, ao escrever para a igreja de Éfeso, ele destacou o princípio de equipar os membros para o serviço (Ef 4:12-16).

17 Dadas dos Treinamentos
 05.06  03.07  07.08  – Pr. Luiz Gonsalves A capacitação tem como objetivo preparar as pessoas recrutadas para trabalhar em suas respectivas funções e áreas de serviço através de classes e ensaios. Geralmente, esse programa deveria acontecer cerca de quatro meses antes do início da proclamação. Um final de semana de treinamento é mais eficaz do que uma série de treinamentos que dure meses. O currículo poderia incluir classes relacionadas aos vários ramos da obra missionária e do serviço comunitário tais como recepção, visitação, obra bíblica e outros temas relacionados com o evangelismo e o crescimento da igreja (Ver Apêndices 5-10).

18 Vídeo Mobilizando

19 Plano de Preparo do Terreno
Alguns obreiros comentam que o dia de evangelismo de massa se foi. Dizem que o homem moderno está tão ocupado, tão acostumado a novas formas de diversão e lazer que não assistirá a reuniões religiosas. Sociólogos afirmam que a televisão, o computador, as locadoras de vídeo e mesmo as salas climatizadas dos lares contribuem para o individualismo de pessoas que evitam os agrupamentos.

20 Mas o fato é que os grandes grupos musicais quebram recordes de público a cada ano.

21 Mais e mais pessoas preferem assistir a filmes em cinemas neste ano do que nos anos anteriores. Alguns críticos até dizem que um bom filme só pode ser devidamente apreciado num ambiente com estranhos em comunidade.

22 E quem pode explicar a freqüência aos estádios de futebol mesmo em ambientes pouco confortáveis?

23 Além disso, outros evangelistas estão tendo sucesso em atrair grandes multidões e batizar grande número de conversos. Qual é o segredo? A resposta pode ser encontrada principalmente na qualidade da preparação feita na comunidade antes que a série inicie. Contatos pessoais são feitos, amizades desenvolvidas, estudos bíblicos realizados e corações aquecidos. Quando a série inicia, essas pessoas estarão ansiosas para vir e receber respostas às questões vitais. Porém, o preparo não ocorrerá sem a mobilização total dos membros para o trabalho na seara.

24 Pequenos Grupos Alguns tipos de preparativos podem ser completados em dois meses; outros em seis ou oito meses. Deve-se levar em consideração o território, as circunstâncias, a quantidade de tempo até o início da campanha, o número de pessoas que ajudarão, entre outros fatores. Por isso, sugiro o emprego de vários métodos para se preparar o campo visando colher pessoas para Deus. Nos últimos anos, o projeto de plantio de igrejas realizado pelos alunos do SALT tem priorizado apenas as igrejas mães que estejam organizadas em pequenos grupos. A razão para esta escolha rigorosa pode ser mais bem compreendida ao se analisar os diferentes propósitos de um pequeno grupo

25 Primeiro, eles são a melhor estrutura para o crescimento espiritual dos novos membros. Poucas pessoas que se unem a um grupo apostatam. Nestes ambientes acolhedores os novos membros poderão estabelecer relacionamentos com os membros da igreja. Segundo, os pequenos grupos podem se tornar a base para a realização das atividades preparatórias para a campanha tais como a distribuição de literatura, projetos sociais, visitação e estudos bíblicos. E terceiro, a campanha evangelística também poderá ser realizada nos próprios lares, utilizando tanto o método tradicional de pregação quanto o estilo interativo

26 Evangelismo Relacional
Uma área do evangelismo pessoal que tem sido usada com sucesso por grandes igrejas é o evangelismo da amizade ou relacional. Esse é o mais frutífero método de evangelismo se considerar que cerca de 70% dos novos conversos vem a Cristo por causa de amigos ou familiares (ARN; ARN, 1998, p. 46). É também o mais econômico, pois quanto mais distante do povo a ser alcançado, mais dispendioso será o evangelismo. Esse método é o reconhecimento do fato de que a maioria das pessoas vem para a igreja através da família, dos colegas de trabalho e dos laços de amizade (SAHLIN, 1990, p. 50). A rede social entre crentes e não crentes, especialmente entre crentes recém convertidos e seus amigos, proporciona o que Donald McGavran chamou de “Pontes de Deus.” O objetivo, portanto, é preparar pessoas para cultivar relacionamentos intencionais com amigos, vizinhos, familiares e conhecidos, a fim de convidá-los aos pequenos grupos, reuniões evangelísticas, Escola Sabatina e cultos evangelísticos.

