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Transtornos da Aprendizagem
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Transtorno da leitura: é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas. Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, em que foram eliminadas todas as outras causas. Transtorno da matemática: também conhecido como discalculia. Não é relacionado à ausência de habilidades matemáticas básicas como a contagem, e sim à forma com que a criança associa essas habilidades com o mundo que a cerca. Transtorno da expressão escrita: refere-se apenas à ortografia ou caligrafia, na ausência de outras dificuldades da expressão escrita. Geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade de compor textos escritos.
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Transtorno da leitura Dislexia
Do grego: dis = difícil, dificuldade; lexis = palavra. É um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela tem sido vista como uma condição hereditária devido a alterações genéticas, mas tal só acontece numa pequena percentagem de casos. Ela também é caracterizada por apresentar alterações no padrão neurológico.
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Dislexia Dificuldades no ditado.
Substituições: mudanças de letras por outras de fonética similar. Inversões: modificação da sequência das letras ou das sílabas em uma palavra. Ex.: CASA = SACA. Omissões: supressão de uma ou várias letras ao ler o u escrever. Ex.: PONTE = POTE. Agregados: aumentar letras ou combinações de letras ou repeti-las. Ex.: VIU = AVIU. Dissociações: separação inadequada das palavras. Má pronúncia em palavras familiares. Dificuldade para fazer rimas Dificuldade para recitar o alfabeto
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Dislalia Dificuldade em articular as palavras;
Má pronúncia das palavras, seja omitindo, acrescentando, trocando ou ainda distorcendo os fonemas; Tais características são normais até os quatro anos.
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Transtorno da matemática
Discalculia Do grego: dis = mal e do latin: calculare = contar. Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações. Dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens, matematicamente. Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos. Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos. Dificuldades na execução de operações e cálculos mentais.
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Transtorno da expressão escrita
Disortografia Até o 3°ano é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia. A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.
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Disortografia Troca de letras que se assemelham sonoramente. EX.: FACA / VACA; CHINELO / JINELO; PORTA / BORTA. Confusão de sílabas como: ENCONTRARAM / ENCONTRARÃO. Adições: VENTITILADOR. Omissões: CADEIRA / CADERA; PRATO / PATO. Inversões: PIPOCA / PICOCA. Hipossegmentação de palavras: NO DIASEGUINTE ; SAIREI MAISTARDE. Hipersegmentação de palavras: EN SAIAR; A NOITECER.
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Disortografia Problemas de atenção e não percepção de seus erros.
Dificuldade para memorizar esquemas gráficos. Dificuldade para discriminar qualitativamente os fonemas (processamento auditivo). Problemas na concepção e ligação lógica de ideias. Problemas de concordância nas orações. Dificuldades em perceber as sinalizações gráficas. Problemas de ritmo. Textos muito reduzidos. Falta de vontade de escrever.
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Disgrafia A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando-a ilegível. Algumas crianças com disgrafia possuem também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia. A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
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Disgrafia Lentidão na escrita. Letra ilegível. Escrita desorganizada.
Traços irregulares ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial. Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
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Disgrafia Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares. Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular. O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
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Disgrafia É importante esclarecer que há disgráficos com letras mal grafadas, mas inteligíveis, porém outros cometem erros e borrões que quase não deixam possibilidade de leitura para sua escrita cursiva, embora eles mesmos sejam capazes de ler o que escrevem. A escrita, para os disgráficos, pode tornar-se uma tarefa extremamente cansativa e difícil, podendo trazer os mais sérios reflexos para o desenvolvimento do ego destes sujeitos. São imprescindíveis o entendimento dos profissionais envolvidos, o diagnóstico e o tratamento terapêutico adequado às singularidades do sujeito disgráfico.
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Disortografia 9 anos - 4ºano (3ªsérie)
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Disgrafia
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Disgrafia/Dislexia 8 anos
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Dislexia 9 anos – final do 2º ano (1ª série)
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Discalculia
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Discalculia
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Discalculia Por: Renata Carvas e Maria de Lourdes Ribeiro
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