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1 LIDERANÇA VOLTADA PARA A INOVAÇÃO A BASE DO SUCESSO DAS EMPRESAS NO SÉCULO XXI Marco Aurélio Ferreira Vianna.

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1 1 LIDERANÇA VOLTADA PARA A INOVAÇÃO A BASE DO SUCESSO DAS EMPRESAS NO SÉCULO XXI Marco Aurélio Ferreira Vianna

2 2 O mundo em torno do Ser Humano Antigo Paradigma Novo Paradigma Estacas de SegurançaResponsabilidade Pessoal EmpregoEmpreendimento BurocraciaResultados Fazer ProvasAprender Recursos FartosCompetitividade EsforçosEsforço e Inteligência ContinuísmoAmbigüidade, Incerteza e Caos 3ª Idade4ª, talvez 5ª Idade BarreirasGlobalização Gerações HomogêneasChoque de Gerações (X e Y) ChefiasLideranças EspecialistaEspecialista e Generalista Estruturas e Decisões RígidasEstruturas e Decisões Flexíveis Unidades EstanquesSinergia / Network Parado no Porto

3 3 Nossa Velha Capitã

4 4 Quando duas áreas de uma empresa brigam entre si... Quando duas áreas de uma empresa brigam entre si... Diretrizes de Relacionamento Integração – uma questão estratégica Nós, a empresa QI Grupal Feudalismo de Neandertal Rancor 24 horas Conflito de idéias x conflito de pessoas Empatia Consenso x convergência Processos, processos

5 5 Equipes Triunfadoras “Evidentemente, um Líder Total” Visão Missão Valores comuns Objetivos Claros Cada um Sabe o seu Papel Aberta para Mudança (mundo exterior) Dá e Aceita Feedback Flexível para Mudança Sinergia Plena - QI Grupal Harmonia e Integração Um Forte Lado Humano (respeito e amizade) Motivação, respeito e confiança Sentimento de Grupo Maior do que o Individual Reconhecimento Mútuo e Comemoração Comunicação Excepcional - Transparência

6 6 O Líder na Crise Seja responsável pela sua vida Preencha sua mente com fatos positivos Alguém vai ser o melhor Vários vão ser os dez melhores Queira ser um deles Crie uma visão positiva Não mude, arrebente paradigmas Forme o pacto para o sucesso Crie um time Seja instigador, mais que motivador Estabeleça metas mobilizadoras Compartilhe as metas Distribua resultados maiores do que o normal Estabeleça um clima de Copa do Mundo A vigília é diária, horária... Persistência, Persistência... “Não Existe crise; crise é a má administração da mudança e da incerteza” Marco Aurélio Ferreira Vianna

7 7 ANTIGO PARADIGMA DIMENSÕES INTERNAS NOVO PARADIGMA EmpregadoPremissaSer Humano RH em siAbrangência Negócio como um todo (empregados, clientes, investidores e organização) Muito GrandePortePequeno BurocráticoFocoEstratégico Desprezado Ambiente Humano Prioritário e Fundamental IndividualismoIntegraçãoSinergia e QI Grupal FeudalOrganizaçãoIntegrada HabilidadesCapacitaçãoCompetências Paradigmas de RH

8 8 ANTIGO PARADIGMA DIMENSÕES INTERNAS NOVO PARADIGMA Metas Avaliação de Desempenho Resultados, Competências e Pessoal Responsabilidade Total Recrutamento Responsabilidade muito compartilhada FixaRemuneraçãoGlobal CentralizadaEstruturaDescentralizada Centro de CustoResultadosCentro de Lucro Qualitativo Controle de Resultados Qualitativo e Quantitativo (Scorecard) Treinamento e Desenvolvimento EducaçãoEducação Corporativa Paradigmas de RH

9 9 ANTIGO PARADIGMA DIMENSÕES INTERNAS NOVO PARADIGMA Avaliação de Atividades e Instrutores Resultado da Educação Conhecimento Transformado em Resultado Formação Geral Foco da Educação Formação do Conhecimento Específico e Dirigido (Universidade Corporativa) Empregados Internos Responsabilidade Colaboradores e Processos BurocráticoPapelEstratégico X, no máximo Y CarreiraInteiramente Flexível Paradigmas de RH