27 Um seminário sobre o evangelismo da amizade deveria ser conduzido aos membros da igreja, cerca de um ano antes do início da série evangelística. Durante este seminário, os membros devem ser ajudados a desenvolver um plano que os ajude a identificar e alcançar seus amigos para Cristo

28 Ministério da Compaixão
Mais e mais evangelistas modernos estão combinando a pregação com projetos humanitários. No passado, Charles Spurgeon não apenas foi um dos mais populares pregadores de todos os tempos, mas o seu ministério abrangia um orfanato para meninas, um colégio para os pobres, um abrigo para viúvas, ministérios de distribuição de alimentos e roupas, construção e combate à escravidão (LOGAN; SHORT, 1984, p. 17). Dwight Moody com seus orfanatos, Billy Graham com o seu programa “Amor em Ação” e Franklin Graham com o projeto “Samaritano” são exemplos de como o evangelismo deve ser balanceado com projetos sociais.

29 Hoje, um evangelista precisa ser parte Billy Graham (proclamação), parte Madre Tereza (compaixão) e parte Wesley (consolidação).

30 “Seja o coração conquistado, o solo preparado, e depois semeai a semente, apresentando em amor a verdade como é em Cristo.” Obreiros Evangélicos, p. 120.

31 “Muitos há que perderam o senso das realidades eternas, perderam a semelhança de Deus, e mal sabem se possuem uma alma a salvar, ou não. Não têm fé em Deus nem confiança no homem. Ao verem uma pessoa, sem estímulo de louvor ou recompensa terrenos, entrar em seu mísero lar, atender aos doentes, alimentar o faminto, vestir o nu e encaminhar ternamente todos Àquele de cujo amor e piedade o obreiro humano não é senão um mensageiro - ao verem isto, seu coração é tocado. Brota o reconhecimento. Ateia-se a fé. Vêem que Deus cuida deles, e acham-se preparados para escutar quando Lhe abrem a palavra.” Evangelismo p. 517. O método de evangelismo de Jesus envolve o ministério da compaixão: alcançar as pessoas onde elas estão, tocá-las no ponto de suas necessidades e dar-lhes um lampejo do Seu magnífico amor. A estratégia do Senhor é belamente sintetizada nas seguintes palavras de White (1990, p.143): Unicamente os métodos de Cristo ...

32 Eventos Sociais na Comunidade
Em seguida, a igreja poderia “coçar onde está cocando”, ou seja, realizar eventos sociais na comunidade através dos grupos de serviços, Desbravadores, ADRA, Dorcas, ou pequenos grupos. Alguns desses projetos poderiam incluir corte de cabelo, curso de culinária, verificação da pressão arterial, curso como deixar de fumar, distribuição de roupas, brinquedos e alimentos às famílias carentes, classe de computação e eventos esportivos. Se uma igreja se tornar uma colméia de atividades antes do início das reuniões evangelísticas, muitos começarão a sua jornada espiritual antes mesmo de conhecer as principais doutrinas. O propósito destes eventos é estabelecer relacionamentos com novas pessoas. Membros antigos e visitantes devem se misturar aos visitantes. Outro objetivo não menos importante é cultivar o solo do coração humano através de um relacionamento de confiança e boas obras para dar relevância e credibilidade à proclamação do evangelho. Acerca disso, afirmou White (1995, p.247):

33

34 Eventos que atendam às necessidades: projetos comunitários

35 Duplas Missionárias Estudos Bíblicos Estudos Bíblicos
Outro elemento essencial para preparar a comunidade para as reuniões evangelísticas é realizar estudos bíblicos com as pessoas mais interessadas. Os eventos do evangelismo da amizade e dos projetos sociais deveriam produzir dezenas de interessados que começam a perguntar sobre o quê crêem os adventistas do sétimo dia. Para essas pessoas é que os estudos bíblicos deveriam ser providenciados.

36 “Depois disto o Senhor designou outros setenta ; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir”. Lucas 10:1 Uma cuidadosa observação, no relato de Lucas, dos setenta discípulos parece indicar que sua missão tinha o propósito de preparar uma audiência para ouvir a pregação de Jesus: “Depois disto o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar onde ele estava para ir”. Lucas 10:1.

