Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola Municipal Professora Danda Nunes
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE Campo Grande, MS Julho de 2008
2
Escola Municipal Professora Danda Nunes
DIRETORA: Cristiane Mazzini Mendes DIRETORA-ADJUNTA: Edilene S. da S. Rocha ORIENTADORAS: Olga de Mello Oshiro Irani R. L. Rodrigues SUPERVISORAS Vera Ângela Batista Pascoala R. de C. Leite
3
PROFESSORA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS:
BIBLIOTECÁRIAS: Neide Meneguette Elaine Cláudia de A. S. Moraes PROFESSORA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: Rita de Cássia V. Campos PROFESSORES COORDENADORES DAS TECNOLOGIAS DA ESCOLA: Leila Tatiana G. Coquemala (matutino) Luiz Cleber Padilha (vespertino)
4
PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROJETOS PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO: CONTOS CLÁSSICOS PROJETO: "CRIANDO SEU CARTOON" Projeto: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Projeto: Motivando com Arte PROJETO: PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS PROJETO: ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS
5
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
6
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROFESSORA: Rita de Cássia Vilela Campos COLABORADORES: Tânia Maria Nóbrega M. Moreira Luciane Silva de Oliveira COMPONENTE CURRICULAR: Laboratório de Ciências PERÍODO: Ano de 2008 TURMAS: 1º anos (matutino). OBJETIVOS: ** Incentivar a alimentação correta; ** Estimular os alunos a se alimentarem de frutas, verduras, legumes, de maneira fácil e saborosa; ** Evitar o desperdício demonstrando o bom aproveitamento dos alimentos e vídeos sobre o assunto.
7
METODOLOGIA: * Pesquisa de diversas receitas; * No laboratório de Ciências, produção e degustação de receitas como: *** Sucos naturais, *** Sanduíches naturais, *** Salada de frutas, *** Torta de legumes, *** Bolo de cenoura. * Pesquisa em biblioteca e sites educativos. * Visualização do filme: “Ilha das Flores” enfatizando o desperdício de alimentos. * Aula da sala de informática visando o tema com vídeos, fotos, e apresentações em Power Point. RECURSOS: * Alimentos diversos, * Livros e revistas, * Computadores, * Data show, * Equipamentos do Laboratório de Ciências.
8
FAZENDO: SALADA DE FRUTAS SUCOS NATURAIS E TORTAS DE LEGUMES.
9
PROJETO CONTOS CLÁSSICOS
10
PROJETO CONTOS CLÁSSICOS
PROFESSORAS: Tânia Maria Nóbrega M. Moreira Luciane Silva de Oliveira COLABORADORES: Leila Tatiana Garcia (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) Neide Meneguette (Biblioteca) Francisco Pereira Farias (Monitor de aluno) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa-Alfabetização PERÍODO: Ano de 2008 TURMAS: 1º anos A e B (matutino). OBJETIVOS * Compreender que a leitura é uma necessidade nas relações de interação entre as sociedades. * Conhecer os contos clássicos que são mais comentadas de forma popular; * Alfabetizar os alunos através da leitura dos contos até que sejam capazes de lerem sozinhos.
11
METODOLOGIA Conhecimento formal dos livros infantis (contos clássicos); Leitura expressiva pelo professor; Ida á biblioteca regularmente (uma vez por semana) e ao Laboratório de Informática; Audição de histórias em cd’s; dvd’s, contador de histórias (bibliotecária Elaine), vídeos; Expressão livre (oral, plástica ou gestual sobre o livro); Dramatização de parte ou do todo; Impressos produzidos: relatar o que sentiu ao ler ou ouvir histórias; identificar as sensações vividas pelos personagens; reproduzir diálogos. RECURSOS * Livros de contos clássicos; * Sulfite, * giz de cera, * canetinha, * lápis de cor, * tinta guache, * revistas, * papel pardo, * tesoura, * fita adesiva, * cola e cola colorida, * isopor; * Materiais recicláveis (trazidos pelos alunos); * DVD’s; * CD’s de áudio; * Microcomputadores, * Data-show.
12
VOLTAR AOS PROJETOS
13
PROJETO: "CRIANDO SEU CARTOON"
14
PROJETO “CRIANDO SEU CARTOON”
PROFESSORA: Rosemeire Borges COLABORADORA: Leila Tatiana (Informática) COMPONENTE CURRICULAR: Artes PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 5ºA, 5º B, 6ºA, 6ºB e 6ºC (matutino) OBJETIVOS: * Conhecer a linguagem dos Cartoons, Histórias em Quadrinhos e Charges; * Reconhecer através da pesquisa na Internet os principais cartunistas brasileiros. * Desenvolver o interesse por este gênero de leitura; * Despertar a criatividade, através da elaboração de um cartoon.
15
RECURSOS: * Revistas e livros de Cartoons e Histórias em Quadrinhos; * Computadores com Internet; * Cartolinas; * Giz de cera, lápis de cor, régua. METODOLOGIA: * Os alunos identificarão a diferença entre Cartoons, charges e história em quadrinhos; * Pesquisarão em alguns sites a biografia e o trabalho dos principais cartunistas brasileiros; * Em dupla, criarão seu próprio cartoon, ou charge, ou História em quadrinho, através do “Paint”. * Em sala de aula, criarão individualmente seu cartoon; AVALIAÇÃO * Exposição dos trabalhos dos alunos em ambiente aberto na Escola.
