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Seminário sobre o livro: About Face Capítulo 3. Tipos de usuários Dilema: agradar tanto o usuário neófito, quanto o usuário experiente com a mesma interface.

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1 Seminário sobre o livro: About Face Capítulo 3

2 Tipos de usuários Dilema: agradar tanto o usuário neófito, quanto o usuário experiente com a mesma interface. Grande parte dos programadores opta por “wizards” para os neófitos, desagradando assim usuários experientes que são obrigados a navegar por muitos menus.

3 Usuários Intermediários Maioria dos usuários não são neófitos nem experts, são intermediários.

4 Usuários Intermediários Usuários neófitos viram intermediários em pouco tempo, porém usuários intermediários levam muito tempo para se tornarem experts, e na maioria das vezes não o fazem. Exemplo da estação de esqui. Usuários intermediários aprendem mais sobre o programa através do uso.

5 Produtos especializados Experts: Ferramentas de desenvolvimento, Instrumentação científica e equipamentos médicos. Neófitos: museus, atendimento automático de banco, comércio. Websites são um caso a parte e devem proporcionar uma navegação confortável aos usuários (utilização de cookies).

6 Desenvolvendo para os diferentes tipos de usuários. Programadores tem uma tendência a pensar no usuários experts. Já o setor de marketing foca nos neófitos. Como agradar a todos? Resposta: Otimizar para os intermediários! O objetivo é ajudar o usuário neófito se tornar intermediário. Foco do produto é no usuário intermediário, mas não deixando de atender os outros tipos.

7 O que o neófito precisa? Neófitos desejam se tornar intermediários. O bom software deve encurtar essa caminhada! Neófito não é burro, mas sim ocupado. Utilização do modelo mental (cap. 2) para compreensão das necessidades do usuário.

8 Ajudando os noobs! O noob tem de aprender rapidamente o básico do produto ou vai perder o interesse e deixar de usar. Ajuda extra não deve ser embutida na interface, deve se apresentar somente se solicitada. Suporte online não é indicado para noobs. Visita guiada é o mais indicado. Outra boa pedida são as caixas de diálogo.

9 O que o expert precisa? Usuários experts são formadores de opinião! Experts gostam de atalhos para as ferramentas mais utilizadas. Gostam de recursos novos e poderosos.

10 O que o intermediário precisa? Intermediários precisam de acesso às ferramentas. “ToolTips” são o ideal para ajudar. Sabem como usar materiais de referência. Suporte online é adequado pois o usuário já sabe o que procura. Ferramentas mais utilizadas devem ser mais acessíveis. (Working Set).

11 Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa É uma perspectiva comum em negócios e engenharia que números representam a verdade,mas sabemos que números e estatísticas são sujeitos a interpretação e podem ser manipulados tão drasticamente quanto as palavras... Capítulo 4

12 O valor da pesquisa qualitativa Pesquisa qualitativa nos ajuda a entender o domínio,contexto e as restrições de um produto de maneiras diferentes e mais uteis que a pesquisa quantitativa faz e também nos ajuda a identificar padrões de comportamento entre usuários e usuários em potencial de um produto muito mais rapidamente e facilmente que a quantitativa

13 Tipos de pesquisa qualitativa Stakeholder Interviews Subject matter expert (SME) interviews User and Customer Interviews User Observation/ethnographic field studies Literature review Product/prototype and competitive audits

14 Stakeholder Interviews

15 Informações importantes para se obter de stakeholders: Visão preliminar do produto:serve para comparar as visões que diversos departamentos tem sobre o produto a ser desenvolvido por exemplo... Orçamento e cronograma:Serve para definir o escopo do desenvolvimento do projeto. Restrições e oportunidades:restrições de orçamento,tempo e tecnologia,se o projeto desenvolvido pode capitalizar novas tecnologias... Impulsionadores de negócios:Importante compreender quais objetivos o negócio quer atingir (GOALS),deve ser sempre tentar atingir uma situação WIN-WIN em relação ao aos conflitos entre negócio e as necessidades dos usuários. Visão do stakeholder do usuário:Stakeholdes que se relacionam com os usuários podem ter um ponto de vista interessante sobre os mesmos uteis na pesquisa.

16 Subject matter expert (SME) interviews SME`s são em sua maioria usuários experientes: Eles podem possuir longa experiencia com o produto ou seu domínio e podem estar acostumados as interações,por isso em sua maioria SME`S NÃO SÃO USUÁRIOS COMUNS do produto e podem ter uma perspectiva voltado ao gerenciamento. SME`S tem conhecimentos mas NÃO são designers:eles podem ter varias opiniões sobre o produto e como melhora lo mas você deve perguntar: “como isso ajudaria a você ou o usuário?” SME`S são necessários em dominios complexos ou especializados:Eles conhecem o funcionamento,regras e práticas e será crucial para direcionar a pesquisa do usuário em dominios complexos.

17 User and Customer Interviews Entrevista com clientes: Suas metas com o produto Suas frustações com soluções já disponíveis O processo de decisão para comprar o produto O papel que eles podem assumir na instalação,manutenção e gerenciamento do produto Problemas relacionados ao domínio e seu vocabulário.

18 Entrevistas com os usuários: Como o produto se encaixa em suas vidas e no fluxo do trabalho:quando,por que e como o produto pode ou será usado. Conhecimento do domínio:o que os usuários precisam saber para fazer seus trabalhos. Tarefas do cotidiano e atividades:no que o produto precisa ser útil e no que não precisa. Goals e motivações. Modelo mental:como usuários pensam a respeito de seus trabalhos e atividades e quais suas expectativas com o produto. Frustrações e problemas com as soluções atuais disponíveis.

19 User Observation/ethnographic field studies Entrevistar e observar.

20 Literature review

21 Product/prototype and competitive audits

22 Outros tipos de pesquisa Focus groups Market demographics and market segments Usability and user testing Card sorting Task analysis

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