37 Folhetos em Série Mas se os eventos do evangelismo da amizade não produziram nomes o suficiente, então a igreja poderá organizar um plano para descobrir interessados na comunidade. Dentro do contexto dessa passagem, a missão dos discípulos era cultivar o solo para uma grande colheita (NICHOL, 1953, v. 5, p. 570). Agora, a igreja precisa ser cuidadosa ao trabalhar com estes interessados. Às vezes, quando a pessoa é visitada todas as semanas para receber estudos bíblicos em seu lar, torna-se difícil levá-la para as reuniões evangelísticas. O ideal é transmitir apenas os temas elementares (importância da Palavra, oração, salvação) em seu lar; então, rapidamente, envolver esta pessoa em um grupo, ou dizê-la que os estudos serão continuados nas reuniões evangelísticas. O programa de evangelismo do SALT IAENE tem utilizado uma série de cinco lições bíblicas que abordam temas práticos tais como “superando o stress”, “como vencer as preocupações” e outros.

38 Classe Bíblica Estudos Bíblicos Estudos Bíblicos
Outro elemento essencial para preparar a comunidade para as reuniões evangelísticas é realizar estudos bíblicos com as pessoas mais interessadas. Os eventos do evangelismo da amizade e dos projetos sociais deveriam produzir dezenas de interessados que começam a perguntar sobre o quê crêem os adventistas do sétimo dia. Para essas pessoas é que os estudos bíblicos deveriam ser providenciados.

39 Operação André Membros levando visitantes

40 O Elemento Surpresa Em alguns lugares, o melhor método a ser seguido no preparo da comunidade para as reuniões evangelísticas é realizar uma aproximação de surpresa. Princípio semelhante pode ser observado na prudência de um general que mantêm suas atividades em estrito segredo, para que o inimigo não descubra os seus planos e procure destruí-los.

41 “Armai vossas tendas, começai vossas reuniões e depois anunciai
“Armai vossas tendas, começai vossas reuniões e depois anunciai ... Não desperteis oposições antes de o povo ter oportunidade para ouvir a verdade, e saber a que estão fazendo oposição. Reservai vossos meios para fazer uma vigorosa obra depois da reunião, de preferência a fazê-la antes.” Evangelismo, p. 401 White escreveu que, certa vez, os pioneiros se consultavam acerca da melhor maneira de preparar a cidade para as reuniões evangelísticas, quando Alguém que é sábio em conselhos, disse:

42 O Senhor me mostrou que não era o melhor plano revelar aquilo que iremos realizar, pois logo que nossas intenções fossem conhecidas, nossos inimigos se levantariam para pôr obstáculos. Pastores seriam convidados a virem para resistir à mensagem da verdade. De seus púlpitos advertiriam as congregações, dizendo-lhes as coisas que os adventistas pretendem fazer. White explica as vantagens de uma aproximação de surpresa em alguns lugares:

43 Esperai; armai as barracas quando chegar o tempo das reuniões campais
Esperai; armai as barracas quando chegar o tempo das reuniões campais. Armai-as rapidamente e, então, anunciai as reuniões... Apresentai-vos rapidamente ao povo - surpreendei-os. Idem, p. 125.

44 Evangelismo Relacional
Organize uma lista dos interessados Pequenos Grupos Duplas Missionárias Classes Bíblicas Evangelismo Relacional Evangelismo da Compaixão Eventos Sociais Folhetos em série Operação André

45 Preparo do Local de Pregação
Ao montar um spot para propaganda, é necessária uma referência quanto ao local, que seja bem conhecido de todos e esteja em evidência. A terra de Canaã, por exemplo, estava localizada na encruzilhada dos continentes africano, asiático e europeu, e no meio das nações para testemunhar a todos que por ali trafegassem, como está expresso em Ezequiel 5:5.

46 Deve estar a menos de 10 Km da Igreja.
Princípios: Deve estar a menos de 10 Km da Igreja. Na direção em que a cidade está crescendo. Bairros Populosos Área de imigrantes Igrejas com menos de 10 anos e menos de 100 membros. A seleção de um lugar para conduzir reuniões é uma das mais importantes decisões que você terá que tomar em uma campanha. Muitos evangelistas eficientes preferem os locais neutros do mundo secular aos edifícios religiosos para alcançar o povo. Esse é um princípio aplicado por Wesley em suas pregações ao ar livre, das fábricas comunitárias por Agnus Liu e por Billy Graham nas suas cruzadas em estádios de futebol americano. Sobre este assunto, Ellen White é enfática:Os lugares em que a verdade nunca foi proclamada são os melhores para trabalhar (White, Evangelismo, p. 20, 21).

