A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS"— Transcrição da apresentação:

1 ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE MATEMATICA E INFORMÁTICA ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS

2 PROJETO DIDÁTICO - MATEMÁTICO:
FORMAS GEOMÉTRICAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE UM OLHAR ATENTO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE SÃO LUÍS-MA

3 Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina técnicas de comunicação científica, como parte integrante do processo avaliativo sob orientação do Prof.º MSc. Mauro Guterres.

4 INTRODUÇÃO ELABOROU-SE UM PROJETO DIDÁTICO- MATEMATICO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS FORMAS GEOMÉTRICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE UM OLHAR ATENTO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE SÃO LUÍS – MA, A SER ADAPTADO À TODAS AS SÉRIES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

5 PROJETO DIDÁTICO-MATEMÁTICO
FORMAS GEOMÉTRICAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE UM OLHAR ATENTO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE SÃO LUIS-MA É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE SÃO LUÍS-MA ?

6 OBJETIVO GERAL Em que medida o conhecimento sobre formas geométricas oportunizam aos alunos resolver problemas que têm como contexto a arquitetura presente no Patrimônio Histórico e Artístico de São Luís -MA

7 Objetivos específicos
Verificar se os alunos desenvolvem e organizam o espírito investigativo crítico e criativo. Evidenciar o desenvolvimento das habilidades de observação, análise, raciocínio, julgamento, interpretação, sintese de concluir e aplicar conclusões e conceitos no domínio das figuras geométricas e das representações gráficas.

8 JUSTIFICATIVA Conhecida como a capital do reggae brasileiro, a capital de são Luis dispõe de um traçado urbano bastante peculiar, com ladeiras, escadarias, fachadas de azulejos portugueses, sacadas de ferro, ruas estreitas, vielas e becos. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico e artístico da humanidade, pela UNESCO, em hoje o destaque de são Luis fica por conta do comercio, industria, pesca e turismo

9 Dessa forma, foi a partir do conhecimento da realidade local e do ensino da matemática que se procurou fundamentar este trabalho em recursos histórico-culturais para melhorar o processo de aprendizagem de formas geométricas na educação básica buscando dinâmicas, criativas e contextualizadas para que os ensinos desses conteúdos se tornem significativos para o aluno.

10 REFERENCIAL TEÓRICO O ambiente necessário para a construção dessa visão de matemática Caracteriza-se por um ambiente em que os alunos propõem, exploram e investigam problemas matemáticos. Esses problemas provêm tanto de situações reais (modelagem), como de situações lúdicas (jogos e curiosidades matemáticas) e de investigações e refutações dentro da própria matemática. (B.D` Ambrósio, 1993, p.37). Dessa forma ressalta-se que a leitura interpretativa de mundo e os conhecimentos da geometria tornam-se incompleta sem a contextualização histórico- cultural de seu povo.

11 METODOLOGIA Pesquisas, visitas a museus, conventos, casa de culturas e outros, de forma que os Educandos passam vivenciar, observar, perceber novos horizontes, a partir de então usar recursos com maquetes tridimensional construindo seus próprios conhecimentos com relações a áreas e espaços. É importante que essas atividades sejam conduzidas, de forma que mantenham ligações estreita com outros conteúdos, em particular com atividades que envolvam a historia da matemática fazendo-se um paralelo com o com o patrimônio histórico cultural e artístico de São Luis. Cabendo ainda ao professor, intervir, apontar dar informações claras, ser o mediador entre o aluno e o conhecimento

12 ORÇAMENTO TOTAL PRECO EM UNIDADE QUANTIDADE DISCRIMINAÇÃO PRODUTO
Total Geral R$ 102,00 R$ 17,00 6 fardos Refrigerante R$ 48,00 R$ 0,80 60 Água mineral R$ 20,00 Suco natural R$ 150,00 R$ 2,50 Sanduíche natural Lanche R$ 50,00 Digitação do projeto com as fotos escaneadas R$ 500,00 10 50 Livros paradidáticos Filmes R$ 30,00 Vídeos R$ 100,00 Fotos Transporte para o centro histórico R$ 400,00 R$ 10,00 40 Camisa para identificação do projeto Camisa Caneta esferográfica 5 dúzias Pincel atômico R$ 40,00 R$ 4,00 Tinta guache (caixa)‏ R$ 2,00 Folha de isopor R$ 15,00 2 Chamex R$ 32,00 Transferidor R$ 80,00 Compasso esquadro R$ 0,50 Régua R$ 200,00 Mapas, Plantas e guias Material didático TOTAL PRECO EM UNIDADE QUANTIDADE DISCRIMINAÇÃO PRODUTO ORÇAMENTO ORÇAMENTO

13 CRONOGRAMA x Avaliação Rodas de conversas e discussões
Realização de atividades Visitas ao centro histórico e pontos turísticos Elaboração de questionários Construção da proposta NOV OUT SET AGOS CRONOGRAMA

14 REFERÊNCIAS BIASOTTI, Míriam Mara Dantur de La Rocha. Pesquisa da informação e elaboração do trabalho intelectual. Porto Alegre: Mecanografia Sudesul, 1969. BOYER, C. Historia da matemática. São Paulo: E dgard Brucher, BOAVENTURA, Edivaldo. Ordenamento de idéias. Salvador: Estuário, 1969. BRECHT, Arnold. Teoria política. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. CIRINO, José Xavier Pereira. Formas geométricas e construção do conhecimento lógico matemático no ensino fundamental de 5ª a 8ª sé: uma proposta didático pedagógica . São Luís, D` AMBROSIO, Beatriz. Formação de professores de matemática para o século XXI. São Paulo: Cortez ____ Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática. 1985


Carregar ppt "ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google