A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de Gestão do Conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Gestão do Conhecimento
“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein

2 Introdução As organizações dessa nova sociedade devem estar preparadas para essas constantes mudanças, para que assim se mantenham competitivas e possam se perpetuar no mercado. À respeito disto, a gestão do conhecimento ganhou notoriedade nas discussões acadêmicas e organizacionais devido à relevância do assunto como forma de transformá-lo em fatores competitivos.

3 Introdução Além destas, as organizações podem utilizar sistemas complexos de informação, redes sociais relacionadas à práticas e educação corporativa continuada. As organizações já se deram conta que a Gestão do Conhecimento Corporativo não pode ser vista como modismo gerencial, pois o conhecimento corporativo deve ser tratado como um bem valioso para a perpetuidade das organizações.

4 Estratégias de Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento pode ser definida como: “O conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando criar novo conhecimento, difundi-lo na organização para os que dele precisam e incorporá- los a produtos, serviços e sistemas, bem como a protegê-lo do uso indevido.” (LACOMBE, 2003, p.490)

5 Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações
“A Gestão do Conhecimento já não pode mais ser vista como modismo gerencial, e, sim, como uma evolução gerencial pela qual as organizações deverão passar como requisito para alcançar estágios avançados de competitividade e da sua própria sustentabilidade.” (PEREIRA, 2006, p.06)

6 Porque fazer gestão do conhecimento?
Gestão do Conhecimento é uma nova prática gerencial que visa o aumento da competitividade das empresas!

7 Porque fazer gestão do conhecimento?
Qual é a vantagem deste novo modelo de Gestão? Todos saem ganhando!

8 Entendendo a gestão do conhecimento.
Porque todos saem ganhando? Entendendo a gestão do conhecimento.

9 Entendendo a gestão do conhecimento.
Onde está o conhecimento nas organizações? O conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas! A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!

10 Entendendo a gestão do conhecimento.
As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! E qual é a relação com a competitividade?

11 Inovação e Competitividade. A inovação é um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos.

12 Inovação e Competitividade
Como se comportam as empresas mais inovadoras? Têm o conhecimento como principal recurso estratégico. Têm a aprendizagem como principal processo. A gestão do conhecimento faz parte do trabalho de todos os seus membros. Adotam uma postura de aprendizagem intensiva e permanente como forma de buscar a competitividade. Desenvolvem habilidade de aprender mais rápido que seus competidores.

13 Conhecimento e Aprendizagem
Consolida-se assim: O CONHECIMENTO como sendo o recurso principal da Sociedade atual. A APRENDIZAGEM como sendo o processo central dessa Sociedade.

14 Inovação e Competitividade Gestão do Conhecimento
Inovação Contínua Vantagem Competitiva

15 Entendendo a gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Registro do Conhecimento

16 Entendendo a gestão do conhecimento.
Disseminar e Compartilhar Conhecimento Registrar Criar e Adquirir

17 Entendendo a gestão do conhecimento.
Características do conhecimento O conhecimento cresce quando compartilhado e quando usado, ao contrário do capital que, quando compartilhado, é diminuído. O conhecimento deteriora quando não é usado. Ex. a fluência em uma determinada língua deteriora se não é usada.

18 Entendendo a gestão do conhecimento.
Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Criando ambientes propícios à criatividade e a inovação, Investindo em treinamentos, Participando em congressos, encontros e associações, etc. Aprendendo com o ambiente externo, contratando talentos.

19 Desafios da Gestão do Conhecimento
Como fazer para que as pessoas compartilhem e registrem o seu conhecimento? Fortalecendo as relações de confiança, Fortalecendo a auto estima, Priorizando a realização pessoal, Focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Elaborando procedimentos, normas, etc.

