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Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ensino Fundamental, 6º Ano O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais

2 “ÁGUA, SEM ELA VIDA NÃO HÁ” (José Olívio)
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais “ÁGUA, SEM ELA VIDA NÃO HÁ” (José Olívio) É a água um grande bem Para a vida essencial É preciso que se faça Dela uso racional Preservando as gerações Futuras de um grande mal. Por ser um bem precioso Deve ser bem preservado Vida sem água não existe É Preciso ter cuidado Só a água mata a sede Ao demais é descartado. Entre ela e nossa vida Há forte vinculação Ao utilizar a água É preciso atenção Evitar o desperdício Virou mais que obrigação. ( ...) Fonte:

3 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais ÁGUA A água é uma substância abundante no planeta Terra e cobre, aproximadamente, três quartos da superfície do planeta. A vida emerge de uma fonte de água potável. Para o ser humano, H2O é líquido indispensável, que flui no corpo e mantém a boa saúde. Imagem: Tiago Fioreze / GNU Free Documentation License.

4 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Imagem: SSE-PE

5 DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA Cerca de 97,4 % pertencem ao talassociclo, conjunto que abrange todos os ecossistemas marinhos; 2,6% pertence ao limnociclo, conjunto de todos os ecossistemas de água doce e pode ser dividido em: Águas lóticas Águas correntes; Águas lênticas Águas paradas. 2% círculos polares e geleiras; o restante: água subterrânea, rios, umidade do solo e da atmosfera, no corpo das plantas e animais.

6 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais RECURSO HÍDRICO “Podemos considerar os recursos hídricos sob três aspectos distintos, em função de sua utilidade: como elemento ou componente físico da natureza; como ambiente para a vida (ambiente aquático); como fator indispensável para a manutenção da vida terrestre.” (Branco, 2003, p ). Imagem: Martin St-Amant / Catarata s do Iguaçu (detalhe) / Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

7 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais SE LIGA ... Águas Virtuais: são a quantidade de água gasta para produzir um bem, um produto ou serviço, estando embutida no produto, não apenas no sentido físico, mas também no sentido “virtual” considerando a água necessária aos processos produtivos; Pegada Hídrica: é o total de água consumida direta ou indiretamente por um indivíduo ou toda a população em determinado período. FONTE:

8 O CICLO DA ÁGUA O ciclo hidrológico é essencial ao ambiente:
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais O CICLO DA ÁGUA O ciclo hidrológico é essencial ao ambiente: Transporta e faz circular a água de uma região para as outras; É um importante agente modelador da crosta terrestre (devido à erosão e ao transporte de sedimentos);  Condicionante de toda a cobertura vegetal do planeta, ou seja, de toda a vida na Terra. Simões, T.S. et al., 2001, Técnicas Laboratoriais de Química, Bloco III: 63 à 69. O ciclo da água é conduzido pela ENERGIA SOLAR Evapotranspiração. Características climáticas.

9 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais O CICLO DA ÁGUA O ciclo hidrológico pode ser resumido por meio dos seguintes processos:  detenção: parte da precipitação fica retida na vegetação, depressões do terreno e construções. Essa massa de água retorna à atmosfera pela ação da evaporação ou penetra no solo pela infiltração; escoamento superficial: constituído pela água que escoa sobre o solo, fluindo para locais de altitudes inferiores, até atingir um corpo d’água como um rio, lago ou oceano. A água que compõe escoamento superficial pode também sofrer infiltração para as camadas superiores do solo, ficar retida ou sofrer evaporação; infiltração: a água infiltrada pode sofrer evaporação, ser utilizada pela vegetação, escoar ao longo da camada superior do solo ou alimentar o lençol de água subterrâneo;

10 precipitação: água que cai sobre o solo ou sobre um corpo d’água.
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais escoamento Subterrâneo: constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento superficial. Parte desse escoamento alimenta os rios e os lagos, além de ser responsável pela manutenção desses corpos durante épocas de estiagem; evapotranspiração: parte da água existente no solo é utilizada pela vegetação e eliminada pelas folhas na forma de vapor; evaporação: em qualquer das fases descritas anteriormente, a água pode voltar à atmosfera na forma de vapor, reiniciando o ciclo hidrológico; precipitação: água que cai sobre o solo ou sobre um corpo d’água. Observação: nos oceanos, a evaporação excede a precipitação, e nos continentes ocorre o oposto.

11 CICLO DA ÁGUA GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais CICLO DA ÁGUA Imagem: John M. Evans / Domínio público.

