A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PNEs DEFINIÇÕES DE SIGLAS UTILIZADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PNEs DEFINIÇÕES DE SIGLAS UTILIZADAS"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PNEs DEFINIÇÕES DE SIGLAS UTILIZADAS
IDEA – Indivíduos ou Pessoas com Patologia ou Deficiência, Educacionais PDE; IEP- Programa de educação individualizada PEI IPEP- Programa de educação física individualizada PEFI; IFSP- Plano Individualizado de serviço à família; PPD- Pessoa portadora de deficiência

2 SIGLAS PNEE- Pessoas com necessidades educativas especiais;
PNE- Pessoas com necessidades especiais; DV- Deficiência Visual DA- Deficiência Auditiva DM- Deficiência Mental PC- Paralisia Cerebral DADA- Distúrbios de Aprendizagem e Déficits de Atenção

3 SIGLAS DC- Distúrbios Comportamentais AVC- Acidente Vascular Cerebral
TCE- Traumatismo Crânio-Encefálico

4 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL E ESPORTE ADAPTADO
Profissionais de Educação Física, estão acostumados com a prática da atividade física e do esporte. Mas não tinham o conhecimento da educação física e do esporte adaptado. Passam a se preparar para a carrieira Habilidade de pessoas com necessidades especiais pode variar entre muito baixa e extremamente alta.

5 introdução Os alunos começam a considerar que há indivíduos com diversas necessidades especiais na educação física. Há também envolvidos entre as pessoas com necessidades especiais, portadores de deficiência e não portadores de deficiência. Instituições oferecem oportunidade de educação física. Tem que ser tanto para os ditos “normais”, como para os portadores de deficiência. EF e esporte Adap. Vem evoluindo para suprir as necessidades especiais.

6 SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL
O PNE merece todo respeito, e tem todo direito de participar das atividades propostas para outras pessoas, é claro que sempre respeitando o grau de comprometimento existente em cada caso. Educação Física tem como proposta educacional, o “Homem Integral”;

7 Educação física especial
Aplicada em condições especiais, visando uma população especial, que necessita de estimulos especiais de desenvolvimento global; Objetivo geral a reintegração do aluno à sociedade; Objetivo específico a melhora da sua condição motora, cognitiva e social, tornando-o mais independente,autônomo,crítico,cooperativo, enfim“feliz”.

8 significado objetivo geral I Reintegração do aluno à sociedade objetivo específico Melhora da sua condição: motora,cognitiva e social tornando-o mais: Independente,autônomo,crítico,cooperativo Enfim……..FELIZ!!!

9 SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
A educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora; habilidades e padrões motores fundamentais; e habilidades de esportes aquáticos e dança, além de jogos e esportes individuais e coletivos; um programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos. Adaptar - ajustar,modificar

10 significado Engloba componentes tradicionalmente associados à educação física adaptada, inclusive os que se destinam a corrigir,habilitar ou remediar. A educação física’adaptada é uma subdisciplina da educação física que permite uma participação segura, pessoalmente satisfatória e bem-sucedida suprindo as necessidades especiais dos alunos.

11 Podendo incluir Bebês e crianças (menos de 3 anos de idade)
que necessitam de serviços de intervenção precose apresentarem atraso em: desenvolvimento cognitivo,físico,comunicativo,social ou emocional; ou, diagnóstico de problema físico, comunicativo, social ou emocional; ou, diagnóstico de problema físico ou mental com grande probabilidade de ocasionar atraso no desenvolvimento.

12 Bebês ou crianças em risco
Um indivíduo menos de 3 anos que estaria em risco de apresentar um substancial atraso de desenvolvimento caso os serviços de intervenção precose não lhes fossem prestados. A educação fisica adaptada pode incluir alunos que não são identificados pela rede escolar como portadores de deficiência de acordo com a legislação federal, mas apresentam necessidades de um programa especial.

