A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CULTURA Prof. Lucas Villar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CULTURA Prof. Lucas Villar"— Transcrição da apresentação:

1 A CULTURA Prof. Lucas Villar lucasvilar_pe@hotmail.com

2 A palavra cultura tem vários significados, como cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada, “culta”. Em antropologia, cultura significa tudo o que o ser humano produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. Se o contato com o mundo é intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo.

3 Conceito Antropológico: A espécie humana conta com a capacidade de pensar sobre a realidade e de construir significados para a natureza, para o tempo e o espaço, bem como para os outros seres humanos e todas as suas obras. A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura. Cultura, portanto, é o modo como indivíduos e comunidades respondem às suas necessidades e aos seus desejos simbólicos. A função da cultura é tornar a vida segura e continua para a sociedade humana. Ela é o “cimento” que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos e costumes, os mesmos valores. Em um sentido muito específico, operando-se um corte dentro do universo amplo de produção humana de significados, referindo-se tão-somente à produção ligada às práticas artísticas: pintura, dança, cinema, literatura, música, vídeo, escultura, teatro, etc.

4 Pluralidade Cultural: temos que aceitar que existem muitas culturas, porque tanto as necessidades e os desejos variam de grupo para grupo, quanto a maneira de suprir a ambos são múltiplas. É só olhar ao nosso redor para constatar que a própria “cultura brasileira” é bastante diversificada e composta por muitas culturas.Essa identificação com uma determinada cultura é o que também se chama de “PERTENCIMENTO”: é o reconhecimento dos traços comuns que nos unem a um grupo e dos traços distintivos que nos separam de outros grupos.

5

6 Aprendemos a nossa cultura a todo instante - em cada pequeno gesto, reação, acontecimento, reação, proibição, castigo, prêmio, que presenciamos ou recebemos. A cultura, portanto, é passada adiante de modo informal, como se fosse o único jeito “certo” de fazer as coisas. Mas a cultura também é aprendida na escola: de modo formal, nas variadas disciplinas que estudamos. A cultura em sentido antropológico consolida o que chamamos de tradição, pois compreende os usos e costumes, os modos habituais de um grupo se comportar, trabalhar, pensar. Ela também se cristaliza nas instituições – como a família, a escola, a Igreja, as associações profissionais e até o próprio Estado - , que guiam os nossos passos e regulamentam a nossa vida desde que nascemos.

7

8 ARTE ERUDITA A arte erudita compreende obras de pintura, escultura, literatura, música, dança e teatro criadas por artistas, tendo valor estético indiscutível, isto é, são capazes de sustentar a apreciação estética de um público com sensibilidade treinada, portadores de conhecimentos específicos sobre arte, estilos e linguagens artísticas. O seu significado nem sempre é de fácil decodificação, fazendo-se necessário o aprendizado das diversas linguagens artísticas, bem como de informações históricas e filosóficas. Por essa razão, o seu público pode ser caracterizado como sendo uma pequena parcela da população que tem acesso a essas informações e frequenta os locais onde a arte é exposta. Recebe o nome de arte de elite, arte “superior” ou arte erudita, porque seu entendimento não está ao alcance de todos indistintamente.

9

10 Tem como público o próprio grupo que a criou;
ARTE POPULAR É o conjunto de bens e formas culturais tradicionais, predominantemente de caráter local e oral, e que se apresentam inalteráveis em seus modos de apresentação. Características: Anônima; a forma de sua apresentação é fruto de inúmeras contribuições ao longo do tempo; Traduz a visão de mundo e os sentimentos coletivos do grupo no qual tem sua origem; Tem como público o próprio grupo que a criou; Não é inspirada nem influenciada por modas.

11

12

13 CULTURA DE MASSA A cultura de massa é constituída por aqueles produtos da indústria cultural que se destinam à sociedade de consumo e que visam satisfazer ao “gosto médio” da população de um país ou, em termos de multinacionais da produção, do mundo. Características: Produzida por um grupo de profissionais que pertence a uma classe social deferente daquela do público a que se destina; Dirigida pela demanda, passando, portanto, por modismos; Feita para um público sem muita informação estética; Visa o divertimento como meio de passar o tempo.

14 A cultura de massa pressupõe a existência da indústria cultural, de um lado, produzindo artigos em série para serem consumidos pelo público, e, de outro, a “massa”, um número indeterminado de pessoas (quanto mais, melhor) despidas de suas características individuais e que são tratadas como um todo razoavelmente homogêneo, para o qual a produção é direcionada. O público, por não se reconhecer por meio dessa produção, não mantém uma ligação vivencial com ela, podendo consumir música sertaneja hoje e rap amanhã, sem se sentir verdadeiramente ligado a nada. Pode usar enquanto for moda e descartar quando estiver cansado. A isso está ligado o problema da alienação promovida pela cultura de massa, pois os produtos da indústria cultural não induzem o ser humano a se situar na realidade social, econômica e histórica nem a pensar criticamente sobre sua situação no mundo, oferecendo um tipo de diversão inócuo e escapista. O principal perigo da arte de massa, transmitida pelos meios de comunicação de massa é o de transformar esse enorme público em um grande rebanho de seres passivos, incapazes de qualquer transformação da realidade.

15

16

17

18

19


Carregar ppt "A CULTURA Prof. Lucas Villar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google