A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PRÉ-MODERNISMO Profª Vivian Trombini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PRÉ-MODERNISMO Profª Vivian Trombini."— Transcrição da apresentação:

1 O PRÉ-MODERNISMO Profª Vivian Trombini

2 O que você deverá saber ao final deste estudo. 1
O que você deverá saber ao final deste estudo. 1. O que foi o Pré-Modernismo. Por que o Pré-Modernismo não é considerado uma estética literária. 2. Como se caracterizou a obra de Euclides da Cunha. De que modo Os Sertões aproximam jornalismo e literatura e, ao mesmo tempo, conservam características do Naturalismo.

3 3. Que retrato da sociedade brasileira é feito por Lima Barreto
3. Que retrato da sociedade brasileira é feito por Lima Barreto. Como a interação entre acontecimentos históricos e personagens ficcionais define a obra de Lima Barreto. 4. Como as cidades do interior aparecem na obra de Monteiro Lobato. Por que Jeca Tatu se tornou uma personagem “imortal” da literatura brasileira.

4 5. Quais são as características da obra de Augusto dos Anjos
5. Quais são as características da obra de Augusto dos Anjos. De que modo sua poesia associa a crença na ciência e indagações filosóficas.

5 CONTEXTO HISTÓRICO:. 1896 – Primeira expedição contra Canudos;
CONTEXTO HISTÓRICO: *1896 – Primeira expedição contra Canudos; *1897 – Destruição de Canudos; *1903 – Greves por melhores condições de trabalho;

6 1904 – Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro;
*1904 – Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro; *1907 – Aprovada a lei que permitia a expulsão de operários estrangeiros acusados de agitação; *1910 – Revolta da Chibata no Rio de Janeiro;

7 1912 – Paralisações – greves operárias;
*1912 – Paralisações – greves operárias; *1913 – Decretado estado de sítio para controlar as greves; *1913 – Henry Ford implanta a linha de montagem em suas fábricas; *1917 – Queima de milhares de sacas de café para evitar a queda do preço.

8 *A REFORMA DAS CIDADES - Deslocamento de muitas famílias pobres para os grandes centros; - Favelas criadas para abrigar ex-escravos e migrantes do interior ; - Importação de mão de obra europeia.

9 *OS CONFLITOS NO NORDESTE - Seca; - Antônio Conselheiro; - Guerra de Canudos – cerca de 25 mil mortos; - O cangaço.

10 *A RIQUEZA DA BORRACHA E DO CAFÉ - Amazônia – extração de borracha; - São Paulo – café – industrialização – imigração; - Antagonismo entre regiões urbanizadas, desenvolvidas e vastas áreas pobres.

11 PROJETO LITERÁRIO - Representar o país (mostrar o Brasil aos brasileiros); - Ausência de idealização (crítica à realidade social e econômica) - Personagens que ainda não haviam aparecido na literatura (pequeno funcionário público, imigrantes, caboclos, sertanejos sem idealização).

12 OS AGENTES DO DISCURSO - Interesse por notícias; - Literatura da diversidade; - Telégrafo (ajudando na divulgação de notícias pelo Brasil); - Fotografia; - Cinema.

13 LINGUAGEM - Torna-se mais objetiva, direta, precisa (texto jornalístico); - Utilização de um português mais “brasileiro”.

14 EUCLIDES DA CUNHA 1902 – “Os Sertões”
*Visão determinista – homem é fruto do ambiente; *Tratado científico – características do solo; *Investigação socioantropológica – caracteriza o sertanejo; *Matéria jornalística – registra em detalhes as lutas; * Texto literário – capta em suas descrições a sinceridade da alma do sertanejo.

15 ESTRUTURA DO LIVRO. A Terra. O Homem
ESTRUTURA DO LIVRO *A Terra * O Homem * A Luta - Linguagem: barroco científico – expressões que sugerem conflito interior que não pode ser solucionado.

16

17 LIMA BARRETO *Retrata os subúrbios cariocas;
* Subúrbios – compostos pela classe média (funcionários públicos, professores, moças à espera de casamento etc.) * Verdadeiros mecanismos de interação social típicos do Brasil do início do séc. XX.

18 RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA. CLARA DOS ANJOS
* RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHA *CLARA DOS ANJOS *TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

19 MONTEIRO LOBATO *Carreira jornalística e, posteriormente, literária;
*Conhecimento do interior (região do Vale do Paraíba); * Companhia do petróleo nacional.

20 URUPÊS – Jeca Tatu;. CIDADES MORTAS;. O PRESIDENTE NEGRO;
* URUPÊS – Jeca Tatu; *CIDADES MORTAS; *O PRESIDENTE NEGRO; *SITIO DO PICAPAU AMARELO

21 AUGUSTO DOS ANJOS * Paraíba; * Professor de literatura; * “Eu”
* Influências simbolistas * Gosto por imagens fortes; * Construção formal do poema; *Fenômeno isolado.

22 *Divagações metafísicas; *Angústia existencial;

23 O DEUS VERME Fator universal do transformismo
O DEUS VERME Fator universal do transformismo. Filho da teleológica matéria, Na superabundância ou na miséria, Verme - é o seu nome obscuro de batismo. Jamais emprega o acérrimo exorcismo Em sua diária ocupação funérea, E vive em contubérnio com a bactéria, Livre das roupas do antropomorfismo.

24 Almoça a podridão das drupas agras,  Janta hidrôpicos, rói vísceras magras  E dos defuntos novos incha a mão... Ah! Para ele é que a carne podre fica,  E no inventário da matéria rica  Cabe aos seus filhos a maior porção!

25 BUDISMO MODERNO Tome, Dr. , essa tesoura, e
BUDISMO MODERNO Tome, Dr., essa tesoura, e... corte Minha singularíssima pessoa. Que importa a mim que a bicharia roa Todo meu coração, depois da morte?! Ah! Um urubu pousou na minha sorte! Também, das diatomáceas da lagoa A criptógama cápsula se esbroa Ao contacto de bronca dextra forte!

26 Dissolva-se, portanto, minha vida Igualmente a uma célula caída Na aberração de um óvulo infecundo; Mas o agregado abstracto das saudades Fique batendo nas perpétuas grades Do último verso que eu fizer no mundo!


Carregar ppt "O PRÉ-MODERNISMO Profª Vivian Trombini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google