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Antiguidade grega: a Paidéia Pedagogia

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Apresentação em tema: "Antiguidade grega: a Paidéia Pedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 Antiguidade grega: a Paidéia Pedagogia
FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA Curso: PEDAGOGIA Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Professora: INDIA MARA AP. DALAVIA DE SOUZA HOLLEBEN Antiguidade grega: a Paidéia Pedagogia

2 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
O que é a Paidéia (...) as explicações predominantemente religiosas são substituídas pelo uso da razão autônoma, da inteligência crítica e pela atuação da personalidade livre, capaz de estabelecer uma lei humana e não mais divina. Surge a necessidade de elaborar teoricamente o ideal da formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão.

3 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

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O cidadão, não será mais o depositário do saber da comunidade, mas aquele que elabora a cultura da cidade. Não está preso ao passado, mas é capaz de projetar o futuro. O termo Paidéia: - Foi criado por volta do século V a.C. - Inicialmente significava apenas: criação dos meninos (pais, paidós, “criança”).

5 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
A Paiagogos significa literalmente aquele que conduz a criança (agogôs, “que conduz”): o escravo que conduz a criança à escola. O termo pedagogia se amplia, adquirindo o sentido de teoria sobre a educação. Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. Os gregos, ao discutir os fins da Paidéia, esboçam as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica.

6 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
Tradição mítica - A concepção mítica na Grécia predomina até o século VI a.C. - Os mitos gregos recebiam forma poética e eram transmitidos oralmente, em praça pública, pelos cantores ambulantes (aedos e rapsodos). - Alguns mitos (Ilíada e Odisséia) são atribuídos a Homero. - Nos relatos míticos das epopéias de Homero: - O herói vive na dependência dos deuses e do destino (falta-lhe a noção de livre arbítrio)

7 FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA
HOMERO ILÍADA E ODISSÉIA

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Ter sido escolhido pelos deuses é sinal de valor e em nada desmerece sua virtude. A noção de virtude (areté) não se confunde com o conceito moral de virtude conforme o conhecemos depois, mas significa força, excelência e superioridade, alvo supremo do herói.

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Nasce a filosofia Passagem do mito + Filosofia: milagre grego? pensamento mítico para o racional e filosófico. O surgimento da filosofia na Grécia não é um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez ao longo de milênios e para a qual concorreram as novidades introduzidas na época arcaica. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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- Essas Novidades: escrita, moeda, lei e polis. Transformações foram responsáveis por uma nova visão que o homem passa a ter do mundo e de si próprio A escrita - Proporciona a possibilidade de maior abstração, que tende a modificar a estrutura do pensamento ao propiciar o distanciamento do vivido, o confronto das idéias, a retomada do relato escrito. - Surge como exigência de rigor e clareza, estimulando o espírito crítico. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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A lei escrita: - A justiça, antes submetida à arbitrariedade dos reis ou da interpretação da vontade divina, volta-se para a discussão. Passa a ser fundamento para a democracia nascente, adquirindo um caráter humano.

12 FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA
A polis - Está centralizada na ÁGORA (praça pública), onde se discutem os problemas de interesse comum; - Constitui-se com a autonomia da palavra (da argumentação) (...) A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos desígnios divinos, para que ele próprio possa tecer seu destino na praça pública.

13 Á G O R A Á G O R A Á G O R A

14 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
Educação A formação integral A educação grega era centrada na formação integral Apesar, conforme a época, fosse enfatizado o preparo (corpo e espírito) esportivo ou intelectual. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Com o aparecimento da aristocracia - dos senhores de terras, de formação guerreira - os jovens da elite eram confiados aos preceptores. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

15 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
- As escolas apareceram com o advento das polis. No período clássico, sobretudo em Atenas, a instituição escolar já se encontrava estabelecida. - A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.

