A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA"— Transcrição da apresentação:

1 INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA
Área: História Ensino Médio, 3ª Série TÓPICO 9 INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA

2 INTRODUÇÃO COMPONENTE CURRICULAR, 3ª Série
Tópico nº 9 : INFLUÊNCIA DS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA INTRODUÇÃO . Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. Na comunicação em pequena escala e na comunicação de massa, o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento. Os meios de comunicação de massa mais comuns são: televisão, rádio, revistas, internet e livros, tendo como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos (1).

3 COMUNICAÇÃO, PODER E DEPENDÊNCIA
O crescimento da difusão industrial da informação, a partir do século XIX, transformou os meios de comunicação de massa em empresas que buscam o lucro como as demais que atuam na iniciativa privada. O perigo da questão reside no luto de que a informação não pode - pelo menos não poderia - ser tratada como um mero produto de consumo, visto que pode influenciar decisivamente no modo de agir e pensar das pessoas, sobretudo em culturas incipientes e frágeis quanto às do Brasil. Todavia, para fazer frente à ideia da informação como um mero bem de consumo, surgiram alternativas dentro de alguns segmentos organizados da sociedade na busca de reverter ou ao menos amenizar esta situação. Uma das saídas foi o vídeo popular; visto que procura tratar a informação, de maneira a torná-la livre e de interesse da coletividade, sem ser tendenciosa ou ficar submissa e dependente de verbas publicitárias, ou voltada para a busca de lucros, ou ainda com interesses particulares. A Rede Globo consegue monopolizar a audiência televisiva em rede nacional, deixando claro que comunicação e poder andam de mãos dadas, enquanto cúmplices na manipulação da opinião pública nacional (2).

4 Com tamanha influência, podemos afirmar que quem detém os meios de produção e difusão da informação, detém o poder, pois a transmissão de ideias e valores se coadunam com seus interesses particulares. Mas não é só. Os que controlam a comunicação chegam até a rotular e definir os outros indivíduos e grupos sociais. Quem tem a palavra constrói identidades pessoais ou sociais. Neste sentido, a sua aparente horizontalização enquanto mostra tudo o que acontece, para todo o mundo, disfarça a verticalização do processo de comunicação quando integra as pessoas em um espaço social definido e administrado a partir de modelos da grande organização tecno-burocrática. A cultura de massa é o resultado da produção em grande escala de símbolos e mensagens, principalmente com o aperfeiçoamento dos sistemas de comunicação social, a partir do século XIX. Os “meios de comunicação de massa” proporcionam novas formas de se chegar à população através da produção e distribuição de informações ou entretenimento em larga escala, nivelando grupos profissionais, étnicos, sociais, regionais, desrespeitam suas individualidades “É verdade que a relação de comunicação não se reduz à comunicação massiva. Há também a comunicação de pequenos grupos, porém resumem-se cada vez mais à comunicação eletrônica dos meios de comunicação de massa, através dos quais as pessoas escutam e veem mais e falam menos. Os órgãos que mais se desenvolvem são a visão e a audição. A fala vai silenciando” (3).

5 A OPINIÃO PÚBLICA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
A opinião pública, por sua vez, também sofre influência direta dos meios de comunicação de massa. Lembrando que se considera opinião pública um meio de controle social, ou um fenômeno que surge a partir de juízos verbais sobre um fato que desencadeia polêmica e que mostra diferentes posições. Ela pode atuar como um juiz ou um tribunal ante um assunto a ser refletido em meio a um grupo. Assim, é também um meio de controle social. Fala-se cada vez mais em opinião pública em nível nacional e internacional, que constitui uma forma de influência poderosa e crescente. Aqueles que têm a missão de informá-la e ilustrá-la não poucas vezes a manipulam. Para medir a opinião do povo em números confiáveis, criaram-se os Institutos de Pesquisas de Opinião Pública que realizam entrevistas com grupos de pessoas e em determinados lugares, com intenção de avaliar a posição dessas pessoas em relação a algum acontecimento pessoal ou global (4).

6 A MANIPULAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
A oferta de ideias pré-determinadas e prontas “ajuda” sobremaneira as pessoas a tomarem as decisões já decididas. Não precisa, neste caso, pensar. Podemos deixar que o apresentador ou o narrador pense por nós. Mas, já existe o que podemos considerar de antídoto: iniciativas como as das tevês comunitárias que estimulam as pessoas a participarem das suas atividades, a pensarem e mostrarem o que pensam, sem limites de tempo ou conveniências políticas. Sem doses de imbecilidade. Foto: Ken Banks / Creative Commons Attribution 2.0 Generic A população fica sem a possibilidade de ter acesso à maioria dos aspectos de sua realidade e, assim, impedida de compreender exatamente sua posição e seus interesses,ficando apenas envolta por uma única ideologia que lhe é apresentada (5).