10 10 Fatores de Motivação Desafio Perspectiva de Desenvolvimento Reconhecimento Sentido de Utilidade Integração Liderança Treinamento Remuneração Autonomia Segurança “Época de Ouro” Motivação = Motivos para Ação Pesquisa de Marco Aurélio Ferreira Vianna

11 11 Motivação nas EmpresasMotivaDesmotiva DesafiosFalta de desafios Integração Pouca oportunidade de Crescimento e Desenvolvimento Oportunidade de Crescimento Falta de clareza nos critérios de avaliação. Feedback Estabilidade Falta de Valorização/ ReconhecimentoOportunidade de Desenvolvimento Relação com a liderançaValorização e Reconhecimento Falta de autonomiaBenefícios Falta de visão do todo - Baixo sentimento de participação. Pouco acesso à informação Imagem Externa da Empresa Salário Visão de Futuro Processos internos difíceis / excesso de burocracia Salário Participação (ser ouvido) Acesso às novas tecnologias * Pesquisa realizada pelo Instituto MVC em 2001

12 12 Falar sempre a verdade Ter metas claras Ser transparente no diálogo Sistema de comunicação efetiva Lideranças fortes Sensibilizar todos os colaboradores Preparar psicologicamente para a mudança Demonstrar a importância da mudança Manter o clima de harmonia Ter programas de motivação ligados à mudança Agir com firmeza nas decisões Desenvolver agentes da mudança Oferecer perspectivas de desenvolvimento de carreira Eliminar pessoal com resistência muito forte Oferecer salários maiores Contratar consultores externos Medo de perda do poder Medo de mudar Lideranças ineficazes Imediatismo Apego ao Status Quo Acomodação Falta de visão Baixa percepção da mudança externa Estrutura engessada Entusiasmo insuficiente Rigidez / falta de flexibilidade Falta de sensibilização Falta de motivação Falta de espírito empreendedor Perfeccionismo Fatores Críticos de Sucesso para a Mudança Efetiva Barreiras à Mudança A Mudança e sua Efetividade (A)

13 13 Antes e acima de tudo sinto-me valorizado. Sou ouvido pelas pessoas. Ao desempenhar meu trabalho tenho oportunidade de desenvolvimento. A empresa preocupa-se de maneira séria com meu desenvolvimento pessoal e profissional. Faço parte de uma equipe integrada e um excelente ambiente de trabalho. Minhas conquistas, as grandes e as menores são reconhecidas – Sinto que não sou apenas um cumpridor de metas obrigatórias. Tenho permanentes desafios. Sinto segurança em doses consistentes. Estou em uma empresa cuja imagem me faz sentir orgulho. Sinto que sou útil e, também, sou remunerado de forma justa. Sou feliz aqui e, portanto minha motivação é alta porque:

14 14 Inovação Inovação Capital IntelectualCapital Intelectual Felicidade do EmpregadoFelicidade do Empregado Felicidade do ClienteFelicidade do Cliente Social Social IndicadoresIndicadores Educação Corporativa Educação Corporativa ParceriasParcerias A Nova Contabilidade Lucro É o Subproduto das Coisas Bem Feitas PatrimonialPatrimonial Despesas e LucrosDespesas e Lucros Balanço Balanços

15 15 Componentescomuns de um bando 1- No lugar errado 2- Sempre criticado nos falhas 3- Tem medo de errar 4- Divide competências 5- Guarda conhecimento 6- Perde-se na implantação 7- Emocionaliza errado 8- É carente 9- Tende a se desatualizar 10- É voltado para umbigo 11- Está sozinho no desenvolvimento 12- É vítima da antropologia 1- No lugar certo 2- Elogiado nos feedbacks, orientado nas falhas 3- Erra e aprende 4- Multiplica competências 5- Expõe conhecimento 6- Tem que implantar 7- Emocionaliza certo 8- Tem ombro amigo 9- É voltado a aprender 10- É voltado para fora 11- É instigado para melhorar 12- Domina vícios antropológicos Membros de um time liderado por um Líder Maestro

