A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física
Ensino Fundamental, 6º Ano Esporte: organização do conhecimento do esporte enquanto fenômeno social, conceituando-o e relacionando-o ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho.

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade. É um importante instrumento no processo de integração social, na educação, na transmissão de valores e na saúde. Esses são alguns dos atributos do fenômeno esportivo. (1) Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. E, no mundo contemporâneo, o esporte é também um grande negócio que movimenta bastante a economia do país. Constitui, portanto, fenômeno social observável na vida cotidiana que se articula com símbolos culturais, econômicos e políticos. (1) Imagem: WiNG / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

4 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Portanto o esporte, como fenômeno social, incorpora as várias faces da cultura, tornando-se um elemento que agrega os acontecimentos sociais. (2) Vamos refletir um pouco sobre ele! Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

5 O esporte é “o ópio do povo”?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O esporte é capaz de promover uma consciência crítica e educativa? O esporte é “o ópio do povo”? O esporte é um instrumento de transformação ou de dominação? Para que serve o esporte? Imagem: Wilson Wong / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. Por que ocorre tanta violência no esporte? Adaptado de SILVA (2004)

6 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Para contribuir com essas questões relevantes sobre o esporte, vamos conhecer a abrangência desse fenômeno social enquanto lazer, educação, saúde e trabalho. Vamos lá? Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

7 Esporte enquanto saúde
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Esporte enquanto saúde O que é saúde Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade”. Fonte: Acesso em 28 ago Fontes: Imagem da esquerda: =7; Imagem da direita: Acesso em: 6 Jul

8 Benefícios da prática regular dos esportes
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Benefícios da prática regular dos esportes Aumento do gasto calórico. Condicionamento cardiorrespiratório. Melhorias na capacidade mental. Composição corporal. Imagem: Tuomas Vitikainen / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Melhora da resistência e força muscular, entre outros. Diminuição do estresse e ansiedade.

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O esporte tem sido apontado como um promotor de saúde, entretanto, o mundo atual tem favorecido o sedentarismo, e consequentemente, a obesidade, que tem sido considerada o mal do século. Assim, em combate à obesidade, o esporte promove saúde além de ser um incentivo às relações sociais, tais como companheirismo e amizade. (3) Imagem: Raynechu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

10 Na prática do esporte, precisamos ter alguns cuidados com a(o)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Na prática do esporte, precisamos ter alguns cuidados com a(o) sobrecarga de exercícios sem orientação de um profissional; especialização motora precoce; consumo de suplementos alimentares sem orientação do especialista.

11 Esporte enquanto lazer ou esporte participativo
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Esporte enquanto lazer ou esporte participativo A junção de dois termos abrangentes, lazer e esporte, estabelece um outro sentido para o esporte. Características realizar atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; despojar-se de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas. Fonte: Acesso em 28 ago

12 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O que vemos é o esporte renascendo para a mudança de valores, talvez mais próximos do que Dumazedier (1979) chamava de esporte participação ou esporte de lazer. Busca transformar as práticas esportivas no tempo livre em entretenimento; diversão; participação; bem-estar e qualidade de vida.

13 O Esporte de lazer: um olhar das políticas públicas
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O Esporte de lazer: um olhar das políticas públicas O investimento do Estado no lazer, mediante o conceito de bem-estar social e qualidade de vida levou a uma transformação no conceito de planejamento urbano e de políticas públicas no setor. E com a ampliação dos praticantes de esporte sem fins lucrativos (jogos participativos) que buscam a alegria, o divertimento, o prazer e a sociabilidade, os conceitos típicos do lazer são incorporados no esporte. (4)

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Além das mudanças de valores, outro aspecto importante do esporte de lazer é a preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividade esportiva para pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. (DIECKERT, 1984) 1 2 Imagem: Keith Allison / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Agência Brasil / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

15 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e a inclusão. Lembre-se de que o esporte de lazer não precisa de estádio, de locais fechados ou mesmo de equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar; o esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos; os equipamentos devem atender às amplas necessidades não ficando “presos” a uma modalidade. (DIECKERT, 1984).

