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Currículo como organização social

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Apresentação em tema: "Currículo como organização social"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo como organização social

2 O Currículo como confluência de práticas
O campo do currículo não é somente um corpo de conhecimentos, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social

3 Currículo: cruzamento de campos de atividades diferenciadas e inter-relacionadas
O Currículo Prescrito (parâmetros curriculares, legislação em geral) O Currículo escrito (apresentado aos professores, como livros didáticos, manuais, Kits pedagógicos) O Currículo moldado pelos professores (materiais produzidos pelos professores) O Currículo em ação O currículo realizado Currículo Avaliado Currículo Oculto

4 As políticas curriculares: o currículo prescrito
As políticas curriculares, como texto ou discurso são, no mínimo, um importante elemento simbólico do projeto social dos grupos no poder. Elas autorizam certos grupos de especialistas, ao mesmo tempo que desautorizam outros. Ela fabrica os objetivos epistemológicos de que fala, como um mecanismo altamente eficiente de instituição e de constituição do real;

5 As políticas curriculares: o currículo prescrito
Elas geram uma série variada de textos: diretrizes, guias curriculares, normas, grades, livros didáticos, produzindo efeitos que amplificam os textos mestres; A política curricular transformada em currículo define os papéis de professores e alunos e suas relações, redistribuindo funções de autoridade e de iniciativa. Determina o que passa por conhecimento válido e formas válidas de verificar a sua aquisição; A política curricular, metamorfoseada em currículo, efetua um processo de inclusão de certos saberes e certos indivíduos, excluindo outros.

6 Currículo e saber escolar
Cultura é conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última: a educação escolar não é nada fora da cultura e sem ela.

7 Currículo e saber escolar
A educação escolar não transmite jamais A cultura, considerada como um patrimônio simbólico unitário e imperiosamente coerente. Nem sequer UMA cultura. Ela transmite, no máximo, ALGO DA cultura, elementos da cultura, entre os quais não há forçosamente homogeneidade, que podem provir de fontes diversas, ser de épocas diferentes, obedecer princípios de produção e lógicas de desenvolvimento heterogêneos e não recorrer aos mesmos procedimentos de legitimação.

8 Currículo e saber escolar
A educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais. Para torná-los transmissíveis e assimiláveis às gerações, é preciso reorganizar e reestruturar o conhecimento (Intermediação didática) A intermediação didática imprime aos conteúdos escolares configurações cognitivas específicas (os saberes e os modos de pensamento tipicamente escolares). Constitui uma cultura escolar sui generis, dotada de dinâmica própria e capaz de sair da escola para imprimir a sua marca “didática” e “acadêmica” às outras atividades humanas (lazer, jogos, turismo, no campo político ou no campo profissional).

9 Currículo e saber escolar
O currículo é uma versão particular da cultura.Uma reconstrução da cultura, feita em razão das próprias condições nas quais a escolarização reflete suas pautas de comportamento, pensamento e organização. Explicitar os códigos e mecanismos tipicamente escolares pelos quais a “cultura curricularizada” passa a ser um artefato cultural com significado próprio, embora relacionada com o que ocorre no pano de fundo externo. Necessário incorporar a própria prática educativa como elemento constituinte da explicação da cultura escolar.

10 Currículo e saber escolar
A cultura escolar ou cultura curricularizada é algo mais do que os conteúdos das matérias ou áreas escolares. A cultura escolar é uma amálgama complexa que envolve a educação moral, a criação de atitudes, sensibilidades, entendimento do mundo, a cultura acadêmica, a cultura dos professores, a cultura dos alunos, etc..

11 Currículo e saber escolar
A cultura curricularizada, pelos usos e pelos próprias finalidades explícitas da educação, vai além da cultura intelectual. Surge como fato cultural real da condições da escolarização.


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