7 A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA PROPAGANDA
A propaganda utiliza inúmeras formas de pressão para neutralizar o senso crítico dos receptores e convencê-los a qualquer coisa. O recurso mais utilizado é a organização de grandes concentrações de massas Nessas ocasiões, as marchas, as músicas e cânticos ampliados por alto-falantes, as luzes, o lançamento de folhetos e papéis, enfim, tudo reflete sobre os presentes. As pessoas acabam se envolvendo com tal intensidade que, quase hipnotizados, tornam-se mais sugestionáveis às mensagens que recebem. A exemplo disso, podem-se citar algumas práticas religiosas, que fazem uso da pressão psicológica nas pessoas. Em meio a rezas e cânticos, são feitas pregações oportunistas, que conseguem não só convencer os receptores, mas também levá-los a verdadeiros estados de possessão e transe. E o mais relevante nisso tudo, é que esse tipo de prática religiosa, atualmente, atinge parte do seu público via televisão e rádio (6)

8 A SOCIEDADE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Através dos meios de comunicação, bombardeia-se a sociedade com notícias sobre fatos suficientemente atrativos para que os indivíduos tenham sua atenção desviada dos problemas econômicos e sociais. Os veículos comunicativos fazem isso se baseando no fato de que as pessoas têm um limite de percepção e atenção e que, saturadas por um certo número de informações que apelam para as emoções e sentimentos, não lhes sobra espaço nem tempo para receber outras ideias. Grandes torneios desportivos, crimes cometidos com crueldade, têm sido constantemente abordados para envolver os receptores em sua discussão e distraí-los das questões mais graves. A televisão, mais do que qualquer outro veículo informativo, possui a capacidade de criar o real, é uma despolitização acirrada do mundo com a exacerbação dos assuntos que não querem dizer nada, com a glorificação de temas que possam agradar ao maior número possível de espectadores à corrida pelos índices de audiência.” (8)

9 O PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
o papel dos meios de comunicação de massa, como um dos aparelhos ideológicos do Estado (meios pelos quais o Estado se utiliza para garantir a reprodução das relações de produção através da ideologia, em oposição à repressão), consiste em saturar todos os cidadãos com doses diárias de nacionalismo, chauvinismo, liberalismo, moralismo etc., através da imprensa, rádio e da televisão. Portanto os meios de comunicação de massa teriam o papel de difundir ideias e informações. E no momento em que fazem este trabalho eles podem incorrer em erros com a informação, como a superficialidade, a banalização, a imparcialidade, e o mais grave de todos, a omissão. Em muitos casos a dramatização é exagerada e desnecessária. Vale tudo para manter a atenção do telespectador, e impedi-lo de mudar de canal ou de realizar outras atividades. Por fim, espera-se que a sociedade aos poucos demonstre seu desprezo pelas práticas que considera reprováveis, pois não há nada que possa ser dito sem que se tenha por trás uma opinião, um juízo de valor. Portanto, os meios de comunicação nunca serão totalmente isentos ao produzir a notícia (8).

10 FUGINDO DA INFLUÊNCIA MIDIÁTICA
O que deve ser feito é promover, além da fundamental importância que tem a disponibilidade de educação de qualidade a todos, é a descentralização dos meios de comunicação, e fazer com que a população busque cada vez mais o porquê de se acreditar naquilo que os meios de comunicação querem que os indivíduos acreditem, para que só assim os indivíduos possam realmente “enxergar”, desta vez com olhos “desalienados”, o verdadeiro campo de informação que os cerca. Resolver este problema levantaria, consequentemente, uma série de questões. A mídia influencia a opinião pública e podem mudar, progressivamente, a mentalidade da sociedade, mudando então os seus princípios morais. Neste caso, a questão é mudar a sociedade e, consequentemente, mudar a manipulação da mídia, ou mudar a manipulação da mídia para mudar a sociedade? Este é, sem duvida, um assunto muito polêmica e delicado, e uma solução implicaria uma reestruturação da própria sociedade (9).

11 CONCLUSÃO Os meios de comunicação de massa, que deveriam se afirmar como independentes e ter como principal objetivo informar a população, estão subordinados a interesses econômicos e políticos. Sendo exemplo disso, a excessiva publicidade, a escassez de programas culturais e excesso de programas violentos com o único objetivo de obter mais audiência, no caso da televisão, meio de comunicação de massa que analisamos mais pormenorizadamente. Embora os meios de comunicação de massa também sejam benéficos na educação das crianças, pois leva-as a conhecer o mundo, a saber que existe uma imensidão de coisas para além daquilo que elas conhecem, os valores induzidos a elas não são, nem de longe, os mais corretos . A manipulação está presente na mídia, considerada, por alguns, o quarto poder, depois do executivo, legislativo e administrativo. Mas sabemos que a manipulação não está presente apenas na mídia. Concluímos que seria necessária uma completa reestruturação social, para que os meios de comunicação de massa deixassem de ser manipuladores (10).

12 Tabela de Imagens 6 Foto: Ken Banks / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 14/03/2012


Carregar ppt "INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google