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Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo PPGed Mestrado em Educação UTP
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Tecnologia “Aplicação de um conhecimento sistematizado para solucionar problemas, melhorar as condições do contexto, ou a vida do ser humano” (Cortelazzo)
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Tecnologias e Novos Ambientes
Implementação da tecnologia Velho paradigma Tecnocentrismo Experimentalismo Nova proposta Projeto emergente da cultura existente “A adoção e a implementação de novas tecnologias necessitam basear-se e crescer a partir de uma cultura já existente” (CAVALLO, 2000, p.3)
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Tecnologias e Novos Princípios
construcionismo; fluência tecnológica; ambientes de imersão; projetos de longo-prazo; antropologia epistemológica aplicada; investigação crítica; projeto emergente;
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Construcionismo construcionismo; fluência tecnológica;
O aluno constrói conhecimento a partir de sua experiência ao construir alguma coisa; Exemplo, crianças com baixo rendimento escolar compreendem idéias complexas de mecânica, física e matemática quando constróem com o Logo Lego fluência tecnológica;
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Fluência Tecnológica Fluência lingüística: pensa, expressa-se, comunica e cria com a linguagem; Fluência tecnológica: criação de condições para expressão individual e coletiva com a tecnologia Interlocução; Mudança de foco na aprendizagem
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Ambientes de Imersão Imersão na cultura de uma outra língua propicia a melhor aprendizagem da língua Falar a língua melhora a fluência lingüística Imersão em um ambiente altamente tecnológico propícia o uso da tecnologia Construir artefatos que sejam de seu interesse com a tecnologia, desenvolve a fluência tecnológica
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Projetos de longo prazo
Abordagem por projetos Planejados pelo professor Curta duração Currículo amplo Emergente Respondendo aos interesses do grupo Longa duração Elementos básicos
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Antropologia epistemológica aplicada
Desvelamento de estruturas básicas de conhecimento existentes Construção De artefatos que permitam sua livre expressão Mediação Discussão orientada pelo professor Elemento chave para o desenho de tecnologias para a aprendizagem
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Investigação Crítica Diálogo com o contexto a fim de compreendê-lo e atuar para atuar nele; Colaboração na definição dos projetos; Conhecimento do objeto de estudo em detalhes; Construção de artefatos para modelar o fenômeno ou melhorar a situação Compreensão e análise dos artefatos.
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Projeto Emergente Parafraseando Richard Lester
“Cada instituição tem sua própria cultura, complexa, plena de sutilezas e as instituições bem sucedidas são aquelas que podem inovar, cultivar, inovar, cultivar, adaptar, e usar métodos que possam se desenvolver em seus ambientes específicos”.
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Projeto Emergente Gerenciador do processo
Aprendizagem construída a partir do conhecimento existente; de projetos de sua escolha Mediação por parte de Professores, Pais Outros membros da comunidade. .
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Projeto Emergente Propiciar mudança organizacional
Mediar interação de professores e alunos. “Eu sugiro que nós criemos ambientes para a aprendizagem de idéias computacionais da mesma forma que os monges aprendem jardinagem” (Cavallo, 2000, p. 5).
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Objetivos Desenvolver pensamento crítico ;
Promover inovação e criatividade; Desenvolver espírito e habilidades de colaboração; Aprender a aprender; Promover aprendizagem significativa Promover prazer no aprender
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Bibliografia CAVALLO, D. Emergent Design and learning environments: Building on indigenous knowledge. IBM System Journal, vol 39, 3&4, 2000.
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