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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
MBA TI

2 Vamos planejar??? Determinar nossas metas em 2011
Citar de que forma irá alcançar cada meta Vamos planejar???

3 Princípios da aprendizagem
Aprendemos melhor a partir do que fazemos. Aprendemos apenas o que queremos. Quanto maior a ligação entre o que estamos aprendendo e o que já sabemos, maior e melhor será nossa aprendizagem.

4 "Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro.
Citação "Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro. Aquilo que faço, eu aprendo." Confucio

5 Planejamento Estratégico está intimamente
ligado a COMPORTAMENTO

6 O mundo está contra mim??? As experiências individuais influenciam a maneira como se percebe o mundo. A partir desta constatação, há quem entenda que as responsabilidades pelas ações ou escolhas cabem a si (controle interno) ou cabem ao mundo (controle externo).

7 Controle Externo Pessoas que acreditam que o resultado será independente de suas ações; decisivos são o destino, as circunstâncias, a sorte, terceiros poderosos. Refere-se àqueles que crêem que seus esforços não estão sujeitos a um controle pessoal.

8 Controle Interno Pessoas que acreditam poder intervir e impactar nos resultados graças ao seu comportamento, às suas habilidades, ao seu trabalho, ao seu esforço, ou às suas disposições internas. Refere-se à disposição de atribuir a si mesmo controle sobre os próprios reforços.

9 Estratégia – O que é? Caminho a ser percorrido para que a empresa consiga realizar seus objetivos estratégicos

10 Representa: Metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa Estabelecimento dos objetivos estratégicos de longo prazo Escolha das estratégias de ação que serão adotadas para realização desses objetivos Alocação dos recursos necessários

11 Sensibilização 1. Todos devem ter uma visão global do P.E.
2. Todos devem se envolver com o P.E. 3. Todos devem estar motivados com o P.E. 4. Cada um deve entender o seu papel no P.E. 5. Cada um deve entender o papel do P.E. na sua atividade 7.Todos devem entender os conceitos envolvidos no P.E.

12 Quem não planeja acaba:
Quem planeja sabe: Quem não planeja acaba: Avaliar as perspectivas a curto, a médio e a longo prazo. Sendo surpreendido por alterações no mercado. Entende o que ocorre no mercado. Precisando sempre se reprogramar. Desenvolver diferenciais sobre os concorrentes. Dependendo do dia-a-dia. Antecipar-se a situações desfavoráveis do mercado. Desinformado sobre seu setor. Criar participação e espaço no mercado Atrelado a iniciativas da concorrência. Desenvolver produtos e serviços adequados ao mercado. À mercê da conjuntura.

13 Missão “Qual é nosso negócio?... A questão é que tão raramente perguntamos – ao menos de forma clara e direta – e tão raramente dedicamos um estudo e uma reflexão adequados, que são talvez a mais importante causa do fracasso dos negócios.” Peter Drucker

14 Missão É a razão de ser da empresa
Determina qual é o negócio da empresa Por que ela existe “Carteira de Identidade” Aonde se quer chegar com a empresa

15 Missão A determinação da missão pode ser comparada à utilização de uma bússola (Missão) pela qual se orienta o navio (empresa). A missão deve ser entendida como uma identificação a ser seguida, mas nunca algo específico a ser alcançado A bússola vai permitir que o navio faça sua viagem de maneira planejada.

16 Missão Sebrae Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo

17 Exemplos de Missão “Oferecer soluções em transportes, através do aluguel de carros, buscando a excelência” (Localiza) “Resolver problemas não solucionados de forma inovadora” (3M) “Preservar e melhorar a vida humana” (MERCK) “Tornar as pessoas felizes” (Walt Disney) “Oferecer às pessoas comuns a chance de comprarem as mesmas coisas que as pessoas ricas.” (Wal-Mart)

18 Visão Quando não se sabe AONDE QUER CHEGAR, qualquer caminho levará a lugar nenhum. A visão é uma imagem bem delineada, provocante e desejável de um estado futuro que a empresa deseja alcançar Funciona como inspiração para que as pessoas dêem o melhor de si, de uma maneira direcionada e coordenada, pois todos sabem quais são os resultados a serem alcançados.