16 (...) na sociedade escravista grega, o ócio digno significa a disponibilidade de gozar do tempo livre, privilégio daqueles que não precisam se preocupar com a própria subsistência. Não por acaso, a palavra grega para escola (scholé) significa inicialmente “o lugar do ócio”.(...) (ARANHA, M. L .A.1996, p.50)

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- Educação física - passa a se orientar, sobretudo para os esportes. -Nas escolas de formação mais esportiva que intelectual, o ensino das letras e cálculos demora um pouco mais para se difundir. - A inversão da formação física para a espiritual se dará com o ensino superior ministrado pelos filósofos. - A transmissão da cultura grega se dá além das famílias e das escolas, nas inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões na Ágora). FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

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ÊNFASE NA FORMAS DO CORPO

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HOMERO, EDUCADOR DA GRÉCIA A educação na época da aristocracia guerreira visava a formação cortês do nobre. (Influência das epopéias de Homero que relatam as ações dos deuses e transmitem os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos). O guerreiro era formado para a virtude: sentido de força e coragem, atributos do guerreiro “belo e bom”, aos quais se acrescentam a prudência, a lealdade, a hospitalidade, a honra, a glória e o desafio à morte.

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-A criança nobre permanecia em casa até os sete anos, quando era enviada aos palácios de outros nobres a fim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheiresco. -Eram contratados preceptores que davam uma formação integral baseada no afeto e no exemplo. - No período arcaico e na época clássica, continuou a prevalecer a influência cultural das epopéias na educação. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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Educação espartana O Século IX a.C. legislador Licurgo organizou o Estado e a educação: de início, os costumes não eram tão rudes e o preparo militar era intercalado com a formação esportiva e musical; depois, quando Esparta derrotou Atenas, o rigor da educação passou a se assemelhar à vida de quartel. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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Educação espartana Após a fase homérica, ao contrário das demais cidades gregas, Esparta continua a valorizar as atividades guerreiras e a desenvolver uma educação severa, voltada para a formação militar.

23 Educação espartana Cuidados com o corpo começaram com uma prática de melhoramento da espécie: recomendação de política de eugenia, abandonar as crianças deficientes ou frágeis demais e procurar fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios.

24 Educação espartana Cuidados com o corpo começaram com uma prática de melhoramento da espécie: recomendação depolítica de eugenia abandonar as crianças deficientes ou frágeis demais e procurar fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios.

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Educação espartana Cuidados com o corpo começaram com uma prática de melhoramento da espécie: recomendação depolítica de eugenia abandonar as crianças deficientes ou frágeis demais e procurar fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

26 Educação espartana Cuidados com o corpo começaram com uma prática de melhoramento da espécie: recomendação depolítica de eugenia abandonar as crianças deficientes ou frágeis demais e procurar fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios.

27 Educação espartana Cuidados com o corpo começaram com uma prática de melhoramento da espécie: recomendação depolítica de eugenia abandonar as crianças deficientes ou frágeis demais e procurar fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios.

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As crianças: Permaneciam com a família até os sete anos, quando o Estado passava a oferecer uma educação pública e obrigatória. Viviam em comunidades constituídas por grupos que se formavam de acordo com a idade, supervisionados pelos que se distinguiam no desempenho das tarefas exigidas. Como todos os gregos, os espartanos desenvolveram o estudo de música, canto e dança coletiva. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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Até os 12 anos predominavam as atividades lúdicas, aumentando gradativamente o rigor da aprendizagem e transformando a educação física em verdadeiro treino militar. Os jovens aprendiam a suportar a fome, o frio, a dormir com desconforto, a vestir-se de forma despojada. A educação moral valorizava a obediência, a aceitação dos castigos, o respeito aos mais velhos e privilegiava a vida comunitária. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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Ao contrário dos atenienses, os espartanos não eram educados para os refinamentos intelectuais, nem apreciavam os debates e os discursos longos. Esparta oferecia às mulheres maior atenção em relação às demais cidades gregas. Estas participavam das atividades físicas e exibiam nos jogos públicos toda a força, a beleza e o vigor dos corpos bem treinados.

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Educação ateniense

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Final do século VI a.C: ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. O Estado demonstrava algum interesse a respeito, mas o ensino não se tornara obrigatório nem gratuito,apareceram formas simples de escolas. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

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A educação se iniciava aos sete anos. As meninas permaneciam no gineceu (parte da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos). Os meninos desligavam-se da autoridade materna e eram iniciados na alfabetização, na educação física e musical.

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Acompanhado por um escravo (o pedagogo), o menino dirigia-se à palestra, onde praticava exercícios físicos. Sob a orientação do pedótriba (instrutor físico), era iniciado em corrida, salto, lançamento de disco, de dardo e em luta (cinco modalidades do pentato).