16 Será que a televisão proporciona uma forma de alienação?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O “lazer passivo no qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante propriedade, tornam os espectadores em potenciais consumidores da ‘indústria do lazer’.” SEED-PR (2007). Para refletir! Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? Imagem: Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Sobre a relação entre o esporte e o consumo, podemos refletir de diversas formas, tais como (8) compra de ingresso para assistir a um evento esportivo; investimento de multinacionais em marketing esportivo; matrículas de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia; compra de calçado e material específicos para a prática esportiva. A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público, tornando produtoras de verdades, criando crenças, ídolos e divulgando informações pertinentes aos seus interesses, contribuem para a formação de uma massa consumidora. (5) Imagem: Marcello Casal Jr/ABr / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Imagem: Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

18 Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento Características possui regras físicas; a subordinação dessa prática a algum órgão oficial (Federação); é uma atividade competitiva; o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior que o prazer de praticar o esporte. Fonte: Acesso em: 28 ago

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível, no seu processo, será submetido a ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos; estar ciente (orientação) das dificuldades e ter o foco na superação. Obs.1: Esporte de alto nível é seletivo e excludente, só tem espaço para os “melhores”. Imagem: Jarrett Campbell / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Obs.2: A carga extenuante de treinamento diário para se atingir um nível de rendimento ótimo (performance), muitas vezes, está associado à ocorrência de lesões traumáticas que são os fatores limitantes. (6)

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Doping O uso indevido de substâncias ilegais, com a finalidade de elevar ilicitamente os níveis da capacidade física normalmente quando flagrado em exames antidoping, bloqueia parte da carreira desportiva e deixa algumas sequelas psicológicas, como: sentimento de derrota, frustração, entre outros. (6)

21 Esporte enquanto educação (Esporte Educacional)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Esporte enquanto educação (Esporte Educacional) 1) O esporte deve ser trabalhado de forma adaptada à escola em relação à estrutura/ espaço; ao material; às regras; ao nível de competição; à premiação; aos gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais; à seletividade (não seletivo); ao desenvolvimento de habilidades e competências para além da técnica e dos gestos motores.

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. 2) Objetivos vivenciar as práticas esportivas visando ao prazer e não à competição (Espírito Esportivo); alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Aprender a aprender; Para a formação de competências (cidadania plena), na busca da inclusão e transformação social. Aprender a fazer; Aprender a ser; Aprender a conviver. Aprendizagem de valores (respeito, honestidade, solidariedade, disciplina, entre outros). Fonte: Acesso em 28 ago

23 Para refletir! Esporte na Escola ou Esporte da Escola
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Para refletir! Esporte na Escola ou Esporte da Escola

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Esporte na Escola Esporte da Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva (alto rendimento): Prática da cultura escolar: princípio do rendimento atlético-desportivo; comparação de rendimentos e recordes; regulamentação rígida; sucesso esportivo (vitória); racionalização de meios e técnicas. não serve à indústria do esporte; esporte como objeto de ensino; reorganização e reestruturação de um saber acumulado historicamente. Adaptado de BARBANTI (2000).

25 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Não podemos negar o esporte da Escola, pois sua ideologia penetra no âmbito escolar por se tratar de um fenômeno social e à medida que a escola produz uma cultura do esporte, pode relacionar-se com essa prática, confrontando-a, dando-lhe um novo significado. O esporte como elemento cultural insere- se na sociedade de diferentes maneiras, por isso a dificuldade de dissociá-lo da economia, da cultura e da política. (1)

26 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. EXTRA Iniciar um debate acerca dos esportes, fazendo os seguintes questionamentos: De quais esportes você mais gostam? Com quais formas de esporte podemos interagir? Como o esporte pode influenciar nossas vidas? Ao término das discussões, os estudantes deverão criar um painel em que escreverão as várias dimensões do esporte enquanto fenômeno social e, posteriormente, apresentar ao grande grupo. Adaptado de REIS (2010). Disponível no site: Acesso em: 15 de Jul

27 Referências Bibliográficas
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Esporte: organização do conhecimento do Esporte enquanto fenômeno social, conceituando-os e relacionando-os ao lazer, à educação, à saúde, ao trabalho. Referências Bibliográficas BARBANTI, Valdir J. Teoria e prática do treinamento esportivo. Edgard Blucher, DIECKERT, Jürgen. Esporte de Lazer, Tarefa e Chance Para Todos. Rio de Janeiro: Livro Técnico, DUMAZEDIER, Jofre. Sociologia Empírica do Lazer. Tradução: Silvia Mazza e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva: SESC, PARANÁ, SEED. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, REIS, Adriano de Paiva. (2010) Eu uso o esporte ou o esporte me usa?. Disponível em: Acesso em: 15 de Julho de SILVA, Welington Araújo. O esporte enquanto elemento educacional. Revista Digital – Buenos Aires – Año 10 – nº 79 – Diciembre de *Sites consultados: disponíveis nos hiperlinks

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2,4,6 Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2 26/09/2012 3-A WiNG / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. 06/09/2012 5 Wilson Wong / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. 8 Tuomas Vitikainen / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9 Raynechu / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 14-A Keith Allison / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 14-B Agência Brasil / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. 16 Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 17-A Marcello Casal Jr/ABr / Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. 06/09/2012 17-B Angelnico / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 19 Jarrett Campbell / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google