A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Currículo de arte no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Currículo de arte no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais"— Transcrição da apresentação:

1 O Currículo de arte no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais
Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico - Arte Valkiria Garcia Alvarez de Carvalho Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

2 Busca pela compreensão dos conhecimentos: Definição de conhecimento
Aos quais estamos tendo acesso por contemplar o ensinar/aprender Definição de conhecimento Habilidade de lembrar informações e conteúdos previamente abordados; Como fatos, lugares, classificações,critérios, procedimentos, palavras, teorias... Programa Cultura é Currículo Projeto Em Cena Programa Ler e Escrever Sugestões de Atividades para os anos Iniciais Ensino Fundamental Arte

3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
Desenvolver estratégias para a construção de personagens; Manifestar seu ponto de vista nas situações de aprendizagem, bem como sua leitura crítica acerca de obras de arte e de situações da vida social. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: Conceber discursos cênicos a partir da investigação de obra literária; Organizar e reorganizar narrativas ficcionais; Reconhecer e utilizar os elementos básicos da linguagem teatral para expressar-se, tais como: palavras, gestos, sonoridades, figurinos, iluminação, objetos cênicos; dramaturgia, gesto, espaço cênico, sonoridades (ritmo, voz, coro e sonoplastia), investigação de objetos cênicos (cenografia e adereços); Construção de personagens; Consciência corporal (expressividade); Improvisação; Exploração de objetos imaginários; Produção e leitura de cenas teatrais. CONTEÚDOS: Construção e desconstrução de histórias; Investigação do texto literário “O Gigante Egoísta”, de Oscar Wilde; Apreensão de elementos da linguagem teatral:

4 Compreensão Definição: Habilidade de compreender e dar significado ao conteúdo. Essa habilidade pode ser demonstrada por meio da tradução do conteúdo compreendido para uma nova forma (oral, escrita, diagramas etc.) ou contexto. Nessa categoria, encontra-se a capacidade de entender a informação ou fato, de captar seu significado e de utilizá-la em contexto diferentes.

5 Programa Cultura é Currículo
Projeto Em Cena PPT - Teatro e Dança Repertório para a Educação Video: Conversas de Teatro – Almar Labaki

6

7

8 Programa Ler e Escrever
Ensino da Arte nos Anos Iniciais Sugestões de Atividades O Gigante Egoísta

9 Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde
Ou simplesmente Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 — Paris, 30 de novembro de 1900) foi um escritor irlandês.1Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais populares de Londres, em Hoje ele é lembrado por seus epigramas e peças, e as circunstâncias de sua prisão, que foi seguido por sua morte precoce.

10 Situações de produção com sentido e propósito claros
O primeiro passo é escolher as obras de um autor a serem dissecadas de acordo com as necessidades de aprendizagem da turma. Não se trata, então, de eleger textos ditos fáceis ou difíceis, assinados por nomes consagrados ou vanguardistas. Por exemplo, focar o jeito de finalizar as histórias pode ser interessante quando os alunos sempre mostram que os personagens vivem felizes para sempre. Trabalhar com Oscar Wilde ( ) ajuda a garotada a tomar gosto pelos fins trágicos (leia os quadros abaixo e nas páginas seguintes, que mostram a análise feita por estudantes do 6o ano de contos do autor e trechos das produções que realizaram). O emprego do discurso direto, do narrador onisciente e de orações curtas também pode fazer parte da lista.

11 http://revistaescola. abril. com
"É importante que as crianças sejam levadas a observar as criações e as transgressões literárias para que possam enriquecer suas produções", diz Cristina Zelmanovitz, pedagoga e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Clarice Lispector ( ), por exemplo, escreve usando os sentimentos e os detalhes da vida dos personagens como fios condutores da história. Ela rompe com o que é considerado normal e correto ao começar o texto Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres com uma vírgula e terminar com dois pontos. Há muito que observar também nos escritos de Machado de Assis ( ). Ele é famoso por ser irônico ao retratar a sociedade do século 19 e fazer com que o narrador da história manipule os acontecimentos. Sabendo dessas e de outras marcas, é possível comandar um bom trabalho de leitura e apurar o olhar das crianças. "Essas características são como moldes", afirma Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. 

12 O GIGANTE EGOÍSTA Oscar Wilde
Todas as tardes, ao regressar da escola, costumavam as crianças ir brincar no jardim do Gigante. Era um jardim amplo e belo, com um macio e verde gramado. Aqui e ali, por sobre a relva erguiam-se lindas flores como estrelas e havia doze pessegueiros que na primavera floresciam em delicados botões cor-de-rosa e pérola, e no outono davam saborosos frutos. Os pássaros pousavam nas árvores e cantavam tão suavemente que as crianças costumavam parar seus brinquedos, a fim de ouvi-los. "Como somos felizes aqui!", gritavam uns para os outros. Um dia o Gigante voltou. Tinha ido visitar seu amigo o Ogre de Cornualha e ali vivera com ele durante sete anos. Passados os sete anos, dissera tudo quanto tinha a dizer, pois sua conversa era limitada, e decidiu voltar para seu castelo. Ao chegar, viu as crianças brincando no jardim. - Que estão vocês fazendo aqui? – gritou ele, com voz bastante ríspida e as crianças puseram-se em fuga. - Meu jardim é meu jardim – disse o Gigante -. Todos devem entender isto e não consentirei que nenhuma outra pessoa, senão eu, brinque nele. Construiu um alto muro cercando-o e pôs nele um cartaz: É PROIBIDA A ENTRADA – OS TRANSGRESSORES SERÃO PROCESSADOS. Era um Gigante muito egoísta.

13 Oficina Dividir a turma em dois grupos
O primeiro grupo vai explorar o jardim do gigante – apenas com o gestual, expressão sentir a grama, o som do pássaros, a fúria do gigante. O segundo ira apreciar, registrar o que de mais significativo marcou Inverter as turmas. Roda de conversa

14 Dramatização Dividir a turma em quatro grupos. Após a leitura da introdução da história, cada grupo devera concluir a história. Como será o desfecho da relação crianças e o gigante? Em texto e dramatização.

15 Vídeo O Gigante Egoísta
Considerações Finais.


Carregar ppt "O Currículo de arte no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google