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Comércio Eletrônico para Empresas

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Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico para Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico para Empresas
Adaptado de documento da Associação Comercial de São Paulo - Sandra Turchi

2 Como surgiu a Internet? Em 1968 o Departamento de Defesa norte americano incentivou a criação da rede de comunicação ARPANET (Advanced Research Projects Agency),que devia proporcionar troca segura de informações entre os centros de decisão americanos,devido aos perigos causados pela guerra fria podendo resistir mesmo em caso de ataque nuclear soviético.

3 Como surgiu a Internet? Em 1972,40 computadores estavam em uso em centros de pesquisas,bases militares e universidades. Na mesma época, uma empresa de Seattle liberou um acesso particular para que dois jovens ginasianos, Paul Allen et Bill Gates, considerados gênios na nova ciência que surgia- a informática-pudessem exercer sua criatividade.

4 Como surgiu a Internet? O ano de 1982 marca a chegada da internet à Europa e, em 1984, a rede perde seu caráter militar e se divide em duas partes:MLNnet, estritamente militar e aNSFne-o backbone, sua espinha dorsal. Desde a queda do muro de Berlim (9/11/89) a internet foi aberta ao grande público e `a exploração comercia.Em 1990 a World Wide Web chegou trazendo um novo conceito e uma nova mentalidade:a globalização

5 O que é e-commerce? O comércio eletrônico ou e-commerce consiste na compra e venda de produtos e serviços por meio de sistemas eletrônicos como a internet.

6 O que é e-commerce? Há termos derivados como: m_commerce (mobile)
t_commerce (television) Pode ser: BtoB (empresas-empresas) BtoC (empresas-consumidores) BtoG (empresas-governo) CtoC (consumidores-consumidores)

7 Por que e-commerce para MPE’s?
Representa alternativa à crise atual; Geração de um novo canal para atender seus atuais clientes; Possibilidade de gerar novas receitas, atraindo novos clientes.

8 Loja tradicional x e-commerce
O comércio eletrônico e o tradicional são complementares e o melhor dos mundos é estar nos dois. Mas é importante ter em mente que são meios diferentes. Pense que está abrindo um negócio distinto. Faça seu plano de negócios, consulte os órgãos competentes, enfim, mãos à obra. Fonte: Locaweb

9 Vantagens do e-commerce
Não precisa ter atendentes ou vendedores na loja; A loja pode funcionar com baixo custo (sem aluguel); Funciona 24 horas; Investimento ZERO com gôndolas, prateleiras, balcão etc; O seu mercado é o mundo, você não precisa só atender aos clientes do bairro ou cidade; Não há horário de pico, dá para distribuir melhor as tarefas do pessoal. Fonte: Locaweb

10 Como entrar no e-commerce?
É preciso que você esteja estabelecido como uma empresa real; É necessário ter as mesmas etapas de decisão, como: escolher o nome, o segmento, abrir a empresa, etc; Em seguida, você precisará de tecnologia, de parceiros logísticos, de marketing, enfim, de uma estrutura para realizar as transações, entregas etc. E é isso que você vai conhecer aqui, em detalhes...

11 A internet e o e-commerce oferecem um mundo de oportunidades de negócios para as Empresas...

12 O que mudou para os consumidores?
Poder de barganha (Negociação) Comportamento Acesso às informações Modelos de negócios Conteúdos Formatos

13 Se sua empresa não for encontrada, ela não existe!
Acesso à informação: Se sua empresa não for encontrada, ela não existe!