16 16 MODELO MENTAL DE DECISÃO Presidente Diretor Superintendente Chefes Colaboradores Presidente Diretor Executivos Associados Clientes Comunidade Universo VALORVALOR LUCROLUCRO PARADIGMA VIGENTENOVO PARADIGMA

17 17 Os novíssimos desafios −Lidar com a complexidade −Formação de lideranças −Construção de talentos

18 18 1.Consciência total do momento 2.Ser amigo da complexidade 3.Ter uma missão mais nobre (Skyhook) 4.Desancorar paradigmas 5.Flexibilidade 6.Participar de uma rede (ou mais) 7.Excelência na consistência 8.Comprometimento e persistência 9.Humildade Franciscana 10.Um certo Budismo (Custo Missionário) 10 Regras de ouro para o Ser Humano nesta Década 00

19 19 O mundo de pernas para o ar Philip Morris Adverte: “Fumar mata” Sanduíche não tem pão Reitor Fernandinho Beira Mar Bacharel em Ciência Teológica de Umbanda O celular é gratuito – “Faxse Fachina” Vice-prefeito Kátia Tapety (Colônia do Piauí) Lula ama ACM Arriba Hermanitos! Phd em Itaboca do Paramirim Avião x Ônibus Todas as músicas clássicas em um computador A família globalizada Terno Coreano para amanhã O homem voa Cyberfuneral “E mais do que tudo até os argentinos estão se integrando”

20 20 “O trabalho é o amor que se fez visível. E se vocês não puderem trabalhar com amor, mas apenas com desgosto, é melhor que deixem seu trabalho e fiquem sentados à porta do templo, a receber as esmolas daqueles que trabalham com alegria. Pois se vocês assarem o pão com indiferença assarão um pão azedo, que alimenta a fome do homem só pela metade. E se espremerem as uvas com ressentimento, o ressentimento destilará veneno no vinho. E se vocês cantam como se fossem anjos, mas não tiverem amor ao canto, os ouvidos dos homens se tornarão surdos às vozes do dia e às vozes da noite. KHALIL GIBRAN

21 21 PACTO QUERO-QUERO

22 22 Porque Valores? 1. Determina a direção. 2. É a essência humana. 3. É a metafonte das ações. 4. Cria o modelo mental convergente. 5. Constrói referências. 6. É compatível com A, I, C, V... 7. É auto-sustentável. 8. É passível de aprendizado. 9. E ainda é mensurável (Follow-up). 10. É engrandecedor, por princípio, aliás por valores. Mais que tudo fortalece o significado da vida (Missão Terrena)

23 23 Médicos promovem a Saúde Médicos promovem a Saúde Clientes discutem com o Médico Clientes discutem com o Médico Dentistas fazem a prevenção Dentistas fazem a prevenção Economistas incorporam a psicologia Economistas incorporam a psicologia Administradores priorizam o humano Administradores priorizam o humano Padres aceitam a Ciência Padres aceitam a Ciência Auditores evitam a penalidade Auditores evitam a penalidade Lideres servem Lideres servem Filósofos caem no mundo real Filósofos caem no mundo real Cientistas sinergizam Cientistas sinergizam Advogados são parceiros de negócios Advogados são parceiros de negócios Professores são “Líderes da Vida” Professores são “Líderes da Vida”

24 24 Lucrativa ou Cidadã? Lucrativa ou Cidadã? Competitiva ou Feliz? Competitiva ou Feliz? Amigos ou Rivais? Amigos ou Rivais? Cooperação ou Detonação? Cooperação ou Detonação? Projeto de Vida ou Trampolim? Projeto de Vida ou Trampolim? Utopia ou Possibilidade? Utopia ou Possibilidade? Trabalho: Castigo ou Missão? Trabalho: Castigo ou Missão? Ética do Dever ou Utilitarismo? Ética do Dever ou Utilitarismo? Enfim, empresa foco de engrandecimento ou de Angustia? O negócio do negócio é o negócio. Milton Friedman Maximizar lucro não é só antiético, é imoral. Frank Tipler