47 Qual a reputação da área?
1. Localização Qual a reputação da área? Há facilidade de eletrificação? Qual a distância da área residencial? Visibilidade Acessibilidade A seleção de um lugar para conduzir reuniões é uma das mais importantes decisões que você terá que tomar em uma campanha. Muitos evangelistas eficientes preferem os locais neutros do mundo secular aos edifícios religiosos para alcançar o povo. Esse é um princípio aplicado por Wesley em suas pregações ao ar livre, das fábricas comunitárias por Agnus Liu e por Billy Graham nas suas cruzadas em estádios de futebol americano. Sobre este assunto, Ellen White é enfática:Os lugares em que a verdade nunca foi proclamada são os melhores para trabalhar (White, Evangelismo, p. 20, 21). Há transporte público?

48 “É algumas vezes necessário alugar, com grande despesa, os salões mais populares, a fim de que possamos atrair o povo. Então podemos apresentar-lhe a evidência bíblica da verdade.” Evangelismo, 75. “Devemos levar a verdade às cidades. Pavilhões devem ser erguidos nos lugares mais favoráveis, e celebradas reuniões” Evangelismo, 76 Sempre que possível, as reuniões deveriam ocorrer fora dos edifícios religiosos. Clubes sociais, restaurantes, salões de hotéis, bares e escolas são algumas possíveis opções. Assegurar um local certo contribui em grande medida na freqüência às reuniões. Não adianta muita propaganda com lugar inadequado. O resultado será uma fraca assistência: O local adequado anuncia mais do que convites.

49 “A obra na...poderia estar muito mais adiantada atualmente, se nossos irmãos não houvessem procurado, ao começo, trabalhar com tanta parcimônia. Se houvessem alugado boas salas, levando avante o trabalho como quem possui grandes verdades... Teriam obtido maior êxito”. Evangelismo, 75

50 2. O uso da igreja como ponto de pregação:
Vantagens: • Economia • Qualidade do interessado Desvantagens • Preconceitos • Espaço Insuficiente • Ambiente não neutro

51 3. O uso de Auditórios Vantagens Desafios  Tendas  Teatros
 Auditórios de escolas  Galpões vazios  Centros comunitários  Salões  Garagens  Lage  Praça Púbica Vantagens 1-Preconceitos Removidos. 2- Visibilidade, acessibilidade e espaço O tamanho do local de reuniões precisa ser condizente com a habilidade do orador de atrair e reter grandes auditórios. É melhor ter um auditório menor completamente cheio, dando assim uma impressão de sucesso, a ter um salão muito grande com poucas pessoas. Na medida em que a audiência vai diminuindo, após o evangelista ter apresentado os temas probantes, recomenda-se tirar as cadeiras vazias e aumentar o espaço entre elas para dar sempre a impressão de casa cheia. O tamanho da cidade bem como a disponibilidade de obreiros e finanças devem também ser considerados antes de se alugar um auditório. Desafios 1- Montagem de equipamentos. 2- Aluguel 3- Transferência para a Igreja.

52  Ornamentação: Plantas, faixas, pintura.
4. Pontos a considerar  Ornamentação: Plantas, faixas, pintura.  Local limpo e atrativo  Abundante iluminação Se alugar um auditório, verifique que esteja limpo e atrativo. As janelas, as paredes e o piso devem estar limpos. A área adjacente deve estar livre de lixo, e a grama e as ervas daninhas devem estar cortadas. Os visitantes irão procurar banheiros limpos. Eles poderão se esquecer do seu sermão, mas o cheiro da sujeira permanecerá em sua memória. Verifique também se há salas para cursos de culinária e espaço para guardar equipamentos. Evite locais com degraus, pois isso excluiria os idosos e deficientes. Considere também a acústica, se há ventilação ou quantos ventiladores as circunstâncias exigirão. E não se esqueça do estacionamento. Caso não haja auditórios à disposição, considere alugar uma casa ou salão e modelar o espaço interno. Em alguns casos e com os devidos arranjos com o proprietário, paredes podem ser facilmente removidas  Acústica e Ventilação


Carregar ppt "3 Milhões de soldados 500 mil veículos 10 mil aviões 4 mil navios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google