A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

בית ספר יונה חי 2011- תשע''א - תשע'' ב 1 Instituição Educativa: Centro Hebraico Ioná Escola de Ensino Fundamental Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "בית ספר יונה חי 2011- תשע''א - תשע'' ב 1 Instituição Educativa: Centro Hebraico Ioná Escola de Ensino Fundamental Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretoras:"— Transcrição da apresentação:

1 בית ספר יונה חי 2011- תשע''א - תשע'' ב 1 Instituição Educativa: Centro Hebraico Ioná Escola de Ensino Fundamental Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretoras: Ana Yansenson Natalia G.de Fainschtein Diretora Judaismo: Ruth Mendelson Integrantes da equipe: Daniela Olstein Sara Menin Tutora metodológica: Dvora Kolsky Tutora de conteúdos: Rachel Garber Diretora dos projetos "Shituf" e "Reshet.il" Gaby Kleiman Com o apoio de: "Keren Pincus" para a Educação Judaica na Diáspora, Israel e do "Projeto Jail" קבוצה: ______________ שם התלמיד: ______________

2 Aula 1 Será que minha família é igual a todas as famílias? Leiam em forma grupal a história em quadrinhos “Mabat mishpachti” משפחתי מבט de Iosi Abulafia. 2

3 Tarefa: Leiam novamente em forma individual e, depois, preencham o diálogo nos espaços correspondentes: 3

4 Aulas 2 e 3 Conversem entre todos: O que vocês fazem antes de ir dormir? Vocês vão sozinhos ou acompanhados? Vocês cumprem alguma cerimônia especial na hora de deitar? Assistem à televisão? Leem? Canções de Ninar Leiam em forma grupal a poesia “Boi ima” בואי אמא de Lea Naor: 4 בואי אמא / לאה נאור כל האור מזמן הלך לו, אל תלכי פתאום גם את. בואי אמא, בואי אמא, בואי שבי איתי מעט. בעצים מכה הרוח, וידייך כה חמות. אל תלכי, ספרי לי אמא איך באים החלומות. אם פתאום מלאך יופיע, אל חדרי יבוא בלאט, בואי אמא, בואי אמא, ותיראי אותו גם את. לא, איני פוחד בחושך, ואיני רועד בכלל. בואי אמא, בואי אמא, שבי איתי עד שאגדל. בואי אמא / לאה נאור כל האור מזמן הלך לו, אל תלכי פתאום גם את. בואי אמא, בואי אמא, בואי שבי איתי מעט. בעצים מכה הרוח, וידייך כה חמות. אל תלכי, ספרי לי אמא איך באים החלומות. אם פתאום מלאך יופיע, אל חדרי יבוא בלאט, בואי אמא, בואי אמא, ותיראי אותו גם את. לא, איני פוחד בחושך, ואיני רועד בכלל. בואי אמא, בואי אמא, שבי איתי עד שאגדל.

5 Conversem entre todos: Levando em conta o título desta poesia, quando utilizamos este “Boi ima”? Em que momento do dia? Tarefa: Escevam, em duplas, uma conclusão pessoal do conversado: Tarefa: Para a aula seguinte pesquisem, junto com suas famílias, e postem no campus virtual, canções de ninar tradicionais do seu país, em hebraico, em idish, de cuando eram crianças, de seus pais e, inclusive, de seus avós. Conversem entre todos: O que é que as canções que nossos pais nos cantavam têm em comum com aquelas que eles e os seus avós escutavam quando eram crianças? Em que se diferenciam? 5

6 Aula 4 Leiam em forma grupal a poesia “Lishon” לישון de Omer Hilel: 6

7 Há personagens semelhantes? Estão escritas com o mesmo formato? Os verbos estão escritos no mesmo tempo? Os temas são semelhantes? Em que se parecem? Em que se diferenciam? Em que momentos você leria essas poesias? Tarefa: Comparem a poesia “Lishon” לישון de Omer Hilel com a poesia “Boi ima” בואי אמא de Lea Naor e respondam oralmente as seguintes perguntas: 7

8 Aulas 5 e 6 Independência e Responsabilidade Conversem entre todos: Que elementos são símbolos de independência e responsabilidade nas crianças? Será que eles são iguais para todos? Por quê? E para as crianças de Israel? Tarefa: Façam entrevistas na escola a crianças de diferentes kitot, perguntando: Leiam a poesia em forma grupal: “Mishpachat mafteach” מפתח משפחת de Shlomit Cohen Asif: 8 Que atividades você faz sozinho? Que atividades você faz acompanhado? Que atividades você faz sozinho? Que atividades você faz acompanhado?

9 Conversem entre todos: Tarefa: Escrevam uma poesia como a que foi lida mas, desta vez, contando qual é esse elemento que simboliza independência e responsabilidade na casa de cada um de vocês: 9 Vocês acham que este símbolo de independência é igual em Israel e no seu país? Quais vocês acham que podem ser as semelhanças e quais as diferenças? Por quê? Vocês acham que este símbolo de independência é igual em Israel e no seu país? Quais vocês acham que podem ser as semelhanças e quais as diferenças? Por quê?

10 Aula 7 Que atividades eu gosto de fazer com meus pais e quais delas me fazem ficar constrangido? Tarefa: Preencham os espaços em branco com aquelas atividades que você gosta de fazer com seus pais e aquelas que fazem você ficar constrangido. 10

11 Aula 8 Por que minha casa é diferente das outras? Que elementos a diferenciam? Tarefa: Respondam junto com seus pais: 11

12 Preencham: Nesta unidade aprendi... Eu gostei de... Eu não gostei de... O texto de que eu mais gostei foi: Eu gostaria de ler mais textos de: 12


Carregar ppt "בית ספר יונה חי 2011- תשע''א - תשע'' ב 1 Instituição Educativa: Centro Hebraico Ioná Escola de Ensino Fundamental Ioná Jai Buenos Aires, Argentina Diretoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google