16
PAULO E MATHEUS 6ºC
17
PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
18
PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PROFESSORA: Maria Lúcia Pelegrino COLABORADORES: Leila Tatiana Garcia (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 6º anos (matutino). OBJETIVOS: Incentivar a leitura; Estimular a criatividade na forma de histórias próprias; Conhecer os elementos textuais como: balões, onomatopéias, ortografia, acentuação.
19
METODOLOGIA: *Leitura de gibis na Biblioteca; *Visualização de histórias em quadrinhos no computador; *Realização de atividades de interpretação na sala de informática; *Produção de Histórias em Quadrinhos com o Programa HQ. RECURSOS: *Gibis e Histórias em Quadrinhos; *Computadores; *Software HQ; *Atividades de informática direcionadas a gibis. AVALIAÇÃO: *Histórias produzidas pelos alunos; *Participação e interesse; *Comportamento e socialização.
22
PROFESSORA: Priscila Zampieri
COLABORADORES: Leila Tatiana (Informática) Luiz Cléber Padilha COMPONENTE CURRICULAR: Artes PERÍODO: 1º Bimestre de 2008 TURMAS: 8ºA, 8º B e 9ºA (matutino) OBJETIVOS: Despertar o interesse dos alunos pela arte; Educar o olhar estético na arte do marketing no dia-a-dia. RECURSOS: Câmera Fotográfica; Televisão; Computadores; Vídeo; Datashow; Material de consumo, cartolinas.
23
Através da mesa redonda, Notas individuais; Notas dos grupos.
METODOLOGIA * Os alunos identificarão a diferença entre logotipo e logomarca; * Criarão uma logomarca do seu próprio nome; * Recriar a logomarca de uma empresa; * Assistir a um vídeo sobre Marketing; * Dividir os alunos em grupos; * Criar logomarca e slogam do grupo, como se cada grupo fosse uma empresa de Maketing; * Criar slogam, logomarca e logotipo para a Escola Danda Nunes; * Criar um cartaz de divulgação da Escola; * Criar uma propaganda/comercial para TV; com música/ jingle * Fazer uma mesa-redonda entre ao alunos e a professora para discutir os resultados; * Apresentar no auditório através de data show as propagandas e músicas produzidas pelos alunos. AVALIAÇÃO Através da mesa redonda, Notas individuais; Notas dos grupos.
24
DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE COM PROPAGANDAS E TECNOLOGIA.
25
LOGOMARCAS LOGOTIPOS SLOGANS
26
PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS
27
PROJETO: ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS
PROFESSORAS: Maria Rochele Torres Serejo Laura Simone Marim COLABORADORES: Luiz Cleber Padilha (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) Neide Meneguette COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 1º anos D e E (vespertino). OBJETIVO Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para viabilizar a apropriação da leitura e da escrita dos alunos.
28
METODOLOGIA Vivenciar, de maneira lúdica e divertida, momentos de leitura de histórias em quadrinhos, com a ajuda das professoras e atividades relacionadas ao tema e personagens dos mesmos, por meio de : *Manuseio de gibis (volumes repetidos e outros diversos), *Visualização da história através do episcópio, *Visita ao site da Turma da Mônica, *Pesquisa sobre as características de alguns personagens da Turma da Mônica, *Atividades na Sala de Informática relacionadas às histórias. RECURSOS Histórias em quadrinhos, softwares, internet, filmes, textos, cartazes, projetor multimídia, televisão e DVD, aparelho de som e CD.
30
ATIVIDADES
31
PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS
32
PROJETO : PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS
PROFESSOR: Sandro Pessoa COLABORADOR: Luiz Cleber Padilha (Informática) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 1º Semestre de 2008 TURMAS: 8º C, D e E 9º B (vespertino). OBJETIVO Produção de textos narrativos e dissertativos, e formatação dos mesmos utilizando o aplicativo Word.
33
Após a elaboração do texto, os alunos realizam a formatação do mesmo.
METODOLOGIA A partir de um tema proposto pelo professor, e através de um “brainstorming” os alunos elaboram um texto. As idéias são lançadas, digitadas e projetadas no data-show onde são analisadas e aprimoradas para produção de um texto único. Após a elaboração do texto, os alunos realizam a formatação do mesmo. RECURSOS Projetor multimídia, Aplicativo Word TEXTO COLABORATIVO VOLTAR AOS PROJETOS
35
PROJETO RÁDIO DANDA PROFESSOR: Luiz Cleber Padilha (Matemática)
COLABORADORA: Leila Tatiana Garcia (informática) COMPONENTE CURRICULAR: Todos PERÍODO: 1º Semestre de 2008 TURMAS: 8º A e B 9º A (matutino). OBJETIVO Ser um meio de comunicação interna, transmitindo informações relacionadas aos diversos conteúdos e projetos desenvolvidos na Escola. Incentivar a produção escrita e oral dos alunos.
36
ROTEIROS DE PROGRAMAS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.