A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
AULA INAUGURAL ... GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES

2 O QUE VEREMOS POR AQUI - A evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade nos últimos tempos. - Os Modelos de Qualidade Propostos por Estudiosos em Processos. - Processos de Auditoria; - Normas / Sistemas de Qualidade; - Importância Estratégica da Qualidade na Gestão de Projetos; Estudos de Medição, Análise e Melhoria dos Processos. MÉTODO: Produção Referenciada do Conteúdo, Atividades Práticas e Avaliação.

3 CONTEXTO HISTÓRICO Alteração Geográfica Produção dos Próprios Bens
Mudança de Comportamento . REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉC. XVIII) MUDANÇA SOCIAL

4 MAS QUE DÚVIDA ... O QUE É A GESTÃO DA QUALIDADE

5 CONCEITO Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência
GESTÃO QUALIDADE Subjetivo Exigência dos Clientes Custo Benefício Excelência Competência para Tomar Decisões Adequação ao Uso Administração Estratégica em Prol Resultados

6 Era Controle Estatístico
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Era da Inspeção Era Controle Estatístico Era Qualidade Total - Verificar Todos Partic. Cliente (x) Defeito ( ) Solução Controle do Processo Toda Empresa Envolv. Prevenção Defeitos Qualidade Assegurada Amostragem Controle especializ. Localização Defeitos MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO Interação do Mercado e da Sociedade Revolução Industrial (Séc. XVIII)

7 ERA DA INSPEÇÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO

8 QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES
ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA QUALIDADE ENGLOBA DIVERSAS FUNÇÕES

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Qualidade Vs. Lucratividade Ponto de vista do cliente Arma agressiva de concorrência PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

10 Envolvimento de Todos os Departamentos
ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA Gestão Recursos Gestão Processos Planejar Envolvimento de Todos os Departamentos

11 ARMA AGRESSIVA DE CONCORRÊNCIA

12 FASES EVOLUTIVAS DA QUALIDADE
GESTÃO QUALIDADE TOTAL (GARANTIA) ESTATÍSTICO INSPEÇÃO ORGANIZAÇÃO PROCESSOS PRODUTOS NORMAS ISO 9000

13 CUSTOS ? OBJETIVOS DA QUALIDADE Padronização do tempo;
. Padronização do tempo; Produção seriada; Aperfeiçoamento Contínuo; CUSTOS ?

14 ONDE SE APLICA A QUALIDADE?
- Qualidade Ambiental - Qualidade Ética e Valores - Qualidade de Vida QUALIDADE Gestão ou Produção?

15 Manter o Cliente Satisfeito
QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE ? Evitar Erros Manter o Cliente Satisfeito Eliminar a Concorrência Melhor Solução

16 QUIZ Assinale a alternativa mais COMPLETA em relação a Gestão da Qualidade. A Gestão da Qualidade possibilita à uma organização : Controlar melhor os custos da qualidade e evidenciar problemas produtivos; Garantir a eficácia de Produtos e Serviços, controlando os processos de distribuição; Administrar estrategicamente os processos da qualidade, bem como a melhoria contínua do desempenho organizacional; Implantar os objetivos empresariais;

17 QUE TAL UMA REVISÃO ?

18 EXERCÍCIOS No que consiste a Gestão da Qualidade?
Quais os modelos de Gestão da Qualidade apresentados ao longo do tempo? Qual o principal enfoque na Era Gestão Estratégica da Qualidade? Quais os principais Objetivos da Qualidade?

19 BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC - PMI. Guia PMBoK. PMI SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport


Carregar ppt "GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google