19 Visão Sebrae Ser excelência em soluções para pequenas empresas, contribuindo na construção de um Brasil melhor

20 Exemplos de Visão “Ser a melhor, a maior e a mais feliz das empresas. (AMIL) “Nossa missão e os valores são para ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo para realizar seu pleno potencial.” (MICROSOFT) “Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.” (GOOGLE)

21 Exemplos de Visão “Ajudar as pessoas a se comunicarem melhor. (Adobe) “Ser o principal fornecedor de produtos inovadores que atendam às necessidades de expansão de clientes em todo o mundo.” (Motorola)

22 Visão Visão Míope Visão Estratégica Corte de cabelo Beleza Livros
Cultura Softwares Soluções

23 ATITUDE BELEZA / BEM ESTAR ESTILO DE VIDA PRAZER DE ESCREVER

24 Missão e Visão Conheço a Missão e Visão da minha empresa???
Os colaboradores agem de acordo com a Missão e Visão ??? A Missão e Visão fazem sentido para você ???

25 Diferenças entre Missão e Visão
RG, CPF, identidade Bússola que orienta para onde deve-se ir É a partida Identifica quem somos É o que se sonha É inspiradora e desafiadora Focalizada no futuro Projeta quem desejamos ser

26 Níveis de decisão Estratégico Tático Operacional
Aqui ganhamos dinheiro!!! Estratégico Tático Operacional 95% dos empresários destinam 100% do seu tempo aqui

27 Níveis de decisão Planejamento Estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. Planejamento Tático: relaciona-se com objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente afetam somente parte da empresa. Planejamento Operacional: relaciona-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais.

28 Planejamento Estratégico
Níveis de decisão Planejamento Estratégico PE Plan. Mercadológico Plan. Financeiro Plan. Produção Plan. RH Plan. Organizacional PT Produtos e serviços Investimento Cap. de produção Recrutamento e seleção Sistemas PO Vendas Despesa Controle de Qualidade Treinamento Estrutura organizacional Distribuição Compras Expansão Cargos e salários Rotinas administrativas Pesquisa e Desenvolvimento Fluxo de caixa Recursos humanos Promoções Informações gerenciais Preços Orçamentário Terceirização Capacitação interna Comunicações

29 4Q1POC ou 5W2H O QUE É? - É uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução. POR QUE UTILIZAR? - Para garantir que a ação seja implementada conforme o planejado. - Possibilitar o acompanhamento da execução de uma ação.

30 4Q1POC ou 5W2H O quê? Quem? Quando? Quanto? Por quê? Onde? Como?
Qual é a ação planejada? Que medidas serão tomadas? Quem? Quem é o responsável pela condução desta ação? (Não deixe que mais de uma pessoa seja responsável pela mesma ação.) Quando? Quando esta ação será implementada? (Defina uma data para o início da ação. Determine o período de tempo necessário para implementar a ação.) Quanto? Quanto será gasto? Qual será o custo do investimento? Qual será o tempo gasto para executar a ação? Por quê? Por que esta ação será necessária? Por que foi definida esta ação? Qual será o resultado esperado? Onde? Onde a ação será desenvolvida? Qual será a abrangência da ação? Como? (Método) Como implementar a ação? Quais serão os passos a serem dados?

31 4Q1POC ou 5W2H Plano de Ação Mestre
Ação: Fazer treinamento com a equipe do Faturamento. O quê? (Ações) Quem? Quando? Quanto? Por quê? Onde? Como? Fazer um levantamento das necessidades de treinamento. Rosa 01/03/X2 4h Para dar treinamento adequado a cada funcionário Sala de RH Entrevistando a equipe. Elaborar um procedimento de preenchimento de nota fiscal. Ivan 20/03/X2 2h Uniformizar os serviços e facilitar a execução dos serviços. Sala de Treinamento Preenchendo o procedimento operacional. Fazer a programação de treinamento. João 22/03/X2 1h Adequar as datas para treinar toda a equipe. Verificando as datas disponíveis na sala. Verificando a agenda da equipe. Realizar o treinamento. 01/05/X2 8h Capacitar a equipe para o preenchimento das notas fiscais. Utilizando os procedimentos operacionais como padrão.