20 Desafios da Gestão do Conhecimento
As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Qual é o cenário atual?

21 Desafios da Gestão do Conhecimento
Apesar da importância da Gestão do Conhecimento Corporativo para as organizações modernas elas ainda enfrentam barreiras para sua implantação ligadas, especialmente, à cultura organizacional e ao comportamento humano. Um dos desafios para as empresas é a criação de um conjunto de indicadores para se medir os retornos e benefícios da Gestão do Conhecimento. Em linhas gerais a Gestão do Conhecimento Corporativo, desde que adequadamente explorado, proporciona inúmeros benefícios às organizações. E em um cenário global, onde as mudanças acontecem aceleradamente, e o capital intelectual é considerado um dos principais fatores de produção das empresas modernas, a competitividade torna-se a chave para a sobrevivência das empresas, e o conhecimento corporativo é um fator determinante para aumentar o grau de competitividade das organizações.

22 Resultado parcial da análise
A análise mostrou que as empresas estão, em grande parte, comprometidas com o treinamento dos funcionários, mas ainda são grandes os desafios relativos à criação, compartilhamento e ao registro do conhecimento.

23 As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento!
Constatações    As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento!

24 Constatações 1) Dinheiro não é tudo! A satisfação pessoal e a qualidade de vida tem sido mais valorizadas do que um bom salário

25 2) As contribuições dos funcionários valem muito!
Constatações 2) As contribuições dos funcionários valem muito! É preciso incentivar a participação dos funcionários com idéias e sugestões!

26 3) É preciso atrair e reter os talentos!
Constatações 3) É preciso atrair e reter os talentos! Os processos de seleção devem ser focados na contratação de pessoas questionadoras, entusiasmadas, que saibam trabalhar em equipe e que busquem o auto-desenvolvimento!

27 4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso!
Constatações 4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Todos na organização são importantes para alcançar o objetivo final! (construir um avião no lugar de apertar um parafuso)

28 Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar!
Constatações 5) A melhor maneira de uma organização transferir conhecimento é contratar pessoas competentes e deixar que elas conversem entre si! Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar!

29 Constatações 6) Aumentar o contato face a face envolvendo todos os níveis hierárquicos! As reuniões são fundamentais para se criar ambiente de confiança onde as pessoas se sentem seguras, parte de um mesmo time e dispostas para compartilhar o seu conhecimento!

30 7) Equilibrar a informalidade com a formalidade!
Constatações 7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! A gestão do conhecimento exige ambientes criativos e informais, mas exige também formalidade na criação da memória organizacional!

31 8) É preciso fortalecer o capital social!
Constatações 8) É preciso fortalecer o capital social! Redes de relacionamento entre as pessoas da organização geram confiança!

32 9) Nós não sabemos o que sabemos!
Constatações 9) Nós não sabemos o que sabemos! “Se as empresas soubessem o que elas sabem, suas rentabilidades seriam três vezes maior”. (Presidente da HP, LEW PLATT)

33 10) O conhecimento deve ser coletivo! Constatações
A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela sabe coletivamente, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos. Constatações

34 A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa!
Desafios da Gestão do Conhecimento Conclusão A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa!

35 Perspectivas   As empresas estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem! Como?

36 Perspectivas   As empresas estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem! Como? Comunicação eficaz Ambiente de confiança Treinamento Trabalho em equipe Auto estima Criatividade Trabalho voluntário

37 Perspectivas As primeiras mudanças observadas são :
   As primeiras mudanças observadas são : na política de RH (treinamento, seleção) na posição do RH na estrutura das empresas, no processo de tomada de decisão, na elaboração da estratégia, na preocupação com o capital social, No aparecimento do “Gestor do Conhecimento”

38 Desafios da Gestão do Conhecimento
Afinal, para que serve a gestão do conhecimento? A gestão do conhecimento visa alcançar resultados. Estes resultados podem e devem ser alcançados através do aumento da qualidade de vida dos funcionários!

39 Desafios da Gestão do Conhecimento
“Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional!”


Carregar ppt "Estratégias de Gestão do Conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google