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Planejamento Empresarial

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Apresentação em tema: "Planejamento Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Empresarial
Prof.. Welington Lopes Planejamento Empresarial

2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

3 Justificativas para o Planejamento
Por você ou contra você !!! Controle seu destino, ou alguém o fará. Seja empreendedor: agente de mudança ! Encare a realidade como ela é, não como ela era ou como você gostaria que ela fosse. Mude antes que seja necessário fazê-lo. Se você não possuir uma vantagem competitiva, não compita. Segundo Jack Welch (Adaptado de Bateman, 1998).

4 Planejar é a atividade de estabelecer metas e meios para alcançá-las.
A atividade de Planejamento ocorre em todos os níveis de decisão / ação das Organizações Existem muitas ferramentas gerenciais úteis ao Planejamento, sendo que o ciclo PDCA é o mais simples e, talvez, o mais poderoso. Juntamente com o Planejamento, um gerente deve ser capaz de Organizar, Liderar e Controlar seu processo.

5 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
Refere-se ao futuro Antecipa-se aos acontecimentos do ambiente externo Processo ordenado e racional Sujeito a revisões Auxilia a tomada de decisões

6 CONCEITO DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (Oliveira, 1988)

7 É um modelo de decisão, unificado e integrador, que:
Determina e revela o propósito organizacional em termos de Valores, Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações, com foco em Priorizar a Alocação de Recursos; Delimita os domínios de atuação da Instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

8 TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Voltado a estabelecer o rumo da organização. TÁTICO: Trabalha com os objetivos e desafios estabelecidos no PE. Objetiva a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos fixados. OPERACIONAL: Voltado para as operações da empresa.

9 BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
AGILIZA DECISÕES MELHORA A COMUNICAÇÃO AUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO MAIOR DELEGAÇÃO DIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS ORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE MELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

10 CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSCIÊNCIA DE SUA NECESSIDADE; DECISÃO PELA SUA UTILIZAÇÃO; ENVOLVIMENTO EFETIVO DA DIREÇÃO; CLIMA PROPÍCIO; INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO; PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA.

11 ENTENDENDO O PROCESSO DE MUDANÇA COM O PLANEJAMENTO
TRABALHAR (FAZER) Q U A L I F C R Planejamento Desejado de Gestão Estratégico

12 FUTURO DIA-A-DIA O PLANEJAMENTO NÃO DIZ RESPEITO A DECISÕES FUTURAS, MAS ÀS IMPLICAÇÕES FUTURAS DE DECISÕES PRESENTES Peter Drucker

13 O Planejamento Estratégico e as Dimensões Organizacionais
Planejamento Implementação Controle Organizar dados Analisar os dados Implantar decisões Planejamento Institucional Planejamento dos Centros Planejamento dos Deptos. Planejamento das Áreas Mensurar os resultados Avaliar os resultados Adotar ações corretivas

14 DEFINIÇÃO DA MISSÃO/VISÃO
COMPATIB. C/ ORÇAMENTO DEFINIÇÃO DE INDICADORES IMPLEMENTAÇÃO DEFINIÇÃO DE VALORES ANÁLISE DO AMBIENTE REVISÃO DA MISSÃO/VISÃO DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METAS/AÇÕES

15 I - DEFINIÇÃO DOS VALORES
São idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência

16 II - DEFINIÇÃO A MISSÃO/VISÃO
A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas

17 Questões a serem respondidas para se fazer uma análise de ambiente:
•  Quem somos? •  Qual é a nossa finalidade? •  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder à finalidade? •  Como devemos responder aos nossos Grupos de Influências? •  Quais são nossas cultura e filosofia? •  Que nos faz ser distinto e único?

18 A Visão representa um estado futuro desejável da organização
Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade.

19 III – ANÁLISE AMBIENTAL
“ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

20 ANÁLISE DO AMBIENTE ONDE ESTAMOS ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?
QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

21 COMPONENTES DO AMBIENTE
AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente Mão-de-Obra Clientes Fornecedores Concorrência AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo

22 CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico Empresarial é um processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidade de mercado. ( Kotler, 1993)

23 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO
Análise do macroambiente: Políticos-legais – Resultados de eleições, legislações, sentenças judiciais. Forças econômicas - Produto interno bruto; Taxas de juros; Taxas de inflação; valor do dólar. Forças tecnológicas – Inovações científicas, mudanças de padrão tecnológico. Forças Sociais – Tradições, valores, tendências sociais, expectativas que a sociedade temem relação a uma empresa.