14 ...a Internet no mundo

15 Panorama da Internet - Mundo
1,6 bilhões de usuários (25% da população mundial); Até 2013 – 2,2 bilhões; Quase 1 milhão de pessoas acessam pela 1ª vez, todos os dias; Em 1982 = 315 sites. Em 2009 = 226 milhões!; A cada minuto = 20 horas de vídeo no YouTube; A cada segundo um novo blog é criado; 1 bilhão de internautas navegam em redes sociais. Fonte: International Telecommunication Union (ITU) / Forrester Research Netcraft / Google Discovery

16 Panorama da Internet - Mundo
INTERNET TOP 6 COUNTRIES Millions of Users 285 234 89 86 65 62 Fonte: Ibope Nielsen

17 ...a internet no Brasil

18 Internet Brasil - usuários
Aprox. 69 milhões de usuários em 2009. Estimativa: em 2010, o número se aproximará de 100 milhões – 49% da população. Fonte: Ibope/Nielsen NetRatings, 2009 e DataFolha, 2008

19 Internet x outras mídias Penetração por tipo de mídia
Internet Brasil Internet x outras mídias No Brasil, a penetração de Internet é de 40%. É maior que a da TV por assinatura e igual a da Revista. Em 2007, pela primeira vez, foram vendidos mais computadores que televisores no Brasil. Penetração por tipo de mídia Fonte (BrasilI: Comitê Gestor de Internet – Governo Federal, 2007 Fontes (Internacional): Internet World Stats, 2008 / Folha de São Paulo, 2009

20 Internet Brasil - locais de acesso
+ de 38 milhões acessam de suas casas. banda larga é um fator determinante – 50% dos domicílios. Fonte: Comitê Gestor de Internet – Governo Federal, 2007 e palestra Negrini

21 Internet Brasil – locais de acesso
É importante notar o peso dos acessos a partir de lan houses e cyber cafés – aprox. 50% Fonte: .comScore

22 Internet Brasil Distribuição Demográfica
De acordo com pesquisa BBDO e Proximity: 70% dos homens não saberiam como se divertir sem a internet. 56% das mulheres acham que a vida seria inviável se elas não pudessem usar a web para se manter em contato com a família. Isso explica porque 63% dos usuários do Facebook são do sexo feminino. Mais de 20% das usuárias colocam, na rede social, fotos ao lado de amigos, mas só 9% dos homens fazem isso. 51% Masculino 49% Feminino Fonte: BBDO e Proximity

23 Internet Brasil Distribuição Geográfica
A distribuição geográfica é diretamente relacionada à população nas regiões do país. Não existe relação entre renda regional e penetração de acesso à Internet. Fonte: IBGE

24 Internet Brasil - Tempo de Uso
A média de utilização mensal de Internet é de 26h15min... ...a maior do mundo! Esse perfil se reflete no sucesso de ferramentas de Redes Sociais, como o Windows Live Messenger, o Orkut, Twitter e FaceBook. Fonte: IBOPE Nielsen Online – 2009.

25 Internet Brasil Distribuição por Faixa Etária
O uso da Internet é distribuído quase linearmente pelas principais faixas etárias: 18 a 64 anos = 68% = economicamente ativos. Fonte: Ibope/Nielsen NetRatings, 2008 e palestra Negrini.

26 Internet Brasil – uso on-line

27 ...e-commerce no Brasil

28 Internet Brasil Compras on-line por classe
Aproximadamente ,5 milhões de e-consumidores em 2009. Fonte: e-bit 2009

29 Internet Brasil Pesquisas de compra
O uso da Internet para pesquisas para compra de produtos e serviços aumenta com a classe social. Usuários de classes mais altas respondem mais à publicidade on-line. Fonte: Comitê Gestor de Internet – Governo Federal, 2007/palestra Negrini.

30 Internet Brasil - acesso empresas Empresas de maior porte
X (MPEs) Empresas de maior porte Percentual de MPEs, por região, que têm acesso à internet. Fonte: Pesquisa TIC Empresas (Comitê Gestor da Internet no Brasil) – 2007 e 2008.