25 25 “Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive” Ricardo Reis / Fernando Pessoa “O triunfador não é apenas persistente; é persistente na direção certa” Confúcio

26 26 Liderança - Pra Começar! “O líder é o melhor Quando as pessoas mal sabem Que ele existe O Melhor líder fala pouco E quando conclui o seu trabalha As pessoas de sua equipe dirão Nós fizemos” Lao Tzu “Líder é a alma simbólica da coletividade” Deepak Chopra “Eu pego as lendas e transformo em coisas comuns; Mozart pega as coisas comuns e as transforma em lendas” Antonio Salieri “Líder é o que transforma uma organização comum em uma verdadeira instituição” Selznick

27 As Cinco Dimensões do Líder Líder Pleno Líder Maestro Líder Estratégico Líder Empreendedor Líder Cidadão Líder Executivo Um Ser Humano Integral (Lidera Pessoas) (Lidera na Direção Certa) (Lidera nas Organizações) (Lidera Novos Empreendimentos) “Porque eu sou do tamanho que vejo e não do tamanho de minha altura” Alberto Caeiro / Fernando Pessoa (Lidera na Direção do Bem)

28 28 Mapa Fundamental do Potencial da Função Humana QI Cognitivo QI Emocional QI Valores Dados Informação Cultura Erudição Sabedoria Competências QI Básico Competência é conhecimento transformado em ação e em resultados Marco Aurélio Ferreira Vianna Conhecimento Buscando Resultados Universidade Corporativa Renner

29 29 Como Motivar e Preparar Equipes de Alta Performance em Ambiente de Alto Desafio Existência de um Líder Estrela Consciência do Preço da Energia Internalização Profunda das Atratividades Criar Novos Pactos e Códigos Disciplina, Planejamento e Conhecimento Dar Consistente Concretude ao Sonho Altos Padrões de Capacitação Alta Compreensão da Complexidade “Proibido a Palavra Sucesso” - Humildade - (Síndrome Fórmula I) Reconhecimento e Celebração Permanente Erros como Degrau de Aprendizagem União, Integração e Sinergia Obsessão por Resultados Persistência, Persistência, Persistência

30 30 Líder Efetivo Criando Times Triunfadores Amigo da mudança e inovação Instigador de mutantes Aprendiz e mestre Arquiteto de visões Alocador de competências Integrador de equipes - Soluciona conflitos Feliz com passado - Reconhecimento Insatisfeito com Futuro - Criador de desafios Construtor de pactos - Negociador Espelho do discurso Assertivo nas decisões Democrata na Análise Energizado e persistente - Faz acontecer Ser Humano liderando Seres Humanos

31 31 “Paradoxalmente, só no que mexe, cresce, se reforma e muda, encontramos a verdadeira segurança” Anne Morrow Undbergh …Tem “consciência total” da evolução de seus liderados? …Tem sido um instigador de mutantes? …Tem trabalhado a autoestima de seus liderados? …Tem sido um mestre? …Entende que ‘eles/elas” são seres humanos? Você como Líder Maestro

32 32 Líder da Minha Vida Amigo Ouvia os Liderados Assertivo Flexível Integrador Fonte de Inspiração Assumia Responsabilidades Treinava / Coacher Sentimento de Grupo Ético Transparente - Falava sempre a verdade “oferecia o ombro, nunca o colo” “e também, era muito competente”

33 33 Você como Líder Cidadão …Quer agregar valor ao Universo e a Humanidade? …Esta Direcionando sua ação para o Bem? …Adota a responsabilidade social como valor de sua empresa? …Quer deixar um mundo saudável para as futuras gerações? …Tem consciência de sua missão terrena? “Andei por esta terra durante tanto tempo; quero deixar alguma lembrança” Van Gogh “Mais vale viver um dia conhecendo sua missão, do que viver anos sem saber para que estamos vivendo” Buda Sakyamuni

34 34 “Podemos tratar as doenças físicas com medicamentos, mas a única cura para a solidão, o desespero e a infelicidade é o amor. Há muita gente no mundo, que morre por uma fatia de pão. Mas há muito mais, que morre por um pouco de amor” Madre Tereza de Calcutá

35 35 Prefeitura VIX Estado de Goiás Acordo Automotivo INMETRO Petróleo em águas profundas Médio São Francisco PBQP Porto Seguro Ceará Indústria Gaúcha OImpossível?(1) Fome Zero (?)