12 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais escoamento subsuperficial precipitação transpiração evaporação (interceptação) evaporação escoamento superficial infiltração zona de aeração ou zona não saturada percolação fluxo ascendente zona saturada lençol freático rocha de origem

13 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Imagem: Kipala / GNU Free Documentation License.

14 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais AQUÍFERO Evapotranspiração da vegetação Zona Insaturada Mesa d’agua Mesa d’agua Curso de água É uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água. As águas das chuvas infiltram no subsolo e abastecem esse reservatório. Suas rochas têm características porosas e permeáveis, com capacidade de reter e ceder água. Água não confinada Água confinada Imagem: Aquifer_it.svg / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Aquífero de alta condutividade hidráulica Unidade confinada de baixa condutividade hidráulica Leito de pedra com baixíssima condutividade hidráulica Direção do fluxo de água

15 BACIAS HIDROGRÁFICAS Unidade hidrológica;
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais BACIAS HIDROGRÁFICAS Unidade hidrológica; delimitada pelos divisores de água ou interflúvio; supõe-se um único ponto de saída. Imagem: Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes / Public domain.

16 ELEMENTOS EXISTENTES NOS RIOS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais ELEMENTOS EXISTENTES NOS RIOS Imagem: SEE-PE

17 TIPOS DE DRENAGEM O curso do rio define seu tipo de drenagem:
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais TIPOS DE DRENAGEM O curso do rio define seu tipo de drenagem: exorreica: a drenagem é voltada para o oceano, o rio corre para fora do continente; endorreica: a drenagem dá-se internamente, o rio corre para dentro do continente; arreica: típica de áreas áridas e semiáridas, o rio simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração; criptorreica: caracterizada por rios subterrâneos, como em áreas calcárias (cavernas e grutas).

18 TIPOS DE FOZ Foz de Estuário Foz de Delta Foz Mista
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais TIPOS DE FOZ Foz de Estuário Foz de Delta Imagem: José Reynaldo da Fonseca - REFON / GNU Free Documentation License. Foz Mista Imagem: Chuck Marean / Public domain. Imagem: Roke / Public domain.

19 TRABALHO DAS ÁGUAS CONTINENTAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais TRABALHO DAS ÁGUAS CONTINENTAIS CÂNIONS MEANDROS Imagem: NASA / Domínio público. Imagem: Dante.grisi / GNU Free Documentation License.

20 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais LAGOS Lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local ou de curso de água, como rios e geleiras que deságuem nessa depressão. (WIKIPÉDIA) Os lagos são classificáveis em função da sua origem. Alguns tipos são: lagos tectônicos: surgiram a partir de dobramentos e falhas no relevo, águas acumuladas nas deformações da crosta terrestre; lagos vulcânicos: águas que ocupam antigas crateras de vulcões extintos; lagos glaciais: surgiram em depressões escavadas por geleiras.

21 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais OCEANOS E MARES O conjunto dos ambientes marinhos que ocupam três quartos da superfície do planeta, em profundidades variáveis de zero (zona das marés) a metros (fossas das Marianas, do Oceano Pacífico) chamamos de TALASSOCICLO. Oceano Pacífico: tem uma área de aproximadamente 165 milhões de km². É o mais extenso de todos os oceanos. Está situado entre as terras australianas, americanas e asiáticas, possui as maiores profundidades conhecidas; Oceano Atlântico: possui uma área aproximada em 82 milhões de km². É o mais navegável, principalmente na parte entre a Europa e América do Norte. Está localizado entre a África, América e Europa; Oceano Índico: sua área mede aproximadamente 73 milhões de km², é o menor dos três. Fica localizado entre a Ásia, Antártica, Oceania e África.

22 GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Os mares são uma extensão natural dos oceanos, quando estão perto de entrar em contato com os continentes. Os mares ocupam 41 milhões de km². Eles podem ser classificados em três tipos: mares abertos ou costeiros: tem uma ampla comunicação com os oceanos. Ex. mar da China; mares continentais: possuem comunicação com os oceanos através de canais e estreitos, pois estão localizados no interior dos continentes. Ex.: o mar Vermelho comunica-se com o oceano Índico, através do estreito Bab-El-Mandeb; mares isolados: não tem nenhuma ligação com os outros mares ou oceanos. Imagem: Ktrinko / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication.

23 IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS E MARES
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Manutenção da vida no planeta. Abriga cerca de 80% das espécies de vida da Terra. IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS E MARES Influencia o clima regulando a temperatura do planeta. Deslocamento de navios cargueiros para escoar a produção.

