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© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.

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1 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil

2 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. CENÁRIO No mercado nacional, o vinho brasileiro vem perdendo market share frente aos concorrentes, apesar da melhoria da qualidade dos produtos nos últimos 10 anos; No mercado externo, existe um desconhecimento que o Brasil produz vinhos, gerando uma surpresa e uma vontade de experimentar os nossos produtos; Neste contexto, o IBRAVIN vem desenvolvendo um trabalho de valorização da imagem do vinho fino brasileiro, procurando fortalecer a imagem da indústria como um todo e assim aumentar a representatividade das marcas brasileiras em nosso próprio mercado e abrir as portas do mercado externo, respectivamente com as marcas Vinhos do Brasil e Wines from Brasil. Após o Seminário de Gestão de Marcas realizado pela APEX na ESPM/SP, o IBRAVIN resolveu dar continuidade ao projeto de Branding, de maneira estruturada, contratando Consultoria especializada.

3 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. OBJETIVOS DO PROJETO Definir de forma clara e estruturada o Posicionamento da marca “WINES FROM BRAZIL” junto aos seus principais públicos de interesse; Estabelecer os papéis exercidos pela marca “WINES FROM BRAZIL” e pelas marcas das vinícolas brasileiras, bem como as relações entre elas; Desenho das Diretrizes Gerais de Implementação das estratégias definidas para a marca, para que o novo Posicionamento possa alcançar um espaço relevante no mercado;

4 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. CONTEXTUALIZAÇÃO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Um grupo de 25 representantes de vinícolas e entidades foi criado para criar o posicionamento estratégico da marca WINES FROM BRAZIL E VINHOS DO BRASIL (nov/dez 2008): KEY TO SUCESS: REUNIR OS REPRESENTANTES DO SETOR Gerou capacitação dos profissionais no ferramental de branding; Gerou comprometimento no projeto de criação de uma marca coletiva; Gerou propagação dentro do setor e adesão das outras entidades e vinícolas.

5 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. PROJETO “TRIPARTITE” RESPONSABILIDADES Iniciar e coordenar o Projeto; Selecionar representantes; Sensibilizar e motivar a participação das vinícolas; Organizar os eventos. Transmitir Conhecimentos de Branding; Levantamento de expectativas das vinícolas; Desk Research das Pesquisas do Ibravin; Facilitador das discussões dos grupos; Levantamento de tendências e informações do mercado. Vinícolas e Entidades Trazer a vivência das marcas no mercado; Participar das discussões; Exemplicar os problemas que as marcas enfrentam; Validar as propostas de Posicionamento; Validar as Diretrizes de Implementação.

6 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. FLUXO DO PROJETO / CRONOGRAMA Entrevistas Principais Vinícolas 26 e 27 de Novembro Workshop 28 de Novembro Processo de Compra e Segmentação 29 de Novembro Levantamento Identidade de Marcas Países Concorrentes e Brasil 5 de Dezembro Levantamento Elementos de Marca e Draft Posicionamento 6 de Dezembro Validação Posicionamento Marca “Wines From Brazil” 18 e 19 de Dezembro Validação Diretrizes de Implementação Marca “Wines From Brazil” 22 e 23 de Janeiro 2 meses de Projeto DATASAÇÕES

7 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. POSITIONING STATEMENT Para pessoas que procuram uma vida mais alegre e estão atentas a novas experiências, Os VINHOS DO BRASIL são uma alternativa de jovialidade e autenticidade marcante do Brasil.

8 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. MANIFESTAÇÕES DA MARCA O que nós somos…

9 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. PRODUTOS CRIADOS AÇÕES ESTRATÉGICAS DE IMPLEMENTAÇÃO

10 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. AÇÕES ESTRATÉGICAS DE IMPLEMENTAÇÃO Construir lembrança para a marca (Identificação) 5. 6. Divulgar os Pontos de Diferença da marca (autenticidade e alegria). 7. Propagar a estratégia de Posicionamento junto aos associados Ibravin. 1. Realinhar os elementos de marca conforme Posicionamento de marca definido. 3. Fortalecer parceria com responsáveis pelo Enoturismo. Partilhar mesma visão do Posicionamento. 2. Consolidar estrutura para a entrega dos Pontos de Paridade da marca. 4. Orientar o Trade quanto à exposição dos produtos no PDV e estabelecer plano de relacionamento.

11 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. AÇÃO ESTRATÉGICA - 04 e 05 Comunicação Integrada: Exemplos

12 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. AÇÃO ESTRATÉGICA - 04 e 05 Comunicação Integrada: Exemplos

13 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. AÇÃO ESTRATÉGICA - 04 e 05 Comunicação Integrada: Exemplos – Londres

14 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. AÇÃO ESTRATÉGICA - 04 e 05 Comunicação Integrada: Exemplos – Expovinis- SP

15 © Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. Os vinhos brasileiros evoluiram muito em qualidade nos útimos anos; No entanto, a percepção dos consumidores não acompanhou esta mudança; Assim sendo, as iniciativas de promoção devem ser integradas para mudar a situação atual: Conclusão


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