36 36 Hoje somos melhores que ontem Amanhã vamos ser melhores que hoje (Salim Mattar, Localiza)  Líderes plenos  Uma causa mais nobre  Uma sólida cultura disseminada (Valores)  Incluindo o Sentido da Longevidade  Busca da excelência / seriedade  Conjunto de intuições estratégicas  Inteligência Competitiva  Visão de longo prazo  Excelência de Gestão  Cultura de resultado  Valorização de seus Seres Humanos  Integração e Espírito de Equipe  Otimização financeira  Competitividade  Foco no cliente (deslumbramento)  Consistência de Marca  Inovação obsessiva  Flexibilidade  Responsabilidade Social  Busca do fazer acontecer  Humildade O Porto Seguro A Essência da Administração (B)

37 37 A Área de Recursos Humanos Passa Também a Ter as Seguintes Funções Visão Estratégica Educação Corporativa Disseminadora de Cultura Ambiente de Motivação Coordenação do Coaching Participação Estratégica Ativa Atuação sobre Resultados Formuladora e Desenvolvedora de Competências Atração, Desenvolvimento e Retenção de Talentos Agente Coordenador da Mudança O Pessoal de Bordo

38 38 E mais... Formação e desenvolvimento de liderança Formação e desenvolvimento de liderança Excelência da comunicação Excelência da comunicação Agente da competitividade Agente da competitividade Integração sinergia e qi grupal Integração sinergia e qi grupal Guardiã dos valores Guardiã dos valores Qualidade de vida/felicidade Qualidade de vida/felicidade Remuneração global Remuneração global

39 39 REGRAS DE OURO DA LIDERANÇA 1. Mais do que um sonho tem uma causa, um sentido de missão. 2. Sente uma total responsabilidade por ela! 3. Envolve com excelência pessoas nesta missão, dominando o complexo da estrutura de poder. 4. É obsessivo por resultados. 5. Compromete o corpo e a alma na realização de sua causa. 6. Busca a excelência com perfeccionismo, com vontade de melhorar sempre. 7. Constrói o seu carisma através de uma impecável autenticidade. 8. Compartilha as perdas e ganhos. 9. Domina com consistência a capacitação estratégica e a inteligência competitiva. 10. Tem coragem para assumir risco. 11. Derrotas são degraus de aprendizado para as vitórias do futuro. 12. Proíbe a palavra sucesso; humildade permanente é sua arma. 13. É um excepcional educador. 14. Constrói lendas e não projetos comuns. 15. Persistência, paciência e temperança formam a força de sua maturidade. 16. Amam com paixão e entusiasmo o que fazem.

40 40 O professor medíocre diz O bom explica O superior demonstra O grande mestre inspira (William Ward) Sempre que ensinares Ensina a duvidar Do que estas ensinando (Ortega y Gasset)

41 41 Quem levar vantagem e tudo. (Yo) Tudo muito rápido. (Ya) O negócio é Ter, Ter, Ter. (Más) Trabalhar é castigo. (Menos) Sou pobre, mas honesto O culpado é o outro Quem sabe faz, quem não sabe ensina. Minha galera é tudo! Confie, Desconfiando. Segurança acima de tudo. Falar a verdade para que? Treinar para o outro? Tá louco!