32 Matriz Preferência O QUE É?
- Resulta em uma tabela que permite a organização de idéias ou alternativas segundo uma certa ordem ou grau de preferência. QUEM UTILIZA? - Todas as pessoas da empresa podem utilizar esta ferramenta, inclusive na vida pessoal. POR QUE UTILIZAR? - Escolher e priorizar alternativas de forma rápida e precisa.

33 Matriz Preferência Carlos Valdir Sônia Marcia Roberto 1 X 4 2 - 3 5
Alternativas 1 2 3 4 5 Frequência Priorização 2◦ 3◦ 4◦ 1◦ 5◦

34 Brainstorming É uma técnica de geração de idéias em grupo, que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. Com a sua utilização, podem ser alcançadas soluções criativas e inovadoras para os problemas, rompendo com paradigmas estabelecidos.

35 Brainstorming QUAIS SÃO AS REGRAS PARA O BRAINSTORMING ?
- Enfatizar a quantidade e não a qualidade das idéias. - Evitar críticas, avaliações ou julgamentos das idéias apresentadas. - Apresentar as idéias tais como elas surgem na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações. Não deve haver medo de “dizer bobagem”. As idéias consideradas “loucas” podem oferecer conexões para outras mais criativas. - Estimular todas as idéias, por mais “malucas” que elas possam parecer.

36 Brainstorming 1 Introdução 2 Geração de idéias 3 Revisão da lista 4
Análise e Seleção 5 Ordenação das idéias

37 Análise SWOT ou FOFA Finalidade:
Colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa, ou seja Pontos Fortes e Fracos; Estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, a posição atual da empresa e a que ela deseja para o futuro.

38 Análise SWOT ou FOFA FORÇAS – Faça uso das forças.
Algo que você faça direito ou algo em que seja bom. Pode ser uma habilidade, uma capacidade ou uma vantagem competitiva que você tem sobre os concorrentes. Perguntas a fazer: Quais são suas vantagens? O que você faz bem? FRAQUEZAS – Elimine as fraquezas. Algo que você não tem ou que faz mal se comparado aos concorrentes. Uma condição que o deixe em desvantagem. O que pode ser melhorado? O que é malfeito? O que deve ser evitado? OPORTUNIDADES – Explore as oportunidades. Uma via realista para o crescimento futuro do negócio. Algo a ser usado para desenvolver uma vantagem competitiva. Quais são as tendências de mercado? Como podem ser exploradas? Que oportunidades há para mim? AMEAÇAS – Evite as ameaças. Um fator sobre o qual você pode ou não ter controle e que pode levar a uma queda nos negócios. Que obstáculos você encara? O que a concorrência está fazendo? Que efeito terá o desenvolvimento da tecnologia?

39 Análise SWOT – Ex. Hotel FORÇAS Imagem de qualidade Pessoal eficiente
Boas instalações Serviços de reservas internacionais Boas relações com a comunidade de negócios Proximidade do centro comercial Proximidade do centro de diversões OPORTUNIDADES Empresa de cartões de crédito crescendo na região Número crescente de restaurantes Empresa de táxi especial fez oferta Baixo custo de mão-de-obra Governo construindo Centro de Convenções no bairro FRAQUEZAS Carência de um programa regular de hóspedes Distância do aeroporto Falta de espaço para expansão Decoração desatualizada Pouca divulgação em empresas internacionais AMEAÇAS Concorrência têm programa para hóspedes freqüentes Aumento de concorrentes Economia em crise Sindicato se fortalecendo

40 Potencialidades de ação ofensiva
Análise SWOT SWOT OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS Potencialidades de ação ofensiva Capacidade defensiva FRAQUEZAS Debilidades Vulnerabilidades

41 Análise SWOT IMPULSIONAR ELIMINAR
Potencialidades de ação ofensiva: Representam a força da organização para aproveitar as oportunidades identificadas nos cenários. Vulnerabilidades: Representam a fraqueza da organização no lidar com as ameaças. Pode sinalizar uma fase de declínio ou morte. IMPULSIONAR ELIMINAR SWOT OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS Ação ofensiva Capacidade defensiva FRAQUEZAS Debilidades Vulnerabilidades