13 Com isso Encontraremos alunos que terá limitações em virtude de lesão ou outros problemas de saúde;baixa aptidão física(magresa excepcional ou obesidade), desenvolvimento motor inadequado, pouca habilidade ou má postura funcional. Esses indivíduos necessitam de uma programação individualizada indo de encontro as metas e objetivos particulares.

14 De acordo com o IDEA Alunos portadores de deficiência com idade entre 3 e 21 anos devem ter um programa de educação individualizada(IEP),desenvolvido por um comitê de planejamento. Além disso, temos o plano individualizado de serviço à família(IFSP), para crianças e bebês portadores de deficiência, embora a educ. Física não seja obrigatória para essa faixa etária, podem ser oferecidos como parte de um IFSP.

15 O IPEP Programa de educação física individualizada, deve ser desenvolvido pela equipe de avaliação também para pessoas que têm necessidades especiais, mas as quais a escola não considerou portadores de deficiência. Toda escola tem que ter normas e procedimentos para orientar o desenvolvimento de todos os programas individualizados.

16 Educação Física : integrada e segregada
De acordo com o ambiente menos restritivo, associado à IDEA a EFadaptada pode ocorrer em aulas que vão desde as integradas até as segregadas. Ao estabelecer programas de educação física adaptada, os educadores trabalham com pais,alunos,professores,administradores e profissionais de várias áreas e disciplinas.

17 Significado de esporte adaptado
Modificado ou criado para suprir as necessidades especiais dos portadores de defciência. Podendo ser integrados ou segregados. basquetebol em cadeira de rodas; goolbol. O termo esporte adaptado, em parte, é mais adequado, que esporte para portadores de deficiência, por que estimula e incentiva a participação em diversos ambientes.

18 Prestadores de Serviços
São fundamentais para garantir boas experiências em educação física adaptada e esportes adaptados. São professores, técnicos, terapeutas, voluntários e outros. Quanto aos professores, a educação física deve ser oferecida não só por profissionais especializados, mas por todas as pessoas encarregadas pela ed. Física regular.

19 Cont. Um bom professor ou técnico de crianças estabelece como prioridade o desenvolvimento de uma auto-estima positiva e tem garantido um bom ambiente seguro e controlado. O bom professor adota uma abordagem de elogios e incentivo, no qual todos os alunos são bem aceitos.

20 Cont. Aqueles que estão estudando para serem professores de ed. Física. É importante aproveitar todas as oportunidades de interagir com os portadores de deficiência , falar-lhes a respeito do valor da atividade física, e ouvir seus relatos e experiências na educação física e nos esportes adaptados.

21 Movimentos pela Inclusão
O movimento pela inclusão também recebeu incentivo de muitas pessoas que acreditam que a educação segregada não é igualitária, e o ambiente em que o programa é implementado constitui uma influência significativa sobre a educação da criança. No vigésimo relatório anual ao congresso dos EUA, afirmou-se que 95% dos alunos portadores de deficiência com idades entre 6 a 21 anos frequentam escolas juntamente com seus colegas não portadores de deficiência.

22 Colocação para instrução no ambiente menos restritivo
Os inivíduos, encaminhados ou identificados de outra forma, que talvez necessitem de um programa especial devem passar por uma avaliação completa, para verificar se há alguma necessidade especial. Uma vez constatado, que os alunos tem necessidades específicas na educação física adaptada eles devem ser colocados em ambientes instrucionais adequados.

23 Segundo o IDE As crianças portadoras de deficiência devem ser educadas, na medida que possivel junto com alunos não portadores de deficiência e dentro de um ambiente menos restritivo. Temos 9 níveis de ambientes restritivos, que vai do menos restritivo para o mais restritivo.

24 INCLUSÃO O movimento pela inclusão foi um dos mais fortes da década de 1990 na área da educação. Acredita-se que a inclusão deve ser implementada porque propicia aos alunos um ambiente mais estimulante e motivante, oferece melhores oportunidades para que os portadores de deficiência desenvolvam habilidades sociais e lúdicas adequadas a idade , facilitando as relacões de amizade entre os portadores e não portadores.

25


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PNEs DEFINIÇÕES DE SIGLAS UTILIZADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google