31 Internet Brasil - e-commerce
BALANÇO DE 2009 Faturamento 1º semestre R$ 4,8 bilhões Previsão para o 2º semestre R$ 5,7 bilhões TOTAL 2009 R$ 10,5 BILHÕES !!! 28% de crescimento sobre 2008 Volume de pedidos em 2008 = 25 milhões Volume de pedidos (previstos) em 2009 = 30 milhões Novos e-consumidores 4 milhões 30% a mais que 2008 Fonte: e-Bit informação (

32 Internet Brasil - e-commerce
“Alheio à crise, o mercado vem se consolidando como uma opção segura de compra e venda. Com o aumento da participação da classe C no varejo on-line e com a entrada das grandes redes, a exemplo das Casas Bahia, o crescimento do setor é atribuído às facilidades de compra e acesso, aliados à comparação de preços e quantidades de produtos disponíveis, além da facilidade de pagamento com cartão de crédito parcelado ou boleto.” Fonte: e-Bit

33 Faturamento em datas especiais (2008) - Sazonalidade
E_commerce no Brasil Faturamento em datas especiais (2008) - Sazonalidade

34 Produtos e sites de interesse - Brasil x Média Mundial
Internet Brasil - e-commerce Produtos e sites de interesse - Brasil x Média Mundial

35 E-commerce no Brasil - Tendências
As mulheres se manterão responsáveis por mais de 50% das compras pela Internet; Mesmo com a crise econômica, as classes C e D também devem comprar mais; O grande diferencial é o prazo mais longo do que nas lojas físicas (parcelamento em até 12 x pela Internet). Fonte: e-Bit informação (

36 E-commerce no Brasil - Tendências
Descentralização da oferta - entrada de mais redes varejistas, diversificação de oferta, maior que no varejo tradicional, e queda nos preços oferecidos, devido à maior concorrência. Utilização de novas formas de publicidade (integração com redes sociais, m-marketing) - Integração com m-commerce. Fonte: e-Bit informação (

37 E-commerce no Brasil - Tendências
A confiança nos Serviços Financeiros (segurança) e na entrega correta e ágil de produtos. O QUE VAI MUDAR PARA CRESCER AINDA MAIS?

38 E-commerce no Brasil - Cases
Quando se pensa em micro e pequena empresa, qual é um exemplo que nos vem à cabeça?

39 ... entretanto Poderia ser um jornaleiro? E-commerce no Brasil - Cases
Talvez fosse impossível pensar em e-commerce para jornaleiro... ... entretanto

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42 Entre outros exemplos... - Floricultura - Sapataria - Chaveiro

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46 4 Segredos do E-commerce
Fonte: ABC do E-Commerce (

47 1 – Escolher um bom nicho de mercado
De todas as decisões tomadas por um empreendedor no que se refere a sua empresa, é provável que a mais importante seja a escolha do segmento de atuação. (Definir que produtos vender e para quem); Uma decisão acertada aqui representa um passo muito importante em direção ao sucesso. Um bom produto e uma boa demanda torna tudo mais fácil; A melhor propaganda ainda é o boca a boca;

48 O que vender? A primeira pergunta que se faz é: O que seria um bom produto para ser comercializado na internet? Podemos pensar em um bem: Tangível: livros, artesanato, DVD... Digital: softwares, e-books... Serviços: webdesign, tradução...

49 O que vender? Um bom produto é algo que atende a alguma necessidade ou algum desejo de seu público potencial. É algo que os consumidores on-line precisam ou, pelo menos, gostariam de adquirir. Se queremos respostas às perguntas referentes a que produto vender encontramos algumas dicas no e-book “Oportunidade de Negócios”: 1 - Conhecer produtos que fazem sucesso na internet, verificar suas características e atributos e comparar se são similares ao produto que deseja comercializar. Exemplo: Portabilidade, Padronização, Custo relativamente baixo, Identificação com o internauta.