24 Cinco forças competitivas básicas
Ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes Ameaça de produtos ou serviços substitutos Poder de barganha dos compradores Poder de barganha dos fornecedores

25 1 – Ameaças de novos concorrentes que ingressam no setor
À medida que um setor recebe novos concorrentes, sua capacidade produtiva aumenta. Uma nova entrada implica em forte luta por parcela de mercado.

26 2 – Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes
Concorrente numerosos ou equilibrados – luta é de gigantes Crescimento lento do setor – a luta por parcela de mercado é instável Custos fixos ou de estocagem altos – leva a reduções de preços Ausência de diferenciação ou custos de mudança – produtos de primeira necessidade a concorrência se dá por preço Capacidade aumentada em grandes incrementos – o dominador rompe o equilíbrio de oferta/procura. Concorrentes divergentes – perde-se de vista a “regra do jogo” e há fortes conflitos entre os concorrentes. Grandes interesses estratégicos – se determinado concorrente tem forte interesse estratégico em setores vinculados

27 Recursos da empresa, missão organizacional e objetivo
Ambiente interno Recursos da empresa, missão organizacional e objetivo

28 Vantagem competitiva sustentada
Recursos humanos Recursos organizacionais Vantagem competitiva sustentada Recursos físicos

29 Recursos Humanos Estrutura funcional ( Organograma )
Política de Remuneração Plano de Benefícios Programas de Motivação Processos de Contratação e Demissão Programas de Desenvolvimento de Pessoal Avaliação de Desempenho

30 Recursos organizacionais
As estratégias são compatíveis com a missão e os objetivos gerais? As estratégias corporativas, de unidade de negócio e de unidade funcional são consistentes umas com as outras? A estrutura da organização é adequada a implantação de suas estratégias? Os processos de tomada de decisão são eficazes na implementação de suas estratégias? A cultura da organização é compatível com sua estratégia? Existe processo de controle estratégico?

31 Recursos físicos A empresa possui tecnologia adequada?
A empresa possui capacidade adequada? A rede de distribuição e eficaz e atinge os clientes? A empresa possui fontes de suprimentos confiáveis? A localização geográfica é ótima?

32 Análise S.W.O.T (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)

33 Trata-se de uma análise do ambiente de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu processo de planejamento estratégico. No eixo externo da análise organizacional, encontram-se as Oportunidades e Ameaças, enquanto que no ambiente interno encontram-se as Forças e Fraquezas. Sua importância no apoio à formulação de estratégias, deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação. A estrutura apresentada ,identifica muitas das variáveis que a administração deve considerar.

34 Forças Correspondem aos recursos e capacidade da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação a seus competidores. Incluem: Marcas de Produtos Conceito da Empresa Participação de Mercado Vantagens de Custos Localização Fontes Exclusivas de Matérias-Primas Grau de Controle Sobre a rede de Distribuição

35 Fraquezas Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmo pontos de competidores atuais ou em potencial: Pouca Força de Marca Baixo Conceito Junto ao Mercado Custos Elevados Localização Não Favorável Falta de Acesso a Fontes de Matérias-Primas Pouco Controle Sobre a Rede de Distribuição De qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes Forças e Fraquezas se confundem.Uma Força atual pode se transformar em Fraqueza no futuro, pela dificuldade de mudança que a mesma provoca.

36 Necessidades Não Satisfeitas do Consumidor
Oportunidades Correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como: Necessidades Não Satisfeitas do Consumidor Aumento do Poder de Compra do Mercado Disponibilidade de Linhas de Crédito

37 Mudanças nos Padrões de Consumo
Ameaças Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como: Mudanças nos Padrões de Consumo Lançamento de Produtos Substitutivos no Mercado Redução no Poder de Compra dos Consumidores

38 O que fazer? O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas “ casando “ Oportunidades e Forças, por Exemplo: No caso do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as Oportunidades.

39 O cruzamento entre Ameaças e Forças, pode representar a possibilidade de se investir na modificação do ambiente, de modo a torná-lo favorável à empresa ( não é tarefa fácil de ser conseguida ). Se no cruzamento entre Ameaças e Fraquezas estiverem situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de ocasião para modificações profundas na empresa, incluindo sua manutenção no próprio negócio.


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