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A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Portos do Espaço Atlântico VIGO, 28/06/2007 A Multimodalidade.

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1 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Portos do Espaço Atlântico VIGO, 28/06/2007 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO GRUPO LUIS SIMÕES

2 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Índice  Breve apresentação do Grupo Luis Simões  Desafios e tendências na Cadeia de Abastecimento  As Redes Multimodais e o papel dos Portos  Caso prático: Parceria Luis Simões / Barwill Knudsen  Conclusões

3 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007  Grupo de empresas de Transportes e Logística, fundada em 1948  100% do capital é propriedade da família Luís Simões  Capital Social da Holding de € 16,65 Milhões  Volume de negócios em 2006 de 169 Milhões €  10 empresas  1350 colaboradores  Gere diariamente uma frota de 1400 camiões  Desenvolve a actividade em 180.000 m2 de Armazéns em 18 locais da Península Ibérica Breve apresentação do Grupo Luis Simões

4 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007  Ser o melhor grupo ibérico no sector dos Transportes Rodoviários e situar-se nos 10 primeiros operadores ibéricos de LogísticaVisão Missão  Obter a mais eficaz solução de Transportes Rodoviários e de Logística, assim como dos respectivos serviços auxiliares

5 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Clientes

6 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Rede ibérica

7 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Factores de Diferenciação LS Formação Mais de 29.000 h (2006) 150 formadores internos Acreditada pelo IQF em Transportes e Logística Inovação Informática Embarcada em 900 camiões (desde 2003) 5000 documentos digitalizados por dia (desde 2004) Portal Lsnet (2006) Qualidade ISO 9002 TLS - 1995 DLS - 1998 LSE - 1998 RETA - 2000 ISO 9001:2000 Grupo LS - 2006

8 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Clientes cada vez mais exigentes  Soluções à medida  Aumento da frequência das entregas  Rapidez e Qualidade na entrega  Acesso à informação  Diminuição dos custos logísticos Desafios e Tendências na Cadeia de Abastecimento

9 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Desafios e Tendências na Cadeia de Abastecimento  Globalização  Concentração das Produções  Centros de Distribuição regionais  Externalização de operações  Dispersão geográfica Cadeias de Abastecimento cada vez mais complexas

10 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Cadeias de Abastecimento: Factores críticos de sucesso Agilidade Adaptabilidade Alinhamento Criação de Valor Desafios e Tendências na Cadeia de Abastecimento

11 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Cadeias de Abastecimento: Factores críticos de sucesso Capacidade de resposta a modificações da oferta e da procura Agilidade Adaptabilidade Capacidade de ajustar a cadeia de abastecimento para responder a mudanças estruturais do mercado Alinhamento Capacidade para sincronizar os interesses de todos os participantes Desafios e Tendências na Cadeia de Abastecimento

12 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Cadeias de Abastecimento: Factores críticos de sucesso Cadeias de Abastecimento suportadas em Redes Multimodais Fábrica Armazém Destino final Fluxo físico + Fluxo de Informação Fábrica Origem Desafios e Tendências na Cadeia de Abastecimento

13 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 As Redes Multimodais e o papel dos Portos Só há vantagem competitiva se todos os parceiros da Rede se focalizarem nos mesmos objectivos: - na redução do tempo de ciclo da cadeia de abastecimento - na sincronização do planeamento da cadeia de abastecimento - na satisfação dos Clientes finais

14 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007  Conheçam as necessidades dos seus parceiros, a montante e a jusante  Redesenhem a gama de serviços por forma a optimizar a sua oferta de mercado, de acordo com os seus hinterlands e forelands  Redesenhem os seus processos operativos e administrativos (fluxos físicos e de informação), com vista à implementação do conceito just-in-time (redução do ciclo nas operações portuárias, aumento da respectiva qualidade e redução do custo) Os Portos jogam um papel decisivo na produtividade das Redes Multimodais, desde que: As Redes Multimodais e o papel dos Portos

15 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen A Relação de Parceria entre as duas empresas foi constituída com o objectivo de participar na Cadeia de Abastecimento de uma Matéria-Prima para uso industrial, oriunda da Noruega e destinada a várias fábricas na Península Ibérica. O percurso da mercadoria, desde a origem até aos vários destinos, é assegurado da seguinte forma: Via marítima:Barwill Knudsen Via rodoviária:Luis Simões A Parceria Logística teve dois perfis de operação: - de 1998 até 2005 - a partir de 2006

16 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen Antecedentes: De 1998 a 2005, a Matéria-Prima proveniente da Noruega era embarcada por via marítima, chegando ao Porto de Lisboa, onde era armazenada. A partir do Armazém no Cais, era expedida regularmente por via rodoviária, de acordo com a chegada das encomendas, para vários destinos na Península Ibérica.