50 Portabilidade Implica em facilidade de manuseio e baixo custo de frete;

51 Padronização Representa segurança ao comprador pelo conhecimento prévio do que está comprando.

52 Custo relativamente baixo
Diminui a sensação de risco por parte do comprador

53 Identificação com o internauta
O internauta de hoje tem boa formação, nível de renda mais alto e familiaridade com tecnologia

54 Para quem vender? É a segunda pergunta de fundamental importância a ser respondida. O desafio agora é buscar consumidores on-line que estejam ávidos por adquirir o produto que você oferece, ou seja, encontrar nichos de mercado que por alguma razão, não estão plenamente atendidos e nos quais você pode se firmar como líder. Mas como encontrar esses nichos? Vamos ver algumas variáveis que devem ser consideradas, e que servirão para avaliar o mercado potencial para seu produto:

55 Quem é o seu cliente-alvo? Ele está na Internet?
O fato de um produto ser bem vendido nas lojas tradicionais não significa necessariamente que será bem vendido na internet. O consumidor on-line representa uma parcela relativamente pequena, mas poderosa dos consumidores tradicionais. Fazem parte da elite nos quesitos renda e escolaridade. Pesquisas são importantes nessa hora, para descobrir se seu produto atinge este seleto grupo.

56 Qual é o tamanho do mercado?
Você deve descobrir também a quantidade estimada de consumidores que compõe esse mercado. Muitas vezes, essa quantidade torna inviável o negócio e não justifica o investimento.

57 O volume de concorrência é aceitável?
Além de um levantamento da demanda, você precisa fazer outro da oferta de fornecedores de seu produto. Às vezes o mercado é grande, mas a concorrência é feroz e predatória, o que representa um sinal amarelo para sua entrada naquele segmento.

58 Existem restrições legais que dificultam a comercialização?
Alguns segmentos de negócio parecem e fáceis e interessantes, porém uma análise mais atenta pode revelar que essa aparente facilidade é decorrente de barreiras naturais ou legais que dificultam ou até inviabilizam o negócio.

59 Resumo Na escolha de um nicho de mercado, você não deve se arriscar começando um negócio sem conhecer muito bem o segmento no qual pretende atuar. Com vimos essa decisão é crucial e está diretamente relacionada ao sucesso ou não de seu negócio. Procure se informar, converse com quem já atua na área, visite as principais lojas virtuais do segmento (benchmarking) e pesquise bastante.

60 2 – Planejar muito bem o seu negócio
Segundo dados do Sebrae, no Brasil, 56% das pequenas e médias empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida, e esse percentual ultrapassa a marca dos 70% no quinto ano de existência. Fatores que acarretam: Questões internas da empresa e do próprio dono (empreendedor);

61 Planejamento Para evitar que sua empresa faça parte dessa triste estatística, é importante que você planeje muito bem o seu negócio. A principal função do planejamento é estimular o gestor a se antecipar aos possíveis problemas e a se preparar para eles. Ações preventivas são sempre melhores do que apagar incêndio.

62 Planejamento: Plano de Negócios
Uma ferramenta muito útil de planejamento é o chamado Plano de Negócios ou Business Plan; É basicamente um instrumento de planejamento, no qual as principais variáveis envolvidas em um empreendimento são apresentadas de forma organizada. Surgiu na década de 90 com as empresas “ponto-com” e popularizou-se com o surgimento da internet.

63 Planejamento: Plano de Negócios
Consiste de um documento com a análise das principais variáveis do negócio, ordenadas segundo um modelo, ou uma ordem lógica. A elaboração do plano nos induz a realizar o planejamento de forma organizada, estimulando a reflexão. Questões como: Quem é o comprador do meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Meu projeto é lucrativo? Entre outras questões. A busca por essas respostas vai levá-lo a um maior conhecimento do negócio que você quer montar, diminuindo incertezas e riscos inerentes a ele.

64 Plano de Negócios: Estrutura
Abaixo a estrutura modelo de um plano de negócios:

65 Plano de Negócios Praticamente todos os aspectos relevantes de um empreendimento foram contemplados nesse modelo. Um empreendedor que seja capaz de planejar e responder satisfatoriamente essas questões, com certeza, estará mais preparado para enfrentar o mercado. Mas é bom saber que a montagem de um bom plano de negócios não é garantia de sucesso do seu empreendimento, mas representa sem dúvida um enorme passo nessa direção.


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