A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES -AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO ELEMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES -AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO ELEMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES -AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO ELEMENTOS DA NUTRIÇÃO

2 CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES De acordo com a sua composição em nutrientes, os alimentos podem ser classificados e desempenhar as seguintes funções no organismo: 1- FUNÇÃO ENERGÉTICA: Alimentos fontes de carboidratos e lipídeos. Energéticos são todos aos alimentos que fornecem energia para as atividades diárias dos indivíduos. Ao serem utilizados pelo organismo, transformam-se em água e gás carbônico e, liberando energia química que será transformada em calor e energia mecânica. 1-

3 CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES 1- FUNÇÃO PLÁSTICA OU CONSTRUTORA: Alimentos fontes de proteínas e minerais. Plásticos ou construtores,são os alimentos que tem como função, liberar nutrientes eu irão formar e recuperar tecidos ( por exemplo as gestantes que precisam de uma maior quantidade de alimentos plásticos pois neste período há uma maior formação de tecidos)

4 CALSSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES 1- FUNÇÃO REGULADORA: Alimentos fontes de vitaminas e minerais. Regulam o funcionamento do organismo. Reguladores são os alimentos que fornecem os nutrientes que irão contribuir para a formação de ossos, previnem anemia conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea, protegem o organismo contra doenças infecciosas, dentre outras funções.

5 AS LEI DA ALIMENTAÇÃO Ao se elaborar um cardápio para um indivíduo, alguns aspectos devem ser levados em consideração, entre eles temos os aspectos relacionados a quantidade, qualidade, adequação e harmonia LEI DA QUANTIDADE: A alimentação deve ser suficiente para as necessidades energéticas do organismo. A dieta do indivíduo deve fornecer diariamente a quantidade de alimentos necessários ao funcionamento do organismo, preservação da espécie e manutenção da saúde. LEI DA QUALIDADE: Alimentação deve ser completa, para que o organismo receba todas as substâncias que necessita. A alimentação do indivíduo deve conter todos os nutrientes necessários à formação e a manutenção do organismo e a prevenção de doenças.

6 AS LEI DA ALIMENTAÇÃO LEI DA ADEQUAÇÃO: A alimentação deve ser adequada para que o indivíduo sadio conserve a saúde, o doente se recupere e a criança possa crescer e se desenvolver corretamente. A alimentação deverá ser adequada às necessidades do organismo, de acordo com as condições fisiológicas ou patológicas do indivíduo..

7 AS LEI DA ALIMENTAÇÃO LEI DA HARMONIA: Alimentação deve ser harmônica, havendo uma equilibrada proporção entre os seus múltiplos nutrientes, de modo que todos sejam bem aproveitados. Deve ser mantido uma proporção ideal entre os nutrientes: Proteínas: 10% a 15% V.E.T. Carboidratos: 50% a 75% V.E.T. Lipídeos: 25% a 30% V.E.T. Devemos considerar também os aspectos relacionados à: cultura, poder econômico do indivíduo e disponibilidade de alimentos.


Carregar ppt "Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COMPOSIÇÃO EM NUTRIENTES -AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO ELEMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google