A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

2

3

4 Bacia Amazônica Maior bacia hidrográfica do mundo, ocupa, aproximadamente, 42% do território nacional; Estende-se por 7 países da América do Sul. Rio principal: Amazonas. Possui inúmeras quedas d’água e a construção de hidrelétricas causam impactos à região.

5 Exemplo: Usina de Belo Monte
O lago gerado pela usina terá 516 km² de área, inundando hectares de floresta, deixará submerso parte do Xingu e um terço de Altamira. A instalação da usina desalojará mais de 20 mil pessoas.

6

7 Bacia Tocantins-Araguaia
Principais rios: Tocantins e Araguaia; A Bacia possui um grande potencial hidrelétrico. Exemplo: Usina hidrelétrica de Tucuruí, localizada no baixo Tocantins.

8 Bacia Paraná Principal curso d’água: rio Paraná;
A região possui a maior capacidade instalada de energia elétrica do país; Existem, aproximadamente, 176 usinas na região; Itaipu (usina) fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87% do consumo paraguaio.

9

10 Bacia do Paraguai Rio principal: Paraguai;
Inclui o Pantanal, que retém boa parte da água; Está presente do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai; No Brasil, sua área atinge o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

11 Bacia do Uruguai Juntamente com as bacias do Paraná e do Paraguai, forma a Bacia do Prata.

12 Bacia da Prata

13 Bacia do Parnaíba Ocupa uma área de 3,9% do território nacional e drena quase todo o Piauí (99%). A maioria de seus afluentes é perene e suprida por águas pluviais e subterrânea. A água subterrânea representa a principal fonte de abastecimento da população do Piauí.

14 Bacias do Atlântico Nordeste Oriental e Ocidental
Oriental: Contempla cinco capitais do Nordeste, dezenas de núcleos urbanos e um significativo parque industrial.

15 Ocidental: engloba grande parte do estado do Maranhão e uma pequena região no leste do estado do Pará; O principal centro urbano inserido na bacia é a capital maranhense de São Luís.

16 Bacias do Atlântico Leste, Sudeste e Sul

17 Leste: A área abrangida por essa bacia corresponde a 8% do país, incluindo porções de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e do Espírito Santo (1%). Sudeste: Rios principais são Paraíba do Sul e Doce. Rios das sub-bacias são extremamente impactados pela urbanização; Sul: Abrande os estados do Sul do país; Predominam rios de pequeno porte.

18 Bacia do São Francisco Rio principal: São Francisco “Velho Chico”;
Nasce em Minas Gerais e deságua no Oceano entre os estados de Sergipe e Alagoas. O aproveitamento hidrelétrico supre a energia da Região Nordeste. Por atravessar zonas semiáridas, ele é de crucial importância para as populações sertanejas e para o processo de povoamento.

19 A transposição do Rio São Francisco

20 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESPÍRITO SANTO

21 Rio Santa Maria da Vitória
Rio São Mateus Rio Doce Rio Santa Maria da Vitória Rio Jucu Rio Itapemirim


Carregar ppt "BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google