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Arnaldo Vaz Jr. 308278.

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1 Arnaldo Vaz Jr. 308278

2 Scotch-Brite Não Risca
1.Identificar e ilustrar com 2 exemplos inovação Incremental ou melhoria continua Scotch-Brite (1959) A Fibra Scotch-Brite é aquele material mais áspero de um dos lados da esponja. Mais tarde, foi criada a esponja de duas faces, com um lado de espuma e outro de fibra. Scotch-Brite Não Risca Espuma e fibra de alta qualidade Limpeza sem riscos Diversos tipos de superfícies/materiais (louças, panelas, cristal, plásticos, entre outros) Alta durabilidade Solvente à base d´água – não agride o meio ambiente Post-it (1980) Post-it Pop-up Exclusivo sistema com dispensador. Facilita uso com apenas uma das mãos.

3 2.Identificar e ilustrar com 2 exemplos inovação radical ou disruptiva
Líquido impermeabilizante (1952) Cientista da divisão de produtos químicos num projeto para a indústria aeroespacial Ao manipular o material, deixou cair um pouco em seu sapato. “Quando ele se abaixou para limpar, percebeu que aquele produto repelia água” Recebeu o aval para dedicar 15% de seu tempo de trabalho no novo projeto Atualmente é usado tanto para fins industriais, quanto domésticos (em carpetes, estofamento de carros, sofás, etc). Coincidência, senso de oportunidade e empre- endedorismo “Muitas maçãs caíram antes de Newton perceber o fenômeno da gravidade, então não se pode dizer que foi apenas sorte” Luiz Eduardo Serafim Gerente de Marketing Corporativo

4 2.Identificar e ilustrar com 2 exemplos inovação radical ou disruptiva
Líquido Supressor de Poeiras ( 2009) Líquido biodegradável e se transforma em uma película que retém o produto durante todo o percurso. Produto para ser pulverizado nos vagões de pó de ferro. Cria uma camada protetora (chuveiro) Impede a liberação das finas partículas de minério durante o transporte. Criado no contexto brasileiro

5 3.Identificar inovações no modelo de negócio e processo
Fundada em 1902 no estado de Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos EUA. Cinco homens de negócios resolveram explorar depósitos de minérios. Mas a exploração das minas provou ser de pouco valor e a nova empresa de Mineração e de Manufatura de Minnesota rapidamente transferiu-se para a cidade de Duluth em 1905, para concentrar suas atividades na fabricação de abrasivos. Atualmente a 3M se considera fundamentalmente uma companhia de base científica.

6 3.Identificar inovações no modelo de negocio e processo
Institucionalizaram a inovação com a regra 15%; Permite que todo o pessoal técnico dedique 15% do seu tempo para trabalhar em projetos que eles mesmos escolhem; Não precisam da aprovação; Nem têm de contar à gerência no que estão trabalhando; Ninguém mede ou monitora o uso que o nosso pessoal faz dos 15% do tempo; Eles sabem que têm apoio e encorajamento para trabalhar em defesa de suas idéias; Um cientista pode usar o tempo para visitar outro laboratório, outro pode optar por visitar clientes; Freqüentemente as pessoas usam seu tempo para ajudar a resolver um problema que está chamando a atenção de um colega em outra divisão.

7 4.Quais características da organização da empresa alavanca inovações?
Pessoas no centro da inovação Segundo a Cultura da 3M, é preciso ter pessoas competentes que tenham poder de decisão, segmentação e foco. “Liderança é um dos principais ingredientes para uma empresa inovadora”, aponta Luiz Eduardo Serafim. Meta de que 40% das vendas de todos os anos venham da concepção de novos produtos. + de 45 mil patentes registradas e produtos como o post-it, que são líderes em sua categoria e viraram sinônimo de marca, como o durex. Luiz Eduardo Serafim Gerente de Marketing Corporativo e Serviços ao Consumidor da 3M do Brasil Embaixador de Inovação da 3M

8 4.Quais características da organização da empresa alavanca inovações?
Ambiente de tolerância aos “erros” O modelo de gestão da inovação da 3M é comprometido com o longo prazo. Para a empresa, inovação não é apenas produto, é um modelo de negócios. “Uma única inovação não garante o sucesso. Os concorrentes estão freqüentemente copiando e evoluindo”. Luiz Eduardo Serafim Para companhia, inovação sustentável requer uma cultura intrínseca à empresa. Luiz Eduardo Serafim Gerente de Marketing Corporativo e Serviços ao Consumidor da 3M do Brasil Embaixador de Inovação da 3M

9 4.Quais características da organização da empresa alavanca inovações?
Estrutura bastante horizontalizada Há uma ampla rede de conhecimento interno que proporciona a inovação, com fóruns e encontros permanentes envolvendo todos os stakeholders da marca. O Marketing, além de desenvolver produtos, é responsável por levar insights para toda a companhia. Muita colaboração de equipes + de pesquisadores no mundo ( fora dos EUA ). 111 pessoas dedicadas à Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil ( responsáveis pelo lançamento de 102 novos produtos em 2008). “Pet Projects” A regra dos 15% do tempo livre dos cientistas para inovação é praticada na 3M formalmente.

10 10 mandamentos para promover a inovação, segundo a 3M
5.Quais indicadores a empresa usa para estimular a inovação? 10 mandamentos para promover a inovação, segundo a 3M Reconheça os mais criativos Assuma riscos consideráveis Vença os obstáculos e não se deixe vencer Pense a longo prazo Continue crescendo Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia Tolere as ambigüidades Reformule problemas sem solução Faça o que você mais gosta de fazer Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo Métricas 40% das Vendas vindas de produtos novos em 2014 Projetos incrementais e radicais Número de patentes


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