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PublicouIsabela Gomes Alterado mais de 9 anos atrás
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Formação complementar De acordo com a versão curricular 2013-1 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação de Jovens e Adultos - Ciências da Educação - Formação Complementar Aberta - Obs: o aluno pode realizar uma Formação Complementar e também pode optar por uma delas e cursar como optativas disciplinas de outra(s) Formação(ões) Complementar(es).
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Administração de Sistemas e Instituições de Ensino Aprofundamento na área de gestão de sistemas e das instituições. Disciplinas: Sistemas de avaliação educacional (CAE150) Economia e política de financiamento da educação básica (ADE052) Trabalho docente e relações de trabalho nos sistemas de ensino (ADE054) Duas optativas oferecidas pelo DAE – Departamento de Administração Escolar (ADE018)
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EJA – Educação de Jovens e Adultos Atuação no campo da Educação de jovens e adultos. Disciplinas: Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania (ADE048) Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular (CAE151) Organização da educação de jovens e adultos (ADE026) Metodologia da alfabetização de jovens e adultos (MTE217) Prática em educação de jovens e adultos (ADE053)
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Educador Social Atuação em programas e projetos educacionais não-escolares, geralmente visando ao atendimento de pessoas em situação de marginalização ou risco social. Disciplinas: Políticas públicas, movimentos sociais e cidadania (ADE048) Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular (CAE151) Educação Social (CAE153) Tópicos em educação social (MTE218) Prática em Educação Social (MTE216)
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Ciências da Educação Atuação em pesquisas acadêmicas, em temáticas da área educacional, sob enfoque histórico, sociológico, filosófico, antropológico, psicológico. Disciplinas: - Metodologia de pesquisa em educação II (CAE149) - 3 Optativas do DECAE (CAE011) - Monografia na área de ciências da educação (CAE152)
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Formação complementar aberta Percurso específico de formação composto por disciplinas oferecidas em outras unidades da UFMG, de acordo com determinado campo de interesse do aluno; Deve seguir um roteiro coerente com os campos de atuação do pedagogo; O aluno deve elaborar seu percurso junto ao Colegiado do Curso de Pedagogia; As atividades acadêmicas a serem cursadas pelo aluno deverão integralizar 20 créditos;
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Passos para realização da formação complementar aberta 1. O aluno marca um horário com a coordenação do colegiado para apresentar seu campo de interesse. É aconselhável que o aluno se informe sobre currículos de instituições de ensino superior que ofertam alguma formação parecida com a que ele deseja cursar para servir como parâmetro para essa primeira conversa; 2. Aluno e coordenação discutirão as possibilidades de trajetória acadêmica, identificando as unidades da UFMG que poderiam ofertar disciplinas relacionadas ao campo de atuação desejado; coordenação poderá indicar um(a) tutor(a) para orientar o aluno;
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Passos para realização da formação complementar aberta 3. O aluno busca informações nas unidades da UFMG ou no próprio sistema de matrícula sobre disciplinas possíveis de serem cursadas (disponibilidade de vagas, horários, turnos de oferta); 4. O aluno solicita matrícula nas disciplinas de interesse na aba de “formação livre” do sistema de matrícula (SiGA).
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Lembretes importantes sobre FCA: No caso da opção pela Formação Complementar Aberta, o Colegiado de Pedagogia não assegura a colação de grau na data regularmente prevista para a turma, uma vez que a integralização de créditos depende da oferta de vagas por outros Colegiados; O Colegiado de Pedagogia se propõe a orientar o aluno e mediar o contato com os demais Colegiados, mas é responsabilidade do estudante a busca de informações sobre disciplinas, horários, vagas, etc.
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Lembretes importantes sobre Formação Complementar Data-limite para escolha da opção de formação complementar: verificar no calendário do Colegiado (disponível no site). Preencher corretamente o formulário e entregá-lo no Colegiado. Para que a Formação seja ofertada é necessário que no mínimo 8 alunos escolham a opção.
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Monografia de Conclusão de Curso: O que é monografia? Consiste em um trabalho de caráter científico no qual o aluno tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um determinado assunto e realizar uma primeira experiência de pesquisa científica, sendo orientado por um professor da Faculdade. A elaboração e defesa da monografia de conclusão de curso é opcional na graduação em Pedagogia, mas trata-se de uma atividade de extrema relevância para a trajetória acadêmica do aluno. A realização da monografia equivale a 04 créditos.
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Cronograma
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Orientações importantes: O aluno deve registrar sua opção por elaboração de monografia e apresentar carta de aceite do orientador em formulários próprios, no Colegiado, nas datas previstas no Calendário. Todos os formulários e informativos desta reunião serão disponibilizados para os alunos através de e-mail.
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Rumo à Colação de Grau... Nunca deixar para o último período o protocolo de Atividades Teórico-Práticas obrigatórias (14 créditos). O cumprimento dos 14 créditos de ATPs é condição sine qua non para a colação de grau e é necessário tempo hábil para conferência e validação dos documentos pelo Colegiado. Lembrar dos 8 créditos de disciplinas de Formação LIVRE - a serem cursadas em outras unidades da UFMG, em princípio (mas não necessariamente) fora do horário regular de aulas da turma.
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Colegiado do Curso de Pedagogia
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