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LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA DO ESPORTE Prof.ª Esp. Maria Helena Carvalho

2 ESPORTE EDUCACIONAL Também conhecido como ESPORTE-FORMAÇÃO, o Esporte Educacional é um direito de todos os jovens, na infância e na adolescência. Ele compreende as atividades praticadas nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de Educação, evitando-se a seletividade e a hipercompetividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e a prática do lazer ativo. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Esp. Maria Helena Carvalho

3 ESPORTE EDUCACIONAL O ESPORTE EDUCACIONAL, para que assim seja considerado, deve ser praticado referenciado em princípios sócioeducativos, tais como: a) princípio da inclusão; b) princípio da participação; c) princípio da cooperação; d) princípio da co-educação e e) princípio da co-responsabilidade. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

4 ESPORTE EDUCACIONAL Os princípios da INCLUSÃO e de PARTICIPAÇÃO são os que não permitem que educando algum fique marginalizado das práticas esportivas que certamente contribuiriam na sua formação para a cidadania. Se o esporte é um meio educativo, pois é capaz de propiciar aprendizagens de respeito aos códigos, adversários e companheiros de equipe, de elevação de auto-estima e muitas outras vivências, faz-se necessários que todos sejam incluídos e participem dessas situações. Logo a participação de todos é essencial. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

5 ESPORTE EDUCACIONAL ALTERAÇÃO DAS REGRAS – Com a finalidade de estender ainda mais a participação de todos, é possível modificar as regras para que todos tomem parte das práticas educativas/esportivas. O princípio da COOPERAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL contribui para o desenvolvimento do espírito comunitário entre os participantes. Por esse princípio deve-se propiciar aos praticantes as vivências cooperativas que o esporte oferece. O trabalho em equipe, a participação em jogos coletivos e outras situações de cooperação que devem ser incentivadas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

6 ESPORTE EDUCACIONAL O princípio da CO-EDUCAÇÃO é o princípio que faz as práticas esportivas se aproximarem da democratização, pois sexos diferentes, raças diferentes, graus de riquezas distanciados, etnias diversas, culturas mundiais utilizam as práticas esportivas numa comunhão de alegria e emoção podendo interferir positivamente contra qualquer forma de discriminação existentes na humanidade. Não há educação sem co-educação. Os responsáveis pelo ESPORTE EDUCACIONAL, devem adaptar as regras esportivas para que a promoção da co-educação em todas as ocasiões possíveis. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

7 ESPORTE EDUCACIONAL A PREMIAÇÃO, isto é, a entrega de medalhas, troféus, certificados, no ESPORTE EDUCACIONAL é um dos aspectos principais na referência do PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO. Deve-se evitar o CAMPEÃO E O PERDEDOR INDIVIDUAL(ISOLADO), principalmente em situações repetidas. As premiações devem ser sempre coletivas, isto é, por equipes. É sempre bom lembrar que o PRÊMIO é uma conquista e pode ser conseqüentemente uma vivência excepcional na formação dos jovens. Justamente por isso é que nas práticas esportivas educacionais devem ser aumentadas, pois influenciarão diretamente a auto-estima dos jovens. CUIDADO com a banalização de premiações, evitando-se a troca de conquistas com doações. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

8 ESPORTE PARTICIPATIVO
É o esporte praticado na comunidade pelo aproveitamento das oportunidades de práticas esportivas existentes ou como conseqüência de promoção de instituição pública ou privada. É também conhecido como ESPORTE NA COMUNIDADE e às vezes como ESPORTE POPULAR. É praticado de modo voluntário com modalidades institucionalizadas ou não, com regras oficiais adaptadas. Deve contribuir para a integração dos praticantes, promovendo a saúde dos mesmos e a sua interação social. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

9 ESPORTE PARTICIPATIVO
Os princípios da participação, da inclusão e do prazer são essenciais no ESPORTE – PARTICIPATIVO. Também é chamado ESPORTE-COMUNITÁRIO, ESPORTEÓCIO, ESPORTE DO TEMPO LIVRE, entre outros nomes. A expressão tempo livre tem a ver com o período de horas livres do trabalho das pessoas. É uma prática esportiva não formal. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

10 ESPORTE DE RENDIMENTO Também chamado de ESPORTE DE NÍVEL MÉDIO. Embora incluído como ESPORTE DE DESEMPENHO, se apresenta em competições e práticas esportivas de níveis médios. É conseqüência de uma estrutura falha, sem recursos expressivos suficientes, sendo conduzidos e praticado pela maioria das vezes por não profissionais. Não é compromissado com recordes e façanhas esportivas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

11 ESPORTE DE DESEMPENHO Também conhecido como ESPORTE DE COMPETIÇÃO. É ainda chamado de ESPORTE PERFOMANCE e ESPORTE INSTITUCIONALIZADO, além de outras denominações. Praticado de acordo com as regras das entidades internacionais, tem como finalidade a obtenção de resultados expressivos, vitórias, recordes, títulos esportivos, prêmios financeiros, projeções da mídia, etc. tudo dentro de um suposto referencial ético evidenciado na formação de um espírito esportivo de seus praticantes. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

12 ESPORTE DE DESEMPENHO O ESPORTE DESEMPENHO tem como princípios: PRINCÍPIO DA SUPERAÇÃO E O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO. Os praticantes do ESPORTE DE DESEMPENHO são chamados de ATLETAS. QUANDO atinge determinado nível o ESPORTE DESEMPENHO passa a ser considerado ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. O ESPORTE DESEMPENHO é um esporte de prática formal. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

13 ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
Também chamado de ESPORTE DE ELITE, ESPORTE DE ALTA COMPETIÇÃO, ESPORTE DE ALTO NÍVEL OU AINDA ESPORTE DE ALTA PRESTAÇÃO. O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO compreende práticas esportivas em níveis elevados, que são acompanhadas de um treinamento e alto nível pelos atletas/equipes e por uma tecnologia avançada. Disputado em JOGOS OLÍMPICOS, CAMPEONATOS MUNDIAIS E CIRCUITOS MUNDIAIS PROFISSIONAIS em várias modalidades. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

14 ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
É marcado por uma manifestação de esporte profissional. As marcas, os recordes são seus objetivos constantes, principalmente nos chamados esportes individuais. O chamado ESPORTE-ESPETÁCULO ocorre principalmente no ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO, e por isso mesmo é muito visado pela mídia esportiva. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pela Prof. ª Maria Helena Carvalho

15 é só! Por hoje


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