17 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Constrangimentos / Desafios: - Necessidade de baixar o lead time das encomendas - Forte concorrência neste mercado - Grande dispersão geográfica nos pontos de entrega - Gestão rigorosa da documentação Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen

18 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Oportunidade: - Acrescentar valor à Cadeia de Abastecimento - Diminuição dos Inventários em Transito - Diminuição do Lead-time da encomenda Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen A partir de 2006  Deixa de haver stock no Porto de Lisboa  A mercadoria vem separada por ordens de entrega, desde a origem

19 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen 2006: Caracterização da operação – 1 a 2 navios por semana – previsão semanal de entregas, por via rodoviária, à 6ª feira – irregularidade das entregas ao longo da semana Ex. 1º dia - 41 trailers * 2º dia - 18 trailers 3º dia - 11 trailers 4º dia - 5 5º dia - 1 6º dia - 0 * Em 50% dos casos, o 1º dia coincide com o dia da chegada do navio Factor crítico de sucesso Planificação de recursos

20 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen 2006: Caracterização da operação – Transit Time (Noruega / Lisboa) - 7 a 8 dias – Transit times (a partir do Porto de Lisboa): Valência -48 h Múrcia / Albacete - 48 h Girona - 48 h Logroño - 48 h Barcelona - 24 h (2 motoristas) Galiza - 24 h Madrid - 24 h Valladolid/Burgos - 24 h Sevilha/Málaga - 24 h

21 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen 2006: Caracterização da operação Fluxo Administrativo Por parte da Knudsen: - Previsão semanal de entregas - Reajustamento diário das programações das entregas - Emissão do CMR Por parte da Luis Simões: - Confirmação das entregas - Confirmação da recolha dos documentos - Envio dos CMR datados, assinados e digitalizados - Mapa de Nível de Serviço

22 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen Parâmetros de Nível de serviço – % Entregas efectuadas no prazo (dia e hora) vs. Total de cargas no mês Objectivo: 99%Real 2006: 99,3% – Tempo médio de recuperação de CMR’s completos após a entrega da mercadoria. Objectivo: até 10 dias após a entregaReal (2007): Janeiro 9,6 dias Fevereiro7,5 dias Março5,9 dias Abril 4,3 dias Maio4,2 dias

23 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Caso Prático: Parceria LS / Barwill Knudsen Benefícios da Parceria Para a KnudsenPara a Luis Simões  Aumento da quota de mercado  Redução dos custos de Inventário e anulação dos custos de Armazenagem no Cais  Aumento da qualidade de serviço (95 a 99,3%)  Garantia de cargas em dias pré-definidos, para equilibrar fluxos  Disponibilidade de veículos em vários pontos da Península Ibérica

24 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Conclusões Conclusões “ Those who work alone can only accumulate, but those who collaborate intelligently can multiply” Prof. Joachim Milberg

25 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 Conclusões Conclusões A adopção do conceito just-in-time por parte de todos os parceiros na Cadeia de Abastecimento, permite: - redução de stocks na Cadeia - redução do ciclo de operação - menor manuseamento dos produtos - incremento do nível de serviço ao Cliente - redução de custos Dentro deste conceito, os Portos, à semelhança dos restantes parceiros logísticos da Cadeia de Abastecimento, devem optimizar os seus fluxos físicos e de informação, como por exemplo:  simplificar os procedimentos alfandegários  acelerar o despacho de navios e cargas  utilizar procedimentos portuários por via electrónica

26 A Multimodalidade na Cadeia de Abastecimento MARIA ANTÓNIA DO ROSÁRIO VIGO, 28 / 06 / 2007 “Ir mais longe... até onde for o futuro!” Com determinação... Com determinação...... seremos capazes de...... seremos capazes de...


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