24 POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS RIOS Esgoto doméstico Resíduos sólidos Esgotos industriais

25 POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS MARES E OCEANOS Esgotos Industriais Vazamento de Navios petroleiros, Oleodutos,etc Resíduos sólidos Esgoto Doméstico

26 IMPACTOS HUMANOS NOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais IMPACTOS HUMANOS NOS MANANCIAIS 1 - Mudança de uso da terra. 2 – Poluição da água de rios e aquíferos por efluentes agrícolas, industriais e domésticos. 3 – Diminuição da disponibilidade de água em rios e aquíferos devido ao consumo agrícola, industrial e doméstico. 4 – Confinamento da água em represas e barragens.

27 1 - Escoamento superficial
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Fonte: 1 - Escoamento superficial Perda da proteção da cobertura vegetal nativa; culturas agrícolas convencionais; compactação do solo (máquinas de grande porte). Fonte: 2 – Poluição da água de rios e aquíferos por efluentes agrícolas, industriais e domésticos Resíduos (fezes, urina) de humanos e de animais; uso de fertilizantes e agrotóxicos no campo; efluentes da agroindústria .

28 3 – Diminuição da disponibilidade de água em rios e aquíferos
GEOGRAFIA , 6º Ano O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais 3 – Diminuição da disponibilidade de água em rios e aquíferos Uso não renovável de água de rios e aquíferos; aumento do consumo na Agricultura para irrigação de culturas agrícolas; perfuração de poços e uso excessivo da água subterrânea. Fonte: Fonte: 4 – Confinamento da água Cerca de 50% da água que escoa em rios é interceptado; represas e barragens: agricultura, hidrelétricas, cidades, etc.

29 PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS Os mananciais são as fontes de onde a água é retirada para o abastecimento e consumo; a depredação do meio ambiente aliada à ocupação irracional sobre os mananciais em que a água brota está transformando rios e reservatórios, estratégicos para a vida animal e vegetal, em canais de detritos industriais e domésticos; a água será elemento raro na natureza, a busca por mecanismos de preservação, aliados a comercialização sustentável e regras de controle ambiental, tornou a água um assunto dominante nos dias atuais; a preservação de fontes e mananciais, o equilíbrio nas ocupações urbanas ribeirinhas, a ocupação do campo de forma sustentável, a luta pelo fim do desmatamento são alguns dos caminhos que poderão manter a continuidade dos recursos hídricos no planeta;

30 PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS os mananciais são importantes e precisam ser preservados; infelizmente, eles vêm sendo comprometidos pelo desmatamento, exploração incorreta do solo, subsolo e utilização exagerada de agrotóxicos; as principais consequências são: erosões no solo; assoreamento dos rios; desaparecimento dos mananciais; poluição das águas; comprometimento da saúde humana e animal; comprometimento do meio ambiente.

31 MEDIDAS PARA PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS
GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais MEDIDAS PARA PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS Manter a vegetação natural na faixa mínima de 50 metros ao longo dos rios, ribeirões e, principalmente, nascentes; empregar técnicas adequadas de conservação do solo na exploração agrícola; utilizar agrotóxicos com a orientação de técnicos qualificados; respeitar as área de restrição à ocupação, áreas definida por lei de preservação permanente, aquelas de interesse para a proteção dos mananciais e para a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais.

32 Referências GEOGRAFIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
O ciclo da água na natureza e a importância da preservação dos mananciais Referências Fonte: Atlas Geografia escolar/IBGE.ed.Rio de Janeiro:IBGE,2004.p.62. Wikipédia.org

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Tiago Fioreze / GNU Free Documentation License. 23/08/2012 4 SEE-PE Acervo SEE-PE 6 Martin St-Amant / Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada. 11 John M. Evans / Domínio público. 12 Kipala / GNU Free Documentation License. 13 Aquifer_it.svg / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 24/08/2012 14 15 Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes / Public domain. 26/08/2012 16 08/11/2012 18a José Reynaldo da Fonseca - REFON / GNU Free Documentation License. 18b Chuck Marean / Public domain.

34 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 18c Roke / Public domain. 24/08/2012 19a NASA / Domínio público. 19b Dante.grisi / GNU Free Documentation License. 22 Ktrinko / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. 21/08/2012 27a Wilson Dias / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. 27b Aarchiba / Domínio público. 28a Vera L. Silva / GNU Free Documentation License. 28b Zscout370 / GNU Free Documentation License.


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