A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº ° AEM.

2 O que é química? Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações. Estuda também a energia que está envolvida nessas transformações.   A química está muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construções, nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. Tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas.

3 O que é medicina? A Medicina é a ciência que trata da prevenção, tratamento e atenuação das patologias e distúrbios que afetam o organismo Humano. Hoje, o médico tem acesso a mais alta tecnologia na área de equipamentos médicos para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, mas nas regiões interioranas esse tipo de recurso ainda é muito escasso. Para ser um bom profissional, o médico precisa ser bastante interado das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioquímica e Patologia, além de Estatística e Psicologia.

4 A junção da química e medicina
Já sabemos que a química é uma ciência experimental , que esta presente em praticamente tudo , e uma das áreas que ela atua e tem grande importância é na medicina ! Encontramos a química em diversos desenvolvimentos das técnicas medicinais , nas diversas substâncias do organismo e em vários processos .

5 A junção da química na medicina
O que prova sua importância na medicina é o fato de ter aplicação de química , na descoberta de remédios , tratamentos e até nos aprimoramento de conhecimento do nosso corpo . O estudo da química é necessário até mesmo para entender diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo . E assim contribuir para o profundo desenvolvimento de cada atuante na medicina .

6 A junção da química na medicina
Observando de forma mais detalhada , as nossas atividades biológicas , que são fundamentais para o nosso corpo funcionar , e a estrutura química dos indivíduos , conseguimos perceber que a relação entre a química e a medicina , é de importância vital para o diagnostico do paciente .  O desenvolvimento da medicina se baseia no auxilio de estudos mais aprofundados de outras áreas , entre uma das mais importantes , a química , apresentando e revelando com maior eficiência as necessidades de cada paciente .

7 A junção da química na medicina
A partir de 1954 começaram a ser abertas discussões sobre o assunto , que é estudado até hoje , trazendo novas tecnologias e inovações na área da saúde para estudar como matar certos vírus e criar substancias que matem doenças . Hoje em dia se não fosse a química não teríamos os exames de grande sofisticação  , e não teríamos o diagnostico de doenças como temos , e a indústria farmacêutica não fabricaria remédios , pois sem química não a diagnostico , não a remédios , não há cura .

8 A junção a química na medicina
Basicamente , a química na medicina é tudo , sem a química seria praticamente impossível , entender o funcionamento do nosso corpo , para depois diagnosticar o que esta acontecendo , para estudar como matar certo vírus e criar as substâncias que curem as doenças !

9 Quimioterapia A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.

10 Quimioterapia O primeiro quimioterápico antineoplásico foi desenvolvido a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma química. Após a exposição de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se avanço crescente da quimioterapia antineoplásica.

11 Quimioterapia Atualmente, quimioterápicos mais ativos e menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curas

12 Medicamentos OS MEDICAMENTOS OU FARMÁCOS SÃO SUBSTÂNCIAS USADAS PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS; PODEM ALIVIAR OS SINTOMAS (EFEITOS), ABRANDAR A DOR, PREVENIR OU CURAR AS DOENÇAS, E ATÉ PARA SALVAR VIDAS. OS MEDICAMENTOS TAMBÉM TEM UTILIZAÇÃO PARA TRATAR UM GRANDE NÚMERO DE PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS, COMO A DEPRESSÃO.

13 Medicamentos HÁ MILHARES DE ESPÉCIES DIFERENTES DE FÁRMACOS; CADA UM TEM UMA FUNÇÃO DIFERENTE E ACTUA, GRANDE PARTE DAS VEZES, NUMA ÚNICA REGIÃO DO CORPO, COMO O ESTÔMAGO. OS MEDICAMENTOS TÊM VÁRIAS ORIGENS; PODEM SER NATURAIS OU SINTÉTICOS (ARTIFICIAIS). AS PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS FORNECEM MEDICAMENTOS NATURAIS QUE SÃO JÁ USADOS HÁ MILHARES DE ANOS.

14 Medicamentos OS CIENTISTAS PROCURAM CONSTANTEMENTE NOVOS FÁRMACOS E MUITAS VEZES PRODUZEM-NOS A PARTIR DE PRODUTOS QUÍMICOS. EM MUITOS CASOS A DESCOBERTA DE UM MEDICAMENTO ABRANDA O SOFRIMENTO E SALVA MUITAS VIDAS. OS ANTIBIÓTICOS COMO A PENICILINA, POR EXEMPLO, CURAM INFECÇÕES QUE TERIAM SIDO FATAIS HÁ 50 ANOS.

15 Medicamentos MUITOS MEDICAMENTOS SÃO TOMADOS POR VIA ORAL (PELA BOCA). O MEDICAMENTO PASSA PELO APARELHO DIGESTIVO E ENTRA NA CORRENTE SANGUÍNEA, QUE O TRANSPORTA ATÉ À REGIÃO DO CORPO A TRATAR

16 Origem dos medicamentos
A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS VEM DO PASSADO ONDE OS MEDICAMENTOS TIVERAM ORIGEM NAS ERVAS E PLANTAS. ACTUALMENTE, GRANDE PARTE DOS MEDICAMENTOS É FEITA DE PRODUTOS QUÍMICOS, SENDO OUTROS ELABORADOS PELA ENGENHARIA GENÉTICA, UM MÉTODO ATRAVÉS DO QUAL AS CÉLULAS DAS BACTÉRIAS OU BOLORES SÃO ALTERADAS PARA PRODUZIR MEDICAMENTOS.

17 Radioterapia A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

18 Radioterapia As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.

19 Radioterapia A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.


Carregar ppt "Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google