A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA. É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA. É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA

2 É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela primeira vez coloca a educação como problema.

3 Os ideais educativos Grego se fundamenta na paideia (de paidos criança) significava simplesmente "criação dos meninos". Estes ideais foram desenvolvidos no século V a. C. baseados em práticas educativas muito anteriores.

4 O conceito que originalmente exprime o ideal educativo grego é o de arete. Originalmente formulado e explicitado nos poemas homéricos, a arete é aí entendida como um atributo próprio da nobreza, um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloqüência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade.

5 Na literatura grega desde o período homérico (X a. C.) vemos sinais de questionamento do conceito de educação, seja na poesia, seja na tragédia ou na comédia. Mas é no século V a. C., com os Sofistas e depois comSofistas SócratesSócrates, Platão e Aristóteles quePlatãoAristóteles o conceito de educação alcança o estatuto de uma questão filosófica.

6 Na educação grega deu-se mais oportunidade para o desenvolvimento individual.

7 É na consciência individual que se deve procurar os elementos determinantes da finalidade da vida e da educação.

8 Os ideais gregos são: liberdade política e moral; desenvolvimento intelectual (Filosofia e arte); racionalidade.

9 Em conseqüência dessa característica surge um novo conceito de educação, que hoje denominamos liberal.

10 Os privilégios da personalidade eram limitados aos homens livres. Para 90% da população eram negados estes privilégios.

11 Os ideais da educação do período homérico ( a.C.) aparecem nos poemas Ilíada e Odisséia

12 Licurgo (século IX a.C. organiza o Estado e a educação em Esparta. O Estado passa a manter extremo controle governamental sobre educação.

13 A EDUCAÇÃO ESPARTANA OBJETIVO: era dar a cada indivíduo um nível de perfeição física, coragem e hábito de obediência às leis que o tornassem um soldado ideal.

14 EDUCAÇÃO ATENIENSE OBJETIVO: Formação completa do homem (física e intelectual) O Estado assegurava a liberdade pessoal, criando as condições vantajosas para a educação.

15 OS SOFISTAS Surgiram devido à falta de meios para ministrar uma educação que proporcionasse ao indivíduo condições de êxito pessoal.

16 Cada sofista expunha ou salientava os conteúdo que considerava importantes e não tinha de dar satisfações a ninguém sobre a escolha efetuada.

17 Os sofistas ensinassem quaisquer assuntos relacionados, por exemplo,a arte, a ciência e a política.

18 O saber sofista estava direcionado para a prática da vida. O que ensinavam estava adequado às necessidades dos seus alunos (o que terá contribuído para a sua grande aceitação por parte destes!).

19 Os sofistas pretendiam dar Respostas imediatas a determinadas situações, pelo que olhavam, de uma forma bastante concreta e real, para os assunto que reclamavam uma intervenção imediata.

20 Os sofistas eram particularmente conhecidos como sendo professores de retórica, sobretudo no domínio das leis e da política, nos meandros do poder e da sua ascensão.

21 Preocupavam-se em dotar os seus alunos de uma capacidade de argumentação suficientemente persuasiva. Para cumprirem este objetivo, alguns sofistas davam uma preparação formal que freqüentemente consistia em fornecer aos seus alunos discursos feitos sobre determinados assuntos, com objetivo de serem repetidos em futuras ocasiões, tais como nos processos perante os tribunais, ou sentenças inteligentes e informações fragmentárias a serem utilizadas em momentos oportunos.

22 SÓCRATES (470 – 399 a.C.) Conhece-te a ti mesmo

23 MÉTODO SOCRÁTICO IRONIA – perguntar fingindo ignorar. MAIÊUTICA – Fazer outras perguntas para levar o interlocutor a descobrir a verdade.

24

25 PLATÃO ( a.C.)

26 Platão concorda com o mestre Sócrates sobre a necessidade de se procurar uma nova base moral para a vida, a qual deveria se encontrar em idéias e na verdade universal.

27 MÉTODO PLATÔNICO DIAL É TICA – continuo discurso consigo mesmo. Na educação deve-se levar em conta tanto o corpo como o espírito.

28 Para Platão constitui os conteúdos da educação: -a cultura estética e moral, -exercícios corporais -a formação científica e filosófica.

29 ARISTÓTELES (383 – 322 a.C.)

30 Enquanto para Sócrates e Platão a posse do conhecimento pelo indivíduo constituía a virtude, Aristóteles afirmava que a virtude está na conquista da felicidade e do bem.

31 Aristóteles defendia que a função principal da educação era conduzir o homem à felicidade. Segundo Aristóteles, o ser humano ao nascer é como um rio sem leito, que não sabe para onde vai e que a educação, ao longo do seu amadurecimento, deve guiar. Aristóteles aceita a educação tradicional grega, considerando no entanto que esta deve ensinar conceitos úteis e necessários à vida prática.

32 MÉTODO ARISTOTÉLICO IMITAÇÃO O homem se educa na medida em que copia a forma de vida dos adultos. Ele se educa porque atualiza suas energias. O educando é potencialmente um sábio e, com a educação, ele atualiza (converte em ato) o que é suscetível de desenvolver.

33 PERÍDODO HELÉNISTA Na época alexandrina, a educação grega achava-se organizada da seguinte forma: Conhecimentos filosóficos: Gramática, retórica e dialética. (trivium) Conhecimentos reais: aritmética, geometria, teoria musical e astronomia (quadrivium)


Carregar ppt "EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA. É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google