A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A proposta pedagógica estabelece as linhas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A proposta pedagógica estabelece as linhas"— Transcrição da apresentação:

1 A proposta pedagógica estabelece as linhas
de ensino e as diretrizes básicas da instituição: o que (filosofia), de que forma (metodologia) e quais ferramentas utilizar para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. O papel do planejamento estratégico é fazer com que a proposta se concretize e aconteça da forma e no período preestabelecido. Diz respeito à formulação de objetivos e à definição de metas para alcançá-los.

2

3 Todas as Escolas são iguais?

4 Qual é o principal diferencial da nossa instituição?

5 O que é uma proposta pedagógica?

6 não existe uma proposta pedagógica
A identidade da Escola, isto é, sua proposta pedagógica, é única e geralmente o seu grande diferencial. Por ser construída coletivamente, desenvolvida ao longo dos tempos e embasada nos princípios da direção, da coordenação e do corpo docente, não existe uma proposta pedagógica igual à outra.

7 Segundo a LDB, a proposta pedagógica
A proposta pedagógica estabelece as linhas de ensino e as diretrizes básicas da instituição: o que, de que forma e quais ferramentas utilizar para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Segundo a LDB, a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e deve considerar as orientações contidas nos PCN.

8 O poder do Benefício Para facilitar a consolidação da mensagem na memória de longo prazo ou periférica e facilitar a formação do raciocínio lógico do receptor, a mensagem deve ser iniciada pela explanação das características e finalizada pelos benefícios. Quando o cérebro necessita resgatar a informação ou conhecimento da memória de longo prazo, o que vem à tona inicialmente são os benefícios. As teorias andragógicas explicam o motivo: o adulto motiva-se e, por consequência, consolida com mais facilidade na memória mensagens que denotam algum tipo de reconhecimento e ganho.

9 Comunicabilidade A comunicação torna-se efetiva quando chegamos à compreensão, isto é, quando quem recebe a mensagem entende o seu significado, exatamente como desejava quem a transmitiu.

10 Ao invés da equipe técnica usar terminologias no dialeto “pedagogês” conhecida somente pela área educacional, a comunicabilidade se dará com mais facilidade quando houver uma linguagem econômica, isto é, coloquial, com a qual o receptor sinta-se familiarizado com as palavras e que, para isso, não seja necessário esforço para decifrá-las.

11 Endomarketing As famílias cada vez mais distantes tendem a perder seus vínculos com a escola, aumentando a dificuldade natural em entender a proposta pedagógica e os benefícios que seus filhos terão ao longo do ano. O endomarketing tem um papel importante na democratização da comunicação, ao proporcionar uma maior interação entre a escola e a família, facilitando e valorizando o trabalho do corpo docente

12 Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit
Endomarketing Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit

13 Planejamento de Endomarketing integrado

14 Endomarketing

15 Endomarketing

16 Programa de Coaching

17 Programa de Coaching Monitoramento

18 Programa de Coaching Capacitação continuada
Serviços de apoio a escola disponibilizados pela Rabbit

19 Programa de Coaching Treinamentos in loco
1.0. Novo Mundo, Novos Tempos, Novos Alunos -Comportamento dos professores em sala de aula – 1ª. etapa 2.0. Novo Mundo, Novos Tempos, Novos Alunos - Comportamento dos professores em sala de aula - 2ª etapa 3.0. Criatividade 4.0. Coaching Educacional e Pedagógico 5.0. Sistema Partnership – Trâmites iniciais 6.0. Análise de camufladas 7.0. Pós-atendimento 8.0. Análise de pós-atendimento 9.0. Convênios 10.0. Roteirização 11.0. Diferenciais 12.0. Pré-venda 13.0. Marketing pedagógico 14.0. Gestão de impacto 15.0. Meritocracia 16.0. Comunicação Pedagógica 17.0. Gerenciamento de tempo

20 Planilha de gerenciamento de tempo
Programa de Coaching Planilha de gerenciamento de tempo

21 Objetivos e metas Os adultos movimentam-se, isto é, motivam-se a caminhar quando tem clareza aonde se quer chegar (objetivo), como seguir atingir (metas) e se o caminho está certo (análise de desempenho).

22 Objetivos e metas

23 Pesquisas integradas e do 2º semestre

24 Pesquisas integradas e do 2º semestre

25 Meritocracia

26 Reunião de Pais 1ª Etapa – Pré-evento
- Use as estratégias de endomarketing integrado para convidar os pais (circular, web, cartaz, banner); - Associe o convite a uma atividade que necessitará da interação entre a família e o aluno e que seja finalizada no evento. 2ª Etapa – Relacional (Dinâmica de sensibilização) Decore - Capriche no coffee break - Apresente os colaboradores novos; Use recursos multimídia - Apresente as novidades - Faça um passeio pela escola. 3ª Etapa – Comunicação pedagógica (Dinâmica vivencial – assistir uma aula diferenciada) - Enfatize os diferenciais da instituição: • Proposta pedagógica • Qualidade do corpo docente (experiência – diversidade – currículo – capacitações) • Práticas pedagógicas e didáticas (projetos interdisciplinares) • Metodologias, disciplinas e ferramentas de apoio (intercâmbio, sistema didático) • Formas de tratamento personalizado (música, esportes, aulas de reforço) 4ª Etapa – Coaching - Faça uma breve apresentação do Programa de Coaching e enfatize o objetivo de melhorar a performance da qualidade do professor; - Apresente e entregue o manual do aluno; - Exiba o plano de capacitação continuada do corpo docente. 5ª Etapa – Planejamento pedagógico - Objetivos e metas - Apresente as informações relevantes para a família e deixe claro quais são os objetivos e as metas educacionais. 6ª Etapa – Fechamento - Finalize com uma conversa reservada com os professores na sala de aula.


Carregar ppt "A proposta pedagógica estabelece as linhas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google