A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto Conclusões, Considerações Finais & Resumo Abril de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto Conclusões, Considerações Finais & Resumo Abril de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto Conclusões, Considerações Finais & Resumo Abril de 2011

2 "Conclusões": Montagem de uma linha de raciocínio

3 Qual é a utilidade do capítulo de “Conclusão”? Isso não é brincadeira! [1] Ao contrário do capítulo de Resultados, que é descritivo e objetivo, o capítulo de “Conclusão, Considerações Finais e/ou Discussão” deve ser opinativo e argumentativo e por esta razão tem um caráter mais subjetivo (Abrahamsohn, 2004); [2] A discussão é de um verdadeiro “vale tudo”, onde é permitido apresentar argumentos a favor ou contra uma idéia; [3] Antecipar dúvidas e eventualmente propor idéias para a continuidade futura do trabalho.

4 Elementos de uma “Discussão” (Abrahamsohn, 2004) [1] Análise e interpretação dos resultados; [2] Comparação com resultados publicados na literatura; [3] Relevância do trabalho para o conhecimento do problema; [4] Conclusões do trabalho.

5 Principais Defeitos do Capítulo (Abrahamsohn, 2004) [1] Não obedecer a uma sequência adequada na argumentação; [2] Propor conclusões que os resultados não permitem tirar; [3] Confundir o leitor quando mencionar fatos e interpretações.

6 Exemplos - Bologna et al. (2003) & Moutinho et al. (2003) - SBGf

7 Exemplos - Carvalho & Souza (2003) & Malaguti Filho & Moura (2003)

8 Podemos usar figuras no Capítulo de "Conclusão" ? Depende da estrutura do trabalho e do tipo de figura!

9 Resumo: Trata-se de um cuidado fino na fase final da pesquisa!


Carregar ppt "Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto Conclusões, Considerações Finais & Resumo Abril de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google