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A educação física não se reduzia à mera destreza corporal, mas vinha acompanhada pela orientação moral e estética. A educação musical também era valorizada o pedagogo levava a criança ao citarista (professor de cítara). Cultivava-se também o canto coral, a declamação de poesias, geralmente acompanhada por instrumentos musicais. FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA

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A preocupação com a formação integral se expressa na frase de Platão: “Eles [os mestres de música] familiarizaram as almas dos meninos com o ritmo e a harmonia, de modo que possam crescer na gentileza, em graça e harmonia, e tornarem-se úteis em palavras e ações”. (p.52)

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O ensino elementar de leitura e escrita, durante muito tempo, recebia menor atenção e cuidado do que as práticas esportivas e musicais. O mestre era geralmente uma pessoa humilde, mal paga e sem o prestígio do instrutor físico.

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À medida que aumentava a exigência de melhor formação intelectual, delineavam-se três níveis de educação: elementar, secundária e superior

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O gramático (grammata = letra) costumava reunir em qualquer lugar um grupo de alunos, para ensinar-lhes leitura e escrita. Usava métodos que dificultavam a aprendizagem, em que era acentuado o recurso da silabação, repetição, memorização e declamação.

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Nessas escolas as crianças escreviam em tabuinhas enceradas e faziam os cálculos com o auxílio dos dedos e do ábaco. A educação elementar completava-se por volta dos 13 anos. As crianças mais pobres saíam em busca de um ofício, as de família rica continuavam os estudos, sendo encaminhas ao ginásio.

41 Apenas com os sofistas se iniciou uma espécie de educação superior.
FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA Dos 16 aos 18 anos, a educação adquiria uma dimensão cívica de preparação militar. Apenas com os sofistas se iniciou uma espécie de educação superior.

42 Sócrates, Platão e Aristóteles ministraram na educação superior
Sócrates, Platão e Aristóteles ministraram na educação superior. Sócrates se reunia informalmente na praça pública, Platão utilizava um dos ginásios de Atenas (a Academia), Aristóteles ensinava em outro ginásio (o Liceu). Não há uma preocupação com o ensino profissional, pois os ofícios deveriam ser aprendidos no próprio mundo do trabalho. Uma exceção é a medicina, profissão altamente considerada entre os gregos. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

43 Socrate et Xantippa, 1612, Otto Von Venni
FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA SÓCRATES Socrate et Xantippa, 1612, Otto Von Venni PLATÃO ARISTÓTELES

44 Socrate et Xantippa, 1612, Otto Von Venni

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PLATÃO SÓCRATES ARISTÓTELES

46 Educação no período helenístico
FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA Educação no período helenístico

47 = Helenismo – fusão da cultura helênica às civilizações que a dominam.
A antiga Paidéia torna-se ENCICLOPÉDICA = (EDUCAÇÃO GERAL) ampla gama de conhecimentos exigidos para a formação do homem culto. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

48 Cada vez mais aumentavam os estudos teóricos, restringindo-se o tempo dedicado aos exercícios físicos. Nos grupos superiores predominava o saber erudito e distanciado do cotidiano. As questões metafísicas e políticas forma substituídas pelos temas éticos. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

49 FASF- FACULDADE SAGARADA FAMÍLIA
Ao lado do ensino elementar, orientado pelo gramático, desenvolveu-se o nível secundário, sendo ampliada a função de retor (mestre de retórica). O conteúdo abrangente do programa foi cada vez mais caracterizado pelas sete artes liberais: disciplinas humanísticas (gramática, retórica e dialética) e científicas (aritmética, música, geometria e astronomia).

50 Inúmeras escolas filosóficas se espalharam, e da junção de algumas foi constituída a Universidade de Atenas, centro de fermentação intelectual que perdurou até o período da dominação romana. 331 a.C. Alexandre Magno faz de Alexandria, outro local importante de estudos superiores.

51 FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA
Conclusões...

52 O ideal grego de educação sofreu significativas alterações.
FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA O ideal grego de educação sofreu significativas alterações. Por pertencer a uma sociedade escravista, os gregos desvalorizavam a formação profissional e o trabalho manual.

53 Enquanto a técnica se achava associada à prática dos escravos, o cultivo desinteressado da forma física e a atividade intelectual permaneciam privilégios das classes ociosas. A Grécia é o berço das primeiras teorias educacionais, fecundadas pelo embate de tendências pluralistas. FASF- FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA


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