A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração: Delmar Antonio Wildner (SEAF)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração: Delmar Antonio Wildner (SEAF)"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração: Delmar Antonio Wildner (SEAF)

2 Por que estudar a Doutrina Espírita?

3 “Um templo espírita é, na essência um educandário...”
XAVIER, Francisco Cândido/Espíritos Diversos, Educandário de Luz. SP. Ideal, p.54.

4 “Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna.” XAVIER, Francisco Cândido/Espíritos Diversos, Educandário de Luz. SP. Ideal, p.90.

5 Doutrina Espírita ou Espiritismo O que é?

6 É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

7

8

9

10 Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

11 CONTROLE UNIVERSAL DO ENSINO DOS ESPÍRITOS
“Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu, pois, os Espíritos de levá-la de um pólo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra. [...]

12 CONTROLE UNIVERSAL DO ENSINO DOS ESPÍRITOS
[...] Ao demais, pode fazer-se que desapareça um homem; mas não se pode fazer que desapareçam as coletividades; podem queimar-se os livros, mas não se podem queimar os Espíritos.” O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro ed. Rio de Janeiro: FEB, Introdução, p. 27.

13 “[...] Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.” (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

14 O Espiritismo é o Consolador Prometido por JESUS!

15 O estudo da Doutrina Espírita

16 “As pessoas que não têm do Espiritismo senão um conhecimento superficial, são naturalmente levadas a fazer certas indagações, às quais um estudo completo lhes daria, sem dúvida, a solução.” (O que é o Espiritismo, Allan Kardec – Preâmbulo)

17 AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA
“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. [...] Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.” O Livro dos Espíritos, Allan Kardec – Introdução, Item I

18 Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande,....

19 .... só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: Princípios da Doutrina Espírita. Introdução Item 8)

20 ESTUDO SÉRIO O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. [...] (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: Princípios da Doutrina Espírita. Introdução Item 8)

21 “Ninguém se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso, (...)”
“Os livros espíritas são verdadeiras ferramentas de trabalho neste estudo.” (Celso Martins – Manual do Expositor e do Dirigente Espírita)

22 “Estudar a Doutrina Espírita não é dedicar-se à sua leitura com o mesmo estado de ânimo com que se lê um jornal ou uma revista mundana. Estudar é reter na memória o que se lê, é identificar-se de tal forma com o objeto do estudo, que se decida respeitar através da exemplificação os ensinamentos ali colhidos.” (MENDES, Indalício. Rumos doutrinários, Item 138, A luta gloriosa, 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005.)

23 “Na educação do espírito está o senso da vida, está a solução de todos os seus problemas.”
Pedro de Camargo, pelo Espírito Vinícius, O Mestre na Educação.

24 “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” [...] - O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.) O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec – Cap VI

25 EMMANUEL ORIENTA A PERSEVERANÇA
“As portas do Céu permanecem abertas. Nunca foram cerradas. Todavia, para que o homem se eleve até lá, precisa asas de amor e sabedoria.” Pão Nosso, Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel–Item 36 – Até o Fim

26 O homem de bem: "Estuda suas próprias imperfeições, trabalha incessantemente em combatê-las. Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XVII.

27 "Não esqueçais que o fim essencial, exclusivo, do Espiritismo é a vossa melhora [...]”
Allan Kardec, Livro dos Médiuns - cap. XXVI - item q. 22.

28 [...] aprender é recordar o que a alma já sabe de passadas existências.
(MENEZES, Adolfo Bezerra de. A loucura sob novo prisma: estudo psíquico-fisiológico.)

29 [...] Aprender é uma bênção e há milhares de irmãos, não longe de você, aguardando uma bolsa de estudos na reencarnação. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda cristã. Pelo Espírito André Luiz.)

30 Por que estudar a Doutrina Espírita?

31 Para encontrarmos as respostas para o que ainda não compreendemos ou entendemos;
Para conhecermos as Leis Divinas; Para nos fortalecermos na Fé; Para nos tornarmos mais humanos, construindo virtudes; Para acreditarmos que a verdadeira vida é a espiritual; Para acreditarmos que somos Espíritos Imortais; Para buscarmos a nossa Perfeição Moral; Para educar os sentimentos e sermos mais Felizes; Para conhecermos a Verdade!

32 e a verdade vos libertará.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jesus (João, 8:31)

33 “De fato, a Humanidade há mais de 20 séculos bebe na fonte de água sempre viva e pura do Evangelho e, cada vez mais sente a necessidade de voltar à mesma fonte para saciar sua sede de saber aumentado na razão direta do seu progresso espiritual” (Cecília Rocha, 2009, Prefácio ao Livro Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho – Sandra M. B. Pereira)

34 O estudo e a Casa Espírita

35 O Grupo de Estudo e sua importância
O CIEDE O ESDE O EADE O ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE FERGS E FEB

36


Carregar ppt "Elaboração: Delmar Antonio Wildner (SEAF)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google