42 Análise SWOT MONITORAR MELHORAR
Capacidade defensiva: Representam onde as forças da organização conseguem formar uma barreira às ameaças do ambiente externo. Debilidades: Sinalizam onde as fraquezas da organização impedem ou dificultam o aproveitamento das oportunidades. MONITORAR MELHORAR SWOT OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS Ação ofensiva Capacidade defensiva FRAQUEZAS Debilidades Vulnerabilidades

43 “…Aquilo que eu faço, eu aprendo.”
Cada grupo é uma empresa Determinar: - Missão e Visão - Objetivo, Metas e Ações - 5W2H - Matriz Preferência - Brainstorming - Análise SWOT

44 Matriz BCG Análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a Boston Consulting Group Analisar posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócio/produtos/serviços de uma empresa

45 Matriz BCG Estrela Oportunidades CRESCIMENTO DO MERCADO Vaca Leiteira
Abacaxi PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

46 Matriz BCG Alto crescimento e alta participação de mercado
Investimentos para continuar nesta posição e se defender da concorrência Deve trabalhar a fidelidade e manter a marca em evidência Cuidado: Pode virar Vaca Leiteira Mercado em crescimento, porém com pouca participação Incógnita! Pode virar estrela ou abacaxi Grande necessidade de aumentar seu market share e acompanhar o crescimento do mercado

47 Matriz BCG Pequena participação em um mercado que não apresenta crescimento Importante analisar se mantém este produto/serviço Pode ser parte da estratégia de venda de outros produtos/serviços Líder em um mercado consolidado Oferece volume de vendas e resultados que proporcionam novos investimentos para a empresa Investimentos menores

48 Ciclo de Vida Analisar o momento do ciclo de vida de um produto ou serviço O momento define a linha de estratégia a ser adotada Tempo de vida, evolução do produto ou serviço e mercado

49 Ciclo de Vida DESAFIO!!! MATURIDADE CRESCIMENTO DECLÍNIO INTRODUÇÃO

50 Ciclo de Vida INTRODUÇÃO Abertura de canais de distribuição
Grande investimento em ações promocionais Treinamento pesado com equipe de vendas Posicionamento do produto no seu mercado

51 Ciclo de Vida CRESCIMENTO Carteira de clientes em crescimento
Diferenciação começa a ficar evidente Posicionamento de mercado definido Canais de distribuição com boa cobertura

52 Ciclo de Vida MATURIDADE Alta fidelização dos clientes
Concorrência agindo constantemente Marca com reconhecimento no mercado Produto é facilmente encontrado

53 Ciclo de Vida DECLÍNIO Condições sócio-econômicas alteradas
Mudança dos hábitos de consumo Inovações provocaram obsolescência Necessidade de REINVENTAR

54 Matriz Imagem X Identidade
Possibilita identificar a diferença de percepção de qualquer fator da sua empresa em relação à visão do cliente X visão da organização.

55 Matriz Imagem X Identidade
PREÇO QUALIDADE ATENDIMENTO IMAGEM 5 4 2 IDENTIDADE 3

56 Matriz Ansoff Conhecida como matriz Produto X Mercado
Modelo que determina oportunidades de crescimento de unidades de negócio

57 Matriz Ansoff PRODUTOS MERCADOS EXISTENTES NOVOS PENETRAÇÃO DE MERCADO
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DESENVOLVIMENTO DE MERCADO DIVERSIFICAÇÃO

58 Matriz Ansoff Penetração de Mercado:
Uso de produtos atuais para incrementar a participação de mercado Aumentar a frequência do uso ou quantidade consumida Encontrar novas aplicações

59 Matriz Ansoff Desenvolvimento de Mercado:
Abrir novos mercados com os produtos atuais Expansão geográfica Busca de novos segmentos

60 Matriz Ansoff Desenvolvimento de Produto:
Criar novos produtos ou aperfeiçoar os atuais Desenvolvimento de produtos de nova geração

61 Matriz Ansoff Diversificação:
Necessidade de diversificar para o novo mercado

62 Plano de Negócios Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de um projeto. Proporciona uma visão abrangente da atuação da empresa.

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64 Baixar Plano de Negócios

65 Diagrama de Causa e Efeito
O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o “efeito” e todas as possibilidades de ‘causa’ que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe.

