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PublicouEster Castro Alterado mais de 9 anos atrás
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ENCONTRO DE EDUCADORES Macacu, 5 de janeiro de 2013 arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com
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METAMORFOSE EDUCACIONAL
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1.Zoologia Transformação que sofrem certos animais durante o desenvolvimento, e pela qual adquirem forma e estrutura totalmente distintas das originais. METAMORFOSE
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2. Figurado Mudança completa na aparência, no estado, no caráter etc.
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METAMORFOSE 3. Figurado Transformação, mudança (metamorfose dos costumes, das instituições) PROCESSO
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METAMORFOSE EDUCACIONAL
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A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: Novos papéis na Escola e da Escola...... e os diferentes OLHARES sobre essa RELAÇÃO.
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Todo ponto de vista é a vista de um ponto. L. Boff
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TECNOLOGIA TECHNÉLOGOS + FazerConhecimento Conhecimento aplicado ao FAZER Livro Caderno Caneta esferográfica Retroprojetor MimeógrafoTV e Vídeo ComputadorEtc.
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NÓS??? NOSSOS ALUNOS? A realidade dos nossos dias...
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Que implicações traz essa realidade ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o nosso trabalho educativo? O que podemos, diante da situação?
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Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net
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Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?) Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) RESPONDENDO COMO ESCOLA...
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Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Conhecimento X Informação
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Diante disso, o que nos cabe, como Educadores? Qual é o nosso PAPEL SOCIAL? Auxiliar os Alunos a identificar essa diferença...... e saber como proceder diante dela.
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CONHECIMENTO COMO CAPACIDADE... de acessar INFORMAÇÕES, de operar HABILIDADES, mobilizados por VALORES e DESEJOS, de modo a COMPREENDER, CRITICAR e, se for o caso, TRANSFORMAR A REALIDADE.
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Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?) Novas Relações com o SABER Novas Relações de PODER
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disciplina discere = aprender Disciplina como CONDIÇÃO PARA APRENDER E FAVORECER QUE O OUTRO APRENDA autoridade augère = fazer crescer Autoridade como ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO PARA FAZER O OUTRO CRESCER
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Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) Que Metodologias? Educação de Qualidade Aprendizagens significativas Que Avaliação?
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Novas Tecnologias Práticas “tradicionais” TRADIÇÃO Entregar vivo o que se recebe vivo. X ou +
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Para onde essa reflexão nos encaminha?
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Analisar criticamente nossas práticas docentes Ressignificar nossas funções docentes
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Tecnologias Linguagens Culturas Valores, símbolos, ritos, celebrações, etc
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Possibilidades educativas junto às “novas” tecnologias Ter clareza dos diferentes PAPÉIS das diferentes instituições sociais (Família, Escola, Igrejas, etc.). Considerar, aqui, o papel das REDES SOCIAIS.
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Utilizar as tecnologias como recurso pedagógico (trata-se de um MEIO, não de um FIM)
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Formar as Famílias e a Equipe Docente para uma nova compreensão e uma nova relação com as tecnologias.
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O medo é uma linha que separa o mundo O medo é uma casa aonde ninguém vai O medo é como um laço que se aperta em nós O medo é uma força que não me deixa andar Vencer o medo...
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Encantar e Encantar-se! Ter curiosidade
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Concluindo... O trabalho com a TECNOLOGIA deve ser uma decisão INSTITUCIONAL.
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Concluindo... Deve contar com a adesão progressiva dos Profissionais da Instituição e das Famílias, para que se torne uma CONSTRUÇÃO COLETIVA.
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Essa ADESÃO deve ser apoiada por medidas concretas das mantenedoras, dos sindicatos e dos coletivos docentes, para a FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO.
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Deve ocorrer em ESPAÇOS e TEMPOS compreendidos pelas Mantenedoras como ESPAÇOS PROFISSIONAIS. Portanto, assim reconhecidos, na forma de salários ou outras que se mostrem possíveis através de negociação com a equipe docente.
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Pode e deve iniciar-se a partir DAQUILO QUE JÁ É FEITO, procurando explicitar o que serve e corrigir o que não serve.
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Deve mobilizar cada um e cada uma, PESSOALMENTE, a reconhecer a necessidade e dar o primeiro passo...
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Os tempos podem ter mudado, mas o que nos move deve permanecer!
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TECENDO REDES ENTRE NÓS: Perguntas e Contribuições dos Educadores arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com
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Novas relações com o ESPAÇO e com o TEMPO o que somos o que fazemos como nos relacionamos
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CRISE Que novas exigências são postas ao trabalho escolar???? OPORTUNIDADE PERIGO
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Qual é a nossa REALIDADE CONCRETA? Nessa REALIDADE, o que representa PERIGO? O que representa OPORTUNIDADE?
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“O avião é um invento interessante, mas não vejo nele qualquer utilidade militar” (Marechal Foch, titular de estratégia na Escola Superior de Guerra da França, 1911) “A teoria dos germes, de Louis Pasteur, é uma ridícula ficção.” (Pierre Pochet, professor de fisiologia na Universidade de Toulouse, 1872) “O raio-X é uma mistificação.” (Lord Kelvin, presidente da British Society of Science, 1900) “Quando a exposição de Paris se encerrar, ninguém mais ouvirá falar em luz elétrica.” ( Erasmus Wilson, professor da Universidade de Oxford, 1879)
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