42 42

43 Nem uma mente privilegiada, nem uma inteligência inusitada, nem uma imaginação, nem tudo junto faz um gênio. Amor, amor, amor é a alma do gênio. Praticar o amor em todas as direções é a ação de maior intensidade para fazer a nossa parte dentro do plano divino. Wolfang Amadeus Mozart

44 Desafios do futuro Demografia Família Humantech Big brother - big data Globalização Infinito, velocidade, localização Engenharia genética O novo trabalho Novas "descobertas“ Espiritualidade 44

45 Grandes Dúvidas Liberais x Conservadores? Grau de defesa “nacional”? Corrupção vencida? Bioética? 40=60=80? O petróleo acaba? Uma nova educação? Água: o novo petróleo? 2020 torraremos? Mistérios do mar? Uma civilização oriental? 45

46 Brasil Grande Nação - Revoluções Invisíveis Empreendedorismo Milagre da Qualidade Apoio Institucional Funcionários Públicos Ascensão Classes E,D, C Regionalização Claro, inflação Expansão do crédito Era do Conhecimento Focado Explosão feminina Retroalimentação “Assistencialismo“ Responsabilidade Sócio Ambiental Ocupações da Felicidade Aproveitamento de Fatores Externos 46

47 O LÍDER DIAMANTE UMA CAUSA MAIS NOBREUMA CAUSA MAIS NOBRE CONSCIENCIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃOCONSCIENCIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO COMPROMETIMENTOCOMPROMETIMENTO INSTIGADOR DE MUTANTESINSTIGADOR DE MUTANTES OTIMIZA VALORESOTIMIZA VALORES PAGA O PREÇO COM PRAZERPAGA O PREÇO COM PRAZER OBSESSIVO POR RESULTADOSOBSESSIVO POR RESULTADOS MAXIMIZA ESPIRITO DE EQUIPEMAXIMIZA ESPIRITO DE EQUIPE CONSCIENCIA SOCIALCONSCIENCIA SOCIAL PAIXÃO, ENTUSIASMO E AMORPAIXÃO, ENTUSIASMO E AMOR 47

48 PARADOXOS E PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO BEBÊ CIBERNETICOBEBÊ CIBERNETICO MUDANÇAS DO MUNDO (ENSINAR PARA O FUTURO)MUDANÇAS DO MUNDO (ENSINAR PARA O FUTURO) CHOQUE DE GERAÇÕESCHOQUE DE GERAÇÕES APARELHOS ELETRONICOS MULTI USOAPARELHOS ELETRONICOS MULTI USO UMA NOVA FAMÍLIAUMA NOVA FAMÍLIA LEQUE DE VALORESLEQUE DE VALORES LIMITAÇÕES INSTITUCIONAISLIMITAÇÕES INSTITUCIONAIS A SAÍDA DO QUADRADO (O NOBRE)A SAÍDA DO QUADRADO (O NOBRE) DE NOVO A LONGEVIDADEDE NOVO A LONGEVIDADE SISTEMA DE AVALIAÇÃOSISTEMA DE AVALIAÇÃO A DESPASTEURIZAÇÃOA DESPASTEURIZAÇÃO O NOVO MESTREO NOVO MESTRE 48

49 49 Liu Yang é a primeira astronauta mulher da China Índios atacam seguranças do BNDES Lula, Haddad e Maluf

50 DESAFIOS RH+ 20 @ ter reconhecida sua importância estratégica @ quebrar as ancoras dos paradigmas internos @ ter ousadia, coragem e capacitação @ efeitos da longevidade @ ser guardiã dos Valores @ gerações X,Y e Z @ formar lideres Diamante @ DADR talentos @ balancear competitividade e felicidade @ dominar o conhecimento do Negocio @ ser efetiva na Educação Corporativa @ poder de persuasão para cima 50

51 51 Muito Obrigado. (MAHALO) E-mail:falecom@marcoaurelioferreiravianna.com.brSite:www.marcoaurelioferreiravianna.com.brFacebook:www.facebook.com/marcoaurelioferreiraviannaIIE-mail:falecom@marcoaurelioferreiravianna.com.brSite:www.marcoaurelioferreiravianna.com.brFacebook:www.facebook.com/marcoaurelioferreiraviannaII


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