A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO Mariano Yoshitake Marinette Santana Fraga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO Mariano Yoshitake Marinette Santana Fraga."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO Mariano Yoshitake Marinette Santana Fraga

3 TESE A teoria do neopatrimonialismo em conjunto com a tríade epistêmica que reapresenta a contabilidade sob o triângulo: essência, ambiente e dimensão resolvem o problema da falta das três logias na maioria das pesquisas acadêmicas em Contabilidade: QUESTÃO DA PESQUISA

4 A METODOLOGIA A TERMINOLOGIA A EPISTEMOLOGIA

5 Realizar um escrutínio na bibibliografia neopatrimonialista, nos aspectos filosóficos e operacionais da terminologia, metodologia e epistemologia. OBJETIVO

6 FUNDAMENTOS TEÓRICOS Trezniak Harrison e McKinnon Nepomuceno Schuetze Hegel e Taketani Ross. L, Watts e J.L. Zimmerman Belkaoui Lopes de Sá Mattessich

7 PRIMEIRA LOGIA - TERMINOLOG IA A "terminologia" está no lugar de conceitos claros, compartilhados e rigorosos. Sem ela, a Ciência não avança. TREZNIACK (2009)

8 PONTOS PRINCIPAIS DA PRIMEIRA LOGIA Terminologia : Lida com a formulação de conceitos, logo, tem na linguagem o objeto referenciador das mesmas. A missão da pesquisa contábil consiste na análise conceitual, portanto, com relevante interesse na linguagem. A tarefa é fazer ressaltar as características do uso ou da significação de palavras e formas de enunciado.

9 Os trabalhos em Contabilidade geralmente apresentam os problemas da falta da primeira das logias, a terminologia. A tarefa é fazer ressaltar as características do uso ou da significação de palavras e formas de enunciado.

10 SEGUNDA LOGIA - METODOLOGIA A metodologia de pesquisa na Contabilidade reduz-se, atualmente, a abordagens em razão de não haver propriamente uma metodologia para a Contabilidade. A literatura contábil evidencia a existência de duas abordagens: a normativa e a positiva: a positiva, procura entender e explicar primeiro, e predizer depois, as práticas efetivamente em uso; a normativa procura prescrever (como uma receita) as práticas que deveriam ser utilizadas.

11 TEORIA CONTÁBIL O objetivo da teoria contábil sob o enfoque denominado de positivo (a antítese do normativo) ou descritivo, é : explicar, primeiro, e predizer, depois, a prática contábil. Ross. L, Watts e J.L. Zimmerman (1996)

12 PONTOS IMPORTANTES DA METODOLOGIA Estabelecer a fase exploratória, critérios de amostragem e definição de instrumentos e procedimentos para síntese e a análise de dados e informações evidencia o método.

13 PONTOS IMPORTANTES DA METODOLOGIA Significado etimológico de método: representa uma forma de pensar, refletir e experimentar ao longo de um caminho da pesquisa.

14 Metodologia do Neopatrimonialismo contábil: estabelecer um método de raciocínio. Construção da Teoria Geral do Conhecimento Contábil como uma ordem de conhecimentos, a matriz de todos os demais na área especifica da riqueza das "células sociais".

15 TERCEIRA LOGIA - EPISTEMOLOGIA A moderna epistemologia tem como propósito o exame das condições reais de produção dos conhecimentos científicos, sem impor dogmas aos pesquisadores.

16 TERCEIRA LOGIA - EPISTEMOLOGIA Busca estudar a gênese e a estrutura dos conhecimentos científicos, tanto do ponto de vista lógico quanto dos pontos de vista lingüístico, sociológico, ideológico etc. (Martins, apud Japiassu (1980))

17 PONTOS IMPORTANTES DA EPISTEMOLOGIA Ensina que o momento de sintetizar vem depois do de analisar. Não é muito produtivo propor variáveis sem rigor conceitual.

18 A falta de rigor conceitual tira o valor científico da descoberta.

19 BASE EPISTEMOLOGICA Epistemologias de Taketani e Hegel : tríade. Taketani estabelece os três estágios: o Fenômeno, a Substância e a Essência. Hegel - discussão e contradições: a Tese, a Antítese e a Síntese. Lopes de Sá apresenta a Contabilidade sob o triângulo: A ESSÊNCIA, O AMBIENTE E A DIMENSÃO.

20 METODOLOGIA DESTE TRABALHO - Pesquisa descritiva em formato de ensaio.

21 PRINCIPAIS RESULTADOS

22 A presente pesquisa evidencia que o Neopatrimonialismo contábil de Lopes de Sá contém em sua estrutura as três logias: a terminologia, a metodologia e a epistemologia.

23 A terminologia na teoria neopatrimonialista pode ser definida como o estudo e tratamento de termos técnicos e científicos. A identidade da área está vinculada ao seu objeto central de investigação teórica e de trabalhos aplicados: o fenômeno patrimonial.

24 Os estudos especializados da terminologia são encontrados fartamente na Teoria geral do fenômeno patrimonial, que, por sua vez, utiliza axiomas e teoremas para explicar o comportamento da riqueza das empresas e instituições.

25 A metodologia do Neopatrimonialismo contábil como nova corrente científica da Contabilidade evidencia a preocupação em estabelecer um método de raciocínio para o entendimento sobre o que sucede com a riqueza patrimonial.

26 Trata-se de uma metodologia que estabelece as "relações lógicas", o movimento das riquezas.

27 Epistemologia do neopatrimonialismo: essência, ambiente e dimensão A essência: representa o embrião ou origem do acontecimento. A dimensão : oferece o julgamento do sucedido. O ambiente: evidencia a força agente motora ou que aciona o movimento produtor da ocorrência.

28 Os determinantes da essência e da dimensão do fenômeno patrimonial : as relações lógicas. Quanto ao ambiente, o neopatrimonialismo indaga porque ocorrem os fatos, ou seja, pergunta qual a verdadeira influência dos fatores que produzem a transformação da riqueza.

29 CONCLUSÕES CIENTISTA CONTÁBIL BRASILEIRO. CIENTISTA CONTÁBIL BRASILEIRO

30 A contabilidade deve ser representada sob o triângulo: essência, ambiente e dimensã o. Essa tríade do Neopatrimonialismo Contábil, sob a ótica da funcionalidade sistêmica, nos parece permitir novas interpretações conceituais e espaço para abordagem de uma nova linguagem contábil, especialmente, por causa de seu caráter holístico. (G. L. Harrison e J. L. McKinnon, 1986; Norbert Elias, 1985)

31 É lícito concluir: fica difícil gerar um avanço notável do conhecimento sem resolver o problema das três logias: A TERMINOLOGIA, A METODOLOGIA E A EPISTEMOLOGIA. ASSIM, O NEOPATRIMONIALISMO CUMPRE SUA OBRIGAÇÃO CIENTÍFICA.

32 NOSSO MUITO OBRIGADO Mariano Yoshitake Marinette S.Fraga


Carregar ppt "AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO Mariano Yoshitake Marinette Santana Fraga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google