66 Diagrama de Causa e Efeito

67 Diagrama de Causa e Efeito

68 Fluxograma Representação gráfica de um processo.
Ordena todos os passos e determina a próxima ação.

69 Fluxograma

70 Fluxograma

71 5 Ss  O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.      O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.      São elas:    • SEIRI    • SEITON    • SEISSO    • SEIKETSU    • SHITSUKE

72 5 Ss  Senso de Utilização:      Separar o que utilizamos do que não necessitamos e não usamos.      Vantagens:      • Liberação de utensílios, equipamentos e documentos desnecessários;      • Redução do tempo de procura;      • Melhor visualização do local de trabalho;

73 5 Ss  Senso de Ordenação:      Cada material tem seu lugar.      Vantagens:      • Rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos;      • Redução da perda de tempo;      • Controle do uso de equipamentos e documentos necessários;      • Estímulo à criatividade;      • Facilidade de comunicação;      • Redução dos riscos de acidentes;

74 5 Ss    Senso de Limpeza:      A melhor forma de limpar é não sujar.      Vantagens:      • Higiene no local de trabalho;      • Autoconhecimento de livros, equipamentos e documentos;      • Eliminação de desperdício;      • Satisfação de quem executa;

75 5 Ss  Senso de Normalização:      Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.

76 5 Ss    Senso de Autodisciplina:      Vantagens:      • Cumprimento natural dos procedimentos;      • Disciplina moral e ética;      • Cultivo de bons hábitos;      • Efetivação da administração participativa;      • Garantia da qualidade de vida;

77 Lista de verificação de frequência
É usada para determinar quantas vezes ocorre um evento ao longo de um período de tempo determinado. Neste instrumento, podem ser colhidas informações dos eventos que estão acontecendo ou daqueles que já aconteceram. Diagrama de Pareto: 80 / 20

78 Lista de verificação de frequência
Problema: Reclamação dos clientes Período: 03 meses – de 02/01/2011 a 02/04/2011 Processo: Atendimento e Caixa Responsável: Dona Maria Total de clientes pesquisados: 426

79 Lista de verificação de frequência
Tipo de reclamação e frequência Falta de produtos: 19 Demora na fila para pagar: 62 Atendente sem postura: 41 Atendente não soube dar informação: 182 Estacionamento pequeno: 28 Preços altos: 95

80 PDCA Ferramenta utilizada para fazer planejamento e melhoria de processos. P: PLAN - Planejamento D: DO - Fazer C: CHECK - Verificação A: ACTION – Ação corretiva

81 PDCA

82 Questionamentos do dia-a-dia
O que dá dinheiro? Será que meu negócio vai dar certo? Quanto eu preciso para abrir uma padaria? Por quanto eu devo vender meu produto? O Sebrae faz pesquisa de mercado pra mim?

83 Razões da mortalidade das empresas: FRACASSO
Falta de conhecimentos gerenciais Desconhecimento do mercado Falta de clientes

84 Razões do Sucesso: INOVAÇÃO!!! Gerenciamento adequado do negócio
Criatividade Aproveitamento das oportunidades de negócio

85 Exemplos em Curitiba:

86 Condições A primeira condição para utilizar o PE é a consciência da sua NECESSIDADE e IMPORTÂNCIA Envolvimento e participação e comprometimento de TODAS as pessoas. Buscar informações internas e externas necessárias e desenvolver uma adequada METODOLOGIA. FLEXIBILIDADE, no caminho a ponte pode cair. AMBIENTE, “é impossível ver a floresta estando no meio das árvores”.

87 Conclusão O que pretende o PE não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões e garantir o sucesso da empresa em seu ambiente futuro.

88 “O conhecimento antecipado conduz o exército e conquista vitórias” “Mude a posição de suas forças. Avance sempre sem ser notado” “A melhor estratégia é atacar a estratégia do inimigo” Sun Tzu

89 Cuidar dos sonhos das pessoas e transformá-los em realidade

90 “Pés no chão e cabeças nas nuvens”

91 Contatos Marcelo Cantero de Castro E-mail: mcastro@pr.sebrae.com.br
Fone: Sebrae/PR:

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93 De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rtseo pdoe ser uma bcguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.


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